Tags:
Atlas: Alter do Chão, Pará, Brasil

Onde ficar em Alter do Chão e Santarém: os melhores hotéis e regiões

Por ser um dos principais destinos turísticos do norte do Brasil e, ao mesmo tempo, apenas um pequeno distrito da cidade de Santarém, muitas pessoas acabam ficando confusas na hora de decidir onde ficar em Alter do Chão. É que a vila fica a apenas 38 quilômetros do município, o que torna a possibilidade de se hospedar em qualquer um dos locais bastante viável, em especial para quem viaja de carro.

Nesse post, você vai saber as vantagens e desvantagens de cada uma delas e encontrar algumas dicas de hotéis, pousadas e hostels em Alter do Chão e Santarém, recomendados para cada estilo de viagem.

Leia também: O que fazer em Alter do Chão: roteiro, dicas e atrações

É melhor ficar em Alter do Chão ou Santarém?

Santarém é o terceiro município mais populoso do Pará, atrás apenas de Belém e de Ananindeua. Isso quer dizer que por ali você vai encontrar uma boa infraestrutura de tudo o que imaginar: tem hotel, tem restaurantes de todos os tipos, tem banco, tem sinal de internet 4G. Mas Santarém é isso: uma cidade. É onde os moradores da região vão para trabalhar e ter alguma comodidade urbana.

Alter do Chão, por outro lado, é uma vila pequena, tranquila e cheia de charme, o verdadeiro motivo pelo qual tantos turistas procuram essa parte do Pará todos os anos. Por ali há alguns inconvenientes: a rede bancária é restrita (há apenas um caixa eletrônico 24h) e a rede de telefonia móvel é bastante falha (dizem que a melhor operadora para a região é a Vivo).

Por outro lado, também há uma boa estrutura de hotéis e pousadas (até melhor que Santarém, para ser sincera), a maioria de pequeno porte, já que grandes empreendimentos não são permitidos por lá. Há também muitos restaurantes de culinária regional voltados para o público turístico e os preços costumam ser justos. Em Alter há algumas praias de rio disputadas, como a Ilha do Amor, mas as excursões para locais de interesse da região saem tanto dali quanto de Santarém.

Com tudo isso dito, ficar em Alter do Chão parece ser uma alternativa melhor, não é? Com toda certeza, Alter do Chão é a melhor opção de hospedagem para quem quer se perder no coração da Amazônia. Porém, é preciso ter cuidado com a alta temporada, em especial quando há festas na cidade, como o Çairé. Nessas ocasiões, a rede hoteleira de Alter do Chão costuma esgotar primeiro, e a alternativa é hospedar-se em Santarém. Essa também pode ser uma melhor opção caso você precise ficar mais próximo ao aeroporto. Você pode contratar um transfer de e para Alter do Chão aqui.

Praias de rio em Alter do Chão

Praias de rio em Alter do Chão

De carro, ficar em Santarém só tem o inconveniente da viagem diária de 40 minutos até Alter. Melhor evitar, se possível, mas não é o fim do mundo uma vez que a cidade também tem atrações próprias e muitos dos pontos turísticos estão, na verdade, no meio da floresta ou do rio, o que já exige deslocamento.

Além dessas duas opções de hospedagem em Alter do Chão e arredores, há outras pousadas espalhadas pelas margens dos rios ou pela floresta. Excelente alternativa se o que você quer é isolamento, mas só recomendaria para quem pretende alugar um carro. Se você for optar por isso, sugiro que você pesquise e reserve antes numa comparadora de locadoras, a fim de garantir o melhor custo/benefício. Para isso, indicamos a Rentcars, parceira do blog que oferece descontos e vantagens no aluguel.

Por último, mas não menos interessante, estão as hospedagens familiares em comunidades ribeirinhas do Tapajós e Arapiuns. Esses locais, que vivem da pesca, do artesanato, da agricultura e também do turismo comunitário, abrem suas portas para receber viajantes dispostos a aprender sobre o modo de vida deles e ter uma experiência imersiva na cultura amazônica.

rio Arapiuns criação de tartarugas

Onde ficar em Alter do Chão: dicas de hotéis, pousadas e hospedagem familiar

Dentro de Alter do Chão, o melhor lugar para se hospedar é próximo ao centro. De lá, você consegue caminhar para o pier de onde saem os passeios de barco pela região. É no centro também que estão alguns dos principais restaurantes da cidade e a pracinha na qual os moradores se reúnem para conversar, comer e, quando tem festa, dançar e beber.

Centro de Alter do Chão

Centro de Alter do Chão

Algumas hospedagens recomendadas próximas ao centro de Alter do Chão: 

Algumas hospedagens recomendadas nas praias de rio e floresta: 

Hospedagem na comunidade ribeirinha de Coroca

Coroca é uma das comunidades ribeirinhas às margens do Rio Arapiuns que recebem turistas dispostos a passar um tempo por ali e ter um contato mais próximo com a autêntica cultura amazônica. Para ter a experiência de dormir algumas noites nas casas dos moradores locais e aprender com eles o seu modo de vida, é preciso agendar a hospedagem diretamente com a Dona Neiva, moradora dali, pelo telefone (93) 9181-6365. Ou, se preferir, você também pode alugar uma casa de temporada só para você em Coroca.

Opções de hotéis em Santarém


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.