Onde ficar em Belo Horizonte: bairros e 10 ótimos hotéis

Depende. Se você vem a turismo, então eu poderia sugerir cinco ou seis bairros para responder a pergunta que abre este texto. Mas muita gente quer saber onde ficar em Belo Horizonte não apenas durante um fim de semana, mas porque precisa realizar uma mudança para a capital mineira. Aí a resposta é outra.

Eu morei quase a vida inteira em Belo Horizonte, mas precisei sair da cidade para perceber como ela é bonita. Com a Serra do Curral de pano de fundo, os prédios de uma das maiores metrópoles do Brasil criam um cenário diferente. Isso para não falar dos cerca de 12 mil bares, número que faz de BH a capital mundial dos botecos.

Veja também: 23 museus de Belo Horizonte para você conhecer
Onde comer comida mineira em Belo Horizonte
Como chegar ao aeroporto de Confins (Belo Horizonte)
O que fazer em Belo Horizonte

O mapa e os bairros de Belo Horizonte

Nascida no século 19, Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil. Beagá nasceu para ser capital, substituindo a histórica Ouro Preto. Isso explica as ruas retas e organização do mapa original da cidade. Ó:

Planta original de Belo Horizonte

Com o passar dos anos, a área projetada, em destaque no mapa, logo virou uma parte mínima da cidade. O restante cresceu sem planejamento mesmo. Portanto, se você quiser ficar na Belo Horizonte planejada e original de fábrica, precisa estar dentro da Avenida do Contorno, que circunda essa região. É nessa área que ficam os bairros mais famosos, como a Savassi, o Lourdes e o Centro.

Só que outras áreas importantes ficam fora da Avenida do Contorno. Exemplos: a Lagoa da Pampulha, onde está o Mineirão, e o Belvedere, bairro que fica na saída de Belo Horizonte, a caminho de outros lugares turísticos, como Macacos, Serra da Moeda, Lagoa dos Ingleses, Ouro Preto e Mariana, as duas últimas a cerca de 1h30 de BH.

Quando for escolher sua hospedagem, tenha em mente que o metrô de Belo Horizonte é muito limitado. Tem só uma linha e não atende os lugares turísticos. Você vai se deslocar de ônibus, táxi, aplicativos de transporte e, claro, a pé.

Onde ficar em Belo Horizonte: bairros

Falaremos abaixo das principais regiões para se hospedar em Belo Horizonte:

  • Savassi (a melhor)
  • Lourdes
  • Centro
  • Pampulha
  • Belvedere
  • Floresta e Santa Tereza

Savassi

Originalmente a Savassi não era um bairro, mas o nome de uma padaria que ficava numa das áreas mais nobres de Belo Horizonte. Hoje, na Savassi você vai encontrar muitos bares e restaurantes famosos, assim como algumas boates.

Além de curtir a noite belo-horizontina, se hospedar na Savassi oferece a grande comodidade de estar a uma curta caminhada da Praça da Liberdade, uma das regiões mais bonitas de BH e parada indispensável para qualquer visitante. O centro também não está longe – uns 10 minutinhos de ônibus e um pouco mais do que isso caminhando, caso você tenha fôlego.

Nessa área recomendamos o Hotel Holiday Inn, de onde saem vans diárias para o Inhotim. A localização é maravilhosa – no coração da Savassi – e não é à toa que esse é o hotel mais bem avaliado da cidade, segundo os usuários do Booking.com.

Por ali também estão o Vivenzo Savassi e o Ibis BH Savassi, enquanto o Hostel Savassi é a opção econômica/mochileira mais próxima.

Encontre mais opções de hospedagem na Savassi

onde ficar em Belo Horizonte

Lourdes

Bairro residencial, o Lourdes é uma das casas favoritas da tradicional família mineira. Ou seja, é um bairro de classe média alta. Fica dentro da Avenida do Contorno e fez parte do projeto inicial de Belo Horizonte. Está pertinho da Savassi e inclui a Praça da Liberdade. O centro também não está longe dali.

onde ficar em Belo Horizonte

O Lourdes tem alguns dos restaurantes e bares mais premiados de Belo Horizonte, além de vários hotéis. Minha opinião? Ficar por ali, de preferência perto da Praça da Liberdade, é uma das melhores escolhas que você pode fazer.

Encontre opções de hospedagem no Lourdes

Centro

O centro de Belo Horizonte foi revitalizado na última década. Apesar disso, muita gente não te aconselharia a se hospedar por lá. Eu penso o contrário, inclusive porque já fiquei em dois hotéis na região. Os hotéis do centro são mais antigos e mais baratos do que os da Savassi e do Lourdes. Se ficar nessa região, evite a parte abaixo da Praça Sete, ao redor da Rodoviária.

Noite de Belo Horizonte

Os hotéis que ficam perto do Parque Municipal e na altura das Ruas Espírito Santo e da Bahia, por outro lado, estão bem localizados. Nessa região, você estará perto do Palácio das Artes, da Feira de Artesanato, que ocorre ali aos domingos, e não tão distante assim da Praça da Liberdade e da Savassi: bastam 15 minutos de caminhada.

Você também vai encontrar bares e restaurantes por perto. Outro ponto positivo é o transporte – dali você consegue ônibus para qualquer parte de Belo Horizonte.

Encontre opções de hospedagem no Centro

Pampulha

Bem antes de criarem Brasília, a dupla Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer trabalhou pesado na Lagoa da Pampulha, represa artificial criada nas décadas de 30 e 40. Com 18 quilômetros de orla, a primeira coisa que você tem que entender é que ficar “hospedado na Pampulha” significa algo muito amplo: são 57 bairros e cerca de 150 mil moradores nessa parte da cidade.

Então, em que bairro devo ficar por lá?

onde ficar em bh pampulha

Eu optaria por hotéis nos Bairros Ouro Preto ou São Luís. O primeiro está perto da Avenida Fleming, que tem vários bares e restaurantes, e a uns 15 minutos de caminhada do Mineirão e da Lagoa da Pampulha. Nessa área, conheço o Bristol Pampulha Liel, que vira e mexe recebe times de futebol. As diárias custam em torno de R$ 200.

 Já o São Luís está ao lado do Mineirão e do Campus mais importante da UFMG.

Outra alternativa é ficar num dos hotéis e hostels na Orla da Lagoa, que surgiram por causa da Copa do Mundo. Se optar por eles, tenha em mente que o transporte pode virar um problema, já que poucas linhas de ônibus ligam a orla ao centro.

Encontre opções de hospedagem na Pampulha 

Belvedere

Um monte de prédios. Esse é o Belvedere, um dos bairros mais novos da capital mineira – a urbanização explodiu mesmo ao longo da década de 90. Hoje, a região  tem um dos metros quadrados mais caros de Belo Horizonte. O BH Shopping é um dos destaques do bairro, que é praticamente todo residencial. A Savassi não está tão longe – com trânsito bom, 10 minutos bastam para você chegar lá de carro, enquanto de ônibus o trajeto leva entre 20 e 30 minutos.

Não existem muitas atrações no Belvedere. Quem fica ali opta por estar na saída para algumas das cidades históricas mais importantes do estado, como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João del-Rei. Quem vai para Macacos, Lavras Novas e a Serra da Moeda também tem o deslocamento facilitado ao ficar por ali. E uma das formas de chegar em Inhotim de carro é passa por essa região, embora não seja a rota mais comum.

Se seu objetivo é só passar um dia na capital mineira, seguindo de carro para cidades históricas no dia seguinte, o Belvedere é uma boa opção. Caso seu objetivo seja um jogo ou show no Mineirão, não fique no Belvedere, que está numa região completamente oposta da cidade. De ônibus, o deslocamento entre Belvedere e Pampulha leva 1h30.

Encontre opções de hospedagem no Belvedere

Santa Tereza

Eu morei por dois anos pertinho do Santa Tereza, um dos melhores bairros de BH na hora que o assunto é comer e beber. Cheio de casas de classe média, esse bairro da Região Leste de BH está a poucos minutos (e a uma curta corrida de táxi/uber/cabify) do centro e da Savassi. Lá você achará bares e restaurantes tradicionalíssimos, como o Bolão e a Parada do Cardoso, minha pizzaria favorita da cidade (se for, peça uma pizza à indiana por mim. Vale a pena).

Além de tudo isso, muitos dos bares do Santa Tereza ficam ao redor da principal praça do bairro, que é super charmosa. Foi no Santa Tereza que surgiu o Clube da Esquina, assim como o Skank e até o Sepultura. Tudo isso só prova a vocação do bairro. Mas falemos de hospedagem: há alguns hotéis e pousadas por ali, mas o que chama atenção mesmo são os hostels.

Destaque para o Lá em Casa Hostel Pousada, que tem dormitórios e quartos privativos para casais. O metrô de BH não é dos melhores e tem apenas uma linha, mas em todo caso esse hostel fica ao lado da estação Santa Tereza, o que facilita o deslocamento para o centro. Outra alternativa, já em outra ponta do bairro, é o Hostel 300, bastante elogiado por quem se hospedou lá.

Você é um viajante econômico? Então clique aqui e veja a lista de hostels de Belo Horizonte.

*Ao fazer sua reserva a partir dos links listados aqui, o blog ganha uma pequena comissão. Então é uma forma de ajudar o 360meridianos, mas você não paga nada a mais por isso. Para mais detalhes, veja as políticas do blog.

** Imagem destacada: Ismael dos Anjos


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

229 comentários sobre o texto “Onde ficar em Belo Horizonte: bairros e 10 ótimos hotéis

  1. Oi Rafael, bom dia, por gentileza, voce poderia me dizer qual o melhor local para ficar se a intenção é depois ir conhecer as cidades da Serra da Mantiqueira? SUPER, SUPER OBRIGADA!

    1. Oi, Ana. Em BH eu não acho que isso afete. Manteria a recomendação de buscar por um hotel nas imediações na Praça da Liberdade/Savassi.

      Abraço.

  2. Ola Rafael, estou indo a BH fazer uma prova mês q vem e estou em dúvida onde ficar, apesar de ainda não saber o local da prova. Procurei vários hostels e fiquei na dúvida em dois: o BH Boutique hostelque fica na Rua Timbiras (centro) e o Adrena Sport Hostel situado na Avenida Getúlio Vargas (Savassi). Qual dos dois vc acha que é “mais seguro” e onde tenho mais opções de restaurantes e pontos turisticos?

    Abraço

  3. Oi, Rafael.
    Sou da Argentina e vou morar em BH para fazer um doutorado na UFMG (porta Av. Pres. Antônio Carlos). Não conheço BH e gostaria de lhe pedir recomendação sobre onde morar: eu procuro, primeramente, um lugar seguro (onde possa caminhar pela noite). Por outra parte, gostaria de um lugar com bares, restaurantes, etc. Pelas fotos que vi, gostei do Savassi, mas fica muito longe da UFMG (Pampulha). Qual é o bairro mais parecido dos que fican perto da UFMG?
    Muito obrigada!

