Feriado não vai faltar, chance para viajar também não. O Ano Novo vem aí, cheio de oportunidades para quem se planejar com antecedência: quatro dos feriados nacionais caem em sextas-feiras, criando finais de semana prolongados. Além disso, três folgas serão em terças ou quintas, trazendo a possibilidade de feriadões – se o chefe liberar, claro. Para te ajudar no planejamento, este texto traz o calendário de feriados 2018. Também darei sugestões de destinos interessantes, feriado a feriado. E, vale lembrar, não estão listados aqui os feriados municipais ou estaduais.
Calendário Nacional de feriados 2018
1º de janeiro – segunda
Carnaval – 10/02 (sábado), 11/02 (domingo), 12/02 (segunda), 13/02 (terça) e 14/02 (quarta-feira de cinzas).
Semana Santa – 29/03 (quinta-feira santa, que é ponto facultativo), 30/03 (sexta-feira da paixão), 31/03 (sábado) e 1° de abril (domingo de páscoa).
Tiradentes – 21/04. Mas cai num sábado.
Dia do Trabalho – 1º de maio, terça-feira, com possibilidade de enforcar o dia 30 de abril, segunda, formando um feriado do dia 28 de abril ao 1° de maio.
Corpus Christi – 31 de maio, quinta-feira, com possibilidade de emendar com 1, 2 e 3 de junho.
Independência do Brasil – 7 de setembro, sexta-feira, feriadão com 8 e 9.
Nossa Senhora de Aparecida/ Dia das Crianças – 12 de outubro, sexta-feira, formando feriadão com 13 e 14.
Finados – 2 de novembro, sexta-feira, formando feriadão com 3 e 4.
Proclamação da República – 15 de novembro, quinta-feira, com possibilidade de emendar com 16, 17 e 18.
Natal – 25 de dezembro, cai numa terça-feira.
Dicas para viajar mais em 2018
Se você gostaria de voar para longe de casa, o ideal é comprar suas passagens de três a quatro meses antes do feriadão. Ou seja, em dezembro já passou da hora de garantir as passagens do Carnaval e da Semana Santa; em janeiro e fevereiro já é o momento de planejar o Dia do Trabalho e Corpus Christi.
Não se planejou? Tudo bem. Dá para fazer muita coisa legal por terra, seja de ônibus ou de carro. E mesmo alugar um veículo, para quem não tem carro próprio, pode ser uma ideia interessante e econômica, sobretudo para quem viaja em grupo. Também convém reservar a hospedagem com antecedência, pelo menos se você for para determinados destinos durante a alta temporada – praias do nordeste no carnaval, Belém no Círio de Nazaré ou Gramado no Natal-Luz, por exemplo.
Veja também: Praias do nordeste: seis roteiros para você viajar
5 roteiros de viagem pelo sul do Brasil
Feriados 2018: onde ir?
Carnaval – Muita gente quer ir para o nordeste. E, como tudo na vida, a relação de oferta/demanda tende a complicar as coisas, deixando as passagens para as praias mais bonitas do Brasil ainda mais caras. Como falta pouco tempo até o carnaval, uma saída pode ser ir no contra-fluxo, buscando cidades que desenvolveram carnavais fortes nos últimos anos, como Belo Horizonte e São Paulo. Eu, que sou belo-horizontino e testemunhei a ressurreição do carnaval da cidade, não poderia recomendar mais.
Quer fugir da folia? Capitais que são tranquilas e tem preços interessantes no carnaval são Porto Alegre, Curitiba e Brasília. Eu passei o carnaval de 2017 em Brasília, com direito a dois dias em Pirenópolis, cidade a duas horas da capital federal e que é repleta de cachoeiras. Foi uma ótima forma de descansar – Brasília estava vazia e com diárias de hotéis bem mais baratas, enquanto Piri estava cheia, mas nada que atrapalhasse a cachoeira. Recomendo.
Pirenópolis
Semana Santa – Uma boa época para visitar as cidades históricas mineiras, como Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei e Tiradentes. Nesse caso, quem vai voando deve seguir para BH. As praias do nordeste também são boas opções, mas convém verificar se o destino escolhido não está na temporada de chuvas. Mais ao sul, é uma boa época para ir para Santa Catarina.
Dia do Trabalho – Já pensou em visitar o Espírito Santo? Poucas capitais do Brasil tem serra e mar tão próximas como Vitória, que é linda. Fugindo do litoral, a melhor época para visitar o Pantanal começa em abril. E as cidades históricas mineiras continuam boas opções.
Corpus Christi – Essa é uma boa época para conhecer o Jalapão, já que chove pouco. Em Noronha, por outro lado, até chove, mas você tem o benefício de viajar na baixa temporada, quando os preços caem pelo menos 30%. Como Corpus Christi cai no final de maio e começo de junho, talvez já seja uma boa ir para os Lençóis Maranhenses, que nessa época costumam ter lagoas cheias e pouca chuva. Outra possibilidade é conhecer a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, onde a melhor época é a da seca, que vai de maio a outubro.
Independência do Brasil – Não há mês melhor para visitar Fernando de Noronha do que setembro, quando a ilha costuma ter dias lindos e a visibilidade abaixo d’água – o verdadeiro paraíso de Noronha – chega a 50 metros. Por sorte, temos um feriado convenientemente colocado no começo do mês. Planeje-se com antecedência que dá. E a Chapada dos Veadeiros continua sendo uma boa opção.
Nossa Senhora de Aparecida/ Dia das Crianças – Época da Oktoberfest de Blumenau, o que faz muita gente voar para Floripa e força as empresas aéreas a colocarem voos extras para Navegantes, que está a 55 km de Blumenau. Por outro lado, o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, ocorre no segundo domingo do mês, em Belém do Pará – este ano a festa será no dia 14 de outubro, colado com o feriado de 12 de outubro. A festa vale inclusive para quem não é católico. Por fim, Aparecida, cidade a 180 km de São Paulo, é outro destino religioso importante.
Círio de Nazaré
Finados – Uma boa chance de ir para o nordeste, onde o verão já começou, mas sem os preços caríssimos que serão constante nas passagens e hotéis, em dezembro e janeiro.
Proclamação da República – Já começou o Natal Luz, uma das maiores festas do Brasil, que ocorre em Gramado. Os preços sobem, o clima europeu foi embora junto com o inverno, mas a cidade está do jeito que as crianças gostam. Um bom destino e época para viagens em família.
Veja todas as dicas para planejar sua viagem para Gramado
Dezembro – O único feriado nacional de dezembro é o Natal. Mas, como esse é um mês de férias e como várias cidades têm feriados municipais no dia 12, fica a dica: corra para Curitiba. É nessa época que ocorrem as apresentações do Coral de Natal do Palácio Avenida, espetáculo super produzido e que dá para a capital paranaense o merecido título de terra oficial do natal verde e amarelo. Vale a pena.
A partir de setembro, é legal Manaus?
Dá uma olhada nesse texto, Carlos:
https://guia.melhoresdestinos.com.br/quando-ir-manaus-99-947-p.html
Abraço.
Passei o Carnaval deste ano em Curitiba e realmente foi bem tranquilo. A cidade tava meio vazia, não havia fila nas atrações turísticas e até o preço do voo pra lá tava bom.