Tags:
Atlas: Halkidiki, Grécia

Onde ficar em Halkidiki, no norte da Grécia

O mar azul da Grécia não está limitado às suas ilhas. A escolha de Halkidiki (pronuncia-se Ral-qui-di-qui) – tal como eu fiz – serve para aqueles que querem conhecer o norte do país, sua parte continental. É uma excelente escolha porque: 1. a região é linda e cheia de história, afinal fica na Macedônia grega e 2. essa área acaba sendo mais barata que as ilhas, porque além de não ser tão badalada, você não precisa pegar ferry para se locomover. Este post é um guia para quem deseja escolher onde ficar em Halkidiki.

Para mais informações sobre a região, recomendo dar uma lida no meu guia de o que fazer em Halkidiki. Também é legal dar uma olhada no site oficial da Discover Greece e  o Visit Halkidiki.

Visitar a Grécia Halkidiki

Entendendo a geografia de Halkidiki

Halkidiki é formada por três penínsulas, que os gregos chamam de “dedos”. Kassandra é a primeira península, famosa por seus beach bars e boates. Sithonia, o segundo dedo, é bem mais natural e meio hippie. A terceira é parte de um estado monástico, Mt. Athos, e é proibida para mulheres. 🙁

Halkidiki grécia mapa

Além das penínsulas, também há uma área continental no norte. E não só com praias, mas também alguns pontos turísticos interessantes, como o local de nascimento do filósofo Aristóteles e cavernas com os achados arqueológicos mais antigos da Grécia.

Onde ficar em Halkidiki

  • Kassandra

Kassandra é a primeira península e onde eu passei mais tempo. É a região mais animada de Halkidiki, com muita estrutura de hotéis, restaurantes, bares e boates. Segundo a mitologia grega, essa península foi formada numa batalha entre gigantes e deuses do Olimpo.

Kallithea é uma das maiores vilas da região. Além das praias, também é famosa pelo santuário de Zeus Ammon. Eu fiquei no Flegra Palace, em Pefkochori. As duas vilas ficam na costa leste da península. Ao olhar para o mar, você vai ver montanhas ao fundo: são os dois outros dedos de Halkidiki. Quem fica do outro lado, como em Siviri, por exemplo, tem vista para o mar e a Grécia continental.

Praia em Halkidiki grécia

Praia em Pefkchori Halkidiki Grecia

São muitas opções de hotéis, resorts e guesthouses nessa região. Eu estive em três praias por ali e não vi tanta diferença entre elas: são todas azuis, de mar calmo e areia de pedrinhas douradas. Para todos os lados há beach bars, onde você pode consumir e utilizar as cadeiras e sombrinhas ou pagar uma taxa em torno de 5 euros.

Também há áreas públicas nas praias, para quem só quer estender sua toalha na área e relaxar. Minha sugestão é que você escolha um hotel que te agrade mais e faça passeios por outras praias de carro, bicicleta ou ônibus.

Veja aqui todas as opções de hospedagem em Kassandra

  • Sithonia

Sithonia Grécia

Kavourotripes. Crédito: Visit Greece (CC BY-NC-SA 2.0)

Sithonia é a península mais hippie e tranquila de Halkidiki. As praias tem menos estrutura e por isso são bem mais naturais. Essa é uma região famosa por parques de camping. Nessa área é possível encontrar tanto praias próximas a hotéis e restaurantes, quanto praias quase desertas, escondidas atrás de rochas e montanhas, mas que os habitantes locais ficarão felizes em te indicar, como a paradisíaca Kavourotripes. Tal como em Kassandra, encontre sua opção de hospedagem ideal e depois explore a região o máximo que puder.

Veja aqui todas as opções de hospedagem em Sithonia

  • Norte e Costa Oeste de Halkidiki

Praia em Nea Moudania Halkidiki Grecia

Antes de entrar nas penínsulas, a Costa Oeste e Norte de Halkidiki também tem várias opções de praias, com a facilidade de estarem mais próximas de Tessalônica. Muitas dessas vilas começam com o nome Nea, que quer dizer “nova”, já que as cidades foram habitadas e nomeadas por refugiados de Anatólia, no início do século 20.

Eu fiquei em Nea Moudania, uma das maiores vilas dessa área, no resort Ikos Oceania, que tinha uma praia particular. Nea Kallikratia e Nea Potidaea também são bem populares e com muitas opções de hospedagem.

Veja aqui todas as opções de hospedagem no norte de Halkidiki

Onde eu fiquei em Halkidiki: dicas de hospedagem

Como já mencionei no texto, eu pude explorar duas regiões diferentes de Halkidiki durante a minha estadia por lá.

Ikos Oceania Halkidiki Grecia

Passei uma noite em Nea Moudania, no Ikos, um resort all inclusive de luxo. Acho que as quatro palavras anteriores já explicam bem como é o Ikos: wifi até na praia, decoração impecável, staff muito educado e prestativo, cinco restaurantes, duas piscinas, praia privativa e uma van que leva os hóspedes do hotel à vila de Nea Moudania de hora em hora. Toda a comida e bebida é liberada, 24h por dia, seja nos restaurantes e bares, seja no serviço de quarto.

É um tipo de hospedagem que funciona bem para famílias com crianças ou casais em lua de mel, que não querem se preocupar com nada além de sombra e água fresca. Uma diária do quarto duplo, com vista para o mar, custa a partir de 260 euros e tem nota 9,3 (Soberbo) no Booking.com. Reserve aqui.

De lá, segui para Pefkchori, em Kassandra, onde fiquei no Flegra Palace, um hotel quatro estrelas que fica na entrada da vila, perto de uma parte da praia que é quase deserta. O hotel é confortável, com tudo renovado recentemente. Tem piscina, um bar e um restaurante no local. É possível reservar a diária só com o café da manhã ou incluir também o jantar (que é delicioso). O hotel é comandado por uma família local que trabalha no negócio há quase 30 anos. Reserve aqui.

Além do Flegra Palace, eles também alugam apartamentos boutique no outro lado da vila de Pefkohori e tem mais dois restaurantes (o italiano Ambrosia e o Asterias, de frutos do mar) e um beach bar (Yalla) – quem fica hospedado no hotel ou nos apartamentos tem desconto em todas as propriedades.

Na vila, há boa estrutura – supermercado, bares e restaurantes – o que facilita bastante a estadia. O único defeito é que, por conta do sinal fraco na região, eles cobram pelo Wifi – só a primeira hora é oferecida gratuitamente. A diária no quarto duplo custa a partir de 99 euros e a nota no Booking é 8 (Ótimo). Reserve aqui.

Onde ficar em Halkidiki: outras opções

Halkidiki tem uma costa gigantesca, além de atrações arqueológicas, montanhas, cavernas e vilarejos históricos. Ou seja, é muita opção de lugares interessantes para se hospedar. As opções vão de resorts 5 estrelas a hostels e campings. Confira todas as opções de acomodação e encontre a que melhor se adapta ao seu estilo de viagem.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.