    1. Oi, Marcela. Desculpa a demora, estava viajando.

      Olha, igual a Savassi não há ao redor da UFMG, já que são bairros mais residenciais. O Ouro Preto, onde ficam as moradias da UFMG, tem uma avenida de bares, a Fleming. O São José fica perto de outra entrada e tem algum movimento também. O ideal é você vir com tempo para conhecer esses lugares e deixar pra decidir onde morar após algumas semanas.

      Abraço!

  4. Ola, tudo bem??
    Minha filha está de mudança para MG em função do trabalho de comissária de voo. Pode nos indicar alguns bairros para morar (transporte aeroporto de Confins, transito, segurança e qualidade), com comercio próximo, como não conhecemos a região fica complicado achar algo. Obrigada e grande abraço.

    1. Oi, Aline. Desculpa a demora, eu estava viajando. Há ônibus para Confins a partir de três pontos: da rodoviária, no centro, da Avenida Álvares Cabral, também no centro mas já mais próximo aos bairros Lourdes, Savassi, Funcionários, e no Aeroporto da Pampulha, perto da lagoa e do Mineirão. Em todos esse lugares há bairros bons. O ideal é ela conhecer as possibilidades pessoalmente para fazer a escolha.

      Abraço!

  5. Olá Rafael. Primeiramente, parabéns pelo post! Adorei suas dicas!!! Viajarei para Belo Horizonte em Abril, ficarei por 5 dias e a princípio Savassi é meu bairro favorito. Além dos passeios famosos/tradicionais você tem alguma dica para lugares/passeios românticos ?

  6. Oi Rafael.

    Vou para o show de Ozzy Osbourne no dia 18/05/2018 que vai ser no Mineirão.
    Estou em dúvida entre Savassi e Pampulha.
    Vou passar apenas o final de semana de 18/05 a 21/05.
    O que você recomenda?

    1. Oi, Silvio. Depende: se quiser um fácil deslocamento antes e depois do show, a Pampulha é uma boa. Nesse caso tem um hotel na orla que é bom e está a cinco minutos do Mineirão. Aí você pode aproveitar uma manhã para conhecer a Pampulha também. É esse aqui:

      https://www.booking.com/hotel/br/san-diego-suates-pampulha.pt-br.html?aid=367502;sid=16c38c362dff15e3b70a0ae169b88a26;dest_id=12063;dest_type=district;dist=0;hapos=5;hpos=5;room1=A%2CA;sb_price_type=total;srepoch=1516716846;srfid=4c93f14d763e56ff331ff0a3fdcae9002df42b2bX5;srpvid=3a4e641638650281;type=total;ucfs=1&#hotelTmpl

      E tem um hostel ao lado:

      https://www.booking.com/hotel/br/fino-da-orla-hostel.pt-br.html?aid=367502;sid=16c38c362dff15e3b70a0ae169b88a26;checkin=2018-01-23;checkout=2018-01-24;room1=A,A;homd=1;srpvid=134864293c9700f8;srepoch=1516716932;atlas_src=hp_iw_title;from_sr_map=1;from=searchresults;

      Ficando na Savassi você estará mais perto das outras atrações, mas gastará para se deslocar para o show. É uma escolha…

      Abraço.

  7. Oi! Ótimo texto porém o enfoque tá para quem tá viajando por BH! Eu recebi uma proposta de emprego (a emprega fica em Floresta) e estou muito na dúvida de onde ir morar. Tenho olhado Savassi, Lourdes (que são mais próximos porém mais caros) mas estou em dúvida entre Pampulha ou Butitis (dois extremos, mas bairros aconchegantes, não tão perto da empresa porem são mais baratos). Como é o trânsito em BH nessa área? O custo benefício de morar perto do trabalho vale mais a pena do que longe num lugar mais calmo?
    No meu caso sou solteira e vou morar sozinha, entao um bairro tão residencial não seria uma opção pra mim pois gostaria de conhecer mais pessoas!
    Obrigada!

    1. Oi, Mariana.

      Olha, o Floresta mesmo é uma boa opção. Morei lá dois anos e gostava bastante. Os preços são melhores que na Savassi e no Lourdes e você ainda estará perto de tudo. Por ali, outro bairro bom é o Santa Tereza. E no próprio centro, que está colado com o Floresta, você vai achar apartamentos em conta, muito embora não seja um lugar tranquilo.

      Buritis e Pampulha são extremos, cada um para um lado. O Buritis é um bairro, a Pampulha é uma região que inclui uns 50 bairros. Então, se for pensar na Pampulha, pense também em qual bairro, porque isso faz diferença. Tem de tudo ali: bairro totalmente residencial, bairro universitário (o campus da UFMG fica na Pampulha), bairro com muitos bares, etc. Na Pampulha eu gosto do bairro Ouro Preto. Mas, de novo, ali você estará a uns 9 quilômetros da sua empresa. Isso pesa

      O trânsito é ruim, como em qualquer grande capital brasileira. Meu conselho é que você venha para visitar antes de decidir onde morar. Ou que alugue uma coisa temporária e pense isso com calma, depois de realmente conhecer esses lugares, ver como é o transporte a partir deles, etc.

      Abraço.

  8. OI Rafael!

    Eu e minha amiga queremos fazer faculdade em Minas. Eu na UEMG e ela na UFMG. Gostaria de saber qual o melhor bairro para se morar lá. Queremos um bairro perto das duas faculdades, tranquilo, com um preço não muito alto (aluguel) e que se possível tenha ou seja perto de bares e pracinhas Tem alguma dica pra nos duas.

    Desde já agradeço!

    1. Oi, Luiza. Isso depende até do curso. A UFMG, por exemplo, tem um campus grande na Pampulha, outro no centro, só para cursos de saúde, e algumas unidades espalhadas pelo centro, como a de Direito.

      A UEMG também tem algumas unidades na cidade. Enfim, qual seriam os cursos?

      Abraço.

  9. Oi Rafael,

    estou indo pra BH, estudar no seminário próximo a igreja Batista da Lagoinha, estava vendo apartamentos para alugar na Lagoinha. O lugar é bom pra morar? Quais outros bairros você indica, bairros próximos, pois não possuo carro e com aluguel por volta de 900 reais.

    Abrs.

    1. Não conheço muito bem a Lagoinha, Suellen. Uma saída pode ser morar no centro, no Floresta ou no Colégio Batista, que são bairros bons, mas você precisaria pegar ônibus para ir ao trabalho.

      Abraço.

  10. Olá Rafael, tudo bem?
    Estou pretendendo me mudar para BH no início do ano, quais bairros vc recomenda, que sejam mais tranquilos, acessíveis e que não tenham o custo de vida muito caro?
    Desde já agradeço!

    1. Oi, Ana.

      Depende. Do seu gosto, preferências, o custo esperado, etc.

      Quer alguma coisa perto do trabalho? Local de estudos? Quer morar no centro, ou num lugar mais calmo?

      Enfim, me dá mais informações que eu tento de ajudar, com prazer.

      Abraço.

      1. Obrigada por me responder! Não precisa ser necessariamente no centro, mas que não seja muito longe, tenho preferência por bairros mais tranquilos, andei vendo uns lugares no bairro Carlos Prates e Aparecida, mas não conheço, gostaria da opinião de alguém que conhece bem a cidade.

        1. Caiçara e Carlos Prates são bairros bons e estão perto do centro. Outro que gosto muito nesse sentido é o Floresta. Bom, relativamente barato e a 10 minutos do centro.

  11. Morei em Beagá já faz 50 anos. Tudo mudou de lá pra cá. Hoje, com 80 anos de idade, pretendo retornar. Quero morar num lugar onde seja fácil a condução e existam bancos e comércio. E que, sobretudo, não seja caro. Andei olhando em sites de venda de imóveis e tive a impressão de que por uns 450/500 mil compro um 2 quartos modesto no Centro. Mas sites podem ser enganadores. É mesmo possível morar bem por esse preço no Centro?

    1. Acho que sim. Eu morava no Floresta, bairro próximo ao centro e que é muito bom, e vi um apartamento de três quartos no meu prédio ser vendido por 300 mil. Tudo depende do tipo de imóvel que você quer, claro, mas acho que dá sim.

      Abraço e bom retorno para BH. Qualquer dúvida é só falar, tá? 🙂

      P.S: é um prazer ter você aqui no 360.

  12. Meu amigo estou indo morar em BH. Irei estudar ao lado da igreja batista Lagoinha, em um seminário teológico, no bairro São Cristóvão. Vi um ap muito bom que me agradou no bairro Ouro Preto. Tenho carro. É muito longe meu amigo? Você poderia me dar outras opções de bairros bons? Agradeço desde já. Muito obrigado.

    1. Olá!

      Olha, não é exatamente longe, mas é uma distância que você certamente precisa de carro. Em dias sem trânsito eu diria que uns 20 minutos.

      Abraço!

    2. Eu moro no bairro Ouro preto e é excelente! Eu te recomendo procurar tb no bairro São Luiz que é um pouco mais caro que o ouro preto mas fica perto da Antonio Carlos e de fácil acesso a Lagoinha. Além de ser bastante tranquilo e proximo a orla da pampulha.

  13. Olá Rafael! Tudo bem?
    Então, estou indo com alguns amigos pela primeira vez em BH.
    Queríamos a hospedagem em um lugar bem badalado (com bares e agitção), RS.
    Alguma indicação?
    Obrigada!!!

    1. É um bairro bom, relativamente perto do centro e com uma estação de metrô. É o bairro que fica o Independência, um dos estádios de futebol da cidade.

      Se forem trabalhar por ali, aí vale a pena.

      Abraço.

  14. Oi Rafael,
    Estou interessada em visitar Ouro Preto e pretendo Hotel perto da R,Monteiro Lobato pois tenho um parente a estudar na UFMG.
    pretendo Local seguro e gostaria de saber se é seguro andar Taxi deste local para locais a visitar (shopping ,etc)

    1. Oi, Sandra. É um bairro bom sim. Se chama Ouro Preto (o bairro de BH, em homenagem a cidade histórica mesmo).

      Dá pra se movimentar de ônibus, táxi, uber. Uma corrida de uber para o centro/savassi dá, de uber, coisa de R$ 25, enquanto uma de táxi sai por R$ 45. Você estará meio longe desses lugares, mas colada com a UFMG e com a Lagoa da Pampulha e o Mineirão.

      O melhor hotel por ali é o Bristol: https://www.booking.com/hotel/br/bristol-pampulha-lieu.pt-br.html?aid=367502;sid=8a5977eed577df523a626bcf10a6e5af;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;srepoch=1503491307;srpvid=7b5b57862ecc01a9;type=total&

      Também achei uma pousada, só não sei avaliar se é boa: https://www.booking.com/hotel/br/casa-verde-pousada.pt-br.html?aid=367502;sid=8a5977eed577df523a626bcf10a6e5af;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;srepoch=1503491266;srpvid=7b5b57862ecc01a9;type=total&

      Espero ter ajudado.

      Abraço.

  15. Pretendo ir a BH, a passeio, com mais uma ou duas colegas de trabalho e gostaria de saber qual o bairro onde possamos nos hospedar, sem gastar muito, e que fique próximo dos locais legais pra se conhecer. . Gostamos muito de conhecer locais onde os moradores costumam frequentar, e não só aqueles que turistas vão. Então nos dê algumas dicas. Outubro é um mês legal? Agradeço desde já.

