O que fazer em Aveiro, Portugal: roteiro de um dia

 Aveiro é um belo bate-volta para quem parte do Porto ou de Coimbra de trem regional. Muitos a consideram uma das cidades mais charmosas do país, muito por conta dos canais que a cortam e dos charmosos barcos conhecidos como moliceiros, que já até renderam a ela o apelido carinhoso de “Veneza de Portugal”. Mas além de passear pelos canais, há muito mais o que fazer em Aveiro: a cidade cabe bem em passeio de um dia, mas não vai te deixar entediado nem por um minuto.

Leia mais:
7 bate-voltas para fazer a partir do Porto
Como viajar de trem em Portugal

Como chegar em Aveiro

A forma ideal para se chegar em Aveiro é de trem. Não é necessário comprar com antecedência.

Saindo do Porto, da estação de Campanhã, é possível pegar um trem Urbano (€3,50), que parte a cada 40 minutos e a viagem dura uma hora. Aveiro também é conectada à linha Regional de Coimbra, que possui trens de hora em hora por €5,35. Basta pegar o trem em Coimbra ou Coimbra B e descer em Aveiro. A viagem dura cerca de uma hora.

A estação de trem de Aveiro fica a cerca de um quilômetro do centro histórico. Você pode fazer esse caminho a pé, pela avenida Av. Dr. Lourenço Peixinho, ou pegar um ônibus comum da cidade, que fica logo em frente à estação.

O que fazer em Aveiro: roteiro de um dia

  • Passeio de barco pela Ria
  • Circular de bicicleta ou a pé pelo centro histórico e praia
  • Comer doces típicos da cidade: os Ovos Moles e Tripas Doces de Aveiro
  • Observar a diferença entre as construções históricas, azulejos e casas coloridas
  • Visitar o Museu de Aveiro
  • Conhecer as praias de Aveiro: Costa Nova e Praia da Barra

Canal Aveiro Portugal

Os canais, conhecidos como a Ria de Aveiro, cortam as pequenas ruas do centro histórico. Ali circulam barcos coloridos, os moliceiros. O passeio de moliceiro é bem mais barato do que em Veneza – custa cerca de 6 euros.

Moliceiro Aveiro Portugal

O que fazer em Aveiro: passear pelos canais

Cenas de Aveiro Portugal

Além do passeio de barco, também é possível conhecer a cidade de bicicleta ou a pé. As distâncias são curtas e as paisagens lindinhas. Enquanto estiver circulando pela cidade, vale a pena procurar por um dos doces mais típicos de Aveiro.

Os ovos moles são doces conventuais, ou seja, feitos com ovos. Trata-se de uma casquinha tipo óstia (pode vir banhada no chocolate) e o recheio bem amarelo por conta da mistura da gema com açúcar. Outro doce típico, mas que vale a pena procurar na beira da praia da Costa Nova, é a Tripa Doce. Apesar do nome estranho, a tripa lembra a casquinha de sorvete, só que mais molinha. Pode ter vários tipos de recheio, como um crepe. É bem gostoso.

Leia também: O Pudim Abade de Priscos e a história da Doçaria Conventual em Portugal

bicicleta aveiro portugal

O comércio do mar e a produção de sal tornaram Aveiro um importante porto português desde a Idade Média. Os descobrimentos só fizeram florescer o comércio e enriquecer a cidade. Porém, em 1570, uma grande tempestade bloqueou a saída do Rio Vouga para o mar, o que impediu que esse tipo de atividade continuasse a ser desempenhada ali.

Isso gerou uma crise enorme para a população local, até que, em 1808, foi criado o Canal da Barra, permitindo novamente a passagem para o mar. A cidade prosperou novamente, o que pode ser percebido pelas construções com arquitetura art nouveau que ficam em frente aos canais.

Rua Aveiro Portugal

Além de perambular pela adoráveis ruas e canais de Aveiro, outro passeio interessante é o Museu de Aveiro, que foi construído no mesmo lugar onde ficava o Convento de Jesus. Ali é possível ver resquícios bem conservados da antiga capela e claustros do convento.

Além disso, o lugar tem grande importância porque D. Joana, a princesa, entrou nessa ordem em 1472, morreu ali e foi beatificada em 1693. O rico túmulo da Princesa Santa Joana fica no museu, assim como várias obras de arte sacra. 

