Golden Mount Temple: o templo com a vista mais bonita de Bangkok

No alto de um pequeno morro que se ergue no centro de Bangkok, a cúpula do Wat Saket resplandece à luz do sol fazendo jus ao nome pelo qual é mais conhecida. O Golden Mount Temple, ou Templo do Monte Dourado, é um dos mais antigos da cidade e, sem dúvidas, um dos mais interessantes entre as centenas de templos budistas espalhados pela capital tailandesa.

Leia também: 
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok: dicas dos melhores bairros

Golden Mount Temple em Bangkok

É a história e a localização privilegiada do Golden Mount que fazem com que ele se destaque entre esse mar de estupas douradas que formam o panorama de Bangkok. Construído na ilha de Rattanakosin, uma área ocupada desde a época em que Ayutthaya era a capital do reino de Sião e que ainda preserva construções do período, o templo está no topo de uma colina de 80 metros de altura, batizada de Phu Khao Thong (montanha dourada, em tailandês).

Essa colina foi construída com os destroços de uma enorme chedi (estupa budista) que colapsou durante a construção, porque o solo era muito macio para aguentar seu peso. Durante o reinado de Rama IV (nos anos 1940), o lugar foi reforçado com toras de madeira que impediam o solo de se afundar, e só então a pequena estupa que vemos hoje em dia foi colocada no topo. Em algum momento antes dos arranha-céus inundarem a cidade, esse foi o ponto mais alto de Bangkok.

Outros templos em Bangkok:
Guia de templos em Bangkok: quais vale a pena visitar? 
Wat Arun, o templo do amanhecer de Bangkok
O templo do Buda reclinado em Bangkok
O Grande Palácio Real de Bangkok, na Tailândia

No passado, o Wat Saket era usado como um local de cremação para os que eram pobres demais para pagar por uma cerimônia privada. Quando, durante o reinado de Rama II (que foi de 1809 a 1824), uma epidemia de cólera assolou a cidade, estima-se que 60.000 pessoas tenham sido cremadas ali. As cinzas dessas pessoas foram depositadas na base da montanha, em um pequeno cemitério do século 19, que mais parece um jardim.

Golden Mount

Dizem que o Golden Mount guarda também relíquias do próprio Buda, que teriam sido levas da Índia para a Tailândia.

Você pode contratar passeios guiados pelos templos de Bangkok clicando aqui ou nos tours listados abaixo:

 

Como visitar o Golden Mount Temple em Bangkok

Para chegar ao topo é preciso vencer os mais de 318 degraus da escadaria que se ergue em espiral ao redor da montanha. Mas não deixe que o esforço físico, aliado ao calor de Bangkok, te desanime. O caminho é cheio de áreas verdes e jatinhos refrescantes de água. O trajeto deve durar apenas entre 10 e 15 minutos. Mas não se esqueça de levar uma garrafinha de água, por via das dúvidas.

Vista do Golden Mount Temple, em Bangkok

 Vista do Golden Mount Temple, em Bangkok

O caminho também é enfeitado com esculturas de animais do horóscopo chinês, uma parede de sinos e um enorme gongo que você pode tocar para atrair boa sorte. Mas a maior atração é, sem dúvidas, as vistas panorâmicas da parte antiga de Bangkok. La do alto, você pode ver os cenários do filme 007: O Amanhã Nunca Morre (1997), gravado no bairro que circunda o templo. O enredo se passa em Saigon, no Vietnã, mas, pouco antes das filmagens, a equipe foi impedida de gravar lá. Esse pequeno bairro, refúgio de imigrantes vietnamitas na Tailândia, foi escolhido como plano b.

Todo mês de novembro, o templo organiza uma feira anual durante o Loy Krathong, o famoso festival das lanternas tailandesas.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 09:00 às 17:00

Preço: A entrada no templo é gratuita. Para entrar na estupa é preciso pagar 10 baht (R$ 1).

Endereço: Entre Boriphat Road e a Lan Luang Road, no centro do Thanon Ratchadamnoen Klang

Como chegar: Não há metrô ou Sky Train para essa região. A melhor forma de chegar ali é de táxi ou tuk-tuk ou caminhando, se você estiver por perto.

A viagem a Bangkok foi um convite da Embaixada da Tailândia no Brasil

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Golden Mount Temple: o templo com a vista mais bonita de Bangkok

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.