    1. Desculpa a demora, Jacqueline. Sim, é um mês legal.

      Eu procuraria por hospedagem na Savassi ou no Lourdes. Acho que são as melhores opções.

  16. Oi Rafael,tudo bem?se vc puder me ajudar eu agradeço muito, meu marido trabalha em Bh e moramos no Rio,pq causa das viagens estamos cogitando morar aí, tenho dois filhos em idade escolar e gostaria de dica de bairros tranquilo (pq de violento já basta o Rio hehe) e com bons Colégios,Obrigada! 😊

    1. Um bom começo é pensar em onde ele trabalha, Aline. Vale procurar algo por perto? E a questão além disso vai muito das preferências de vocês: o que vocês consideram bons colégios, se queriam uma região mais central, ou mais tranquila, com jeito de cidade pequena, etc.

      Me fala mais um pouco que te ajudo. 🙂

  17. Olá Rafael! Muitas vezes ouvi dizer que BH é uma ótima cidade para compra de roupas, bonitas, elegantes e com bons preços. Gostaria de saber quais ruas devo visitar.
    Obrigada

    1. Olá ! Estou de mudança para Bh e tenho gostado de muitos apartamentos no Prado . Porém não conheço a região pois sou do interior . Você poderia me dar mais detalhes sobre esse bairro ?

  18. bom dia, Estou indo à passeio pra conhecer sua terra, eu já pesquisei muito, mas ainda tenho algumas dúvidas com relação a localização, pois quero um lugar que seja acessivel para sair durante o dia e a noite.Então acabei reservando um hotel na Av. Augusto de Lima, 1147 – Barro Preto. Fiz boa escolha?

    1. Oi, Laís.

      Nessa localização você estará a 5 minutos a pé do Mercado Central e uns 15 a 20 da Praça da Liberdade. A distância para a Savassi, onde ficam muitos bares, é mais ou menos essa também. É uma boa localização, embora eu ache que um hotel mais próximo ainda da Praça da Liberdade ou mesmo na Savassi em si seria a localização perfeita.

      Se compensou e a reserva teve um bom custo/benefício, fique nesse. 🙂 À noite você pode se deslocar de Uber ou Cabify, com corridas que raramente passarão de 10 – muito provavelmente menos que isso. E mesmo as corridas de táxi não serão caras. Em resumo, embora não seja a melhor localização possível, é uma boa sim.

      Apenas cuidado ao cruzar a Praça Raul Soares, que fica a dois quarteirões do seu hotel, à noite. Opte por passar ali de carro depois de certa hora. Fora isso, acho que você vai gostar.

      Abraço.

  19. Bom , Olá Rafael . Eu quero fazer faculdade em mg na faculdade ( una de contagem) fica localizada proxima a bairro de Beatriz. Mais eu nao estou achando nenhum lugar bom para alugar e nem indices bons para um estudante pagar….Você acha que tem um bairro especial para estudantes , ou mais barato para morar ?.bjos Ana .

    1. Ana, embora Contagem seja aqui do lado, eu não conheço bem a cidade. Não consigo te ajudar, infelizmente. 🙁

      Abraço e boa sorte.

  20. Olá Rafael! Estou programando uma viagem turística por Minas, para o mês de maio…acreditamos ser de temperatura mais amena. Iremos em 4 mulheres, 2 idosas (73 anos)…faremos um tour pelas cidades historicas, Sabará, ouro preto, mariana, mosteiro da Caraça, enfim… nos programamos para ficarmos 7 dias. Li suas postagens as quais estão me auxiliando muito na montagem do roteiro, mas gostaria de mais uma ajuda: por sugestão sua o melhor é hospedar se no Savassi, certo? Gostaria de saber do aeroporto, achei melhor o da Pampulha por ser central; optamos por chegar no sabado, já que locaremos um carro para podermos ir ás cidades vizinhas… gostaríamos de almoçar no Xapuri… o que vc nos indica, estamos certas? No caminho de uma viagem agradável? Aguardo e agradeço seu contato.

    1. Oi, Raqueline. Desculpe-me pela demora na resposta, só vi seu comentário hoje. Espero que a resposta ainda seja útil. 🙂

      Olha, sim, acho que Savassi ou Lourdes são as melhores opções de hospedagem. Sobre o aeroporto, que eu saiba praticamente não há voos de outros estados para o aeroporto da pampulha, infelizmente. Há uma discussão para a volta desses voos, mas não acredito que isso ocorra tão cedo.

      O Xapuri é ótimo. Acho que vocês vão gostar.

      Qualquer dúvida é só falar, tá?

      Abraço.

  21. Oi, Rafael, tudo bom ,
    Estou com muita duvida , meu filho vai estudar na UFMG , entrada pela
    ANTONIO CARLOS , ESTOU EM DUVIDA SE ALUGO APTO , NO CENTRO OU BAIRRO LIBERDADE QUE BEM PROXIMO , OBRUGADO PELA AJUDA.

    1. Oi, Eduardo. Não sei se dá tempo ainda, porque só vi a pergunta hoje. Olha, é uma questão pessoal e que tem que ser visto com ele mesmo.

      Morando no Liberdade ele estará de frente para o campus. Acorda e vai para a aula a pé. Morar no centro, por outro lado, pode ser uma vantagem quando ele começar a fazer estágios, se for o caso do curso, mais para frente, já que em geral as empresas tendem a ficar no centro.

      Abraço.

  22. Oi, Rafael, tudo bem?

    Gostaria que me desse uma ajuda. Vou me mudar para BH em janeiro pra fazer faculdade, o problema é a localização da faculdade, que é a Escola de Design da UEMG que fica no São Luíz. Já morei no Cruzeiro em 2015 e fiquei encantado com a região Centro-Sul, porém, a mesma fica muito longe da faculdade: o bairro que gostei que fica mais perto é o Centro, que fica a cerca de 9,0 km! Gostaria de alguma sugestão para que não precisasse ficar muito longe de nenhum dos dois.
    Obrigado.

  23. ei, tudo bem? estou querendo me mudar para bh para fazer faculdade, e gostaria de divir o apartamento com uma amiga. o problema é que eu vou estudar na PUC do Coréu e ela no campus do centro da UFMG. Qual bairro você indicaria para melhor nos atender? tipo, que ficaria “perto” pras duas? obrigada

    1. Oi, Laura. Alguma coisa na região central, talvez. Tipo Santo Agostinho, região ao redor da Praça Raul Soares. Ou o Prado, que já está mais no meio do caminho pro Coréu.

      Abraço.

  24. Olá,me mudarei para BH para estudar no Bernoulli do bairro Lourdes. Estou olhando apartamentos para alugar nessa região, no entanto, estou achando o custo de vida caro, principalmente moradia.O que você me indicaria, procurar um bairro mais “barato” e depender de transporte para estudar, ou ficar mais próximo da escola mesmo ? Levando em consideração que, em um bairro mais “em conta” terei mais bem estar financeiro.
    Obrigada desde já !

    1. Oi, Anália.

      O Lourdes é um dos bairros mais caros de BH. Você pode tentar ficar perto, mas em outro bairro. Por exemplo, de certos pontos do Prado e Santo Agostinho você estará a uma distância curta (dá para ir a pé) do Bernoulli. O próprio centro também é uma opção. Você pode procurar um apartamento ao longo da Avenida Amazonas, por exemplo. Aí, mesmo que você não vá a pé, a viagem é simples: apenas pegar qualquer ônibus que desça a Amazonas até o Bernoulli.

      Abraço.

  25. Oi Rafael, sei que é um post antigo, porém preciso de orientação.

    Fui promovido e estou indo trabalhar ai em BH, vou gerenciar o BANCO INTERMEDIUM na Av. do Contorno.

    Alguns amigos de BH me recomendaram o bairro santo antônio (na parte classe alta)

    Eu vi por fotos e gostei, eu preferi escolher por mim mesmo e não deixar outra pessoa me arrumar um apartamento/casa ai, por isso estou desesperado.

    A princípio me foi recomendado comprar no Belvedere, mas me informaram que fica um pouco longe.

    Me ajude, o Santo Antônio é um bom bairro para se morar?

    1. Oi, Tomaz.

      O Santo Antônio é um bairro tradicional. Está relativamente perto de lugares importantes, tipo a Savassi e a Praça da Liberdade. Em geral tem muitas ladeiras, pois o bairro fica num morro. Gosto bastante da localização e já pensei em morar por ali. Outras opções próximas são o São Pedro, o Cruzeiro e o Funcionários. Se não me engano o banco Intermedium fica no bairro Cidade Jardim, que também é uma boa opção.

      Sobre o Belvedere: tenho parentes que moram lá, por isso vou frequentemente ao bairro, que é relativamente novo, há coisa de 20 anos não tinha nada ali. Fica na saída da cidade. Mais um quilômetro e você estará a caminho do Rio de Janeiro, de Ouro Preto e dos condomínios fechados de Nova Lima. É um bairro bom, com boa estrutura e mais caro. E sim, mais distante do seu trabalho que todas as outras opções citadas. Não chega a ser longe, mas espere gastar uns 20 minutos de carro num dia de trânsito bom. O problema será só quando o trânsito estiver ruim.

      Espero ter ajudado. Venha para BH antes, conheça os bairros e pense com calma.

      Abraço e boa sorte!

  26. Rafael,
    O Hotel Ouro Minas Palace Hotel, é bom?
    E a localização?
    É próximo de algum ponto turístico ?
    Recomenda hospedagem nesse hotel ?
    Estou indo a passeio
    Ele fica na av Crisanto Machado 4001, bairro: Ipiranga
    Esse bairro Ipiranga é perto de que??

    1. Oi, Tati. É o hotel mais conceituado pelo turismo de negócios. Por outro lado, se você viaja a lazer, o melhor seria procurar um hotel no eixo Savassi/Lourdes, de preferência perto da Praça da Liberdade. Vai ser uma opção bem melhor!

      Não há muitos pontos turísticos perto do Ouro Minas não. O deslocamento é fácil, mas precisa ser feito de ônibus ou carro.

      Abraço.

  27. Boa Tarde Rafael ,

    Tudo bem? Meu pai está sendo transferido para Belo Horizonte, ele gostaria de morar um bairro próximo a Avenida Cristiano Machado, precisamente no Bairro Ipiranga. Esse bairro tranquilo, ou perigoso? Tem uma boa infraestrutura ?

    Abraço

  28. Boa tarde Rafael, estarei indo para BH em Novembro quero saber qual a melhor localização para ficar, pretendemos fazer os passeios para Ouro preto e Tiradentes e queremos um hotel que nos de acesso a barres legais e ao centro.
    desde já muito obrigado.

  29. Olá,

    Estou indo para BH passar uma temporada de 6 meses e gostaria de saber de informações sobre o bairro Santa Inês:É violento? É de fácil acesso para o centro e outras áreas? Tem infra-estrutura? Enfim se é bom para morar ou não. Obrigado e aguardo resposta.

