Tags:
Atlas: Serra, Espírito Santo, Brasil

A Igreja dos Reis Magos, no Espírito Santo

A Igreja dos Reis Magos é a prova de que o Espírito Santo ainda é um mistério a ser conhecido pelo turista brasileiro. Pense no seguinte cenário: uma igreja construída por jesuítas está instalada num morro, a 40 metros de altura e com vista panorâmica para o mar. Parece a descrição de Trancoso, na Bahia, certo? Sim, lembra mesmo. Mas com uma diferença: a Igreja capixaba é muito mais legal.

Com ajuda dos índios tupiniquins, os jesuítas ergueram uma pequena igreja de barro e palha no alto de um morro que hoje fica em Nova Almeida, um distrito do município de Serra, no Espírito Santo. O objetivo daquela construção era servir de centro de catequização de índios. O nome – uma homenagem aos Reis Magos da Bíblia – veio do município, que na época também era chamado assim.  Depois da construção original, inaugurada na segunda metade do século 16, veio a atual, de pedra. E bonitona.

Veja também: Onde ficar em Vitória, no Espírito Santo

Um segredo chamado Espírito Santo

O agroturismo e a vida nas comunidades rurais do ES

Igreja dos Reis Magos

O local virou residência dos jesuítas, um povo que podia até ser polêmico, mas certamente sabia escolher bons lugares para construir empreendimentos religiosos.  Dá uma olhada no visual que é possível ter lá de cima.

Vista igreja de Serra ES

Apesar de toda essa beleza, o número de visitantes poderia ser melhor: segundo a prefeitura de Serra, em 2012, menos de 20 mil pessoas passaram pelo monumento. Se você pensar na multidão de mineiros e cariocas que invadem o estado todo verão, logo conclui que muitos turistas poderiam dar uma pausa no programa praia cerveja e mais praia para dar uma passadinha na Igreja. Alguns viajantes ilustres já encararam o programa, entre eles o Imperador Dom Pedro II.

Igreja dos Reis Magos ES

Lá dentro fica a tela Adoração dos Reis Magos, a primeira pintura de óleo sobre painel do país. A Igreja foi tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, em 1943.  No século 21, o templo passou pela maior restauração até agora, encerrada em 2003.

Assim como em Trancoso, em frente ao templo fica um quadrado, ou uma praça enorme. Esse gramado é outro dos atrativos do lugar. Pode até não ser famoso quanto o da cidade baiana, mas passa longe de ser desinteressante.

Praça em Serra ES

Igreja dos Reis Magos: como chegar

Quer conhecer a Igreja e Residência Reis Magos? Então anote o horário de funcionamento: de terça a domingo, entre 9h e 17h. Para chegar lá, pegue a rodovia ES 010, a partir de Vitória, que está pertinho, só a 35 quilômetros.

E uma dica esperta: combine essa visita com um dia na praia. Foi isso que nós fizemos. De lá seguimos para Manguinhos, uma praia com ruas de terra, casinhas simpáticas e cheia de restaurantes legais. Vale a pena.

manguinhos ES

Os blogueiros viajaram a convite da Secretaria de Turismo do Espírito Santo e do Sebrae.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.