Tags:
Atlas: Bilbao, Espanha

O que fazer em Bilbao: Roteiro de dois dias

Bilbao é a perfeita combinação do antigo com o moderno. Entre suas duas atrações mais importantes estão o velho casco da cidade, que data do período medieval, e um gigantesco museu prateado que aponta para o futuro, o Guggenheim. E essa mistura traduz bem o espírito de Bilbao, uma capital industrial que se orgulha em preservar as tradições de seu povo ao mesmo tempo em que sustenta uma efervescência política e cultural típica dos centros urbanos. É um grande destino de viagem para pessoas interessadas em gastronomia e arquitetura, e também um ótimo lugar para começar a entrar em contato com a história e a cultura basca e fazer como base para explorar as belas paisagens da província de Biscaia, da qual é a capital.

Bilbao conta com um pequeno aeroporto que a liga às principais cidades da Espanha e de outros países da Europa. Recebe voos das low costs Vueling e EasyJet e de empresas como Ibéria, TAP, Air Europa, Lufthansa e Turkish, entre outras. Um ônibus circular faz a conexão com o centro da cidade.

Dicas de roteiro e o que fazer em Bilbao

Dia 1

A maior e mais conhecida atração de Bilbao é o Museu Guggenheim, seja por dentro ou por fora. O complexo construído em 1997, por Frank Gerhy, é considerado um dos trabalhos mais importantes da arquitetura contemporânea e tem aqueles ares futuristas que parecem ter saído de um filme de ficção científica. Hoje é considerado símbolo e maior cartão-postal da cidade, que leva jeito em misturar doses perfeitas de passado e de futuro. A superfície prateada do exterior do museu muda de cor ao longo do dia ao refletir a luz do sol. Também é ali, no pátio externo do Museu Guggenheim, que fica o famoso cachorro de Bilbao. A enorme escultura do artista Jeff Koosn é o mascote e guardião de Bilbao. Na primavera, quando fica coberto de flores coloridas, é quando gera as melhores fotos.

O que fazer em Bilbao: Museu guggenheim

O que fazer em Bilbao: Cachorro mascote da cidade

Depois de dar uma volta pela parte externa do edifício, que está às margens da Ría de Bilbao, aproveite para entrar no museu (13 euros), que possui uma impressionante coleção de obras de arte moderna e contemporânea, assim como mostras, instalações e intervenções de artistas de todo o mundo.

Visita terminada, caminhe pela orla em direção ao Casco Viejo (Centro Histórico) para provar a maravilhosa cozinha basca no Mercado de la Ribera. É um autêntico mercado local que vende os principais ingredientes utilizados na gastronomia regional. Tudo fresquinho e direto de produtores locais. No piso superior, há alguns bares de pintxos (as tapas bascas) e um restaurante que serve menus de almoço por 20 euros.

O que fazer em Bilbao: Catedral de Bilbao

Com a barriga cheia, é hora de explorar as ruas do Casco Viejo com mais cuidado. A região é formada ao redor de sete ruas estreitas e, em sua maioria, exclusivas para pedestres, que faziam parte da cidade medieval. É ali que estão o Museu Basco, a Catedral de Santiago, a Plaza Nueva e a Biblioteca Municipal de Bidebarrieta. Essa também é um ótima região para sentir a energizante atmosfera local e também experimentar mais da culinária basca (já falei que amo?) nos tradicionais bares da região. Se você ficar passeando por ali até o fim da tarde, pode aproveitar para tomar uma cerveja acompanhada de um ou dois pintxos.

Leia também: Herriko Tabernas: os bares do povo no País Basco

Pintxos: A tradição das tapas do País Basco

Dia 2

Comece o dia subindo a funicular de Artxanda para alcançar o mirante de mesmo nome e se deliciar com vistas espetaculares da cidade. Também é possível chegar ao topo de carro ou a pé, mas a curta viagem na funicular, inaugurada em 1915, agrega charme ao passeio. A estação inferior da funicular ficar próxima à Ponte de Zubizuri e dali até o mirante são apenas três minutos. Lá de cima você vai ver um panorama de Bilbao e de sua região metropolitana. Há também um parque muito tranquilo para relaxar por alguns minutos ou fazer um piquenique.

O que fazer em Bilbao: Mirador Artxanda

De volta à estação inferior da funicular, prepare-se para uma longa viagem pelo moderno metrô de Bilbao. Entre na estação Zazpikaleak/Casco Viejo da Linha Vermelha e desça na estação Portugalete. De lá, caminhe por cerca de 10 minutos em direção ao rio para encontrar a Ponte Bizcaya, outro importante símbolo arquitetônico da cidade. Foi inaugurada em 1893 para conectar as cidades litorâneas de Getxo e Portugalete, ambas parte da região metropolitana de Bilbao. Hoje é considerada um Patrimônio da Humanidade da UNESCO e recebe turistas e praticantes de esportes de aventura, como o bungee jumping. A travessia da ponte, que dura cerca de 15 minutos a pé, te leva até o município de Santurce, onde você pode aproveitar para provar as deliciosas sardinhas frescas que fazem a fama da região. Para atravessar a ponte, é cobrado um pedágio para pessoas, carros ou bicicletas, mas você também pode optar pela travessia com audioguide (tabela com tarifas e horários atualizados aqui).

Leia também: Onde ficar em Bilbao

Bate-voltas e passeios alternativos em Bilbao

A natureza foi bastante generosa com os bascos e a região ao redor de Bilbao é repleta de paisagens montanhosas e litorâneas lindas. Se você tem mais tempo na cidade e pode alugar um carro, esses são alguns dos passeios que valem a pena fazer:

A ilha de San Juan de Gaztelugatxe

O que fazer em Bilbao: san juan de gaztelugatxe

A pequena ilha na vila basca de Bermeo está unida ao continente por uma ponte. Do outro lado, solitário no meio do oceano, um belo monastério do século 10, acessível apenas por uma estreita escadaria de pedra com 237 degraus. Ambas construções, prédio e ponte, foram cenário da série de TV Game of Thrones, representando, nada menos, que a fortaleza Pedra do Dragão.

No mundo real, Gaztelugatxe também está repleta de mitos. De acordo com a lenda, aqueles que chegarem ao monastério e tocarem o sino na entrada do complexo três vezes terão um pedido realizado. Apenas 35 km separam Bilbao de San Juan de Gaztelugatxe, mas não há linhas de transporte público que façam o trajeto.

Praia de Barinatxe (Sopela)

O que fazer em Bilbao: Praia Sopela

Também conhecida como “La Selvaje”, esta bela praia fica entre as cidades de Sopela e Getxo. Conta com um mar bastante bravo, muito apreciado pelos surfistas, areia fina e natureza intocada. Ainda que as águas não sejam as mais indicadas para os banhistas, a visita a Barinatxe vale a pena pela paisagem.

É possível subir por uma escarpa na parte de trás da praia que proporciona boas vistas da região. A praia está a 20 km de Bilbao. Um carro facilita a viagem, mas Barinatxe também está acessível pela estação de metrô Larrabasterra e uma curta caminhada pela Avenida Arriatera. Bem ao lado de Barinatxe fica outra praia, chamada Arriatera, que também compensa o passeio. Durante o verão, um serviço de ônibus faz o trajeto entre o metrô e as duas praias.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “O que fazer em Bilbao: Roteiro de dois dias

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.