  30. Ola Rafael, estarei particicpando de um congresso na UFMG, mas pelo que percebi essa area nao oferece muito, portanto estava pensando em ficar em Savassi ou Lourdes. Voce acha uma boa ideia, ou melhor ficar proximo da universidade mesmo?
    Estava pesquisando e gostei do hotel Belo Horizonte Plaza, que fica em Lourdes. ele e bom?

    Obrigada

  31. Olá Rafael, me ajuda!
    Moro em Itabirito, estudo em BH e recentemente consegui um trabalho ai. vou e volto todos os dias mas está ficando bem cansativo. Trabalho na Alvares Maciel, no Santa Efigenia e estudo na raja gabaglia pouco pra cima do Madre Tereza. Gostaria de sugestão de um bairro mais tranquilo e com preço de aluguel mais acessível em uma dessas duas regioes. Obrigada!

    1. Oi, Angela. Eu moro no Floresta e gosto bastante. Acho que te atenderia, fica ao lado do seu trabalho e o deslocamento para o centro não é complicado.

      Abraço.

  32. Gostei muito do post,estou com viagem marcada mas estou com dúvidas sobre hotel, localização.
    Poderia me dizer se algum dos hotéis que imaginei ficam em lugares legais?
    Pensei no San Diego Express Barro Preto,que fica Avenida Barbacena, 41, 4 km do centro.
    Ou no Ramada Encore Minascasa, AV. CRISTIANO MACHADO, 3435.

    São locais bons?

    1. Resposta de quem passou os seres melhores dias em BH. Quanto ao San Diego Express Barro Preto, o hotel é excelente e tem ótimo custo benefício. Super recomendo. Achei a localização ótima apesar de ser central, o que é bom. Não o tive nenhum incidente ou problema. É fácil para se deslocar tanto de ônibus quanto de táxi, que n sai cara para às áreas mais badaladas. Tem locais bons para almoçar, mercados, padarias e um shopping relativamente perto. De dia muito movimentado a noite já não é tanto, mas nada perigoso, qr dizer não achei. E a estação de metrô fica ao lado, apesar de ser limitado. Não me arrependo de ter ficado na região e principalmente no hotel. Quando voltar espero q em breve, irei ficar no mesmo local.

    2. Oi, Lorena. Os dois são locais bons, mas não no centro ou na região turística. Eu ficaria no eixo centro-sul, na região da Savassi.

      Abraço.

  33. Olá! Adorei as dicas, estou lendo tudo o que você disponibilizou sobre BH. Estou planejando uma viagem curta à Belo Horizonte no período entre 25 e 29 de junho.
    Estou selecionando algumas possibilidades de hotel, porém fiquei com dúvidas quanto à segurança…

    A minha primeira opção foi o América do Sul Palace Hotel, que fica no Centro. Minha preocupação é que, na maioria dos lugares o centro fica meio vazio à noite… então resolvi perguntar. A localização dele é boa? Você saberia me dizer se o local é perigoso, deserto ou tem movimento à noite?

      1. Vi a localização dele aqui e não acho indicada não, Émillie. É na parte baixa do centro, perto da Praça da Estação. Eu passo por essa área todos os dias, inclusive de noite, mas acho melhor você procurar por um hotel em outra região, se possível.

        No centro mesmo só recomendo a região em frente ao parque municipal (ruas espírito santo, bahia ou afonso pena).

        Se precisar de ajuda é só falar.

          1. Dos dois, analisando somente a localização, o Boulevard Park é uma escolha melhor. Fica a três quarteiros da Praça da Liberdade e perto da Savassi.

            Abraço.

          2. O Savassinho está muio bem localizado, Émillie. Do lado da Praça da Liberdade.

            Abraço.

  34. Oi Rafael!
    Tenho planos grandes de viver aí em BH, sou do interior de MG e, iria pra cidade caso fisesse a UFMG, e queria saber quais bairros mais em conta, para aluguel de imóveis, transporte, essas coisas. Pode me ajudar? Obrigada!

  35. Bom dia Rafael sette;
    Estou de mudança para BH,não conheço a cidade. Esses post aki estão me ajudando ter uma idéia de qual melhor local para morar.
    Me indicaram um bairro chamado “FLORAMAR” o que acha desse bairro.
    Em relação a segurança? preço de aluguéis acessiveis? E localização?
    Agradeço muito pelas informações desse já.

    1. Conheço. É um bom bairro, mas a questão é outra: você vai trabalhar nessa região? Porque não é um bairro central. Já que você está vindo pra cidade, sem família ou amigos por aqui, pode ser interessante pensar num bairro que seja perto de onde você terá sua principal atividade, seja estudo ou trabalho.

      Abraço.

  36. Oi Rafael, boas dicas. Moro no interior e pretendo me mudar para essa linda capital, ainda esse ano. Provavelmente trabalharei na Avenida Augusto de Lima. Me de uma dica de que região devo morar, levando em consideração que gosto de lugares agitados e movimentados e de fácil acesso para o trabalho (a pé ou transporte público). Um abraço.

    1. Oi, Marcos. Você sabe em que ponto da Augusto de Lima irá trabalhar? A Avenida é grande, cruza alguns bairros.

      Mas você pode morar no centro, perto da própria Augusto de Lima. Ou no comecinho do Floresta, logo depois do Viaduto de Santa Tereza.

      Eu moro nessa região e gosto bastante.

      Abraço.

      1. Marcos e Rafael a Avenida Augusto de lima não é muito grande, penso que seja até pequena. Quanto a trabalhar na Avenida não indico Floresta, talvez dependendo onde irá morar terá que pegar ônibus. O melhor bairro para tal é o Barro Preto é o bairro mais perto de tudem BH, relacionado a pontos comercias, shoppings, pontos de ônibus, não terá dificuldade para nada. Ainda o bairro possui: Procon, Tribunal Regional do Trabalho, Fórum de justiça de bh, superior tribunal de justiça do trabalho, lojas aos montes, Clube de Voleibol do Cruzeiro onde se cruza com jogadores próximo do local, PrédioAdministrativo do Cruzeiro Esporte Clube, Ministério Público, Supermercados, bancos de todas as agências, lotéricas; hospitais muito bons, públicos e particulares, possui ainda gerador da Matriz Cemig, delegacias Criminalística, da criança e adolescente, várias outras, o batahão principal do exército, faculdades Una e até a Fundação Dom Cabral, que poucos sabem que tem. É um bairro não muito caro dependendo do ponto. Advogados? É onde mais se encontra em BH. Outra opção é o próprio Centro e a parte da avenida é muito boa. O Barro Preto ainda faz divisa com Santo Agostinho que é excelente, Prado muito bom, lourdes ótimo, próximo ao Gutierrez, Savassi. Dependendo não pegará ônibus para nada e muita coisa boa…

  37. Olá!

    Estou pretendendo morar em BH, estou realizando uma busca na net para saber quais os melhores bairros para viver aí. entretanto preciso de um bairro que seja perto de metro e ônibus. Em relação a moradia é necessário um bairro em conta, pois estou indo para BH em busca de oportunidade e crescimento em minha área de graduação. Sou Fisioterapeuta e quero crescimento profissional, coisa que aqui no Nordeste não tem. Espero que você possa me ajudar. Obgada!

    1. Eae amigo, meu conselho pra você é o bairro Buritis, o bairro é bonito, em conta, seguro e os escritórios das maiores empresas estão na região, no seu caso você é fisioterapeuta, seria interessante também olhar um apartamento na área hospitalar que fica no Bairro Santa Efigênia, é muito bom e seguro também, porém acredito ser um pouco mais caro, existem bairros bons porém perigosos, são eles todos da região leste e nordeste de BH, evite estes bairros, espero ter ajudado, qualquer dúvida pode me perguntar.

    2. Oi, Turrania. BH só tem uma linha de metrô. A não ser que você more perto dos bairros por onde o metrô passa, é provável que use mais os ônibus como meio de transporte.

      Bairros bons não faltam. A questão maior é pensar: perto de que você quer ficar? Do centro? De uma área mais tranquila? Da região hospitalar? Um bairro legal, com clima jovem?

      Pensa nisso e me fala, que tento te ajudar. Mas não bata o martelo antes de vir para cá. Se for o caso, feche a hospedagem por umas semanas ou um mês e resolva depois que estiver aqui e conhecer a cidade.

      Abraço.

  38. Boa tarde Rafael,

    Em BH, a sede da empresa onde trabalho fica no bairro Santo Agostinho. Pode sugerir bairros próximos e mais acessíveis ($) para o aluguel? Obrigada!

    1. Oi, Anna. O próprio Santo Agostinho, numa área mais central, é mais barato. E tem o centro mesmo, Prado, Carlos Prates, etc.

      Abraço.

  39. Olá Rafael,
    tenho interesse de ir morar em BH o ano que vem, como está em projeto essa ideia gostaria muito de saber qual o bairro mais acessível, a respeito de aluguel enfim …

    como poderia me ajudar?
    Obrigada desde já

    1. Oi, Letícia. Ajudo sim, claro. 🙂 Mas sua pergunta é muito ampla. Você pretende ficar perto de algum lugar? Do trabalho, talvez? Há dezenas de bairros bons, nas mais variadas regiões.

      Abraço.

  40. Olá Rafael, tenho planos de viajar sozinha para BH em junho e me hospedar num hostel em Santa Tereza. Para quem não está de carro essa é uma boa opção? Gostaria também de conhecer Diamantina, Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas. Dá pra fazer todas elas a partir de Bh ou vc recomenda algumas noites em algumas delas?

    1. Oi, Evie. Olha, só Congonhas que eu faria no esquema bate-volta. Nas outras é melhor dormir.

      Sobre o Santa Tereza, é um bairro bom, com muitos bares e a uns 20 minutos de ônibus do centro. Enfim, você terá que usar transporte público. Se preferir fazer coisas a pé, fique numa região mais central, no eixo centro/savassi mesmo.

      Abraço.

  41. Oi, tudo bom Rafael?
    Sou de Porto Alegre e pretendo passar no final de abril uns 4 dias em Belo Horizonte. Gostaria de ficar na Savassi e estou indecisa entre os hotéis Radisson Blu, Promenade Toscanini e Royal Savassi Boutique Hotel. Pelas avaliações os 3 são excelentes, porém qual o melhor localizado?
    Obrigada.

    Tânia Rozales.

    1. Oi, Tania. Desculpe-me pela demora na resposta. Os dois primeiros são em bairros bons, perto da Savassi, mas não exatamente nela. Estão no bairro São Pedro e no Santo Antônio. O último fica no meio da Savassi. Acho a localização melhor para locomoção.

      Abraço.

  42. Ola Rafael,sou a Sara,e penso muito em me mudar para BH,tenho uma filha de 16a,ano que vem termina o 2º grau para iniciar a faculdade.Li que vc mora em Pampulha,é um bom bairro?Fica perto de escolas e faculdades?Sou Confeiteira Chef,será para minha área o mercado de trabalho é favorável?Preciso dessa mudança,não só eu,mas minha filha também,moro com meus pais e eles me sufocam muito.E outra coisa que também li,tem casas com alugueis baratos?Me ajude,please!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Oi, Sara.

