Tags:
Atlas: Serra da Estrela, Portugal

Esquiar em Portugal: Serra da Estrela

Em Portugal há um lugar incrível: a Serra da Estrela. E muita gente não sabe, mas, além de ser uma região linda, ainda neva e é perfeita para a prática de esportes como o esqui e o snowboarding. Eu tive essa experiência em fevereiro e curti bastante. E o melhor é que essa foi uma das estações de esqui mais baratas que já conheci.

A Estância de Ski da Serra da Estrela fica no ponto mais alto de Portugal, em Torre, a 1993 metros de altitude. Não é todo ano que neva muito, mas para compensar isso, eles têm aquele sistema de neve artificial que mantém as pistas abertas. A temporada de esqui dura de dezembro a abril. Em geral, fevereiro é o melhor mês para encontrar neve natural. Quando eu fui, estava assim:

Serra da Estrela Portugal estacao-de-esqui

Leia também: Roteiros pela Serra da Estrela

É uma estação pequena e não vale a pena para quem é profissional no esporte, tendo em vista que só há uma pista preta (a muito difícil). Porém, para quem é principiante ou nunca esquiou na vida, achei o lugar ideal. As pistas verdes (as mais fáceis) são mesmo tranquilas, mas com um visual lindo. Para quem quer um pouco mais de emoção, tem duas pistas azuis (fáceis) e quatro pistas vermelhas (difíceis).

Serra da Estrela

Muita neblina no inicio do dia, depois se dissipou

Eles também têm espaço para quem só quer brincar na neve, com aluguel de trenós, donuts e moto de neve. O ticket de um dia para adulto custa 25 euros na alta temporada (que são os finais de semana e feriados) e 15 euros na baixa temporada (o resto da semana).

O aluguel do equipamento completo de esqui ou snowboarding é feito na própria estação e sai por 25 euros na época alta e 20 euros na baixa. Já o aluguel dos trenós ou donuts custa 5 euros por 30 min ou 10 euros por 1 hora. A estação também tem uma escola de esqui ou snowboarding que oferece aulas com 1 hora de duração. Custa 30 euros para um aluno e 5 euros a mais, por cada aluno extra.

Uma dica importante é que não dá para alugar a roupa própria para esquiar, como casacos e calças quentes e impermeáveis. Caso você já tenha, leve. Se não, precisa comprar. Nas lojinhas de Torre você encontra, minhas amigas compraram a calça por 10 euros. Um alternativa é comprar antes de ir para a Serra. A Sport Zone (tem em qualquer shopping das cidades grandes de Portugal) costuma vender essas coisas por bons preços.

Serra-da-Estrela-Portugal-torre

Torre, o ponto mais alto de Portugal

Esquiar na Serra da Estrela: Onde ficar

Eu fiquei em Manteigas, uma cidade no meio da Serra e a uns 30 minutos de carro da Estância de Esqui. Quem quiser ficar mais no meio da neve pode se hospedar num dos hotéis oficiais da Estância, em Penhas da Saúde.

São quatro opções: os Chalés da Montanha, onde cabem 6 pessoas, custam a partir de 150 (na baixa temporada). O Hotel Serra da Estrela e Hotel dos Carqueijais custam a partir de 75 euros o quarto duplo. E a Quinta da Amoreira sai por cerca de 90 euros o quarto duplo.

Para conferir as informações de como está o clima e quais pistas estão abertas, o site oficial é: www.skiserradaestrela.com.

Se você for por conta própria, precisará alugar um carro. Nós recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece).

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

13 comentários sobre o texto “Esquiar em Portugal: Serra da Estrela

  1. Olá Luiza, tudo bem?

    Estou indo esquiar com meu irmão e meu primo.
    Qual lugar voçe recomendaria para se hospedar que seja perto da estancia de esqui e que tenha um preço bom.

  2. Boa tarde. Irei em fevereiro para Lisboa. Quero saber se tem como ir de trem ou se há alguma empresa que faz o transporte de ida e volta até a estação de ski para passar o dia.
    Obrigado, Mateus

      1. Oi Luiza.
        Devorando as suas informações sobre Portugal!
        Vamos com carro alugado para Serra da Estrela em fevereiro. Para ir das cidades à estação de ski vc lembra como estava a estrada (em relação a neve)? Já que não temos prática em dirigir nessas condições, fico apreensiva.
        Abraço e obrigada por compartilhar tantas informações!

  3. Olá!

    Estou pretendendo ir com minha família no período de 22 a 25/12/2017 para Serra da Estrela e gostaria de saber se é uma época boa para Esquiar. Poderia me ajudar com esta informação?

    Somos brasileiros, ficaremos de 14 a 21/12 em Lisboa, pretendemos ficar na Serra da Estrela de 22 a 25/12 e depois seguiremos para Porto e lá ficaremos até dia 31/12.

    Aguardo a sua resposta e desde já agradeço.

    Obrigado!

  4. Olá Luiza ,
    Estou pretendendo visitar Serra da Estrela em princípio de Janeiro. Será q tem neve lá? lolll Nunca vi neve e gostaria de saber se nesta época vou conseguir me divertir na neve!?
    Obrigada

  5. Olá Luiza, graças ao seu post estamos indo para SERRA DA ESTRELA.
    Estamos indo dia 13/Fev/2016, será que é certo que pegaremos neve ???
    Vamos ficar uns 4 dias lá na montanha.

    Outro detalhe, quais tipos de roupas de neve que devo levar ou comprar lá ?

    Obrigado !!

  6. Quando fui, fins de Março, já não havia mais neve… Passamos uma noite nos Chalés da Montanha, muito bom e confortável. Mesmo sem neve, o visual da Serra da Estrela é lindo! Jantar queijo da Serra e comê-lo ao café da manhã foi muito bom!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.