fbpx
Tags:
Atlas: Serra da Estrela, Portugal

Esquiar em Portugal: a Estação de Ski da Serra da Estrela

Portugal pode não ser um destino de inverno famoso como os Alpes ou os Pirineus, mas tem sim belas montanhas nevadas na Serra da Estrela, onde é perfeitamente possível a prática de esportes como o esqui e o snowboarding. E o melhor? Essa foi uma das estações de esqui mais baratas que já conheci.

Nesse post, vou responder a todas as dúvidas sobre como esquiar em Portugal: como chegar na estância de Ski da Serra da Estrela, qual é a melhor época para encontrar neve, como funciona a estação de esqui e snowboarding, quanto custa, como alugar equipamento, quais roupas usar na neve e também qual o melhor lugar para se hospedar.

Vai para a Serra da Estrela? Então não deixe de ler:
• Serra da Estrela, Portugal: guia completo de viagem
• Belmonte, Portugal: o que fazer na terra de Cabral
• Como chegar e o que fazer na aldeia de Piódão, Portugal
• Aldeias de Portugal: Linhares da Beira e seu castelo medieval

Onde esquiar em Portugal?

A Estância de Ski da Serra da Estrela fica no ponto mais alto de Portugal continental, em Torre, a 1993 metros de altitude.

Fica próxima da cidade de Covilhã (21km) e Seia (26 km) e das vilas de Manteigas (21 km) e Sabugueiro (17 km), entre outros destinos ao sul da Serra da Estrela. Para quem vem de Lisboa são 300 km de distância. Do Porto, 190 km e de Coimbra, 120 km.

Como chegar a Estação de Ski da Serra da Estrela?

A única forma de chegar à Torre e a Estação de Esqui é de carro.

Quem não tem veículo próprio pode alugar em qualquer uma das grandes cidades portugueses: veja as nossas dicas de como não cair em pegadinhas quando alugar carro em Portugal. E não deixe de pesquisar entre as principais locadoras e conseguir o melhor preço com a RentalCars.

Uma preocupação costuma ser a estrada com neve e gelo e a necessidade de correntes nas rodas do carro. Em relação às estradas na Serra da Estrela, elas costumam ser estreitas e sinuosas e exigem cautela ao dirigir, mas não chega a ser impossível. Sobre o equipamento do carro, informe à locadora que vai a Serra e sobre a probabilidade de neve. A própria locadora irá lhe dar as instruções corretas a respeito do carro.

Outra opção é ir de trem/comboio ou ônibus/autocarro até Covilhã e de lá pegar um táxi até a Estação de Esqui.

Por fim, há a possibilidade de contratar um passeio e um dia ou mais, que contemple a ida à Estação. Veja algumas opções saindo do Porto e Lisboa:

Quando neva na Serra da Estrela?

Em geral, neva na Serra da Estrela nos meses de inverno, ou seja, de novembro à março. Isso varia a cada ano. As vezes em outubro já está nevando, as vezes, a neve só vem em janeiro.

Logo, a abertura da temporada de esqui na serra da Estrela varia de 4 a 5 meses. Em meados de Outubro, a Estância de Ski anuncia a data oficial da abertura, dependendo da cota de neve e condições meteorológicas. Eles também possuem um sistema de neve artificial que mantém as pistas abertas durante a temporada.

 

Em geral, fevereiro é o melhor mês para encontrar neve natural. Quando eu fui, estava assim:

Serra da Estrela Portugal estacao-de-esqui

Como funciona a Estância de Ski da Serra da Estrela?

Quantas pistas?

É uma estação pequena e não vale a pena para quem é profissional no esporte, tendo em vista que só há uma pista preta (muito difícil).

Para quem é principiante ou nunca esquiou na vida, é uma boa pedida. O visual é incrível e é fácil se divertir.

São duas pistas verdes (as mais fáceis, ideais para quem está aprendendo), duas pistas azuis (nível médio) e quatro pistas vermelhas (nível difícil).

Além disso, existem nove pistas naturais, ou seja, que não são demarcadas.

Para conferir as informações de como está o clima e quais pistas estão abertas, o site oficial é: www.skiserradaestrela.com.

Serra da Estrela

Muita neblina no inicio do dia, depois se dissipou

Quais atividades estão disponíveis?

É possível praticas os esportes de neve tradicionais, Esqui e Snowboarding, na Serra da Estrela.

Mas a estação da Serra da Estrela também tem espaço para quem só quer brincar na neve, com aluguel de trenós, donuts e moto de neve. Nesse caso, não é necessário pagar o Forfait ou Passe diário

Quanto custa o passe diário para esquiar em Portugal?

O forfait ou passe diário dá acesso às pistas de esqui e também aos meios mecânicos de subir à montanhas, ou seja, os teleféricos e tapetes. O ticket de um dia para adulto custa €25 e €15 para crianças menores de 12 anos. Há um desconto para famílias (70 euros para dois adultos e dois menores de 18 anos) e um desconto para estudantes nas quartas-feiras (15 euros).

Também sai um pouco mais barato se você comprar os passes para mais de um dia.

A estação também tem uma escola de esqui ou snowboarding que oferece aulas particulares com 1 hora de duração. Custa 45 euros para um aluno e 5 euros a mais, por cada aluno extra. Ou aulas coletivas de grupos privados (6 a 10 alunos), de 2 horas, por 20 euros. Adultos e crianças não podem fazer aulas juntos.  É necessário reservar com antecedência.

