fbpx
Tags:

Como se locomover e viajar mais barato pela Europa

Uma pergunta muito recorrente que recebemos é “como ir do país A ao país B” na Europa? Ou ainda: “Quero ir para as cidades C, D, F e E, qual a melhor ordem?”. Infelizmente, para essas perguntas não há uma resposta pronta, mas temos sim uma dica muito boa e prática para quem quer viajar mais barato para Europa, fazer os melhores deslocamentos e ainda pesquisar e comprar passagens para diferentes países europeus, no mesmo lugar.

Estou falando do site Omio, antiga GoEuro. Você talvez caiu aqui querendo saber se o site é seguro e confiável. Nesse post explico isso e dou dicas para utilizar essa ferramenta fundamental no planejamento de quem viajar pela Europa.

Leia também:
10 roteiros de viagem pela Europa
– Roteiros de viagem para Itália: de 7 a 30 dias
– Roteiros para conhecer Portugal: 15, 20 e 30 dias
– Viagem pelo Leste Europeu: 4 roteiros prontos para usar

Existe ordem certa para se locomover na Europa?

A minha resposta sempre é: a ordem mais barata. Na maioria das vezes, essa também é a ordem que faz mais sentido geograficamente, mas nem sempre.

Por exemplo, supondo que a pessoa vá fazer Paris, Roma, Madrid, Londres e Lisboa numa mesma viagem, e que vá chegar e sair por Lisboa, como pensar essa ordem de cidades?

A ordem geográfica seria: Lisboa => Madrid => Roma => Paris => Londres.

Mas é só fazendo uma busca entre esses trajetos que você vai ter certeza disso. Às vezes, vai sair muito mais barato fazer Lisboa => Madrid => Londres => Paris => Roma => Lisboa

goeuro onibus europa

Viagem de ônibus na Europa. Foto: Shutterstock

Como pesquisar qual meio de transporte mais barato na Europa?

Para descobrir qual a rota ideal, baseada na teoria acima, é preciso escolher qual o melhor meio de transporte.

Volta e meia tem quem me pergunte como ir de Portugal a Itália por meios terrestres – ou seja, trem ou ônibus – sendo que as horas gastas nessa viagem e o custo dos transportes são inviáveis. Enquanto isso, um voo low cost entre os países será feito em duas horas e na maioria das vezes por menos de 50 euros, ida e volta.

Talvez porque no Brasil estamos tão acostumados com voos caríssimos, nos esquecemos que na Europa o avião pode ser o transporte com melhor custo/benefício. Isso, claro, depende de uma série de fatores.

Eu já fiz textos sobre como viajar de trem pela Europa e como viajar de ônibus na Europa, mas segue um pequeno resumo sobre cada transporte:

  • Vale a pena ir de trem na Europa se: o trajeto durante o dia for de até cinco horas; se o trajeto noturno for muito mais barato do que as outras opções; se o trecho for regional ou se você estiver disposto a comprar com antecedência trechos não-regionais.
  • Vale a pena ir de ônibus se: você quiser economizar; se estiver viajando para os países do leste (onde trens são muito ruins); se você não gosta de comprar passagem com antecedência.
  • Vale a pena ir de avião se: as passagens estiverem muito baratas; se o aeroporto não for tão distante que o tempo gasto até ir lá + tempo de voo somem mais que o trecho terrestre; se o horário do voo não for tão cedo ou tão tarde que não tenha mais transporte público para se deslocar.

goeuro aviao europa

Foto: Shutterstock

Ainda, há a possibilidade de usar aplicativos de carona, que já explicamos como funcionam aqui. Enfim, com tantas alternativas, como fazer para pesquisar isso tudo?

