O que fazer em San Sebastián, na Espanha: roteiro de dois dias

No País Basco, San Sebastián é conhecida como Donóstia. Sua fama, no entanto, excede as fronteiras invisíveis da região. É considerada por muitos uma das cidades mais bonitas da Espanha e um polo gastronômico de primeira – vide a constelação de Michelins distribuída entre os restaurantes locais e seus tradicionais bares de pintxos, as famosas tapas bascas.

A vida cultural e a boêmia também colocam San Sebastián no mapa turístico europeu. Além da animada vida noturna local, que transforma a Parte Vieja em uma grande festa, todos os anos, em setembro, a cidade hospeda seu Festival Internacional de Cinema, um dos mais importantes do mundo. O evento já recebeu as premieres de filmes como Um Corpo que Cai (1959), Melinda e Melinda (2004) e Star Wars (1977). Outro evento cultural que para as ruas da cidade é a Tamborada, uma celebração que lembra a invasão das tropas napoleônicas.

O que fazer em San Sebastián: Dicas de viagem e roteiros

Dia 1

Comece sua caminhada pelo centro histórico, ou Parte Vieja, de San Sebastián. A região é formada por ruas estreitas, muitas delas exclusivas para pedestres. Ali ficam lojas de artesanato e presentes e os tradicionais bares de pintxos da cidade. No trajeto, não deixe de passar pela Praça da Constituição, local onde ocorrem os principais eventos públicos de San Sebastián, e de dar um pulo para ver a Igreja de São Vicente, o Museu San Telmo – que conta um pouco da história e da evolução da sociedade basca – e a Basílica de Santa Maria del Coro.

Quando você se cansar de se perder pelo labirinto de ruelas, siga para a entrada do Monte Urgull. A parte velha de San Sebastián cresceu aos pés desse monte. Lá em cima fica o Castillo de la Mota, uma fortaleza que defendeu a cidade a partir do século 12. Hoje, o local já perdeu o uso militar e brinda visitantes e moradores com excelentes vistas da cidade e das três principais praias: la Concha, Ondarreta e Zurriola.

O que fazer em San Sebastian: Monte Urgull

Outra vez morro abaixo, aproveite a proximidade com o porto para comer em um dos restaurantes dali. Do porto também saem passeios de barco pela região. Ou, se preferir, vá para a Playa de La Concha para relaxar depois do almoço. Ali perto fica o Ayuntamento de San Sebastián –  um bonito edifício originalmente construído para servir como cassino – e o luxuoso Hotel María Cristina, uma das construções mais icônicas da cidade. É nele que se hospedam os artistas que todos os anos participam do Festival de Cinema de San Sebastián, que tem como sede o Teatro Victoria Eugenia, construído como uma continuação do hotel. A Catedral del Buen Pastor completa o time de obras arquitetônicas importantes no centro de Donóstia.

O que fazer em San Sebastian: arquitetura

O que fazer em San Sebastian: catedral

No fim da tarde, volte para a Parte Vieja e comece uma ronda pelos tradicionais bares de pintxos. O costume basco é tomar uma cerveja e comer um pintxo em cada bar, antes de seguir para o próximo. Os pintxos de San Sebastián são famosos em toda a Espanha por mesclarem a tradição local com tendências modernas da gastronomia. Antes de voltar para o hotel, não deixe de passar pela praia para ver o Kursaal iluminado durante a noite.

Leia também: Roteiro pelos melhores bares de pintxos em San Sebastián

Dia 2

Nada como começar o dia com uma caminhada à beira-mar. Siga pelo Paseo Marítimo da Playa de la Concha em direção a Ondarreta. No final da baía, você dará de cara com o Peine de Vento, nome dado às esculturas de ferro incrustadas na rocha pelo artista Eduardo Chillida.

O que fazer em San Sebastian: Peine del Viento

A obra está no sopé do Monte Igueldo, nossa próxima parada. Pegue o charmoso funicular de madeira para subir ao topo. Lá em cima há um bonito farol, um hotel e um parque de diversões antigo, mas o que mais chama a atenção são as vistas impressionantes da cidade. Tire muitas fotos e tome a funicular de volta. Você pode caminhar novamente até o centro ou pegar um dos ônibus que passam pelo marítimo para regressar. Se você preferir caminhar, não deixe de entrar no Parque Miramar e conhecer o Palácio que fica dentro do parque.

Pela tarde, aproveite para relaxar um pouco no spa La Perla, que fica de frente para o mar, ou de apenas estender uma toalha da areia da La Concha. Quando bater a fome, dê uma passada no Mercado de La Bretxa, um tradicional ponto de venda de alimentos e artesanatos, para beliscar delícias locais. No subsolo você encontra diversas bancas de peixes que vêm diretamente dos pescadores de Donóstia e que fazem da culinária basca uma das mais apreciadas da Espanha.

Como planejar sua viagem para San Sebastián

San Sebastián está conectada a outras cidades da Espanha e da França por trem ou ônibus. Saindo de Bilbao, o trajeto de ônibus custa apenas 6.50 euros e dura cerca de 1h30. Nesse caso, não compensa viajar de trem, já que o trecho costuma sair mais caro, 20 euros, e demora quatro horas.

O aeroporto da cidade funciona, na verdade, em Hondarribia, um município vizinho, mas só recebe voos domésticos, em especial de Madrid. No entanto, há serviços de ônibus que conectam aos aeroportos internacionais de Bilbao (117km) e Biarritz, na parte francesa do País Basco, (32km), ambos saindo da rodoviária de San Sebastián e custando cerva de sete euros.

San Sebastián possui excelentes opções de hospedagem, em especial no centro histórico e nas proximidades da Playa de La Concha, os melhores lugares para procurar seu hotel. Eu fiquei no Downtown River Hostel, localizado perto da Catedral del Buen Pastor e do Mercado de la Bretxa, ao lado da rodoviária. O local tem excelente custo/benefício: apenas 14 euros a noite, e conta com cozinha equipada, banheiros limpos e recepção 24 horas.

Se você ainda não tem certeza de onde se hospedar, leia nosso post Onde ficar em San Sebastián ou procure hotéis na cidade no Booking.com.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.