Tags:
Atlas: Bogotá, Colômbia

4 museus de Bogotá que valem a pena visitar

Há muito que Bogotá quer se posicionar como uma capital de arte e cultura na América do Sul – e os vários museus da cidade contribuem para essa imagem cult e descolada. De galerias de arte a coleções que contam a história do país desde um período de muitos anos antes de Cristo, são tantos museus que fica até difícil escolher qual visitar.

Embora estejam espalhados por essa imensa metrópole, os mais importantes se concentram no bairro histórico da Candelária, no centro da cidade e seus arredores. E o melhor: os museus de Bogotá são gratuitos aos domingos.

Museu do Ouro de Bogotá

Se você só tiver tempo de visitar um museu de Bogotá, vá correndo ao Museu do Ouro. O acervo conta com peças do metal trabalhadas pelas culturas que habitam a região da Colômbia e outras partes da América desde o período pré-colombiano até o colonial e é considerado um dos maiores do tipo em todo o mundo.

O metal era sagrado para os indígenas, que o trabalhavam para criar peças cerimoniais e oferendas. Algumas dessas culturas desenvolveram técnicas tão avançadas de trabalhar o ouro que em muito excediam a destreza dos europeus na época em que desembarcaram ali. São ao todo 54.000 objetos que formam a exposição permanente do museu. Prepare-se para passar algumas horas lá dentro (e ainda ir embora sem conseguir ver tudo).

Miniatura de El Dorado no Museu do Ouro de Bogotá

Balsa de Muisca, uma das peças mais importantes do Museu do Ouro de Bogotá

Uma das peças mais importantes do Museu do Ouro é a “Balsa Muisca”, uma pequena representação de um ritual do povo Muisca que consistia em pintar seu líder com pó de ouro e colocá-lo em uma balsa no centro de um lago cheio de objetos e pedras preciosas, que seriam oferecidas aos deuses. Acredita-se que esse ritual tenha dado origem à lenda de El Dorado.

Leia também: A verdadeira história por trás da lenda de El Dorado

O museu foi fundado em 1939 e é gerido pelo Banco de La República.

Endereço: Parque de Santander, carrera 5ª com calle 16.

Entrada e funcionamento: O ingresso custa 4.000 pesos colombianos (R$5). O Museu do Ouro de Bogotá fecha às segundas-feiras. Mais informações no site oficial.

Museu Botero

Museus de Bogotá: Museu Botero

Museu Botero. Foto: Shutterstock, por posztos

Outro museu mantido pela Rede Cultural do Banco de la República, o Museu Botero reúne obras do famoso colombiano, entre elas o seu célebre auto-retrato “El Estúdio”. No total, são 120 obras do artista, que é reconhecido por seus gordinhos característicos, além de trabalhos de outros pintores como Picasso e Miró, que faziam parte de seu acervo pessoal e foram doados ao museu. O Museu Botero está localizado em uma bela casa com vista para o Cerro Monserrate, pertinho do Museu do Ouro e do Banco de la República.

Endereço: Calle 11, no 4-4, La Candelaria

Entrada e funcionamento: Grátis. Fecha às terças.

Acervo do Banco de la República e a Casa da Moeda

O próprio Banco de la República mantém uma galeria de obras de arte que amantes do tema vão querer conferir. O acervo inclui obras de outro importante artista colombiano, o pintor erótico Luis Caballero, além de trabalhos importantes do século 19.

Já a Casa da Moeda, também pertencente ao banco, faz uma recontagem das diversas formas de intercâmbio comercial que foram adotadas ao longo da história até chegar às criptomoedas que conhecemos hoje, como o Bitcoin. Você sabia que os indígenas americanos usavam, por exemplo, o cacau e o milho para medir o valor de outras mercadorias? O ouro por ali tinha apenas valor cerimonial. Há também exemplares de notas e moedas antigas e raras.

Endereço: Banco de la República, Calle 11, no 4-93, ao lado do Museu Botero

Entrada e funcionamento: Ambos os museus têm entradas gratuitas e fecham às terças-feiras.

Museu Nacional da Colômbia

De todos os museus da lista, esse é o único que não fica próximo aos demais. Localizado no bairro La Merced, uma região vizinha ao centro, o Museu Nacional da Colômbia é o maior e o mais antigo do país e um dos mais velhos do continente. Fundado em 1823, pelo primeiro presidente colombiano, Simón Bolívar, tem mais de 20 mil objetos distribuídos por 17 salas de exposição que contam a história da Colômbia desde os primeiros agrupamentos humanos, passando pelas grandes civilizações pré-colombianas, pela colonização, independência e república.

A coleção de arqueologia é a que mais impressiona, com objetos centenários de populações indígenas e múmias, mas o museu também conta com outras peças tão interessantes como a coleção de 1.500 obras de arte colombiana, documentos que ajudam a narrar a história do país e até um meteorito gigante.

Endereço: Carrera 7, no 28-66, La Merced

Entrada e funcionamento: O bilhete custa 4.000 pesos colombianos (R$5). O museu abre de terça a sábado, das 10h às 18h; domingo, das 10h às 17h. Site oficial do Museu Nacional

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em diversos países e importante em qualquer viagem. Não fique desprotegido na Colômbia. Os leitores do 360meridianos conseguem 5% de desconto no seguro. Saiba como!Imagem destacada: Shutterstock, por Michel Piccaya


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “4 museus de Bogotá que valem a pena visitar

  1. Oi, tudo bem? Eu acho que a foto do Museu Nacional está trocada… essa foto tá parecendo com o palacio do poder legislativo, na plaza bolívar. Tem como vocês conferirem?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.