A notícia não é boa: ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, o calendário de feriados 2020 está murcho e as folgas prolongadas são artigos raros. Pra emendar com finais de semana, praticamente só aqueles que nunca falham, tipo Carnaval, Semana Santa e Corpus Christi.
Como já é tradição, este texto faz mais que trazer uma lista com os feriados nacionais de 2020: vamos dar dicas de viagem, mês a mês, sugerindo destinos possíveis para cada ocasião. Vamos lá?
Lista de Feriados 2020: um ano de feriados prolongados
2020 tem muitos feriados prolongados para aproveitar. Se liga no calendário:
- 1º de janeiro (quarta): Confraternização Universal
- 10, 11 e 12 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo
- 21 de abril (terça-feira): Tiradentes
- 1º, 2 e 3 de maio (sexta a domingo): Dia Mundial do Trabalho
- 5, 6 e 7 de setembro (sábado a segunda): Independência do Brasil
- 10, 11 e 12 de outubro (sábado a segunda): Nossa Senhora Aparecida
- 31 de outubro, 1º e 2 de novembro (sábado a segunda): Finados
- 15 de novembro (domingo): Proclamação da República
- 25, 26 e 27 de dezembro (sexta a domingo): Natal
Rio de Janeiro
Pontos facultativos de 2020
- 24 a 26 de fevereiro (sábado a quarta): Carnaval é ponto facultativo o dia inteiro na segunda e na terça-feira e até as 14h na quarta-feria de cinzas
- 11 a 14 de junho (quinta a domingo): Corpus Christ
- 28 de outubro (quinta): Dia do Servidor Público
- 24 de dezembro (quinta): véspera de Natal – ponto facultativo após as 14h
- 31 de dezembro (quinta): véspera de ano novo – ponto facultativo após as 14h
Dicas para viajar nos feriados de 2020
Se você gostaria de voar para longe de casa, o ideal é comprar suas passagens de três a quatro meses antes do feriadão. Ou seja, em dezembro já passou da hora de garantir as passagens do Carnaval, e olha que em 2019 a folia é mais tarde, em março. Em janeiro, o alarme está tocando para resolver o que fazer na Semana Santa – e não se esqueça do feriadão de Corpus Christi, em junho.
Não se planejou? Tudo bem. Dá para fazer muita coisa legal por terra, seja de ônibus ou de carro. E mesmo alugar um veículo, para quem não tem carro próprio, pode ser uma ideia interessante e econômica, sobretudo para quem viaja em grupo.
Convém reservar a hospedagem com antecedência, pelo menos se você for para determinados destinos durante a alta temporada – praias do nordeste no carnaval ou Gramado no Natal-Luz, por exemplo.
Veja também:
Praias do nordeste – seis roteiros para você viajar
5 roteiros de viagem pelo sul do Brasil
O que fazer nos feriados de 2020
Carnaval
O sonho de todo mundo é o nordeste, seja para a folia de Salvador, seja para as praias do nosso litoral. O problema, sempre ele, está na tal da oferta/demanda – quando o destino dos sonhos de uma multidão é o mesmo, tudo fica mais caro. Se as passagens estiverem impagáveis e os hotéis idem, pode ser uma boa seguir na direção contrária. Capitais como como Belo Horizonte e São Paulo têm carnavais fortes e preços mais em conta.
Porto Alegre, Curitiba e Brasília são outras opções também econômicas nessa época. E cada uma delas está repleta de atrações nos arredores: perto de Curitiba estão Morretes e Antonina; Porto Alegre é colada com Gramado e com a Serra Gaúcha e Brasília está do ladinho das cachoeiras de Pirenópolis.
Belo Horizonte
Semana Santa
Boa época para visitar as cidades históricas mineiras, como Ouro Preto, Mariana, São João del-Rei e Tiradentes. Nesse caso, quem vai voando deve seguir para BH. As praias do nordeste também são boas opções, mas convém verificar se o destino escolhido não está na temporada de chuvas. Mais ao sul, é uma boa época para ir para Santa Catarina.
Veja também: Estrada Real – 7 roteiros pelas cidades históricas mineiras
13 cidades históricas de Minas que você precisa conhecer
Corpus Christi
Um bom feriadão para conhecer o Jalapão, já que lá chove pouco em junho. Em Fernando de Noronha, por outro lado, até chove, mas isso produz a baixa temporada, quando os preços caem pelo menos 30%, inclusive nas passagens aéreas. É também o começo da temporada nos Lençóis Maranhenses, que nessa época costumam ter lagoas cheias e pouca chuva. Outra opção é conhecer a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, onde a melhor época é a da seca, que vai de maio a outubro.
Proclamação da República
Já começou o Natal Luz, uma das maiores festas do Brasil, que ocorre em Gramado. Os preços sobem, o clima de inverno europeu foi embora junto com a metade do ano, mas a cidade está do jeito que as crianças gostam. Um bom destino e época para viagens em família. Se preferir sol e mar (e, quem sabe, conseguir um dia a mais, pra compensar, é também um bom período para caçar aquelas passagens aéreas promocionais para o nordeste e aproveitar para conhecer Porto de Galinhas ou a Praia dos Carneiros.
Preste atenção nos feriados regionais em 2020
20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, que cai numa quarta-feira e é feriado em vários estados brasileiros. O dia 15 de agosto, quando os católicos celebram a Assunção de Nossa Senhora, também é feriado em várias partes do país. E em 2019 vai cair numa quinta, o que, dependendo do chefe, pode render um feriadão.
E não se esqueça dos aniversários das cidades, que também costumam ser feriados municipais. O de São Paulo, por exemplo é em 25 de janeiro, que em 2019 cai numa sexta-feira.
Rafael, a partir de agosto gostaria de iniciar um passeio pelo nordeste do Brasil, iniciando por São Luiz do Maranhão, Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, Jericoacoara, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracajú, Salvador e finalizando em Porto Seguro. Moro em Timóteo, no vale do aço em Minas Gerais. Gostaria que você me sugerisse um roteiro haja visto que estou aposentado. Não conheço Porto de Galinhas e Maragogi. Em tempo, apenas curiosidade, o Sergio Sette Camara , presidente no Galo é seu parente?
Que viagem incrível, Antonio Carlos. Dá uma olhadinha nesse texto aqui:
https://www.360meridianos.com/dica/praias-do-nordeste-roteiros-viagem
Sobre o Sergio, não conheço. Provável que tenha algum parentesco, mas bem distante.
Qualquer coisa é só falar!
Abraço.
Rafa, desses feriados, qual melhor para conhecer Machu Picchu? Será se 4 dias é suficiente? Pois quero conhecer Lima também…
Olha só! Que bom te ver por aqui. 🙂 Vai durante alguma corrida?
Francamente, pra Machu Picchu e Lima acho quatro dias pouco. Machu Picchu mesmo exige um dia só, mas Cusco é incrível e merece pelo menos uns três – e o tempo a mais ajuda a evitar problemas, caso nos primeiros dias você sinta algo por conta do mal de altitude. Eu acrescentaria mais uns dois dias para Lima. Se não tiver uma semana pra gastar, em quatro dias eu concentraria só em Cusco e Machu Picchu mesmo. Já vai ser uma viagem incrível.
A melhor época é de abril a novembro. Junho tem Corpus Christi, pode ser uma boa opção. 🙂
Abração.