Museu de Aveiro Portugal

As praias de Aveiro

Aveiro Portugal Praia

Do centro histórico para a praia são cerca de 10 quilômetros de distância, um trajeto possível de ser feito de ônibus ou bicicleta. Os veículos partem a cada 30 minutos do centro, na Rua Clube dos Galitos, em frente ao número 20.

Há duas praias em Aveiro: a Praia da Barra e a Costa Nova. A primeira é onde fica o farol mais alto de Portugal, o Farol da Barra. A estrutura da praia é boa, com alguns restaurantes no final da faixa de areia, além de banheiro e chuveiro gratuitos. A Costa Nova fica na outra ponta e tem tradicionais casinhas de madeira pintadas de branco e cafés charmosos.

o que fazer em aveiro costa nova

Para quem quer praticar esportes radicais, Aveiro também é uma opção interessante, já que ali há ondas boas para aprendizes (claro, contrate aulas numa escola de surf) e veteranos.

Onde ficar em Aveiro

Aveiro é uma cidade que cabe muito bem num bate-volta, mas se você se apaixonar e quiser se hospedar por lá mais tempo, tenho algumas boas dicas de onde ficar em Aveiro.

Em primeiro lugar, em relação a localização: Se você for em dias de verão, então vale a pena ficar mais próximo da praia, na Costa Nova. Por ali, há opções interessantes como o Costa Nova Hotel, que fica numa casinha típica, ou o Varandas da Ria, também bem avaliado. Veja aqui todas as opções de hospedagem na Costa Nova, em Aveiro.

Agora, se você for nos meses mais frios, prefira o centro histórico. Nesse caso, as opções de hospedagem também são mais econômicas. Há dois hotéis locais com excelente custo benefício, considerados fabulosos, como a Casa Amarela e o Ponto de Abrigo. Entre os hostels da cidade, o Aveiro Rossio Hostel é uma boa opção, com nota 9.2. Por fim, para quem quer uma opção mais luxuosa, tem a opção do 4 estrelas Hotel Moliceiro.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

47 comentários sobre o texto “O que fazer em Aveiro, Portugal: roteiro de um dia

  1. Adorei suas dicas. Estou montando roteiro de Porto a Lisboa e quero ficar uns dois a três dias no meio do percurso para visitar Aveiro Águeda Coímbra Fátima e depois chegar em Lisboa e lá ficar por uns quatro dias. Vc pode me ajudar em qual cidade montar base. Grata

    1. Oi Ana Lucia,

      Como Coimbra é maior e tem mais coisas para fazer, acredito que é uma base melhor.
      Mas você também pode dividir e ficar uma noite em Aveiro e de lá visitar Agueda e depois ficar duas noites em Coimbra, para visitar a cidade e depois seguir para Fátima

  2. Bom noite tudo bem ? Estou indo para Portugal 8 de agosto …4 dias Lisboa , 1 Aveiro , 3 Porto e 7 dias em Algarve. Alguma atração imperdível q vc super indica ?

  3. Boa tarde Luiza
    Visitarei Portugal em outubro/2018 e estou traçando o seguinte roteiro:
    14/10 – chegada em Lisboa (final da tarde)
    15/10 – Passeios em Lisboa (LisboaCard)
    16/10 – Bate e volta Cascais (usando LisboaCard)
    17/10 – Bate e volta Évora indo de trem
    18/10 – Sintra de carro e seguir para Óbidos, local onde dormiremos
    19/10 – Visitar Óbidos e seguir para Porto. Aqui pergunto: é interessante seguir passando por Aveiro para almoçar e visitar rapidamente ou melhor pela rota de Fátima?
    20/41 – Porto com bate e volta Guimarães
    21/10 – Porto
    22/10 – Porto
    23/10 – Retorno para Lisboa com võo às 17h para o Brasil.
    O LisboaCArd é uma boa opção?
    Explorando bastante sua página na internet, adorando.

    1. Oi Pedro,

      O Lisboa Card é uma boa opção se você fizer as contas e ver que as atrações que quer visitar saem mais baratas comprando o cartão do que a compra isoladas delas somadas.

      No mais, seu roteiro em Lisboa está muito corrido. Só tem um dia para visitar a cidade.

      Sobre a pergunta de Aveiro, eu gosto bastante da cidade, não sou religiosa e não acho muita graça em Fátima. Vai de cada um

  4. Ola Luiza, estou indo pra Portugal no dia 27 de Julho, fico ate dia 18 de agosto.
    Pensei em fazer lisboa ( 1 semana e depois descer pra porto, posteriormente ir pra castelo de viana)

    Consegue me dar alguma dica, daquelas bem legais, que acha pertinente e obrigatória a visita?