      A Pampulha não é um bairro, mas uma região com dezenas de bairros e quase 150 mil habitantes. Há várias escolas lá. O Campus mais importante da UFMG fica lá também. Dentro da Pampulha há bairros bons, nem tão bons, caros, mais baratos, etc.

      O ideal é passar por aqui antes, para conhecer a cidade e tomar a melhor alternativa. Não sei sobre o mercado de trabalho na sua área. 🙂

      Boa sorte.

      1. Obrigada Rafael.Só mais uma ajudinha rsrs.Dentre estes vários bairros que existem dentro da Pampulha,qual o melhor sem ser caro e sem ser ruim.Por exemplo Caiçara,o que me diz,é caro,é bom?Sei que vai dizer para ir ai,e eu vou mais preciso de lugares específicos pq senão vou ficar rodando que nem barata tonta srrs.Obrigada

  43. Olá. Minha amiga vai se mudar pra BH por conta da separação dos pais. Ela nunca foi à cidade antes. Pode indicar algum bairro calmo pra morar? Que tenhas escolas por perto, não seja muito caro, tranquilo… essas coisas?
    Obrigada!

    1. Oi, Larissa.Há dezenas de bairros com essas características, em várias partes da cidade. O ideal é ela vir aqui antes, conhecer a cidade ou ter um ponto de referência perto de onde ela quer viver. 🙂

      Abraço.

    1. É sim. Talitha. É um bairro grande, então a questão do comércio depende do ponto do bairro. Fica a 10 minutos de carro do centro, num dia de trânsito bom.

      Abraço.

  44. Oi Rafael, tudo bom?

    Tenho um dia em BH, que lugar você indica pra conhecer os principais pontos turísticos e que fique perto da rodoviária, já que iremos para Ouro Preto no outro dia? Obrigado.

    1. Oi, Matheus. Desculpa a demora na resposta, eu estava viajando e sem internet.

      Fica na Savassi ou na região da Praça da Liberdade mesmo. Um táxi até a rodoviária dará R$ 15, mais ou menos.

      Abraço.

  45. Oi Rafael!

    Não sou de BH e gostaria de saber um pouco sobre o bairro Tupi. Estou fazendo um processo seletivo para o Hospital Sofia Feldman, que fica nesse bairro. Gostaria de saber se é um bom bairro pra morar, se é violento e tal…ou de algum bairro próximo que seja bom pra ficar.

    1. Oi, Tereza. Conheço muito pouco desse bairro, francamente (morei a vida toda em outra região).

      Caso você se mude de fato para BH, venha antes passar um fim de semana aqui. Assim você conhece o bairro e a cidade.

      Abraço.

    2. OLÁ, MEU NOME É NEUSA, E EU MORO EM BH, HÁ QUASE 08 ANOS, E JÁ CONHEÇO MUITO DAQUI, DA CULTURA, E DO COMPORTAMENTO E DAS ATITUDES DOS MINEIROS.
      ENTÃO LEVA BEM À SERIO O QUE EU VOU TE AFIRMAR, PORQUÊ É VERDADE. ESTE BAIRRO É MUITO VIOLENTO, TEM MUITO TRÁFICO DE DROGAS, ROUBOS, ETC. TALVEZ SEJA CONSEQUÊNCIA DO BOLSÃO DE MISÉRIA QUE ESTÁ INSERIDO NELE.
      OS BAIRROS TUPI, PLANALTO, PALMARES, JOÃO PAULO VI, NAZARÉ, JARDIM AMÉRICA, SANTO ANDRÉ, LAGOINHA, LETÍCIA, JULIANA, CAMARGOS, HAVAI, GUARANI, ENTRE OUTROS, SÃO BEM VIOLENTOS E COMPLICADOS, PARA EU, ESTES, NÃO PASSAM DE UMA GRANDE FAVELA. QUANDO FOR ESCOLHER UM LUGAR PARA MORAR, PROCURE FAZER UM MONITORAMENTO ANTES DE DECIDIR. CUIDE-SE, PORQUE AQUI NOS DÃO MUITAS INFORMAÇÕES ERRADAS. VIOLÊNCIA EXISTE EM TODA PARTE, MAS ALGUNS LUGARES AS ESTATÍSTICAS SÃO BEM MAIS ALTA.
      SE PRECISAREM DE ALGUMA INFORMAÇÃO, OU AJUDA NESTA CIDADE, PODEM ME CONTATAREM PELO MEU E-MAIL [email protected]
      BOA SORTE!

  46. Olá Rafael. Vou passar seis dias em Belo Horizonte do dia 18 a 24 de fevereiro de 2016. Irei me hospedar no San Diego Expresso Barro Preto, na Avenida Barbacena, no bairro Barro Preto. Foi um dos poucos hotéis que consegui um valor ótimo para duas pessoas durante esse período (R$ 650 os 6 dias para duas pessoas) e perto da Savassi. O local é tranquilo ? Dá para se locomover (levando em consideração que não esterei de carro e só poderei fazer as coisas de ônibus ou a pé). A região é perigosa, principalmente a noite? Tem bares, festas/baladas e restaurantes por perto? Pensei em ficar no BHB Hotel no Bairro Cidade Nova porque fica em uma Avenida movimentada, mas achei distante do Centro, da Savassi e da Rodoviária. (Você indica esse hotel e região ou o hotel do Barro Preto?) Outra dúvida: No aeroporto tem ônibus especial/executivo que faz translado para rodoviária ou hotéis?

    1. Oi, Rulio.

      Este hotel está numa região dentro do centro, mas mais afastada, já quase saindo da região central. É seguro, do lado deste hotel fica uma repartição do exército e há uma delegacia atrás.

      Por outro lado, você estará um pouco longe da Savassi, da Praça da Liberdade e do centro mesmo, na Avenida Afonso Pena. Poderá pegar ônibus para esses lugares, claro. Tem uma estação do metrô ali perto, a Carlos Prates, mas o metrô de BH é bem limitado – você não chega na Savassi com ele, por exemplo. Táxi da Savassi pra lá não deve ficar caro, provavelmente entre R$ 15 e R$ 20.

      Eu acho que ficar na Savassi/Praça da Liberdade/ Lourdes é a melhor escolha, mas entendo que nem sempre é possível.

      Tem ônibus sim. Dá uma olhada neste texto: https://www.360meridianos.com/2015/09/como-chegar-aeroporto-de-confins.html

      Abraço.

  47. Olá Rafael, tudo bem?

    Eu irei passar uns dias em BH no mês de março para turismo.

    Gostaria de saber qual o melhor bairro, entre Savassi e Lourdes. Estou pensando em me hospedar no hotel Praça da Liberdade, que fica na Avenida Brasil – 1912. Esse hotel é bem localizado?

    Desde já agradeço

    1. Acho uma ótima localização, Marcos. É do lado da praça e a dois quarteirões do miolo de bares da Savassi. O centro também não está longe.

      Gosto dessa região.

      Abraço.

  48. Olá Rafael,
    Minha família inteira é mineira, porém de Salinas,
    Quero muito conhecer BH e não faço ideia por onde começar, na verdade pretendo morar ai se me acostumar com o clima, sou Designer, e vi que o mercado esta muito favorável para esta área, eu vou sozinha pode me indicar algum bairro que fique próximo ao centro?

    1. Eu gosto muito do Floresta, Juliana. Você está colada ao centro, mas longe da confusão. Se vier visitar BH, passe por aqui pra conferir.

      Abraço.

  49. Ola Rafael, muito bom essa sua página.
    Estou com algumas dúvidas em relação em qual local morar em BH. Li várias respostas e já percebi que o bairro Ouro Preto é uma das melhores opções para quem irá trabalhar em BH. Bom, serei contrato para trabalhar no Instituto de Ciências Biológicas (próximo aos bancos e a tenda da instituição). Pretendo não ter carro e poder usar onibus o máximo que eu puder, mas estou verificando e parece ser dificil ir deste bairro para este local na UFMG. Gostaria de saber se estou enganado e também quais ruas você sugere para morar em Ouro Preto. Não conheço nada no momento, pois vou ter que ir e alugar algo no momento da contratação. Agradeço novamente

    1. Oi, Walter. Morei no Ouro Preto muito tempo. É o bairro em frente de uma das entradas do Campus, a da Avenida Carlos Luz, onde fica a Escola de Educação Física. Até o ICB é preciso caminhar um pouco. Fui da minha casa pra Fafich, que fica perto do ICB, caminhando várias vezes. Coisa de 30 minutos a pé.

      Você também pode pegar o ônibus da própria UFMG, que passa nas moradias universitárias, no bairro Ouro Preto, e vai até o Campus.

      O problema é que, justamente pela proximidade, não há ônibus que saiam do Ouro Preto e vão para dentro do campus (existem vários que param na porta, mas só isso).

      Outra alternativa, se for o seu caso, é pensar numa bicicleta. Certamente a vida ficaria mais saudável. 🙂

      Para viver sem carro, o ideal é buscar por casas ou apartamentos a no máximo três quarteirões da Conceição do Mato Dentro, a principal rua do bairro. A proximidade com a rua Monteiro Lobato ou a avenida Fleming é uma boa também.

      Abraço.

  50. Olá Rafael,
    Tive uma ótima proposta para trabalhar em Pedro Leopoldo, MG.
    Mas pretendo morar em BH, saberia me dizer se isso é possível ou ficaria muito difícil? E saberia me indicar alguns bairros bons que ficam próximos a saída pra Pedro Leopoldo? Desde já agradeço.
    Abraços.

    1. É sim, Luis Fernando. Pedro Leopoldo fica perto do aeroporto de Confins, o principal de BH.

      Uma boa é procurar por casas na região da Pampulha. Não é perto, mas, dependendo do bairro você estará quase na saída pra rodovia que dá acesso à cidade.

      Abraço.

      Abraço.

  51. Oi Rafael, Boa tarde, estou pensando em comprar um residência em BH. Poderia me indicar bairros que seja bons para morar e valor de imóveis até 240 mil? Fico no aguardo.

    1. Oi, Luís. Confesso que não estou por dentro de preços de imóveis em BH. Acho que o melhor é você buscar em imobiliárias mesmo.

      Abraço.

  52. Oi:

    Preciso informacao, vou pra um estagio na UFMG em janeiro e fevereiro do 2016, procuro um apartamento mobiliado em algum lugar tranquilo e com bon tansito, sou chilena

    Obrigada

    1. Oi, Carolina. Procure um perto da UFMG. Mas é preciso saber se o estágio é no Campus Pampulha. Se for, o Ouro Preto é um bom bairro.

      Abraço.

  53. Oi Rafael , estou me mudando para BH, porém trabalho em Betim , só que gostaria de morar em Belo Horizonte , qual bairro seria melhor para eu morar ? Com restaurantes , supermercados e infra estrutura? Obrigada

    1. Oi, Carla. Existem muitos bairros bons. Imagino que você teria que procurar um no caminho de Betim, certo?

      Olha, não conheço muito aquela região, francamente. Acho que o melhor é você vir em BH antes, com calma, para conhecer e decidir. Um bairro distante, mas com saída para a Avenida Amazonas, que leva até Contagem e Betim, é o Prado. Mas, de novo, eu até conheço bem BH, mas não conheço Betim direito. Pode ser uma boa perguntar para colegas de trabalho.

