fbpx

Onde comer em Tiradentes, MG: dicas de restaurantes

Este texto é um guia de onde comer em Tiradentes (MG), com dicas de restaurantes. Até porque, como todo mundo sabe, comer bem é uma das partes mais importantes de qualquer viagem por Minas Gerais.

Em Tiradentes, espere gastar entre R$ 50 e 80 pela refeição, com bebida. Mas, claro, dá para gastar bem mais e bem menos – depende de você.

Em agosto, a cidade recebe o nacionalmente famoso Festival de Gastronomia de Tiradentes. Se viajar nessa época, lembre-se de reservar sua hospedagem com antecedência.

Onde ficar em Tiradentes, pousadas

Restaurantes em Tiradentes, MG

Templário Restaurante e Choperia

Cruzei a ponte pelo Ribeirão Santo Antônio e dei de cara com o Templário Restaurante e Choperia, já pertinho do Largo das Forras, a Praça Central de Tiradentes. Confesso que o nome não me agradou e ignorei o bar num primeiro momento. Depois de dar uma volta pela cidade, resolvemos jantar por lá. Valeu a pena.

Além do ambiente legal, o Templário tem porções enormes – serviriam quatro pessoas com tranquilidade – e com preços bem camaradas. Essa foi uma das melhores opções para beber cervejas artesanais, pensando na relação custo/benefício, em especial de marcas produzidas por cervejarias da Grande Belo Horizonte.

Eu não provei, mas dizem que o pastel de angu com queijo é fantástico. Costuma ter música ao vivo nos finais de semana.

Endereço: R. Silvio Vasconcelos, 115-137. Site oficial.

Conto de Réis Biritaria

Esse aí já me conquista pelo nome – tá bom, pelo “Biritaria”. Fica perto do Templário, na esquina do Largo das Forras. O melhor de lá é a música: jazz e blues todo final de semana. Peça petiscos e curta a noite.

Para beber, o Conto de Réis oferece diversas cervejas e cachaças. Foi lá que provei a Libertas, uma cerveja artesanal do interior de Minas. Dica esperta: se não quiser petiscos, vale jantar em outro lugar e terminar a noite no Conto de Réis, curtindo a boa música e os drinks da casa.

Endereço: Largo das Forras, 62. Site oficial

Restaurante Nossa Terra

Fica no meio do Largo das Forras, num casarão colonial branco com umbrais azuis – a localização não poderia ser melhor. O cardápio tem grelhados e massas e a carta de vinhos é boa, embora não seja baratinha. Resolvemos almoçar lá por conta das cervejas – a Backer estava com um preço bom. Fique do lado de fora, que é mais agradável.

Endereço: Praça Largo das Forras 60E. Página oficial

onde comer em tiradentes

Gourmeco

Esse restaurante ítalo-brasileiro fica num casarão de esquina da Rua Direita, pertinho da Igreja de Santo Antônio. Risotos e massas são as especialidades da casa. Eu pedi o Risotto Três Queijos Mineiros, com queijo do Serro, de ovelha e o premiado Queijo da Lúcia, um produto artesanal que é de Tiradentes.

O prato leva ainda leva pernil confitado no mel. Foi de longe a melhor refeição que fiz em Tiradentes. Os preços são um pouco acima dos encontrados em outros restaurantes desta lista, mas vale a pena.

Endereço: Rua Direita, 10B. Site oficial.

Atrás da Matriz

Descoberta da minha última passagem por Tiradentes, o Atrás da Matriz está exatamente onde o nome indica. Vá até a Matriz de Santo Antônio e depois siga pela rua da Santíssima Trindade – é uma caminhada de 10 minutos a partir do Largo das Forras.

O restaurante é ótimo e tem de tudo um pouco, começando por pizzas. Mas o que faz a fama da casa são os pratos com bacalhau, que são ótimos. O ambiente, que inclui paredes decoradas com milhares de rolhas de vinho, ajuda.

Endereço: Rua Santíssima Trindade, 201. Site oficial.

Tempero da Ângela, em Bichinhos

Bichinho é o distrito de uma cidade vizinha chamada Prados e que fica a apenas oito quilômetros do centro histórico de Tiradentes. E é famoso pelo artesanato, então aproveite a passagem no povoado para comprar e depois comer no Tempero da Ângela, um restaurante simples, de fogão a lenha e especializado em comida caseira, feita há anos pela Ângela.

Outro ponto positivo parece ser o custo/benefício, já que os preços cobrados pela Ângela são ótimos. O restaurante funciona no esquema pague um preço fixo e coma quanto quiser, incluindo na conta a sobremesa. Se passar por Bichinho, já sabe onde comer.

Endereço: Rua Deputado Jose Bonifacio Filho 64, Bichinho

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Onde comer em Tiradentes, MG: dicas de restaurantes

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.