Tags:
Atlas: Itália

Festas e Festivais na Itália

Minha primeira experiência com um festival de comida tipicamente italiano não foi na Itália. Foi em Curitiba, em 2008. Lá, no bairro Santa Felicidade, participei da Festa do Frango, Polenta e do Vinho. Minhas aventuras por festivais italianos na Itália só aconteceram este ano. Uma experiencia que recomendo a todos, seja na colônia italiana mais próxima ou (especialmente) na própria Itália.

Caros amigos e amigas, abandonem suas dietas. Aliás, Itália não é terra para dieta, com tantas massas, gelatos, presuntos, queijos e salames. Sem contar o vinho. Felizmente, não engordei, graças as sessões intensas de caminhadas durante todo o dia, algo que a equipe do 360meridianos se propõe a fazer sempre que está viajando. Mas, que se dane o peso, vamos falar de comida.

A Itália tem festivais de comida o ano inteiro, sejam grandes ou pequenos. Esses festivais podem se chamar Festa do Vinho, Festa do Presunto, Festa do Gelato… e por aí vai.  Se os grandes festivais se tornam famosos, os pequenos tem um charme especial. Não é fácil encontrar informações sobre essas festividades menores na internet. Em geral, não atraem tantos turistas, só mesmo a população local e dos arredores.

nona Italiana em festival na Toscana, Itália

Nas ruas de uma cidadezinha, produtores vão montar barracas para que você possa degustar e comprar os produtos. Algumas vezes, pode ser necessário pagar uma taxa para fazer essa degustação. E em algum lugar central, eles montam uma tenda. Nessa tenda, você compra algum prato típico disponível no cardápio especial do festival, assim como entradas, bebidas e sobremesa (se você quiser). Dentro da tenda, grandes mesas e bancos compridos ocupam o espaço. Jovens voluntários da cidade pegam os pedidos e trazem a comida para mesa. Os nonos e nonas são responsáveis por fazer a comida. Que, obviamente, é deliciosa.

Tem festivais como esse o ano todo na Itália, mas setembro e outubro são meses especiais, porque é logo após a colheita. Mas não desanime! Festivais de Inverno e de Verão acontecem também, aproveitando o melhor que as estações tem para oferecer.

Os grandes festivais, em geral, envolvem mais do que comida. São celebrações de um santo ou então uma festa que já é tradicional há séculos. Em janeiro eles celebram o Epiphany, cinco dias depois do ano novo. Nesse festival a moda é carregar queijos e presuntos para os reis magos. Em fevereiro ou março tem o carnaval, na mesma data que o nosso. Aniversário de Roma, festas para santos, corridas de cavalo, celebrações medievais, etc. Enfim, tem de tudo nessa Itália.

Presuntos, salames festival de comida italiana

Para facilitar a vida de quem está indo para lá, selecionamos alguns links onde você pode checar quais festas e festivais na Itália vão acontecer durante sua visita:

Italia.it – O site oficial da Itália tem uma aba chamada “Experiência”, que divulga os principais eventos que ocorrem no país. Está disponível em italiano, inglês, espanhol, francês e alemão.

BrasilnaItália – Esse site, feito por brasileiros que moram na Itália, tem um agenda com os festivais, feiras, shows e festas que acontecem no pais. Em português.

GoItaly – Tem dúvidas de quais são as festas mais tradicionais e conhecidas? O GoItaly listou, mês a mês, aqueles que eles consideram os maiores festivais italianos. Em inglês (salve o Google Tradutor).

Por principais regiões

Toscana – O site traz um calendário completo dos festivais que acontecem na Toscana. O calendário já está preenchido o ano todo, o que te permite planejar tudo com antecedência.

Emilia Romagna– Você pode fazer uma pesquisa por tipo de evento, data e cidade. Ou pode buscar qualquer coisa nas datas que vai estar lá.

Piemonte – Você pode fazer uma pesquisa por tipo de evento, data e cidade. Ou pode buscar qualquer coisa nas datas da sua viagem.

Lombardia – No site, dá para dividir a pesquisa entre os festivais e feiras locais e os internacionais, nacionais e regionais.

Veneto – Traz um calendário e um sistema de busca para os eventos.

Lazio – Lista os principais festivais da região e na barra lateral tem um sistema de busca por data.

Sicilia – Não é o site oficial, mas é indicado pelo escritório de turismo da Sicília como um guia pelos eventos da região.

 


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Festas e Festivais na Itália

  1. Luiza sou reporter cinematográfico da record São Paulo e estou atras de um tema de serie para o jornal da record tem que ter um roteiro o que vc indicaria e em qual pais sao 5 capitulos com materias de 10 a 12 minutos entao tem que assuntos fortes o que vc indicaria.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.