      Abraço.

  54. olá Rafael,
    ótimas dicas, conheço puco BH mas adorei a região. Estou me mudando e conheço poucos bairros tenho colegas que moram no Bairro Santa Cruz próximo do Minas Shopping achei tranquilo, mas gostaria de dicas de bairros mais próximo do centro. estou tendo dificuldades em achar apartamentos/casas de 2 quartos, para locação direta com proprietário valores 400 a 850 poderia me auxiliar?? grata.

    1. Oi, Viviane. A questão é que esse valor é bem abaixo do que é cobrado. Por conta da crise, os aluguéis em BH caíram, mas um apartamento de dois quartos, num bairro mais ou menos central, dificilmente sai por menos de 900. O normal é custar entre 1000 e 1200, principalmente se for em imobiliária. Com o proprietário o preço abaixa um pouco.

      Abraço.

  55. Boa tarde caro!
    O que sabe sobre o bairro Nova Suíssa, é bom para morar, fica perto de tudo do centro?
    Sabe se tem alguma casa de poker no centro ou próximo?
    Aliás não se se o correto é Nova Suíssa ou Nova Suiça, porque já vi de ambas as formas.

  56. Só não concordo muito com Savassi, é um bom bairro de classe alta, mas considero sion bem melhor que savassi, não gosto muito da ideia de morar na savassi.
    Considero mais pampulha, mangabeiras e sion os 3 melhores bairros de BH.

    1. Oi, Rodrigo. Até concordo com você. Mas note que o texto, apesar dos inúmeros comentários de quem vem morar aqui, é pensado para quem vem ficar só alguns dias, a turismo mesmo. Aí eu acho que vale mais ficar na Savassi que nos outros lugares que você citou, para facilitar os passeios e o deslocamento.

      Abraço.

    2. RODRIGO, EU FAZER UMA OBSERVAÇÃO, MAS A PAMPULHA NÃO É UM BAIRRO, E SIM UMA REGIÃO COM VÁRIOS BAIRROS, E ALGUNS NÃO SÃO TÃO MARAVILHOSOS PARA SE MORAR;
      A EXEMPLO DISSO, TEMOS O BAIRRO CASTELO QUE FICA NA REGIÃO DA PAMPULHA, E O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA É BEM ALTO, POIS OCORRE MUITOS SEQUESTROS RELÂMPAGOS, E MUITO ASSALTO. NESTE BAIRRO AS ESTATÍSTICAS SÃO BEM ALTAS, E NEM TUDO SAI NOS JORNAIS. SION, SAVASSI, LOURDES, SANTO AGOSTINHO, BARRO PRETO, MANGABEIRAS (ESTE TAMBÉM É UM BAIRRO DE CLASSE ALTA), CRUZEIRO, BELVEDER.
      EU PREFIRO A PARTE CENTRO SUL, BARRO PRETO, LOURDES, SANTO AGOSTINHO.

  57. Olaaaa
    Estou indo, no final do mês, conhecer BH…Já li bastante e me parece que um das boas opções para hospedagem é o bairro Santa Tereza, com o qual simpatizei. Ainda não escolhi um local para hospedar, você teria indicação de um bom hostel, seguro, pois sou mulher e vou sizinha.

    1. Você vem a turismo, Katia? O Santa Tereza é bom sim, tem bares e restaurantes, mas para fazer turismo você vai ter que sair do bairro o tempo todo. eu ficaria numa região mais central, tipo Savassi/Centro. Fica tranquila, hostels em geral são seguros. Tenta escolher um com boa avaliação no Booking (a avaliação é dada por gente que já ficou no hostel. Abaixo tem uma lista de opções:

      Abraço.

      http://www.booking.com/hotel/br/samba-rooms-hostel.pt-br.html?aid=367502;sid=3afb0871169bada87ca195a8fa34a1b6;dcid=1;dist=0;sb_price_type=total;srfid=92a4d1133f80601cc4b2e1a559e9e543b9cf11eaX3;type=total;ucfs=1&

      http://www.booking.com/hotel/br/adrena-sport-hostel.pt-br.html?aid=367502;sid=3afb0871169bada87ca195a8fa34a1b6;dcid=1;dist=0;sb_price_type=total;srfid=92a4d1133f80601cc4b2e1a559e9e543b9cf11eaX4;type=total;ucfs=1&

      1. Sim Raphael, irei a turismo. Devo estar por lá de 29/09 a 05/10… Já andei lendo algumas opções, mais ainda não definir exatamente a hospedagem…Pensei em ficar próximo a Santa Tereza…Também vou a Ouro Preto e hoje li algo sobre Cordisburgo, a terra de Guimarães Rosas…..Mais pra tudo isso, preciso fechar hospedagem. Vou dar uma olhada em sua opções. Não havia lido ainda seu blog e sua história pelas Indias….Louca pra fazer o mesmo, rsrsr…

  58. Ola, farei um estagio no Hospital Sofia Feldman, que fica no bairro Tupi, durante 1 mes. Sou de outro estado (não conheço BH) e gostaria de dicas de bairros proximos e que nao sejam violentos pra eu passar esse mês. Desde ja, agradeço!

    1. Oi, Mariana.

      Essa é uma a região da cidade que eu conheço muito pouco, francamente. O único dessa área que eu conheço é o Floramar, que é um bairro de classe média relativamente tranquilo. No Tupi mesmo eu passei pouquíssimas vezes.

    2. tenho um kitnet proximo ao sofia bairro ribeiro de abreu,com mobilia simples,mas que atende bem.todos os bairros paralelos tem ma fama,mas se vc nao ficar fora de hora na rua,nao misturar onde nao deve, sera como todo lugar moro aqui a 29 anos,este hospital fica em bairro simples, se interessar me manda um email,te darei mais informaçoes ok?

      1. Olá Maria Lima, me interessei pelo seu kitnet. Preciso de lugar para ficar em BH por um período curto em novembro, 15-20 dias. Você poderia entrar em contato comigo para conversarmos melhor, caso você ainda não o tenha alugado. Obrigada!

        1. Olá Maria!

          Tem kitnet mobiliado ainda disponível?

          Estou precisando com urgência, pois vou agora em
          Outubro fazer estágio de 30 dias no Sofia Feldman!

          Fica perto seu kitnet?

          Dá para ir a pé?

          Abraços

          Bruno

  59. Boa tarde vou me mudar para bh final do ano consegui vaga na escola marechal deodoro da fonseca que fica bairro santa ines e meu marido trabalha cidade administrativa por favor me indique um bairro tranguilo para morar…obrigado

    1. Oi, Regiane. O Santa Inês mesmo é um bom bairro. Ali perto tem o Cidade Nova também. Nos dois vocês estará perto da Cristiano Machado, que é a avenida que leva até o Centro Administrativo. Mas a sede do governo fica na outra ponta da cidade, caminho do aeroporto de Confins. Vale pesquisar também no Horto, Colégio Batista, Floresta…

      Mas é o que eu já disse pra outros: antes de decidir, venha passar um fim de semana aqui, pra conhecer os bairros.

      Abraço.

      Abraço.

    1. Oi, Ygor. Tem muitos bairros bons ali perto. Inclusive opções fora de BH, se você preferir. Acho que a grande questão é procurar apartamentos perto da Avenida Cristiano Machado, que dá acesso à Linha Verde, ou na região da Pampulha, que não é longe de lá.

      Abraço.

  60. Ola’ Rafael,
    Estou me mudando esse mês para BH para estudar na UFMG, não conheço nada da cidade e nem tenho família por perto. Gostaria de uma sugestão sua, para onde ficar… Estava lendo sobre Ouro Preto nos comentários, contudo só estou achando aluguel de quartos e ainda, em um preço elevado. Estou interessado em uma kitnet mesmo, algo pequeno, mas privativo. Belo Horizonte, fiquei sabendo que possui um transito bastante intenso, então só compensaria eu ficar num bairro próximo `a UFMG? Aguardo tua ajuda, o mais rápido possível!
    Desde já, agradeço,
    Lucas.

    1. Não precisa ser realmente colado na UFMG. A vantagem de uma opção assim é ir a pé para o campus. Há um ônibus gratuito que faz o trajeto entre o Ouro Preto, bairro onde ficam as moradias da UFMG, e o campus.

      Mas você pode procurar opções em outros lugares também, tanto na Pampulha como mais para o centro ou no centro. O trânsito ficou um pouco melhor com as faixas exclusivas para ônibus, que existem na Catalão e na Antônio Carlos, as duas avenidas que ligam ao Campus Pampulha.

      Se você estiver em dúvida, pode ser uma boa alugar um quarto por um período menor, tipo um mês. Aí você conhece a cidade e faz a escolha definitiva depois.

      Abraço.

      1. Rafael,
        Achei um apt legal em Dona Clara, entre o aeroporto de pampulha e a UFMG, vou ficar la o primeiro mes… Esse bairro é bom? Seguro?
        Obrigado pelo apoio,
        Lucas.

  61. Vou a uma Formatura Belo Horizonte, gostaria de ficar em um lugar de fácil locomoção , UFMG, preciso de um salão Top, para arrumar, maquiar….. Esse bairro Palmares fica onde, tenho uma amiga e gostaria de visita-la?

    1. Oi, Angela. Você sabe onde vai ser a formatura? Embora a maior parte da UFMG seja na Pampulha, alguns cursos são em outras regiões da cidade. O Palmares fica relativamente perto do Campus Pampulha da UFMG.

      Abraço.

    1. Em frente ao Minas Shopping/Ouro Minas. Além de ser próximo a Jacuí (trajeto mais rápido pra chegar ao Centro sem pegar um trãnsito enorme), a entrada do bairro cai na Bernardo Vasconscelos (há uns 10min da UFMG/caminho para a Antônio Carlos), pela lateral você cai na Cristiano Machado (10min do centro, e é caminho pro Aeroporto de Confins também) e a parte de cima cai no Anel Rodoviário (menos de 10min da Pampulha e também é um trajeto pra ir em Contagem, Betim, etc). É na região da Pampulha, super rápido chegar ao Mineirão e a Lagoa.. e fácil chegar ao centro também. É basicamente isso, hahaha. O bairro é tranquilo, tem parque ecológico, barzinhos, pizzaria, sushi’s… nada TÃO movimentado

  62. Oi Rafael,

    Mudarei para BH para trabalhar na UFMG. Gostaria de saber quais bairros são próximos da universidade e seguros. Coloco a segurança como o primeiro critério de escolha. Procurando na Internet, vi alguns apartamentos com bom preço no bairro Ouro Preto, mas também li que a criminalidade na região está aumentando muito pq o bairro tem uma estrutura que facilita a fuga de bandidos. Não tenho problemas em morar em apartamentos pequenos/ quitinetes (até prefiro para economizar), mas considero muito importante ficar em um local seguro. Também queria um lugar próximo da UFMG, se possível, e com infraestrutura (supermercados, farmácia, padarias, etc.).

    Obg e parabéns pelo site.

