Tags:
Atlas: Meteora, Grécia

Onde ficar em Meteora, na Grécia: dicas das melhores regiões

Meteora é daqueles lugares que você chega e passa no mínimo uma hora chocada, olhando para a paisagem e se perguntando se é de verdade. As pedras gigantes, que se elevam numa planície e ao longo dos anos foram abrigo de ermitões e monges, formam uma das paisagens mais incríveis não só da Grécia, mas do mundo. Nesse post compartilho com vocês algumas dicas de onde ficar em Meteora, explicando as melhores regiões para ficar por lá, sugestões de bons hotéis – inclusive os lugares que eu testei.

Meteora fica no norte do país, a mais ou menos cinco horas de distância de Atenas. Pela minha experiência, vale a pena passar pelo menos uma noite por lá, para conseguir aproveitar melhor o dia e também ver o pôr do sol imperdível da região.

Não deixe de ler também o post sobre o que fazer em Meteora e quais mosteiros visitar e ainda como ir de Atenas para Meteora

Quantos dias ficar em Meteora

Eu passei duas noites: cheguei por volta das 14h, almocei e fui fazer um Sunset Tour pelos monastérios. No dia seguinte, tinha me programado para fazer uma caminhada, mas o calor de quase 38º me fez mudar de ideia e eu acabei fazendo um tour regular mesmo, com uma van.

Eu poderia ter pegado um trem logo depois do tour de volta para Atenas. Mas preferi descansar, dormir lá mais uma noite e partir no primeiro trem da manhã seguinte. Uma ideia interessante, nesse terceiro dia, é pegar um trem ou seguir de carro para Delfos, aproveitar o dia lá e voltar para Atenas no fim da tarde.

Ou seja, Meteora vale uma ou duas noites do seu roteiro!

Onde ficar em Meteora Grécia

Onde ficar em Meteora

A cidade maior e mais próxima, que fornece praticamente toda a estrutura para quem quer visitar a região de Meteora, é Kalambaka. Além disso, há também o vilarejo de Kastraki. É num desses lugares que você vai se hospedar para visitar Meteora.

  • Kalambaka

Kalambaka (também se escreve Kalabaka ou Kalampaka) é o centro e onde tudo acontece em Meteora. É lá que estão a estação de trem, a maioria dos hotéis e restaurantes, as agências de turismo que promovem os passeios, enfim, toda a estrutura turística da região.

Foi lá que eu fiquei na minha segunda noite, já que meu trem partia às 5h40. Em Kalambaka, você tem uma vista das montanhas de pedra, mas está um pouco distante delas, mais ou menos uns 3 km do Monastério mais próximo, o St. Nicholas (que foi meu favorito, aliás).

Onde ficar em Meteora Grécia

Kalambaka fica à sombra das montanhas de pedra

Se você não estiver disposto a caminhar, não se preocupe, já que qualquer passeio que você contratar oferece translado gratuito e também existem ônibus de transporte público que levam até Meteora.

Veja aqui todos os hotéis e guesthouses em Kalambaka

Na segunda noite, eu fiquei hospedada em Kalambaka, num hotel pequeno, a uns 500 metros do centro da cidade, chamado Toti Boutique. É um hotel simples, mas confortável, com varanda e vista para as pedras e wifi gratuito. O preço também era bem amigável: o quarto duplo custa 40 euros. Eles oferecem café da manhã, mas como saí tão cedinho, não pude provar. A nota do Booking é 8,2 (Ótimo).

Onde ficar em Meteora Grécia

O Toti Boutique fica na Ramou street, 13, Kalampáka

  • Kastraki

Kastraki é uma vila no meio das montanhas e com vista sensacional de Meteora. Dali, é possível ir caminhando para alguns dos monastérios (o St. Nicholas fica a 1,2 km). Mas é uma vila, isso quer dizer que há poucos restaurantes e não tem transporte público dali para Kalambaka, por exemplo. Ou você vai de carro, ou faz tudo a pé. Pelo menos os tours te buscam e levam de volta na porta do hotel.