Omio: um comparador entre trem, avião e ônibus

Eu conheci a Omio há alguns anos, quando a empresa ainda se chamada GoEuro, e desde então indico para todo mundo. Esse é um dos primeiros sites que eu consulto para saber qual é o trajeto que mais vale a pena numa viagem pela Europa

Como funciona a Omio

A Omio faz uma busca entre as opções de trem, ônibus, avião e carona e te fala os preços, tempo de viagem e qual o melhor custo/benefício. Olha um exemplo, baseado na comparação que eu estava fazendo ali em cima. Para aquela viagem imaginária, é melhor ir de Madri para Roma ou de Madri para Londres?

como se locomover na europaqual a melhor forma de transitar na europa

De Madrid a Roma, a melhor opção é o vôo por €39. De Madrid para Londres, o voo sai por €18

Surpreso com os resultados? Bem, o site da Omio mostra também o tempo de viagem até o aeroporto e te deixa ver as opções entre recomendado, mais barato, mais rápido, hora da partida e hora da chegada.

Clique aqui para buscar e comprar seus trajetos de viagem pela Omio

Para dar um exemplo de trajeto em que o trem ou ônibus faz mais sentido, tirei um print da pesquisa entre Viena e Praga e Viena e Bratislava:

como viajar de trem na EuropaComo viajar de onibus na Europa

De Viena para Praga faz mais sentido ir de trem. Mas de Viena para Bratislava o ônibus fica muito barato

A Omio ainda permite achar promoções. Já encontrei passagens de ônibus por 1 euros através do site deles.

A Omio é confiável? É seguro comprar pelo site?

Depois que você faz a pesquisa e escolhe um trajeto específico, é direcionado para o site oficial das cias aéreas e faz a compra diretamente com elas.

Já para os percursos de trem ou ônibus, o site atua como uma agência de viagem e você compra por meio da página de vendas da Omio, sem ter que entrar no site internacional do seu país de destino. Há uma taxa de serviço de dois euros. O bilhete chega pelo seu email ou wallet do celular.

Eu já fiz compra com eles algumas vezes e nunca tive problemas. A empresa tem sede em Berlim e opera em 15 países na Europa, conta com mais de 27 milhões de utilizadores por mês, do mundo inteiro. Nas buscas, eles mostram mais de 800 empresas que chegam em mais de mil destinos no continente europeu.

Vale dizer que a Omio funciona muito bem para os destinos mais visitados, mas ainda não é tão boa para países menos tradicionais, como a região dos Bálcãs, onde não costuma ser possível comprar as passagens com antecedência na internet.

*Nós fazemos parte do programa de afiliados da Omio, antiga GoEuro. Isso significa que se você clicar nos links indicados, ganhamos uma comissão, sem que você pague nada a mais por isso


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

26 comentários sobre o texto “Como se locomover e viajar mais barato pela Europa

  1. Olá! Gostaria de saber se dá pra comprar pelo Brasil e apenas apresentar o ticket recebido pelo e-mail no local de embarque. Preciso fazer alguma outra coisa ou é só chegar lá e apresentar?

  2. Vi seu artigo e fiquei abismado com os vôos a 39 Euros. O mais barato que vi estava por 100. Como pegar estas promoções? Tem alguma dica? Até o alerta do site não mostrou uma promoção que vi por 75 euros (que não durou 20 minutos).

  3. Olá. Primeiramente quero elogiar o seu site pelas valiosas dicas. Fiz a compra de passes de trem pelo site da Omio (Goeuro) e recebi os comprovantes das reservas no e-mail! Minha 1º Duvida é a seguinte: Eu preciso validar essas reservas com o QR Code nas estações de trem pela Europa? ou esses comprovantes já valem como o passe para conferencia de um agente de trem ?. Vou viajar no final do ano para a Europa. A maioria dos sites que visito comentam e indicam somente o RailEurope. Fiquei preocupado por ter comprado no Omio, já que encontrei mais opções de horários e tarifas, por isso minha 2º duvida: O Goeuro é confiável ?

    1. Oi Edson,

      Com o QR code você não costuma precisar validar, mas certamente na passagem que comprou ou no email que recebeu da Omio tem as informações sobre o que fazer com o bilhete. As regras podem variar em cada país.

      Eu não indico a RailEurope porque é muito mais caro comprar com eles, não acho que tenha cabimento comprar por lá!

      A Omio/GoEuro é confiável sim, pelo menos eu pessoalmente nunca tive problemas e nem nenhum dos nossos leitores (já indicamos eles há alguns anos!)

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.