Tags:
Atlas: Roma, Itália

Mercato Centrale de Roma: o melhor da comida italiana em Termini



Publicidade – O Coliseu, a Fontana di Trevi e a capacidade incrível de concentrar ruínas a cada esquina certamente são pontos altos de Roma, mas nenhum deles supera outro: a comida. Viajar para a Itália é, acima de tudo, a chance de comer bem, se empanturrar e depois queimar calorias numa caça aos tesouros romanos. E como a metrópole milenar que é, Roma tem um cantinho especial quando o assunto é comer e beber comida italiana de qualidade: o Mercato Centrale Roma, ou, em bom português, Mercado Central.

O local não existia quando o 360meridianos desembarcou na Cidade Eterna pela primeira vez, em 2011, mas já naquela ocasião conhecemos de perto o prédio que cinco anos mais tarde abrigou o novo empreendimento. É que o Mercato Centrale Roma fica dentro da Estação Termini, a mais importante da cidade, onde as linhas do metrô e de ônibus se cruzam e trens de todo o país (e do aeroporto) desembarcam diariamente.

Mercato Centrale Roma Termini

Vizinha de pontos turísticos importantes, como a Basilica de Santa Maria Maggiore, essa região é uma das principais opções de hospedagem na Cidade Eterna há décadas, justo por conta da facilidade de deslocamento a partir dali – eu já fiquei nessa região. Mas, durante bastante tempo, essa área também esteve meio degradada, o que vem mudando de uns anos pra cá. E o Mercato Centrale em Termini é mais uma iniciativa que ajudou na revitalização do endereço.

Numa área de dois mil metros quadrados estão 18 barracas de comida e um restaurante, que servem comida italiana dos mais variados tipos. A lógica não poderia ser mais atual: tudo que é servido ali sai da fazenda diretamente para a cozinha, sendo fresco e em geral produzido localmente (embora produtos internacionais também tenham seu lugar). Há os pães e doces de Gabriele Bonci, o trapizzino de Stefano Callegari, as trufas de Luciano Savini, os hambúrgueres de Enrico Lagorio e os pratos veganos e vegetarianas de Marcella Bianchi, só para citar alguns.

Veja também:
12 lugares para comer em Roma
Visita ao Coliseu de Roma: curiosidades e dicas
Segredos do Vaticano: história e curiosidades
Guia completo para visitar o Fórum Romano

mercato centrale roma comida italiana

Dentro do prédio, destaque para a arquitetura. O centro das atenções fica por conta da Cappa Mazzoniana, um enorme exaustor de cozinha, feito de mármore, que tem mais de 10 metros de altura e 15 de comprimento. A Cappa Mazzoniana leva esse nome por causa de seu criador, o famoso arquiteto Angiolo Mazzoni, que fez o projeto nos anos 1930.

Onde comer em Roma Termini

Naquela época, esse era o antigo salão de refeições, onde os trabalhadores ferroviários iam comer. Hoje, essa parte da Termini voltou a ter uma função de reunião, parecida com a imaginada por seu idealizador. Ao redor da Cappa Mazzoniana, que foi revitalizada, se espalham os quiosques, mesas e frequentadores do Mercato Centrale. 

O Mercato Centrale de Roma é dos mesmos organizadores de outro empreendimento também famoso, o de Florença, lançado em 2014. Funciona todos os dias, de oito da manhã até meia-noite. Exatamente por estar na maior estação de trens e do metrô da cidade, é uma boa dica para quem perceber que terá que passar pela Termini em algum momento do dia.

mercato centrale roma

Por ali há opções para o café da manhã, almoço, jantar, para um lanche tardio ou mesmo para fazer compras e levar alguma coisa para casa (ou para o hotel). Como é ali que começam muitas viagens para o aeroporto, essa é também uma dica interessante para quem tem poucas horas na cidade ou já fez check-out do hotel e tem um tempinho antes de seguir viagem. De outros pontos de Roma, as Linhas A e B do metrô deixam na porta.

Fotos: Divulgação

Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários sobre o texto “Mercato Centrale de Roma: o melhor da comida italiana em Termini

  1. Eu, minha esposa e filha estivemos em Roma em Setembro de 2017, estavamos hospedados perto do Termini e sem duvida o melhor prato de massa que comemos na Italia foi no Mercado Centrale, sentados no balcão e o prato servido direto do preparo para o prato….muito bom.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.