Veja aqui todas as opções de hotéis e guesthouses em Kastraki

Kastraki é ideal para quem quer descansar e ficar mais perto da natureza incrível da região. Dá para sentir a “energia” de Meteora. Dá uma olhada na foto:

Onde ficar em Meteora Grécia

Veja aqui todas as opções de hotéis e guesthouses em Kastraki

Eu passei lá a primeira noite. E teria ficado mais tempo, não fosse todo o planejamento de viagem. Eu fiquei num hotel familiar maravilhoso, o Archontiko Mesochori. O hotel tem poucos quartos, foi construído numa mansão reformada do século 19. A vista é incrível, parece que você está dentro das montanhas.

Quando a van do tour veio me buscar, todo mundo comentou que estava com inveja da minha hospedagem. Não só a localização é privilegiada, mas o quarto é muito espaçoso e confortável. Eu fiquei num apartamento, que também tinha um fogão e frigobar, o que é bom para quem fica mais tempo e não quer ir a restaurantes toda hora – que não estão longe, mas é uma caminhada no escuro.

Onde ficar em Meteora Grécia

O Archontiko Mesochori fica na Old Habitation, Vila de Kastraki

O café da manhã também vale meu comentário, porque foi o melhor de toda a viagem. Rivaliza com o café da manhã de pousada brasileira, tamanha fartura e variedade. A avaliação no Booking é 9,6 (soberbo) e o preço é bem amigável: o quarto duplo custa a partir de 65 euros.

Onde ficar em Meteora: outras opções

Tem gente que fica um pouco mais afastado de Meteora, em Trikala, uma cidade maior, onde para o ônibus vindo de Atenas. São apenas uns 20 km de distância, mas acho que só compensa se você estiver de carro. Veja as opções de hospedagem por lá.

PS. A minha hospedagem em Meteora foi providenciada em parceria com a Visit Meteora. Porém, como sempre, as opiniões e dicas do post são honestas e de acordo com o que eu experimentei.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Onde ficar em Meteora, na Grécia: dicas das melhores regiões

  1. Oi, Luiza! Tudo bem?
    Primeiro de tudo: adorei suas dicas! Vou pra Grécia em setembro (11/9 a 2/10). E claro, quero incluir Meteora no roteiro, só não decidi ainda em que parte da viagem, pois minha intenção inicial é: umas 3 noites em Atenas, depois 2 noites em Meteora e depois partir para as ilhas (ainda estou definindo quais e quanto tempo, rs) e por final mais 1 ou 2 noites em Atenas. O que acha? Adoraria o pitaco sincero de quem já visitou a Grécia, hehe.
    Outra dúvida (essa é importante pra eu saber o que levar, já que pretendo ir apenas com uma mochila e que não passe de 10 kg, haha). Como é o clima em Meteora e as caminhadas nas cidades base e em Meteora em si? Indicaria botas de trekking ou um tênis reforçado e confortável já bastam? em nenhum relato eu achei algo sobre indicações para as caminhadas e confesso que estou bem perdidinha hahaha

    Por enquanto obrigada! =)
    beijo!

    1. Oi Raquel,

      Uma sugestão: você faz Atenas – Ilhas – voa para Tessalônica e de lá vai para Meteora. Acho que é o trajeto mais fácil e que vai resolver a sua questão de ter que ir e voltar. E ainda ganha um dia no roteiro para conhecer uma cidade diferente.

      Eu fui em Meteora no inicio do verão e estava bastante calor. Não sei como vai estar em setembro, mas costuma dar uma esfriada a noite, pelo menos. Sobre as caminhadas, tem de todos os tipos, então depende do seu perfil aventureira. Os passeios que eu fiz, por exemplo, bastavam um bom tênis. Mas há caminhadas mais puxadas, que exigem botas e tudo mais.

  2. Olá, amo a página e estou programando uma viagem para a grécia meado de 2016,
    gostaria de saber se é possível fechar hotéis e pousadas facilmente na hora estando lá, nas menores cidades, como vou primeiro a Atenas, vou fechar antes de ir.

    1. Oi Cinthya,

      Olha, se você for em do final de junho ao meio de setembro, te aconselho a reservar tudo com antecedência. Essa é a alta temporada na Grécia e não vai ser fácil encontrar hospedagem disponível e/ou que não custe os olhos da cara.

      Abraço

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.