Onde ficar em Liubliana? A capital da Eslovênia tem tamanho de município médio do interior brasileiro: são menos de 300 mil moradores.
Por isso, escolher sua hospedagem não é tarefas das mais complicadas: a melhor região para você se hospedar é no centro histórico. Fique nos arredores do rio Liublianica, que corta a cidade, e você estará bem localizado.
Outros pontos para marcar no mapa são a Ponte Tripla e a Catedral, o coração turístico e social da cidade – à noite, é para ali que as pessoas vão, em busca dos vários bares e restaurantes que se espalham a partir das margens do rio.
Ficando nessa área você conseguirá conhecer todas as principais atrações turísticas a pé.
Veja também: Conexão em Milão – o que fazer em algumas horas na cidade
Alugar carro na Itália – dicas e cuidados necessários
Onde ficar em Veneza: o guia completo dos 9 melhores bairros
Onde ficar em Milão – melhores bairros e hotéis
Onde ficar em Zadar, Croácia: 15 melhores hotéis
Onde ficar em Liubliana: hotéis no centro
Hotéis em Liubliana – três estrelas
- Hotel Emonec – Um três estrelas bem avaliado e com custo/benefício muito bom. Está ao lado do rio e no coração da cidade. Diárias a 80 euros.
- Galeria River – Também perto do rio e a poucos minutos de caminhada da catedral. Fica num prédio lindo. Alguns quartos têm vista para a cidade. Diárias a 50 euros.
- City Hotel – Não é na beira do rio, mas é bem pertinho. E compensa pela estrutura do hotel, que é ótima. Diárias a 90 euros.
Hotéis em Liubliana: opções mais confortáveis
- Best Western Premier Hotel Slon – Hotel 4 estrelas. Está no centro histórico, a uns 10 minutos de caminhada das principais atrações turísticas. Diárias a 90 euros.
- Vander Urbani – Bem localizado, piscina na cobertura e opções de quartos com vista para o rio. Diárias a 120 euros.
- Hotel Cubo – Outro quatro estrelas muito bem avaliado. A localização não é tão boa quanto a do anterior, mas também é possível conhecer as principais atrações a pé a partir dele. Diárias a 120 euros.
Hotéis baratos em Liubliana
- Most Hostel – Bem próximo ao rio. Tem quartos compartilhados, uma opção de quarto duplo e boa avaliação. Diárias a 40 euros (quarto) ou 16 euros (cama em dormitório).
- Hostel Tresor – Fica perto de uma das principais praças de Liubliana e tem bom custo/benefício. Diárias a 40 euros ou 18 euros (cama em dormitório).
Veja mais opções de hospedagem no centro histórico de Liubliana
Onde ficar em Liubliana com carro
Vai de carro? Foi o que aconteceu com a gente – alugamos um veículo em Veneza e dirigimos por 2h30 até a capital da Eslovênia. Como muitos dos hotéis do centro histórico não têm garagem ou cobram uma tarifa alta pelo estacionamento, optamos por ficar num apartamento a 10 minutos a pé do centro histórico.
Foi o Central Apartments with Parking, um conjunto de apartamentos muito bem cuidado por uma família local. A garagem é gratuita, na frente do prédio. Recomendo, principalmente para quem viaja na mesma situação.
Apenas fique atento ao GPS, que indica o local de forma errada – uns 50 metros de onde o prédio de fato é, e do lado oposto da rua. Mande uma mensagem, pelo sistema da reserva, pouco antes da sua chegada e peça mais orientações para o anfitrião. Diárias a 120 euros.
Quanto tempo ficar em Liubliana?
Hotéis na Eslovênia: vai para Bled?
Apenas 40 minutos de estrada separam Liubliana de Bled, cidade às margens de um lago (com igrejinha-ilha no meio) e cercada por picos nevados. Pela beleza, esse é um bate-volta, digamos, obrigatório a partir de Liubliana – e a maioria das pessoas não passa mesmo a noite lá.
Mas se você tem tempo de sobra, pode valer dormir pelo menos uma noite por ali, garantindo o privilégio de acordar com a vista mais bonita da Eslovênia. Em Bled, recomendamos os seguintes hotéis:
- B&B Pletna – Pousada com quartos confortáveis – e vários com vista para o lago! Diárias a 100 euros.
- Rikli Balance – Hotel com ótima estrutura de lazer (no verão, Bled é um balneário para quem vive em Liubliana). Tem vista para a região e é muito elogiado. Diárias a 150 euros.
- Čarman House – Outra pousadinha às margens do lago. Diárias a 60 euros.
Veja mais opções de hospedagem em Bled
Seguro de viagem obrigatório na Europa
Sim, o seguro de viagem é obrigatório para entrar na Europa e pode ser pedido na imigração.
Mas não vale qualquer seguro. É preciso que o seguro contratado tenha uma cobertura mínima de 30 mil euros. É pensando nisso que muitas seguradoras oferecem planos específicos para viajantes que vão para essa região.
Mas como escolher o melhor seguro viagem para Europa, com o melhor preço e melhor cobertura? Saiba como escolher um seguro dentro das regras do Tratado de Schengen.
Inscreva-se na nossa newsletter
Vale a pena orientar a quem entra de carro no país sobre o ticket de pedagio a ser comprado em qq posto de gasolina! Não fui informada. Levei uma multa de 300 euros na saída do país para a Croácia, que foi reduzida para €150 por ser primeira vez! Foi punk!!!