Onde comer em Tiradentes, MG: dicas de restaurantes

Comer bem é uma das partes mais importantes de qualquer viagem por Minas Gerais. Em Tiradentes, a 190 km da capital mineira, não é diferente. São inúmeros restaurantes, bares e choperias – a cidade tem até um festival gastronômico bem respeitado, que ocorre no mês de agosto.

Vou falar neste texto sobre alguns lugares legais na cidade, mas esta não é uma lista definitiva – há muitas opções para beber e comer em Tiradentes. Por isso, além de conferir os meus favoritos ou aqueles que são sempre indicados, perambule pelas ruelas, suba ladeiras e ache um restaurante com cara de seu. Em média, espere gastar entre R$ 50 e 70 pela refeição, com bebida. Mas, claro, dá para gastar bem mais e bem menos. E ainda assim comer bem.

Veja também: Como planejar uma viagem para Tiradentes

Onde ficar em Tiradentes: dicas de pousadas

Onde ficar em Tiradentes, pousadas

Templário Restaurante e Choperia

Cruzei a ponte pelo Ribeirão Santo Antônio e dei de cara com o Templário Restaurante e Choperia, já pertinho do Largo das Forras, a Praça Central de Tiradentes. Confesso que o nome não me agradou e ignorei o bar num primeiro momento. Depois de dar uma volta pela cidade, resolvemos jantar por lá. Valeu a pena.

Além do ambiente legal, o Templário tem porções enormes – serviriam quatro pessoas com tranquilidade – e com preços bem camaradas. Essa foi uma das melhores opções para beber cervejas artesanais, pensando na relação custo/benefício, em especial de marcas produzidas por cervejarias da Grande Belo Horizonte. Eu não provei, mas dizem que o pastel de angu com queijo é fantástico. Costuma ter música ao vivo nos finais de semana.

Endereço: R. Silvio Vasconcelos, 115-137. Site oficial.

Conto de Réis Biritaria

Esse aí já me conquista pelo nome – tá bom, pelo “Biritaria”. Fica perto do Templário, na esquina do Largo das Forras. O melhor de lá é a música: jazz e blues todo final de semana. Peça petiscos e curta a noite. Para beber, o Conto de Réis oferece diversas cervejas e cachaças. Foi lá que provei a Libertas, uma cerveja artesanal do interior de Minas. Dica esperta: se não quiser petiscos, vale jantar em outro lugar e terminar a noite no Conto de Réis, curtindo a boa música e os drinks da casa.

Endereço: Largo das Forras, 62. Site oficial

Restaurante Nossa Terra

Fica no meio do Largo das Forras, num casarão colonial branco com umbrais azuis – a localização não poderia ser melhor. O cardápio tem grelhados e massas e a carta de vinhos é boa, embora não seja baratinha. Resolvemos almoçar lá por conta das cervejas – a Backer estava com um preço bom. Fique do lado de fora, que é mais agradável.

Endereço: Praça Largo das Forras 60E. Página oficial

onde comer em tiradentes

Gourmeco

Esse restaurante ítalo-brasileiro fica num casarão de esquina da Rua Direita, pertinho da Igreja de Santo Antônio. Risotos e massas são as especialidades da casa. Eu pedi o Risotto Três Queijos Mineiros, com queijo do Serro, de ovelha e o premiado Queijo da Lúcia, um produto artesanal que é de Tiradentes. O prato leva ainda leva pernil confitado no mel. Foi de longe a melhor refeição que fiz em Tiradentes. Os preços são um pouco acima dos encontrados em outros restaurantes desta lista, mas vale a pena.

Endereço: Rua Direita, 10B. Site oficial.

Atrás da Matriz

Descoberta da minha última passagem por Tiradentes, o Atrás da Matriz está exatamente onde o nome indica. Vá até a Matriz de Santo Antônio e depois siga pela rua da Santíssima Trindade – é uma caminhada de 10 minutos a partir do Largo das Forras. O restaurante é ótimo e tem de tudo um pouco, começando por pizzas. Mas o que faz a fama da casa são os pratos com bacalhau, que são ótimos. O ambiente, que inclui paredes decoradas com milhares de rolhas de vinho, ajuda.

Endereço: Rua Santíssima Trindade, 201. Site oficial.

Tempero da Ângela, em Bichinhos

Bichinho é o distrito de uma cidade vizinha chamada Prados e que fica a apenas oito quilômetros do centro histórico de Tiradentes. E é famoso pelo artesanato, então aproveite a passagem no povoado para comprar e depois comer no Tempero da Ângela, um restaurante simples, de fogão a lenha e especializado em comida caseira, feita há anos pela Ângela.

Outro ponto positivo parece ser o custo/benefício, já que os preços cobrados pela Ângela são ótimos. O restaurante funciona no esquema pague um preço fixo e coma quanto quiser, incluindo na conta a sobremesa. Se passar por Bichinho, já sabe onde comer.

Endereço: Rua Deputado Jose Bonifacio Filho 64, Bichinho


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Onde comer em Tiradentes, MG: dicas de restaurantes

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.