    1. Oi, Wiliam.

      Olha, não acho que tenha grandes diferenças em termos de segurança. A situação é basicamente a mesma em todos os bairros ali perto. O bandido, se quiser fugir, foge, infelizmente, não importa o bairro.

      Morei quase minha vida toda no Ouro Preto. É um bairro muito bom, perto da UFMG, com bancos, restaurantes, supermercados e tudo mais. A estrutura lá é ótima. Claro que há casos de violência, assim como há em outras partes da cidade. E há uma delegacia no Ouro Preto, então pelo menos a polícia está sempre por perto.

      Se você me falar os nomes das ruas, te digo como são e o que tem perto. Conheço bastante aquela área. E só não te digo que dá pra ir andando pra UFMG porque o campus é enorme. Dependendo do ponto, você terá que ir de carro, ônibus ou bicicleta.

      O bairro São José também fica perto da UFMG, na entrada da Avenida Abrão Caran e perto do Mineirão. E tem os bairros do outro lado da Avenida Antônio Carlos. Mas eu prefiro o Ouro Preto, francamente.

      Abraço.

      1. Oi Rafael, obrigado pela reposta.

        Vou me tranquilizou com o bairro.
        Na verdade, só me mudarei daqui alguns meses, porém, como não conheço Belo Horizonte (sou do interior de SP), comecei a procurar informações para ver em qual bairro poderia ficar, os preços, etc.
        Vi um bom preço na Rua Desembargador Paula Mota. Contudo, nos outros anúncios, só informam o bairro, sem rua. Eu precisaria entrar em contato com a corretora para receber mais informações.

        Valeu pela ajuda

        1. Essa rua é boa, mas depende do ponto dela. É uma rua enorme, termina em outro bairro. Se for nos primeiros quarteirões, com números menores, está ótimo. No primeiro e no segundo quarteirão você estará perto de bancos, restaurantes, ponto de ônibus e dá pra ir a pé ao Carrefour. E o Carrefour fica de frente pra UFMG. 🙂 Mas se for numa numeração muito alta, aí você estará meio longe do centro comercial – e vai acabar usando muito o carro.

          Os aluguéis nos quarteirões afastados são muito baratos por isso. Cheguei a achar uma cobertura, com três quartos e com vista pra cidade toda, por 1200 reais, no ano passado. Mas era muito longe de tudo.

          Se precisar de qualquer outra dica é só falar. 🙂

          Abraço.

          1. Não será nas próximas semanas, mas precisarei da sua ajuda sim 🙂 Não conheço nada da cidade. Quando for alugar um lugar, vou pedir a sua opinião. Só mesmo um morador para esclarecer essas coisas.

            Muito obrigado

            Abraço

          2. Olá. Muito legal essas suas explicações. Estou com a mesma duvida. Vou trabalhar na UFMG no ICB (perto do centro da universidade no campus da pampulha). Pretendo morar em um local seguro e que ofereça sistema de transporte, pois não quero mais ter dois carros. Toda minha busca acaba no bairro ouro preto, entretanto vejo que é difícil o transporte de ônibus para a UFMG. Estou correto? Você teria sugestoes de ruas seguras e com transporte fácil para UFMG? Obrigado

  63. Olá Rafael!
    Vou a BH em outubro com minha filha de 01 aninho. Vou me hospedar no bairro Barro Preto. É um bairro ruim? Terei fácil acesso aos pontos turísticos da cidade? É fácil a locomoção?
    Grata

    1. É na região central, Flávia. Costuma ser tranquilo se locomover a partir de lá. Sabe o nome do hotel? Aí te falo se a localização é boa. 🙂

      Abraço.

    1. Oi, Thamires. Talvez você ache apartamentos por até uns 900 reais no próprio centro. Dá pra achar boas opções por esse valor, em várias regiões, embora normalmente sejam apartamentos pequenos.

  64. Boa noite, Rafael!
    Estou me mudando pra BH em setembro e vou trabalhar na cidade administrativa. Gostaria que vc me ajudasse a escolher um bairro tranquilo e que tenha apartamentos com preços acessiveis. Tb procuro um lugar que seja mais perto do local onde irei trabalhar e que tenha transporte facilitado.

    1. Oi, João. Você pode procurar por bairros na região da Pampulha. Fica perto, principalmente se você tiver carro, e é uma região tranquila. Ou então que tenham fácil acesso à avenida Cristiano Machado, que forma a Linha Verde, via de acesso para a Cidade Administrativa e também para o aeroporto de confins.

      Eu percebi, no ano passado, que os valores para aluguel de apartamento em BH variam pouco nos bairros de classe média, independente da região. Você tem os bairros mais valorizados e caros, mas uma grande quantidade de bairros na mesma faixa, não importa a região.

  65. Oi Rafael, estou precisando de ajuda. Me mudo para BH so em Janeiro porem ja me antecipo na pesquisa porque gostaria de saber qual seria local para se morar ai que nao fica proximo a favelas, tem tudo proximo, os imoveis nao tem preco exorbitantes como no Belvedere e Mangabeiras ja que morarei de aluguel. Escolas que tenho cotato sao: Santo Antonio, Funcionarios. Magnum Agostiniano Cidade Nova, Nova Floresta. Loyola e Pitagoras, Cidade Jardim.Promove, Pampulha.

    1. Oi, Raquel. Isso depende muito do sue local de trabalho. Essas escolas que você citou ficam em regiões variadas, entre o centro e a pampulha, por exemplo. E todas estão em bairros bons. Um apartamento de dois quartos, num bairro bom, costuma custar entre 800 e 1200 por mês. Fiz uma ampla pesquisa sobre isso no ano passado, antes de alugar o meu. 🙂

      Abraço.

  66. Olá Rafael, Boa noite!
    Estou me mudando para BH e não conheço a cidade. Irei trabalhar no Barro Preto. Gostaria que me indicasse alguns bairros próximos a este bairro, que tenham fácil acesso e que sejam tranquilos. Obrigada!!

    1. Oi, Suellen.

      O Barro Preto fica dentro da região central. Lourdes, Gutierrez, Prado e o microcentro mesmo estão bem perto.

      Caiçara e Padre Eustáquio não estão longe também. Mas reforço o que já disse pra outros: uma boa ideia é passar um fim de semana por aqui pra conhecer melhor a cidade antes de se decidir.

      Abraço.

  67. Rafael, bom dia!

    Valeu pelas dicas. Estou me mudando pra BH no começo do próximo mês, e vc poderia me indicar bairros proximos do centro, mas que o custo não seja tão elevado. Grato.

  68. Olá, Rafael!

    Mês que vem irei morar em BH, pois irei trabalhar no HC e gostaria de saber se poderia indicar bairros próximos para eu procurar ap, vaga, etc.

    1. Oi, Cynthia.

      O HC fica na região central. Bairros como Floresta, Santa Efigênia, Santa Tereza e Funcionários são boas alternativas.

      Abraço.

  69. Boa noite Rafael,

    Estamos mudando para BH a trabalho. Nos recomendarao a regiao da Pampulha. O que voce acha do bairro Castelo avenida tancredo neves? E seguro? Como e pra lazer, restaurantes

    Obrigada

    1. É um bom bairro. Tem muitos bares e restaurantes por ali. O único problema é que o Castelo ainda é atendido por poucas linhas de ônibus.

      Acho que a questão da segurança é igual a outros bairros de classe média.

      Abraço.

  70. Boa tarde como vai?
    Estava lendo o artigo e os comentários e queria saber sobre o bairro Mangabeiras, é um bairro bom e seguro para morar?
    Grato.

    1. É um bairro ótimo. Costuma ser mais caro também, um bairro de classe média-alta.

      Fica no pé da Serra do Curral e a uns 15 minutos do centro.

      Abraço.

  71. Olá Rafael, como vai?
    Então, me mudarei para BH no início do próximo ano, sou do ES e aqui o custo de vida não é tão alto, mas já me disseram que morar em BH é um pouquinho mais pesado em relação ao bolso, pois o custo de vida é um pouco elevado, isso procede? Já viajei para a cidade e não gostei muito, pois foi corrido e não deu pra conhecer nada, o trânsito era péssimo, mas já me acostumei com isso, aqui em Vitória não é diferente. Enfim, queria saber quais bairros me recomenda e quanto custa mais ou menos um apartamento com um quarto e quais regiões são mais tranquilas, pois vou morar sozinha.

    Aguardo respostas. Abç!

    1. Oi, Lorrayine.

      O trânsito é ruim mesmo. Até acho que melhorou um pouco nos últimos anos para quem anda de ônibus, por conta das faixas exclusivas, mas na hora de pico é bem ruim para quem está de carro. Por isso, a regra básica é, se possível, tentar morar perto do seu trabalho. Você já sabe o bairro em que vai trabalhar?

      Abraço.

        1. Achei dois endereços para o QCG da PM e fiquei na dúvida sobre qual deles é o atual ou o correto. Tem um na Rua da Bahia, pertinho do centro, e outro na Cidade Administrativa, que fica na outra ponta da cidade (quase fora de BH, na realidade).

          Se for o da Rua da Bahia, bairros como Floresta, Santa Efigênia e Santa Tereza são boas opções. No centro você também vai encontrar opções boas e baratas, mas aí estará naquela confusão que centros de grandes capitais sabem fazer.

          Funcionários e Lourdes também são boas opções, mas um pouco mais caras. E ainda tem Santo Antonio, São Pedro (e por aí vai).

          Agora, se o QCG for no Centro Administrativo, talvez seja melhor procurar por algo mais no eixo de lá da cidade, tipo algum bairro da regional Pampulha. Aí você ficaria no meio do caminho entre o centro e o trabalho.

          Já pensou em passar um fim de semana aqui, antes da mudança? Pode te ajudar a pensar melhor (e não bater o martelo numa localização mesmo sem conhecer bem).

          Abraço.

  72. Oi Rafael, ainda não me sinto segura e sempre procuro mil opiniões antes de reservar. O bairro Santa Efigênia é tranquilo? Tento levar em conta custo e deslocamento e esse foi um dos razoáveis. Pretendo utilizar transporte público. Obrigada, desde já.

    1. É tranquilo. Mas você vem para viajar? Se for, pode valer a pena ficar numa área mais central, tipo Savassi.

      Agora, se você vem para ficar longos períodos (ou com outro objetivo, tipo uma conferência perto da sua hospedagem), então é tranquilo mesmo. É um bom bairro. 🙂

        1. Entendi. É porque viagem e moradia são coisas bem diferentes, né/ Aparece muita gente aqui que está se mudando pra BH e pesquisa bairros por isso. Para morar pode valer a pena pegar bairros fora do centro, mas para viagem não compensa tanto fugir nas áreas tradicionais. 🙂

  73. Olá Rafael! Estou morando em BH já a cerca de 5 anos, mas agora pretendo comprar um imovel na Região da Pampulha. Estou vendo opções no Castelo e Itatiaia.
    Oque tem a dizer sobre os dois bairros e oque me recomendaria??

    1. Oi, Gleber.

      Conheço o Castelo, morei muito tempo ali perto. É um bairro bom, que tem imóveis com preços bem interessantes (cheguei a olhar isso no ano passado).