Aluguel de equipamento para neve

O aluguel do equipamento completo de esqui ou snowboarding na Serra da Estrela é feito na própria estação e sai por 25 euros: incluí as botas, o esqui ou a prancha de snowboarding e bastões.

Qual a roupa apropriada para neve? Tem como alugar?

As roupas apropriadas para neve são calça, casaco e luva de material impermeável. Também é recomendável ter gorro, cachecol, óculos (próprios para esquiar ou de sol) e protetor solar. Caso você não pretenda esquiar ou praticar snowboarding (que tem os calçados próprios), lembre-se de usar também um sapato impermeável e quente.

Nas lojinhas de Torre, que ficam ao redor da estação você encontra algumas coisas. Por exemplo. minhas amigas compraram a calça por 10 euros.

Um alternativa mais segura é comprar antes de ir para a Serra. dá para comprar em lojas próprias de equipamentos esportivos, como a Sport Zone e a Decathlon, que costumam ter por bons preços. Ou ainda, comprar na Humana, que é uma loja de coisas usadas.

Saiba mais: 7 dicas para enfrentar o frio e a neve numa viagem

Serra-da-Estrela-Portugal-torre

Torre, o ponto mais alto de Portugal

Dicas de hotéis de Esqui na Serra da Estrela

Como o meu passeio na Serra da Estrela incluía outros destinos além da Estação de Esqui, eu optei por ficar em Manteigas. No texto Onde ficar na Serra da Estrela eu explico quais as melhores cidades e aldeias para se hospedar, além de dar dicas de hotéis para todos os bolsos.

Quem quiser ficar mais no meio da neve pode se hospedar num dos hotéis mais próximos da Estação de Esqui, em Penhas da Saúde.

São algumas opções de hospedagem na região da Estação de Esqui da Serra da Estrela:


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

16 comentários sobre o texto “Esquiar em Portugal: a Estação de Ski da Serra da Estrela

  1. Adorei a dica Luiza, já tinha lido alguma coisa sobre esquiar em Portugal mas não sabia que Serra da Estrela era tão conhecida e tinha uma boa estrutura. Valeu mesmo pela dica, quem sabe na próxima viagem consigo aproveitar um pouco a neve.

  2. Olá, Luiza.
    Eu e família iremos para Covilhã passar o Natal e aproveitar a região por alguns dias.
    Quanto ao aluguel do equipamento, surgiu a dúvida sobre capacete e óculos.
    Algo que, para comprar, se tornaria inútil.
    Como aconteceu conosco no Chile, a locação incluía tudo (esquis, roupa, luvas, botas, capacete e óculos).
    Alguma orientação/sugestão?
    Obrigado!

    1. Oi Regilberto,

      Como explico no texto, não exsite essa opção de aluguel como ocorre no Chile. Em Portugal, você só aluga o equipamento mesmo (os esquis/snowboard, botas, capacete e poles). Roupas, luvas, máscara só comprando. No texto eu indico lojas que vendem mais barato;

  3. Olá Luiza, tudo bem?

    Estou indo esquiar com meu irmão e meu primo.
    Qual lugar voçe recomendaria para se hospedar que seja perto da estancia de esqui e que tenha um preço bom.

  4. Boa tarde. Irei em fevereiro para Lisboa. Quero saber se tem como ir de trem ou se há alguma empresa que faz o transporte de ida e volta até a estação de ski para passar o dia.
    Obrigado, Mateus

      1. Oi Luiza.
        Devorando as suas informações sobre Portugal!
        Vamos com carro alugado para Serra da Estrela em fevereiro. Para ir das cidades à estação de ski vc lembra como estava a estrada (em relação a neve)? Já que não temos prática em dirigir nessas condições, fico apreensiva.
        Abraço e obrigada por compartilhar tantas informações!

  5. Olá!

    Estou pretendendo ir com minha família no período de 22 a 25/12/2017 para Serra da Estrela e gostaria de saber se é uma época boa para Esquiar. Poderia me ajudar com esta informação?

    Somos brasileiros, ficaremos de 14 a 21/12 em Lisboa, pretendemos ficar na Serra da Estrela de 22 a 25/12 e depois seguiremos para Porto e lá ficaremos até dia 31/12.

    Aguardo a sua resposta e desde já agradeço.

    Obrigado!

  6. Olá Luiza ,
    Estou pretendendo visitar Serra da Estrela em princípio de Janeiro. Será q tem neve lá? lolll Nunca vi neve e gostaria de saber se nesta época vou conseguir me divertir na neve!?
    Obrigada

  7. Olá Luiza, graças ao seu post estamos indo para SERRA DA ESTRELA.
    Estamos indo dia 13/Fev/2016, será que é certo que pegaremos neve ???
    Vamos ficar uns 4 dias lá na montanha.

    Outro detalhe, quais tipos de roupas de neve que devo levar ou comprar lá ?

    Obrigado !!

  8. Quando fui, fins de Março, já não havia mais neve… Passamos uma noite nos Chalés da Montanha, muito bom e confortável. Mesmo sem neve, o visual da Serra da Estrela é lindo! Jantar queijo da Serra e comê-lo ao café da manhã foi muito bom!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.