The Jacaranda, um bar e loja de vinil diferente para conhecer em Liverpool

Liverpool, fim da década de 1950. Quatro adolescentes abordam o dono do The Jacaranda, um café próximo às escolas que frequentavam, e perguntam se havia alguma possibilidade de que sua banda se apresentasse no local. Eles já eram clientes frequentes do bar localizado na Slater St., 23, e por isso o proprietário encontrou algumas datas disponíveis na programação com a condição de que eles ajudassem a redecorar o local.

John Lennon e Stuart Sutcliffe acabam então pintando o mural da porta do banheiro feminino e os meninos ganharam, mais tarde, o primeiro palco na cidade. Eles já estavam tocando juntos há algum tempo, primeiro como os Querrymen e logo como os Silver Beetles, mas Allan Williams foi, talvez, o primeiro a reconhecer algum potencial no quarteto. Ao fim de algumas apresentações, o dono do Jac, como era conhecido o Jacaranda, se tornou o primeiro agente dos Beatles.

Jacaranda Club Liverpool

O Cavern Club é o único bar no qual quase todo mundo pensa quando falamos da noite de Liverpool. Essa não é, no entanto, a única casa noturna da cidade que desempenhou um papel importante na história da música inglesa e mundial. Apesar de ter sido ali que os Beatles fizeram quase os 300 shows que os alçaram a fama, essa história começa antes, no The Jacaranda.

Aberto em 1957, o bar fechou em condições misteriosas em 2011, mas reabriu em 2014 com uma nova proposta. O subsolo, local das apresentações ao vivo, permanece funcionando e ainda aposta por artistas locais, oferecenndo estúdios gratuito para as bandas que precisam de espaço para ensaiar. As paredes, assim como era antes do fechamento, ainda estão cobertas por fotos dos Beatles e outros artistas importantes que se apresentaram no local.

Jacaranda Club Liverpool

Para chegar ao subsolo é preciso passar pelo bar/café do primeiro piso. Ainda frequentado pela juventude e pelos veteranos que tinham no Jac uma referência dos bons tempos, a sala é uma boa opção para reunir-se com amigos e conversar tranquilamente enquanto toma uma (ou duas) cervejas cercado de decoração inspirada na música.

A grande novidade do bar depois da reabertura é, no entanto, o segundo andar. Durante o dia, o local funciona como uma loja de vinis na qual é possível sentar-se em uma mesa, escolher seu disco preferido e escutá-lo ali mesmo, enquanto saboreia um drink. Cada mesa tem um tocador de disco embutido, assim cada cliente manda na trilha sonora.

Ainda que, se o bar estiver cheio, a cacofonia pode ser um pouco maior que o aceitável, a ideia agrada aos que participam da experiência e é uma boa forma de decidir se vale ou não a pena levar aquele disco para a sua coleção. Sob o selo Jacaranda Records, o bar é também uma gravadora de discos, o que garante novos sucessos sempre nas prateleiras. Durante a noite, as mesas e os vinis são postos de lado e o andar vira também um bar e espaço de eventos descolado.

Jacaranda Club Liverpool

Jacaranda Club Liverpool

Jacaranda Club Liverpool

The Jacaranda – Serviço

21-23 Slater St

Aberto de quinta a domingo das 10 a.m. às 6 a.m. e de segunda a quarta das 10 a.m. às 2 a.m.

A visita ao The Jacaranda foi uma cortesia do Visit Britain.  


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.