fbpx
Tags:

Feriados 2018: o calendário de folgas nacionais

Feriado não vai faltar, chance para viajar também não. O Ano Novo vem aí, cheio de oportunidades para quem se planejar com antecedência: quatro dos feriados nacionais caem em sextas-feiras, criando finais de semana prolongados. Além disso, três folgas serão em terças ou quintas, trazendo a possibilidade de feriadões – se o chefe liberar, claro. Para te ajudar no planejamento, este texto traz o calendário de feriados 2018. Também darei sugestões de destinos interessantes, feriado a feriado. E, vale lembrar, não estão listados aqui os feriados municipais ou estaduais.

Calendário Nacional de feriados 2018

1º de janeiro – segunda

Carnaval – 10/02 (sábado), 11/02 (domingo), 12/02 (segunda), 13/02 (terça) e 14/02 (quarta-feira de cinzas).

Semana Santa – 29/03 (quinta-feira santa, que é ponto facultativo), 30/03 (sexta-feira da paixão), 31/03 (sábado) e 1° de abril (domingo de páscoa).

Tiradentes – 21/04. Mas cai num sábado.

Dia do Trabalho – 1º de maio, terça-feira, com possibilidade de enforcar o dia 30 de abril, segunda, formando um feriado do dia 28 de abril ao 1° de maio.

Corpus Christi – 31 de maio, quinta-feira, com possibilidade de emendar com 1, 2 e 3 de junho.

Independência do Brasil – 7 de setembro, sexta-feira, feriadão com 8 e 9.

Nossa Senhora de Aparecida/ Dia das Crianças – 12 de outubro, sexta-feira, formando feriadão com 13 e 14.

Finados – 2 de novembro, sexta-feira, formando feriadão com 3 e 4.

Proclamação da República – 15 de novembro, quinta-feira, com possibilidade de emendar com 16, 17 e 18.

Natal – 25 de dezembro, cai numa terça-feira.

Dicas para viajar mais em 2018

Se você gostaria de voar para longe de casa, o ideal é comprar suas passagens de três a quatro meses antes do feriadão. Ou seja, em dezembro já passou da hora de garantir as passagens do Carnaval e da Semana Santa; em janeiro e fevereiro já é o momento de planejar o Dia do Trabalho e Corpus Christi.

Não se planejou? Tudo bem. Dá para fazer muita coisa legal por terra, seja de ônibus ou de carro. E mesmo alugar um veículo, para quem não tem carro próprio, pode ser uma ideia interessante e econômica, sobretudo para quem viaja em grupo. Também convém reservar a hospedagem com antecedência, pelo menos se você for para determinados destinos durante a alta temporada – praias do nordeste no carnaval, Belém no Círio de Nazaré ou Gramado no Natal-Luz, por exemplo.

Veja também: Praias do nordeste: seis roteiros para você viajar

5 roteiros de viagem pelo sul do Brasil

Feriados 2018: onde ir?

Carnaval – Muita gente quer ir para o nordeste. E, como tudo na vida, a relação de oferta/demanda tende a complicar as coisas, deixando as passagens para as praias mais bonitas do Brasil ainda mais caras. Como falta pouco tempo até o carnaval, uma saída pode ser ir no contra-fluxo, buscando cidades que desenvolveram carnavais fortes nos últimos anos, como Belo Horizonte e São Paulo. Eu, que sou belo-horizontino e testemunhei a ressurreição do carnaval da cidade, não poderia recomendar mais.

Quer fugir da folia? Capitais que são tranquilas e tem preços interessantes no carnaval são Porto Alegre, Curitiba e Brasília. Eu passei o carnaval de 2017 em Brasília, com direito a dois dias em Pirenópolis, cidade a duas horas da capital federal e que é repleta de cachoeiras. Foi uma ótima forma de descansar – Brasília estava vazia e com diárias de hotéis bem mais baratas, enquanto Piri estava cheia, mas nada que atrapalhasse a cachoeira. Recomendo.

calendário 2018

Pirenópolis

Semana Santa – Uma boa época para visitar as cidades históricas mineiras, como Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei e Tiradentes. Nesse caso, quem vai voando deve seguir para BH. As praias do nordeste também são boas opções, mas convém verificar se o destino escolhido não está na temporada de chuvas. Mais ao sul, é uma boa época para ir para Santa Catarina.

Dia do Trabalho – Já pensou em visitar o Espírito Santo? Poucas capitais do Brasil tem serra e mar tão próximas como Vitória, que é linda. Fugindo do litoral, a melhor época para visitar o Pantanal começa em abril.  E as cidades históricas mineiras continuam boas opções.

Corpus Christi – Essa é uma boa época para conhecer o Jalapão, já que chove pouco. Em Noronha, por outro lado, até chove, mas você tem o benefício de viajar na baixa temporada, quando os preços caem pelo menos 30%. Como Corpus Christi cai no final de maio e começo de junho, talvez já seja uma boa ir para os Lençóis Maranhenses, que nessa época costumam ter lagoas cheias e pouca chuva. Outra possibilidade é conhecer a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, onde a melhor época é a da seca, que vai de maio a outubro.

Independência do Brasil –  Não há mês melhor para visitar Fernando de Noronha do que setembro, quando a ilha costuma ter dias lindos e a visibilidade abaixo d’água – o verdadeiro paraíso de Noronha – chega a 50 metros. Por sorte, temos um feriado convenientemente colocado no começo do mês. Planeje-se com antecedência que dá. E a Chapada dos Veadeiros continua sendo uma boa opção.

Nossa Senhora de Aparecida/ Dia das Crianças – Época da Oktoberfest de Blumenau, o que faz muita gente voar para Floripa e força as empresas aéreas a colocarem voos extras para Navegantes, que está a 55 km de Blumenau. Por outro lado, o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, ocorre no segundo domingo do mês, em Belém do Pará – este ano a festa será no dia 14 de outubro, colado com o feriado de 12 de outubro. A festa vale inclusive para quem não é católico. Por fim, Aparecida, cidade a 180 km de São Paulo, é outro destino religioso importante.

Círio Fluvial, Belém

Círio de Nazaré

Finados – Uma boa chance de ir para o nordeste, onde o verão já começou, mas sem os preços caríssimos que serão constante nas passagens e hotéis, em dezembro e janeiro.

Proclamação da República – Já começou o Natal Luz, uma das maiores festas do Brasil, que ocorre em Gramado. Os preços sobem, o clima europeu foi embora junto com o inverno, mas a cidade está do jeito que as crianças gostam. Um bom destino e época para viagens em família.

Veja todas as dicas para planejar sua viagem para Gramado

Dezembro – O único feriado nacional de dezembro é o Natal. Mas, como esse é um mês de férias e como várias cidades têm feriados municipais no dia 12, fica a dica: corra para Curitiba. É nessa época que ocorrem as apresentações do Coral de Natal do Palácio Avenida, espetáculo super produzido e que dá para a capital paranaense o merecido título de terra oficial do natal verde e amarelo. Vale a pena.

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários sobre o texto “Feriados 2018: o calendário de folgas nacionais

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.