      Por outro lado, ainda é um bairro com poucas opções de ônibus e que ainda está em desenvolvimento. Com isso você depende muito de carro e fica um pouco isolado, ainda mais dependendo do ponto do bairro em que morar.

      Na minha opinião, é um bairro que vai ficar muito bom daqui a alguns anos, assim como ocorreu em outras regiões da Pampulha, tipo o Ouro Preto, que ganhou a estrutura necessária com o passar do tempo.

      O Itatiaia eu não conheço tanto, prefiro não opinar.

      Abraço.

  74. Rafael, bom dia.

    Primeiramente obrigado por todas as informações disponíveis no blog. Ajudou bastante a conhecer um pouco mais sobre BH.

    A questão é estou para ser transferido para parte sul da cidade no próximo mês.

    Consegui ver alguns lugares para alugar pela internet, mas você saberia dizer quais são as principais imobiliárias?

    Estou procurando algo simples, apartamento para 1 pessoa ou mesmo kitnet a princípio.

    Obrigado!

    1. Oi, João. Tem uma que chama Casa Mineira. E eu aluguei o meu apartamento com uma que chama Casa Sartori. Achei eles meio burocráticos demais, mas eles tinham o apê que eu queria, então acabei topando.

      Outra que eu cheguei a contatar, também nessa região, foi a http://www.adimoveisbh.com.br.

      Espero ter ajudado. 😉

  75. Olá…estou de mudança pra BH
    Precisando um um bairro bom pra morar, gostei muito do bairro cidade nova.
    Vou ter que trabalhar em dois lugares, um no bairro dona clara e outro na cidade industrial… Me disssresm que vou estar contra o fluxo…esta informação procede?

    1. É um bairro bom, Patrícia.

      Você está relativamente perto do Dona Clara. E a Cidade Industrial não está perto, mas você teria saída rápida para vais que levam até lá.

      Não sei se estaria no contra fluxo, francamente.

  76. Boa noite,
    Parabéns pela iniciativa de orientar os visitantes em sua cidade.
    Mas permita lhe fazer uma consulta:
    Estou pretendendo morar em BH, vou trabalhar no TRT 3º Região, qual bairro você indicaria para morar, tendo em vista que prefiro residência.
    Algum que fique perto do trabalho, mas que seja acessível financeiramente.

    Desde já agradeço sua atenção.

    1. Pelo que vi aqui, o TRT 3º Região fica no bairro Santa Efigênia. Esse bairro, e também o Prado, são boas opções.

      Padre Eustáquio e Caiçara também não estão distantes. O Gutierrez, mais central, também é uma opção.

      Abraço.

  77. Oi, Pessoal,
    Vou pra BH sozinha no feriado de 1 de maio e estou pensando em me hospedar no albergue Allbags, que fica no bairro de St Teresa, na Rua Quimberlita, 300, perto da estação St Teresa do metrô. A minha ideia é ir dois dias para Inhotim e passar um outro dia em BH (a ideia é conhecer a Pampulha e o que der no restante do dia). Esse bairro é seguro (considerando que sou mulher e vou viajar sozinha)? Tem bares e restaurantes por perto? Para ir à Savassi de transporte público à noite é seguro? Eu adoraria me hospedar na Savassi, mas os albergues que encontrei lá só tem quartos mistos e eu prefiro ficar num quarto só para mulheres.
    Obrigada,
    Marcelle

    1. Oi, Marcelle.

      Sim, é seguro e tem muitos bares por perto. Você só vai perder na questão do deslocamento – deve ter que pegar dois ônibus para ir para a Pampulha, por exemplo. Do Santa Tereza é bem fácil chegar no centro.

      Abraço.

  78. Bom dia . Ótimo blog . Rafael .moro no centro ne nova lima . Hoje trabalho perto de moeda . Aproximadamente uns 67 km da minha casa. Vc saberia me indicar uma região boa que ficaria mais perto de moeda . .e um aluguel bacana de ate uns 700 reais .moro sozinho . Pode ser apto ou quitinete.vlw

  79. Ola, td bem?
    Rafael. estou indo passar 5 dias em BH agora em Dezembro com meu esposo. Gostaria de saber se eu ficar em hotel no bairro de Belvedere, terei acesso mais facil a rodovias? Sei que para Ouro Preto e Mariana eu posso ir, passar o dia la e volta pra o hotel por que e perto o suficiente, mas e Tiradentes e mais longe? Quantas horas de viagem para ir e voltar ao hotel? o que vc recomenda? Meu marido adora as cidades historicas e boa comida que sei q e certo que teremos isso tudo em Minas.

    Desde ja agradeco muito.
    Malu

    1. Oi, Malu.

      São cerca de 200 quilômetros até Tirandentes, uma viagem que costuma ser feita em 3h30 / 4h. Ficando no Belverede você estará na saída para Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes e São João Del Rey.

      Por outro lado, você também precisaria do carro para percorrer as atrações de BH. O Belvedere não é longe da Savassi e do centro – coisa de 15 minutos de carro, principalmente nessa época do ano, que a cidade está bem mais vazia e o trânsito melhora.

      Espero ter ajudado. Boa viagem. 🙂

  80. Oi, Rafel, tudo bom?
    Eu to adorando o blog. Parabens! Ja o visitei antes para alguns destinos.
    Entao, eu devo passar o reveillon com uns amigos em Bh. A gente ainda nao fechou o hotel porque nao sabia onde era melhor ficar. Olhando agora, acho que prefiro Savassi.
    Voce poderia me contar um pouco como é o ano novo que nao seja algo no estilo praia de Copacabana? hahah

    1. Jessica, se você quer tranquilidade, acho que você vai passar o Ano-Novo no lugar certo. Hahaha

      BH fica vazia nessa época (a mineirada corre pra praia), então você não vai encontrar a muvuca de Copacabana.

      Há uma festa de fogos na Lagoa da Pampulha e algumas festas em boates, restaurantes, bares, clubes, etc. Quem fica em BH acaba passando o Ano-Novo numa festa assim. Ou chama os amigos e fica em casa mesmo. Há alguns anos rolava uma festa de fogos no centro da cidade também, mas acho que não vai ter este ano. Vou checar isso pra você.

      A Savassi é uma boa região, principalmente para turistas. Segura, com bons restaurantes e perto do centro. Enfim, acho uma boa escolha.

      Qualquer outra coisa é só falar.

  81. Rafael
    Estou voltando p Brasil mes que vem depois de 10 anos fora. Vamos para Bh. Nao conheco e nem tenho ideia por onde comecar a pesquisa de bairro. Voce pode me ajudar?

    1. Oi, Pri.

      Isso depende muito. Você vai trabalhar onde? Pode ser uma boa ideia ficar perto do trabalho, pra facilitar sua vida.

      Prefere algo mais central, ou mais tranquilo? Gosta de usar transporte público, ou vai usar carro mesmo?

      Tudo isso pesa na hora de escolher.

  82. olha estou pensando em passar uns 30 ou 60 dias em bh e gostaria de saber qual bairros ‘e mais viavel para alugar um kitnet? estive vendo alguns o que você diria desses bairros? PROXIMO AO SHOOPING DEL REY, CAIÇARA, LAGOINHA, PAMPULHA, CORAÇÃO EUCARISTICO. na sua opinião qual cidades mais proximas de bh é melhor para ficar por um periodo de 30 a 60 dias levando em conta tranquilidade e preço. desde já agradeço pela atenção e espero que possa mim ajudar.

    1. Oi, Marcos.

      Eu moro na Pampulha e minha namorada no Caiçara. São duas regiões boas, imagino que você vá achar boas opções nelas.

      Uma parte da região ao redor do Del Rey também é o bairro Caiçara.

      Em que faixa de preço você está procurando?

      1. olha eu quero apt ou kitnet mobiliado em local tranquilo e com fácil acesso aos demais pontos da cidade.quanto ao valor seria bom se encontrasse dentro desses critérios algo na faixa de 600 mais pode pagar até 800 por mês. vai depender do apt ou kitnet como qualidade, localização e segurança.

        Dentre as cidades mais próximas da capital qual você indicaria caso eu resolva querer ficar em uma delas?

        você conhece a cidade de itabirito? fica próximo dai? é boa e tranquila lá.

        1. Marcos, Lagoa Santa é relativamente perto e tranquila.

          A região da Pampulha é também afastada do centro e tem muitos bairros tranquilos (aqui perto de casa até macaquinhos andando nas árvores aparecem de vez em quando).

          Por outro lado, você vai achar bons kitnets por esse preço no centro. O JK, prédio famoso de BH, tem aluguel de apto de dois quartos por 1100. Imagino que um kitnet seja nessa faixa que você quer. Mas o centro já é mais confuso.

          Outro bairro tranquilo e barato é o Castelo. Está longe do centro, mas virando um bairro importante.

          Abraço.

    1. Oi, Carol.

      Morar é bem diferente de se hospedar. As regiões que a gente citou aqui ou são perto de pontos turísticos ou de áreas com bares e restaurantes, bem focado no viajante mesmo.

      Sobre o Cidade Nova, é um bom bairro, com boa infraestrutura, enfim, boa opção para morar.

      Vinte quilômetros é bastante coisa. Em BH o metrô é muito limitado, tem apenas uma linha, o que piora muito o trânsito. Na hora do rush você pode demorar entre 1h30 e 2h para cruzar essa distância. Sem trânsito fica bem mais tranquilo, dá pra fazer em 30 minutos.

      Espero ter ajudado.

      Abraço.

      Qualquer coisa é só me falar.

    1. Oi, Ester. Demorei a te responder. Desculpa por isso.

      Ele fica no bairro Serra, uns 15 minutos de ônibus do centro e da Savassi, num dia sem trânsito. Com trânsito pode demorar mais.

      Não é a melhor das localizações, mas também não é ruim.

      Abraço.

    1. Oi, Suelen.

      Está pensando em se mudar para BH? Bom, aí a coisa é um pouco diferente. São todas boas regiões, claro, mas é importante ter em mente outras coisas.

      Exemplo: Belvedere, Lourdes e Savassi são bairros caros. Eu até consideraria morar nos dois últimos, mas não moraria no Belvedere, que fica quase em Nova Lima e exige carro pra praticamente tudo que você for fazer.

      Eu moro na Pampulha e gosto. O centro, por outro lado, tem moradias baratas. Mas é o centro, né? Confuso, cheio, um pouco sujo… Uma coisa é se hospedar lá, outra é morar.

      Enfim, dependeria também da sua vida aqui: o trânsito de BH é muito ruim. Por isso, seria interessante procurar uma moradia perto da região onde sua vida acontece. Perto do trabalho, da faculdade, etc.

      E existem outras opções interessantes para morar, bairros que não têm hotéis, mas ótimas casas. Bairros ao redor do centro, por exemplo, não costumam ser carros e oferecem muita facilidade de locomoção.

      Qualquer coisa é só perguntar.

      Abraço.

      1. Valeu as dicas, Rafael! Morar em BH é algo que eu venho pensando a respeito desde o ano passado, mas ainda não consegui me decidir pra valer, pois tudo dependeria de arranjar um bom trabalho. De qualquer forma, obrigada pela ajuda!
        Abrs.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.