Minha primeira experiência com um festival de comida tipicamente italiano não foi na Itália. Foi em Curitiba, em 2008. Lá, no bairro Santa Felicidade, participei da Festa do Frango, Polenta e do Vinho. Minhas aventuras por festivais italianos na Itália só aconteceram este ano. Uma experiencia que recomendo a todos, seja na colônia italiana mais próxima ou (especialmente) na própria Itália.
Caros amigos e amigas, abandonem suas dietas. Aliás, Itália não é terra para dieta, com tantas massas, gelatos, presuntos, queijos e salames. Sem contar o vinho. Felizmente, não engordei, graças as sessões intensas de caminhadas durante todo o dia, algo que a equipe do 360meridianos se propõe a fazer sempre que está viajando. Mas, que se dane o peso, vamos falar de comida.
A Itália tem festivais de comida o ano inteiro, sejam grandes ou pequenos. Esses festivais podem se chamar Festa do Vinho, Festa do Presunto, Festa do Gelato… e por aí vai. Se os grandes festivais se tornam famosos, os pequenos tem um charme especial. Não é fácil encontrar informações sobre essas festividades menores na internet. Em geral, não atraem tantos turistas, só mesmo a população local e dos arredores.
Nas ruas de uma cidadezinha, produtores vão montar barracas para que você possa degustar e comprar os produtos. Algumas vezes, pode ser necessário pagar uma taxa para fazer essa degustação. E em algum lugar central, eles montam uma tenda. Nessa tenda, você compra algum prato típico disponível no cardápio especial do festival, assim como entradas, bebidas e sobremesa (se você quiser). Dentro da tenda, grandes mesas e bancos compridos ocupam o espaço. Jovens voluntários da cidade pegam os pedidos e trazem a comida para mesa. Os nonos e nonas são responsáveis por fazer a comida. Que, obviamente, é deliciosa.
Tem festivais como esse o ano todo na Itália, mas setembro e outubro são meses especiais, porque é logo após a colheita. Mas não desanime! Festivais de Inverno e de Verão acontecem também, aproveitando o melhor que as estações tem para oferecer.
Os grandes festivais, em geral, envolvem mais do que comida. São celebrações de um santo ou então uma festa que já é tradicional há séculos. Em janeiro eles celebram o Epiphany, cinco dias depois do ano novo. Nesse festival a moda é carregar queijos e presuntos para os reis magos. Em fevereiro ou março tem o carnaval, na mesma data que o nosso. Aniversário de Roma, festas para santos, corridas de cavalo, celebrações medievais, etc. Enfim, tem de tudo nessa Itália.
Para facilitar a vida de quem está indo para lá, selecionamos alguns links onde você pode checar quais festas e festivais na Itália vão acontecer durante sua visita:
Italia.it – O site oficial da Itália tem uma aba chamada “Experiência”, que divulga os principais eventos que ocorrem no país. Está disponível em italiano, inglês, espanhol, francês e alemão.
BrasilnaItália – Esse site, feito por brasileiros que moram na Itália, tem um agenda com os festivais, feiras, shows e festas que acontecem no pais. Em português.
GoItaly – Tem dúvidas de quais são as festas mais tradicionais e conhecidas? O GoItaly listou, mês a mês, aqueles que eles consideram os maiores festivais italianos. Em inglês (salve o Google Tradutor).
Por principais regiões
Toscana – O site traz um calendário completo dos festivais que acontecem na Toscana. O calendário já está preenchido o ano todo, o que te permite planejar tudo com antecedência.
Emilia Romagna– Você pode fazer uma pesquisa por tipo de evento, data e cidade. Ou pode buscar qualquer coisa nas datas que vai estar lá.
Piemonte – Você pode fazer uma pesquisa por tipo de evento, data e cidade. Ou pode buscar qualquer coisa nas datas da sua viagem.
Lombardia – No site, dá para dividir a pesquisa entre os festivais e feiras locais e os internacionais, nacionais e regionais.
Veneto – Traz um calendário e um sistema de busca para os eventos.
Lazio – Lista os principais festivais da região e na barra lateral tem um sistema de busca por data.
Sicilia – Não é o site oficial, mas é indicado pelo escritório de turismo da Sicília como um guia pelos eventos da região.
Inscreva-se na nossa newsletter
Luiza sou reporter cinematográfico da record São Paulo e estou atras de um tema de serie para o jornal da record tem que ter um roteiro o que vc indicaria e em qual pais sao 5 capitulos com materias de 10 a 12 minutos entao tem que assuntos fortes o que vc indicaria.
Oi André,
Temos vários temas e roteiros aqui no blog, é só pesquisar
Oi Luiza,
Ótimo artigo sobre os festivais da Itália.
Ah, e obrigada por recomendar o BRASIL NA ITALIA. 🙂
Um abraço diretamente da Toscana,
Barbara
Obrigada Bárbara!
Espero voltar à Toscana logo, saudades dessa terra maravilhosa!