Tags:
Atlas: Otavalo, Equador

O mercado indígena de Otavalo, Equador, e outras atrações da cidade

Os mercados e o comércio fazem parte da vida dos indígenas de Otavalo, no Equador, há séculos. Empreendedores por natureza, os nativos dessa região localizada a 100 km ao norte de Quito são orgulhosos de seu povo e cultura e, graças a uma grande habilidade comercial desenvolvida ao longo das gerações, hoje são eles que abastecem boa parte do país com seu artesanato. Uma conquista que se deve a uma forte rede comunitária formada à parte do poder político central e que os coloca entre as populações indígenas mais prósperas de toda a América Latina.

Hoje, o Mercado de Artesanato de Otavalo está entre os mais famosos mercados indígenas da América do Sul. Mas não se engane, a verdadeira riqueza local está em sua gente. Com suas calças e camisas brancas, poncho e um chapéu de feltro preto, a roupa tradicional dali, os Otavalenhos são sorridentes e muito conscientes de sua história e tradições, que buscam difundir no país e em outras partes do mundo. Desde tempos anteriores à conquista Inca, preservam um grande talento para a produção têxtil, música, negócios (que, antigamente se davam pelo trueque, ou intercâmbio de mercadorias) e para o artesanato.

Quer saber mais sobre a cultura do Equador? Leia também:
Fanesca, uma tradição de semana santa no Equador
O Parque de las Tripas e as barraquinhas de miúdos em Quito 
O Chapéu Panamá é do Equador

Produção têxtil em Otavalo, Equador

Produção têxtil em Peguche, distrito de Otavalo

O que fazer em Otavalo, Equador

  • Fazer compras no mercado indígena de artesanato
  • Visitar o autêntico mercado de animais em uma sábado pela manhã
  • Ver a árvore El Lechero, a qual acredita-se ter poderes mágicos
  • Ver a cerimônia em homenagem aos mortos no cemitério
  • Assistir a uma apresentação de música típica Otavaleña com o Ñanda Mañachi
  • Conhecer um pouco da produção têxtil local na loja/oficina El Gran Condor

Vai viajar? O seguro de viagens é obrigatório no Equador. Veja aqui como conseguir o seu com desconto.

Mercado Indígena de Otavalo

Os 600 postos físicos que fazem do Mercado de Artesanato de Otavalo um dos maiores mercados indígenas do mundo estão abertos em qualquer dia da semana na Plaza de los Ponchos, principal ponto de referência da cidade. No entanto, é no sábado que os corredores estreitos entre as barracas se enchem de visitantes e as ruas adjacentes são ocupadas por mais vendedores, que chegam de outras partes da Serra.

Mercado de artesanato de Otavalo

Os labirintos coloridos exibem todo tipo de artesanato, principalmente os de material têxtil, especialidade local: cobertores com estampas típicas da região, roupas, bolsas, capas de almofadas e ponchos. Há também artesanato em madeira, como objetos de decoração e instrumentos musicais, e corredores apenas com ingredientes e comidas típicas.

Mercado de artesanato de Otavalo

O mercado abre cedo, às 6h da manhã, e fecha no fim da tarde. Além da grande diversidade de produtos, o lugar também é um dos melhores para comprar artesanato andino por preços bem convidativos. Como tudo é produzido em Otavalo e arredores, ele costuma ser mais barato que outros mercados no país. E ainda dá para tentar uma pechincha, já que essa é uma prática comum ali.

Mercado de Otavalo, Equador

Mercado de artesanato de Otavalo

Mercado de Animais de Otavalo

Todos os sábados, muito cedo pela manhã, outro mercado indígena resiste ao tempo e preserva as tradições locais. O Mercado de Animais de Otavalo é um ponto de encontro para fazendeiros e camponeses legais comprarem e venderem seus rebanhos e criações. Ali é possível testemunhar a verdadeira arte de negociação otavalenha e a atividade mercantil que molda os costumes daquele povo. Não se assuste se você for um dos poucos forasteiros por ali. O mercado de animais, ao contrário do de artesanato, não tem foco no turismo e é apenas uma manifestação das tradições dos indígenas otavalenhos, de século atrás de século.

Quem tiver interesse antropológico nessa atividade pode se programar para chegar em Otavalo na tarde de sexta. No sábado, por volta das 7h da manhã, pegue um táxi no centro da cidade e peça para ser deixado no mercado de animais. Depois, vá para o mercado de artesanato para aproveitar seu dia e, quem sabe, almoçar por ali mesmo. O morro detrás do mercado de animais é um bom lugar para fotos panorâmicas da região.

Mercado de Animais de Otavalo

Mercado de Animais de Otavalo

Mais atrações em Otavalo

Embora Otavalo seja mais conhecida por seus mercados e muita gente opte por fazer um bate-volta a partir de Quito, há outros pontos de interesse se você quiser ficar mais. Fora da cidade fica o El Lechero (localização), uma árvore que é conhecida na região por suas propriedades mágicas e de cura. Dá para chegar lá de táxi (cerca de $4) ou caminhando. Há setas indicando o caminho e o lugar também é um bom ponto de piquenique.

Mercado de animais de Otavalo, Equador

Toda terça e quinta, os otavalenhos dão mais uma demonstração de sua rica cultura na Calle de las Almas, ladeira que leva até o cemitério local (localização). Ali eles compartilham refeições e ofertam flores ao som de músicas folclóricas para honrar os entes queridos que já partiram.

Peguche é um distrito próximo a Otavalo do qual sai uma pequena trilha que leva a uma cachoeira de mesmo nome, com 18 metros de altura. O lugar é considerado sagrado e é um sítio cerimonial para os habitantes locais por séculos. É em Peguche também que estão a maior parte dos ateliês de arte têxtil da região. Se você quiser aprender um pouco mais sobre como é o processo de produção artesanal, a loja El Gran Condor faz demonstrações desde a separação do fio de algodão até a pintura e confecção das peças.

Oficina Gran Condor, Otavalo

Apresentações musicais e ateliê Ñanda Mañachi

Além do comércio e do artesanato, a música é um importante aspecto cultural de Otavalo. O grupo Ñanda Mañachi busca resgatar e difundir a música e os instrumentos tradicionais otavalenhos. Assistir a uma apresentação deles é uma das melhores experiências que se pode ter na cidade. Eles também mantém um ateliê de instrumentos musicais típicos em Peguche (localização).

Musico do Ñanda Mañachi em Otavalo, Equador

Como chegar a Otavalo a partir de Quito

Os ônibus para Otavalo saem do Terminal Norte de Quito várias vezes por dia e custam $2,70. Há várias empresas que fazem o trajeto e o preço não muda entre elas, mas, na hora de comprar, pergunte se o ônibus deixa no terminal de Otavalo, para não correr o risco de pegar algum que pare na estrada. A viagem dura cerca de duas horas.

Onde ficar em Otavalo, Equador

A boa notícia é que, seguindo a tendência do resto do país, os preços das hospedagens em Otavalo são bastante baixos. É possível reservar um quarto individual em hostel, com café da manhã incluindo, por cerca de $10. Procure hotéis que fiquem próximos à Plaza de los Ponchos, tanto pela proximidade do mercado quanto dos principais restaurantes. Os hostels La Rosa de Otavalo e El Andariego têm excelente qualificação entre os hóspedes.

Encontre hotéis em Otavalo


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.