Não é difícil escolher onde ficar em Paraty: a melhor região é o centro histórico. O que pode ser complicado, principalmente na alta temporada, tipo o verão ou a FLIP, é conseguir pagar as diárias das pousadas dessa área. Neste texto, falaremos sobre 8 lugares:
- Pousada do Sandi
- Pousada da Marquesa
- Pousada Bartholomeu
- Paraty Adventure Bed & Breakfast
- Pousada Jardim dos Oliveiras
- Breda Hostel
- Macabéa Hostel & Pousada
- Be Happy Paraty Hostel
A primeira coisa é entender Paraty. Embora tenha mar, as praias próximas ao centro histórico da cidade não são para banho. Por isso, quem procura sol, areia e água de coco precisa fazer pequenas viagens. Elas podem ser de barco, num dos muitos passeios que saem do porto de Paraty e levam para ilhas e praias dos arredores (e até de Angra dos Reis, que está ali pertinho).
E você também pode ir para as praias de carro, em trajetos que duram cerca de meia hora. Nesse caso, a escolha mais comum é Trindade, um distrito de Paraty que fica a 25 km do centro histórico. Dica: se resolver alugar um carro, recomendo a leitura do texto em que explicamos como alugar um veículo com o melhor custo/benefício.
Índice do Conteúdo
Centro Histórico de Paraty
Repleto de casarões, igrejas e outras construções do século 18, o centro histórico de Paraty é onde a noite acontece. As ruas de pedra, muitas delas fechadas para o trânsito de veículos, viram local de caminhada dos visitantes, que circulam pelos bares e restaurantes da cidade. Por conta disso, acho que a melhor saída na hora de decidir onde ficar em Paraty é procurar por pousadas no centro histórico ou próximas, que permitam que você vá até lá caminhando.
Por conta dos preços da época (era Réveillon), fiquei numa pousada distante do centro e tinha que ir de carro até lá. Achar onde parar era complicado, o trânsito idem e muitas vezes era necessário pagar por estacionamento. A solução, para simplificar as saídas noturnas, era ir e voltar para a pousada de táxi. Por isso, localização é essencial na hora da escolha – ficando perto do centro histórico você vai a pé não só para os restaurantes, mas para o píer de onde saem os passeios de barco para as ilhas e praias dos arredores.
Localizada no Largo do Rosário, a Pousada do Sandi é uma das mais bem avaliadas da cidade. Fica num casarão colonial dentro do centro histórico e pertinho da orla. A localização é o ponto mais elogiado dessa pousada, que tem estacionamento gratuito, outra vantagem.
Na mesma região, a Pousada da Marquesa é outra alternativa bem avaliada. A localização é o ponto alto, perto de tudo que importa. Também há estacionamento gratuito, mas ele fica afastado da pousada – nada que uma pequena caminhada não resolva. E um bônus: tem piscina!
Há opções mais baratas por ali. Por exemplo, a Pousada Bartholomeu, que está no coração do centro histórico e a 15 minutos de caminhada da rodoviária. A localização é elogiadíssima. E como as diárias são mais baratas, essa é uma das opções mais procuradas da cidade – reserve com antecedência para garantir o quarto. O Paraty Adventure Bed & Breakfast e a Pousada Jardim dos Oliveiras são outras opções com bom custo/benefício.
Veja mais opções de pousadas no centro histórico de Paraty
Onde ficar em Paraty barato (mesmo)
A questão é que Paraty tem fama de ser um destino caro. E embora isso tenha sentido – os preços sobem muito na alta temporada e durante a FLIP – é possível viajar para lá gastando pouco, ao contrário do que acontece em outros destinos do mesmo nível. Há casas de temporada por lá, ideais para quem viaja em grande grupos. Você pode pesquisar por esse tipo de hospedagem aqui.
Existem pelo menos 30 hostels em Paraty, muitos deles dentro do centro histórico. Destaque para o Breda Hostel e Macabéa Hostel & Pousada, que ficam no centro histórico, e para o Be Happy Paraty Hostel, que está no centro comercial da cidade.
Veja mais opções de hostels em Paraty
Pousadas em Trindade: onde se hospedar
Quer ficar de frente para a areia? Há muitas opções de pousadas em Trindade. Descoberta para o turismo pelo movimento hippie, na década de 1970, essa vila é habitada há séculos. A Pousada da Rosa está a 300 metros da Praia do Rancho, tem estacionamento gratuito e costuma agradar quem fica por lá. Outra opção bem recomendada é a Pousada Colibri, a cinco minutos a pé da Praia do Trindade.