Tags:

Onde ficar em Phi Phi: as melhores praias e dicas de hotéis

Para decidir onde ficar em Phi Phi, em primeiro lugar é preciso entender direitinho como esse conjunto de ilhas paradisíacas da Tailândia é formado e quais sãos as praias que estão abertas para receber turistas por ali. Isso porque parte do arquipélago é uma reserva natural formada por seis ilhas, a maioria delas bem pequenas, desabitadas e sem qualquer estrutura turística.

Quando alguém fala em Koh Phi Phi, em geral se refere às duas ilhas mais importantes do arquipélago: Phi Phi Don e Phi Phi Leh.

Phi Phi Leh é a responsável pela fama internacional das ilhas: é onde fica a Maya Bay, a praia do Leonardo Dicaprio pagando bundinha, do filme A Praia. Phi Phi Leh é uma área de proteção ambiental não habitada. Por isso, não há qualquer estrutura de hotéis e resorts na ilha. A única forma de dormir por lá é acampando na praia. Aqui nós ensinamos direitinho o que você precisa fazer para passar a noite na Maya Bay. Ps. Importante lembrar que essa praia está fechada para preservação ambiental até 2021.

Já Phi Phi Don é a principal ilha do arquipélago e a única habitada e com alguma estrutura hoteleira. Essa é a única opção para quem quer ficar em Phi Phi por uma noite ou mais. A região tem alguns vilarejos e praias, cada uma delas com um um estilo diferente de hospedagem: tem a praia dos hostels, dos resorts, dos hotéis…

Há pouca conexão entre as praias e a locomoção por lá é limitada. Por isso, é importante escolher onde ficar em Phi Phi Don com consciência, optando por um lugar que combine com o seu estilo de viagem e orçamento.

Onde fica Koh Phi Phi

Koh Phi Phi  é um conjunto de ilhas que ficam no oceano Índico, no meio do caminho entre a ilha de Phuket e a costa da Tailândia. O arquipélago forma o Parque Nacional de Hat Noppharat Thara-Mu Ko Phi Phi, uma área de proteção ambiental, e suas praias de água azul cristalinas são um dos maiores cartões postais e destinos turísticos da Tailândia.

De barco, está a 45 minutos de Phuket e a duas horas de viagem a partir de Krabi, outro importante ponto de partida para quem quer conhecer a ilha.

Onde ficar em Koh Phi Phi - Tailândia

Krabi ou Phi Phi: onde ficar?

Uma opção para grande parte dos turistas que querem conhecer as Ilhas Phi Phi é dormir em Krabi. Como a ilha está a apenas 39 quilômetros do arquipélago, é perfeitamente possível fazer um bate-volta até lá, conhecer Phi Phi Leh e a Maya Bay, e voltar para passar a noite em Krabi.

A desvantagem é que você terá pouco tempo para curtir as ilhas Phi Phi e muito provavelmente só vai descer na Maya Bay. Se você quiser passar mais tempo por lá e conhecer o arquipélago com calma, então essa não é a melhor opção para você.

Por outro lado, Krabi é mais badalada e tem uma infraestrutura turística mais robusta, mas ainda passa longe de ser aquela bagunça que se transformou Phuket. Ah, e as praias são lindas e não deixam a desejar em nada pros cartões postais e tem muita coisa para fazer por lá, além de conhecer as ilhas.

Se você optar por isso, dá para contratar um passeio que te leva até o arquipélago com antecedência ou mesmo apenas transfers de barco (para quem prefere explorar por conta própria). Há uma lista com empresas que fazem o trajeto aqui.

Veja aqui agora alguns hotéis recomendados em Krabi:

As praias de Koh Phi Phi e dicas de hotéis

Phi Phi Don é dividida entre as seguintes regiões com concentração hoteleira:

  1. Centrinho de Tonsai
  2. Tonsai East
  3. Tonsai West
  4. Loh Dalum
  5. Long Beach
  6. Laem Tong
  7. Baía de Loh Ba Kao

Você pode ver as localizações de cada uma delas no mapa abaixo:

1. Centrinho de Tonsai e o Pier

Por causa da praticidade, essa principal região onde ficar em Phi Phi. Fica coladinha ao pier onde chegam os barcos levando os turistas à ilha e concentra a maior parte dos hotéis e restaurantes dali.

As ruas, estreitas e labirínticas, costumam estar cheia de pessoas de todas as partes. Há acomodações para todos os bolsos – dos hostels mais simples aos mais badalados, hotéis de diversos níveis e pousadinhas familiares. O centro de Tonsai só fica devendo no quesito pé na areia: por ali, é tudo bastante concentrado e não há espaço para os grandes resorts à beira-mar, que tiveram que se alojar em regiões mais distantes da ilha.

A aposta aqui é certeira para quem procura ficar perto de tudo e não quer se preocupar com locomoção. Já se o que você quer é um esconderijo na praia, melhor procurar outro lugar.