  5. Parabens pelo Blog. Muito bom e tem sido fundamental para organizar minha viagem para Portugal agora em março. Estarei do dia 01 a 16/03.
    Fiz o seguinte roteiro, gostaria de sua opnião:

    02 a 04 – Lisboa – Setubal(esporão) -Pernoite em Evora
    04 a 05 – Evora – Fatima – Batalha – Alcobaça – Pernoite em Coimbra
    05 a 07 – Coimbra- Porto
    07 a 08 – Porto – PonteVedra (visita familiar)- pernoite em Vigo
    08 a 10 – Vigo – Peso da Regua
    10 a 11 – Peso da Regua – Aveiro – pernoite em Obidos
    11 a 16 – Óbidos -Sintra – Cascais – Estoril – Lisboa

    1. OI Marcos,

      Achei um pouco difícil de entender seu roteiro pq você colocou dia tal a tal, mas não fica claro o que fará em cada dia.

      Olhando assim, parece pouco tempo em Lisboa, Evora e Porto.

  6. Olá Luiza, sera que em um dia consigo fazer o seguinte roteiro: saida de Lisboa, Nazaré, Batalha, Fatima e dormir em Coimbra (ou sugestão de outra cidade) no outro dia seguiremos para Porto.

  7. voce e uma pessoa muito especial, fabulosa.eu fiz uma viagem a Portugale amei.fiquei encantada com AVEIRIO.eu fiz um pacote para conhecer as 7 Maravilhas de Portugal.Mas hoje com suas dicas fiquei maravilhada,Portugal e tudo de bom SE DEUS o permiti voltarei de novo ,Esse era o meu desejo desde de mocinha mas vim conhercer . Na terceira idade mas valeu muito .nunca pensei que iria chegar aos 70 e consegui o meu objetivo.

    PARABÉNS PARA VC . BRAVO.

  8. Ei Luiza, tudo bem? Muito top seu blog. Você pode me ajudar a decidir um roteiro?

    Vou a Portugal em Outubro, mais precisamente de 04 a 14 com o objetivo de conhecer a

    Escola da Ponte que fica em Santo Tirso. Estou em dúvida se fico hospedada em Braga ou

    em Aveiro. Gosto muito de andar de bike e seu comentário sobre ter bicicleta em Aveiro
    e que dá pra conhecer a cidade toda de bike, já me deixou bem animada.

    Já fiquei hospedada em Porto, porém é bem mais caro e como desta vez vou a trabalho e aproveitar pra dar ums giros, quero um lugar mais acessível. Desde já agradeço. Beijos,

  9. Oi Luiza, parabéns pelo blog e também pela sua disponibilidade em ajudar.
    Sou aposentada e planejo viver em Portugal. Gostaria de saber se é difícil conseguir o visto e que cidade você me indicaria.
    Gostaria de viver numa cidade tranquila, não muito distante de Lisboa e que não seja muito fria.
    Obrigada pela atenção

  10. OLA, PARABENS PARA O SEU BLOG, MUITISSIMO INSPIRADOR! luiza vale muito a pena conhecer santiago a partir de porto, vale a viagem?? grata neyde

    1. Se se refere a Santiago de Compostela (provincia da Galiza, Espanha) vale. Mas se você vai para o Porto tem que conhecer a região Norte de Portugal primeiro!

  11. Bom dia Luiza estou pensando em morar em Portugal ( aposentada) mas tenho um filho ainda na metade da faculdade, cursando engenharia agrícola e ambiental, gostei de Aveiro, não suporto muito o frio, seria uma boa opção Aveiro?

  12. Olá!! Você poderia me ajudar?? Estou planejando uma viagem a Portugal de 13 dias ( do final de setembro a início de outubro). Vou com duas idosas, uma criança de 4 anos e talvez um adulto. Inicialmente pensamos em chegar por Porto e alugar um carro , pegando no aeroporto de Porto, percorrendo alguns lugares como Aveiro, Coimbra, Fátima ( o único lugar “obrigatório” pela maioria rs , em Lisboa ( devolvendo o carro no aeroporto) e voltaríamos ao Brasil. Estou tentando montar o roteiro mas estou suuuuper perdida! Não sei se vale a pena contratar uma agência, alugar carro… enfim… qq ajuda será bem vinda. Agradeço desde já.

    1. Oi Isabele,

      Devolver o carro numa cidade diferente do aluguel envolve uma taxa em torno de 100 euros.

