Conhecida pelas ondas gigantes que podem alcançar mais de 30 metros de altura, a pequena Nazaré, em Portugal, atrai os surfistas mais radicais do mundo. Mas a cidade também tem muito a oferecer aos viajantes mais pacatos, que só querem pegar uma praia, provar a gastronomia rica e entrar em contato com os costumes antigos e autênticos da região. Veja o que fazer em Nazaré, além de dicas de onde comer e onde ficar na cidade.
As ondas gigantes de Nazaré
As ondas gigantes de Nazaré, Portugal, são um espetáculo natural imperdível para quem visita a região. A pequena vila de pescadores ganhou fama mundial por ser palco de algumas das maiores ondas do planeta, atraindo surfistas e amantes do esporte de todos os cantos do mundo.
A peculiar formação submarina conhecida como Canhão de Nazaré, uma ravina submarina com cerca de 230 km de comprimento, é a responsável por criar estas ondas monumentais, que podem atingir até 30 metros de altura.
A melhor época para presenciar este fenômeno impressionante é entre outubro e março, quando as condições do mar favorecem a formação das gigantes.
O que fazer em Nazaré, Portugal
Essas são as principais atrações para ver em Nazaré, Portugal.
Leia também:
• Quanto custa viajar para Portugal
• 7 ideias de bate-volta a partir de Lisboa
Sítio da Nazaré
A praça principal da cidade é cheia de vida. Ali, turistas se misturam aos habitantes locais que vendem guloseimas tradicionais e souvenires, sempre trajando as roupas típicas da região, como as sete saias das mulheres. Vale a pena entrar na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, que fica bem na praça.
Atravessando a rua está o Miradouro do Suberco, de onde se pode admirar todo o penhasco que se lança abaixo da cidade e termina no mar. Ao lado, fica a pequena capela de Nossa Senhora de Nazaré, também conhecida como Erminda da Memória.
A igrejinha foi construída em 1182, acima de uma gruta onde, durante o domínio muçulmano na região, ficava a imagem de uma Nossa Senhora negra. Segundo a famosa Lenda de Nazaré, um senhor da região saiu para caçar e avistou um veado. Ao seguir o animal, foi envolto por um denso nevoeiro e não se deu conta de que corriam em direção ao penhasco. Quando percebeu que ia cair, o senhor rogou a Nossa Senhora que ficava na gruta e o cavalo imediatamente estacou, salvando-o da morte. O veado, por outro lado, não teve a mesma sorte e se estatelou na queda de mais de cem metros.

Em agradecimento ao milagre, o senhor mandou construir a capela. Há quem diga também que as patas do cavalo estão até hoje marcadas na pedra, mas eu sinceramente não vi nada.
Forte de São Miguel Arcanjo
Também conhecido como Forte do Morro de Nazaré, o local funciona hoje como um pequeno museu que explica a formação das ondas gigantes na região, além de ter uma vista incrível a partir dali. No passado, servia como o principal ponto de defesa da cidade.
Para quem deseja aproveitar a visita a Nazaré e testemunhar as ondas gigantes de perto, o Forte de São Miguel Arcanjo é o local perfeito.
Com uma localização privilegiada no alto da falésia, o forte oferece uma vista panorâmica das ondas e das praias da região. Além disso, abriga o Centro Interpretativo do Canhão de Nazaré, onde os visitantes podem aprender mais sobre a geologia e a história local.
Praia do Norte
Calma, você provavelmente não vai se deparar com um mar bravo com ondas de não sei quantos metros de altura. Fora da temporada de ondas gigantes, que costuma ser no inverno, o mar de Nazaré é bem mais tranquilo. Dá para pegar um sol na praia, caminhar pelo calçadão e pelas casinhas coloridas da orla e até observar o processo de secagem dos peixes, outra atividade tradicional da região.
Carnaval de Nazaré
Uma das festas mais tradicionais da cidade é nada mais, nada menos, que o carnaval. A estimativa é que o evento atraia cerca de 100 mil pessoas todos os anos, que se reúnem para ver os desfiles ou nas festas que rolam dentro dos bares da cidade, como o Mar-Alto. A programação para os próximos anos você pode conferir na página oficial.
Onde Comer: Dicas de restaurantes em Nazaré
Veja agora as recomendações de restaurantes em Nazaré testadas por nós durante nossa estadia na cidade!
Restaurante Pangeia

Restaurante que propõe mesclar a gastronomia local, rica em peixes e frutos do mar, com outras cozinhas do mundo. Daí o nome Pangeia. Tem um jardim e um terraço com uma super vista da cidade. Dica: o polvo é delicioso.
Como chegar a Nazaré
Nazaré está a 126 km de Lisboa. Os ônibus da Rede Expressos desde a capital saem várias vezes por dia. A viagem dura 1h50 e custa 10,90 euros. De carro, pegue a rodovia A8. O trajeto deve demorar duas horas e há um pedágio de 6,75 euros no caminho. Por estarem próximas umas das outras, muita gente opta por incluir Nazaré em uma viagem a Alcobaça e Fátima.
Você também pode contratar um tour privado para conhecer não só Nazaré, como toda a região do centro. Nós fizemos a viagem a convite do pessoal da Alma Nazaré Tours e recomendamos muito.
Onde ficar em Nazaré
Vale a pena ficar hospedado em Nazaré para usar a cidade como base para conhecer as belezas da região. Uma dica na hora de escolher o seu hotel por ali é focar na região a beira do mar ou próxima ao Miradouro do Suberco. Você pode conferir aqui uma lista com todas as opções de hospedagem na cidade.
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, oferecemos descontos especiais para leitores do 360meridianos. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.
Olá!!!
Leio muito suas dicas e acho otimas!!!
Aproveitei munto do escreve, delis de quase 3 meses de Europa vou voltar ao Brasil na próxima semana, mas ainda queria ir à Nazaré pois estou perto.
Vc acha que dará para aproveitar mesmo nesse período???
Olá Gina, acho que dá sim! Eu fui em abril, também não fazia muito calor, e achei o máximo!
Abraços!
Adoramos os relatos das vossas viagens, são inspiradores e o que mais nos impulsionou a fazer um blog para relatar as nossas aventuras .
Obrigado por toda esta fonte de inspiração , devoramos os vossos post’s .
Um muito obrigado
Destino incerto
Olá!
Obrigada pelo comentário e fico feliz de saber que vocês gostam do blog. Desejo sucesso com o seu novo projeto.
Abraços!
Natália,
Adorei o site.
Viajarei para Portugal entre 28/03/2017 e 06/04/2017.
Nesse período é muito frio? Dá para ir a praia?
Carolina, acredito que ainda vai estar bastante frio para praia.
Abraços!