Langkawi é um arquipélago com 99 ilhas no norte da Malásia, quase na fronteira com a Tailândia, e pode ser chamado de paraíso por muitos motivos justos além das águas transparentes e da areia branca. Pulau Langkawi é a maior das ilhas, com infraestrutura para receber turistas – de resorts a guest houses baratas, de restaurantes finos a barraquinhas de rua que vendem chicken rice.
Veja bem, brasileiros como somos, é difícil uma praia nos impressionar tanto. Temos muitas. Estamos cansados de ver coqueiros que dão coco e o mar, quando quebra na praia no Brasil, costuma ser bem mais bonito do que em outras prainhas por aí. Mas voltando a Langkawi…
Essa ilha tem tantos atrativos, que fica difícil falar de todos. O primeiro, que nos fez escolher por ela em nossas “férias da Índia”, tem duas palavras: Duty Free. Ou para bons entendedores de português: Sem impostos. Isso significa que aquele chocolate suíço ou belga custa uma bagatela de 5 reais. Perfumes, cremes, caixas de cigarro (não me interessa, mas o pessoal do vício compra muito) tudo barato. E principalmente: bebida. Uma certa Skol é vendida como uma cerveja de European Heritage (descendencia européia) por apenas 1,50 ringgit, ou seja, uns 80 centavos de real. (Não sabemos ao certo se é a nossa brasileira ou outra com o mesmo nome, alguém?) E para o time que torce nariz para a cerveja que desce (ou não) redondo, tem muitas opções baratas, incluindo Heiniken, Corona, Fosters, etc, etc, etc, e nada passa de R$1,50.
Chicken Rice, nosso almoço de todos os dias
Além disso, por conta da costa montanhosa da Peninsula Malaia, Langkawi escapa das temidas monções de inverno que assolam a região leste com chuvas torrenciais e enchentes. Temos um post só sobre as monções asiáticas, não deixe de ler.
Escolhemos ficar em Pantai Cenang, que é a mais badalada das praias por lá. Porém, como era baixa temporada, o lugar estava mais vazio. E voltamos ao papo do paraíso. Linda é um adjetivo bastante justo para descrever essa praia. E também todas as outras que conhecemos, a pé ou de barco, por Langkawi: Pantai Tengah, Pantai Kok, Tanjung Rhu. Como descrições não seriam muito justas, deixo as tais imagens que valem por mil palavras.
Leia também: Onde ficar em Langkawi
Além de ficar deitado na praia o dia inteiro, muitas opções de passeios estão disponíveis em Langwaki. Andar de barco pelas ilhas – eles chamam de Island Hoping – é uma opção interessante. Pode custar de 25 a 300 ringgit, dependendo do nível de luxo que você quer. O passeio leva às ilhas para nadar com peixinhos nas águas claras, passa por cavernas habitadas por milhares de morcegos, por uma ilha com uma lagoa de água doce – a Pregnant Maiden Island – e de quebra em um ponto para alimentar águias.
Em outro ponto, na montanha Gunung Mat Chinchang, está o teleférico mais alto e a ponte mais elevada da Malásia, a Sky Bridge, com 700 metros de altura. A subida permite vistas incríveis da ilha e do mar bem do alto. A entrada custa 30RM.
De lá, dá para fazer uma caminhada de 10 minutos até a Telaga Tujuh Waterfalls ou Seven Wells, uma cachoeira que dizem ter sete quedas, mas se você alguma vez na vida já foi na Serra do Cipó (MG) ou qualquer cachoeira que o valha, dispense a subida de mais de 300 degraus, porque não tem tanta graça.
E, por fim, para mim, o defeito da praia é a enorme quantidade de jetskis e lanchas andando pelo mar sem muito critério de segurança. O passeio não parece ter muita fiscalização, é operado por locais e os espaços reservados para banho nem sempre são respeitados.
Como chegar a Langkawi
De avião, pelo Langkawi International Airport, que oferece serviços das seguintes cias aereas: AirAsia, Malaysia Airlines, Firefly, Happy Airways, and SilkAir. Ou de barco, vindo das ferrys que saem da Peninsula da Malásia por Kuala Perlis, Kuala Kedah, Penang e Satun. Ainda, existem ferrys que saem de Ko Lipe, na Tailândia.
Leias as resenha da Cenang Rest House e da Zackry Guest House, hotéis onde ficamos em Langkawi. Para procurar outras opções de hospedagem, clique aqui.
Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Malásia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.
Olá, o meu nome é Patrícia e sou de Portugal. Quero muito viajar para a Malásia, com o meu marido e filha de 5 anos será que é seguro e tranquilo com uma criança? estavamos a pensar ficar 4 noites em Kuala Lumpur só para descansar da viagem e depois seguiamos para Pantai Cenang (15 dias) existe transporte de barco? ou é melhor avião (pela Malasia airlines) é que o meu marido tem um pouco de receio de andar de avião nestas pequenas escalas.
Obrigada
Oi Patricia,
Sim, a Malásia é um lugar seguro e tranquilo para qualquer idade. É preciso tomar cuidado normal com furtos.
Dá para ir para Pantai Cenang de trem e barco. Foi como fizemos o trajeto. O transporte na Malásia é muito bom e eficiente.
Oi Rafael, tudo bem?
Na Pantai Cenang tem infraestrutura de cadeiras, guarda-sol, barracas com bebidas e petiscos ou é praia virgem, que oferece passeios opcionais?
Obrigada,
Maria Carmen
Tem alguma estrutura sim, Maria, a maior parte dos próprios hotéis que estão ali perto.
Abraço.