      Porém, como vocês são um grupo grande, pode ser que valha a pena pq as passagens para 4 adultos sairiam mais caras. Além disso, viajando com idosas o carro é mais confortável.

  13. Olá Luiza, estou programando uma viagem a portugal de 31 de julho a 10 de agosto e não consigo escolher o que deixar no roteiro kkk adorei suas dicas de Aveiro, ja estava pensando em incluí-lo no mesmo dia que for visitar Coimbra.
    por enquanto meu roteiro esta mais ou menos assim?
    1º dia: City tour em Lisboa (esse dia também é meu aniversario, então estou procurando um lugar legal para jantar com minha mãe e irmã),
    2º dia: visitar Sintra,
    3º dia: fazer um tour a região de Óbidos, Nazaré, Batalha, Alcobaça e Fátima,
    4º dia: visitar Cascais, (gostaria de aproveitar a praia, por isso não incluí junto a Sintra por ser um lugar com muitos passeios)
    5º dia: Ir para Porto
    6º dia: Fazer um passeio para Coimbra e Aveiro
    7º dia: Visitar Santiago de Compostela
    8º dia: Voltar a Lisboa
    Nesses três dias que sobram eu estava pensando em incluir a Região do Algarve, cidade de Lagos.. mas não sei qual seria a melhor forma de fazer.
    Você teria alguma dica para me dar? Qualquer sugestão será bem vinda.
    Parabéns pelo blog, já me ajudou muito!
    Tudo de bom, beijos!

    1. Olá Indara,

      Acho que um dia só em Lisboa é muito pouco. O mesmo para o Porto. Se você aceitar meu conselho, faria 3 dias em Lisboa e 2 dias no Porto. E deixaria o Algarve para outra oportunidade.

      Agora, se você quiser muito, mas muito mesmo, ir a praia, inclua o Algarve no início da viagem, antes de começar a subir para o Porto. Além disso, faça Coimbra e Aveiro antes do Porto, se não você vai ficar num vai e vem meio sem sentido, visto que Santiago e Porto estão mais ao norte.

      Sobre o restaurante em Lisboa, tenho uma dica. Tem um lugar bem pequeno, mas gostoso, chamado “A Venda Lusitana”. Serve várias porções, em sequência, de pratos típicos portugueses.

  14. Olá, Luiza.
    Estaremos em Portugal em junho e julho de 2017. Conheci um pouco de Aveiro em outra viagem, mas o seu blog acrescentou muitas coisas que eu não conheci.
    Dessa vez acrescentarei no meu roteiro.
    Outra cidade que gostei muito foi a Figueira da Foz.
    Abraços.
    Fernando.

  15. Estamos pensando em ir de carro de Lisboa a Porto. Saindo no dia 13 e chegando a Porto no dia 15/03/17. As cidades que pesquisei e achei interessantes para conhecer no caminho, seria Óbidos, Alcobaça, Batalha, Fátima, Leiria, Tomar, Coimbra e agora vendo seu posto sobre Aveiros fiquei encantada. Saindo de Lisboa por volta das 9hs da manhã. O que você sugere sobre a distribuição desse percurso, em que cidades poderíamos dormir para aproveitar da melhor maneira possível o tempo? Como vamos conhecer, aceito sugestões de você que já conhece rsrsrsrs
    Obrigada

    1. Oi Maria,

      Eu me organizaria assim:

      Lisboa -> Óbidos -> Alcobaça -> Batalha -> Leiria (pernoite, provavelmente conhecer a cidade no dia seguinte)

      Leiria -> Fátima -> Tomar -> Coimbra (pernoite)

      Coimbra – ficar algumas horas na cidade, depois do almoço seguir para Aveiro -> POrto

      1. Obrigada Luiza. Estou vendo todas as suas dicas e estou adorando.
        No primeiro dia dá para conhecer os pontos principais dessas cidades? Estamos pensando em pegar o carro as 08:00 em Lisboa. Você recomenda pegar mais cedo?

      2. Olá Luiza. Show suas dicas. 👍
        Estamos anciosos, estaremos em lisboa em fevereiro. Queremos fazer um passeio de carro até Porto, passando uma noite em Porto. O que vc sugere ? Queremos ir parando para conhecer as cidades. O que vc com sua experiência sugere para pararmos na ida e na volta? Desde já muitíssimo obrigada

    1. Obrigada Cândida. Eu dispensei os ovos moles, não consigo gostar desses doces com ovos, todos os que provo não consigo passar da segunda mordida =(

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.