Alguns hotéis recomendados no centro de Tonsai são:

O melhor hostel de Koh Phi Phi: The Pier 519 Hostel

Localizado a menos de um minuto de caminhada do pier, bem no centrinho de Tonsai, o The Pier 519 é frequentemente descrito pelos hóspedes como o melhor hostel de Phi Phi. As instalações são novas e limpas, e os quartos contam com ar-condicionado e cortinas entre as camas para garantir um pouco de privacidade.

O lugar oferece um terraço para uso comum. É um bom lugar para conhecer outros viajantes, mas não é um dos hostels festeiros que têm de sobra na ilha. Por isso, quem procura um pouquinho mais de tranquilidade também vai aproveitar a estadia.

2. Tonsai East

Seguindo para o leste da ilha a partir do pier está Tonsai East, uma região um pouco mais tranquila que o centro, mas que ainda preserva um pouquinho do movimento dos barcos e das pessoas que circulam por lá. Tonsai East ainda faz parte da baía de Tonsai e tem algumas praias próximas, como Lae Hin e Viking Beach.

A área tem alguns hotéis de padrão mais alto que no centro, algumas opções de bares e restaurantes e até mesmo festas. Por isso, essa é uma boa localização para quem busca conforto sem perder o agito. Tonsai East também não está tão longe do centro, por isso é possível chegar até lá com alguns minutos de caminhada.

Alguns hotéis recomendados em Tonsai East são:

3. Tonsai West

A região à oeste do centro de Tonsai tem algumas opções de hotéis e resorts à beira-mar. Longe o suficiente do burburinho das ruas emaranhadas para que você se sinta em um paraíso, mas perto o bastante para caminhar até lá caso você precise, Tonsai West é uma boa escolha para quem quer o melhor dos dois mundos.

Ali já começam a aparecer as acomodações mais luxuosas, mas também há algumas opções mais em conta. Há menos estabelecimentos – e agito – que Tonsai East.

Alguns hotéis recomendados em Tonsai West são:

4. Loh Dalum

Reduto de mochileiros e de gente jovem e festeira, a praia de Loh Dalum fica do lado oposto da ilha em relação ao pier. Essa é uma das praias mais bem cotadas de Phi Phi Don e tem diversas opções de hospedagem baratas, entre albergues e guest houses.

A praia tem festa todos os dias, o que torna a estadia ali bem animada. Se você procura tranquilidade e uma boa noite de sono, no entanto, o melhor é ir amarrar seu bode em outras regiões ou escolher um dos hotéis localizados mais na extremidade da praia, onde o barulho é menor.

Alguns hotéis recomendados em Loh Dalum são:

Ibiza House Koh Phi Phi

Hostel famoso em Phi Phi, o Ibiza House é conhecido por suas festas na piscina, que têm a fama de serem as melhores da ilha. O lugar é muito procurado por quem quer uma estadia badalada, conhecer pessoas do mundo inteiro e ficar por dentro dos rolês. Além disso, fica bem do ladinho da praia onde rolam festas todas as noites.

O Ibiza House conta com piscina infinita e diversas categorias de quartos, que vão de dormitórios mistos para 10 pessoas até uma luxuosa vila com vista para a piscina ou para o jardim.

Chalés e Cabanas para alugar em Phi Phi

Sonha com uma cabana em uma praia paradisíaca? Em Loh Dalum há algumas opções de hospedagem desse tipo:

5. Long Beach

Isolada do resto da ilha, as únicas formas de acessar Long Beach são através de uma trilha por entre as rochas ou de uma viagem de 10 minutos com os barcos que saem do pier.

Devido a essa posição, o lugar é perfeito para quem busca um esconderijo na ilha. Long Beach está afastada da barulheira das festas e têm alguns poucos resorts e hotéis se o que você quer é sossego. Como a viagem de barco não é tão longa, ainda é bem fácil dar um pulo no centrinho quando você quiser.

Alguns hotéis recomendados em Long Beach:

6. Laem Tong

Pequena e afastada, Laem Tong é o lugar mais isolado onde ficar em Phi Phi. Tanto que nem parece que você está no mesmo pedaço de terra que as ruas agitadas de Tonsai e das festas de Loh Dalum.

O lugar tem alguns resorts luxuosos, sem opções de hospedagem econômica ou de “vida” fora desses resorts. Há um pier no local que faz a ligação de barco para Tonsai para quando você se cansar de tanto sossego. Mas a ideia ali é se afastar de tudo e de todos, curtindo os momentos em um paraíso exclusivo, de águas claras, limpas e com pouca concorrência na areia.

Hotéis recomendados em Laem Tong:

7. Loh Ba Kao

Vizinha a Laem Tong, Loh Ba Kao também desfruta do mesmo isolamento e exclusividade. A região conta com uma pequena infraestrutura de resorts e hotéis de luxo e está conecta a Tonsai por uma viagem de 40 minutos de barco.

Toda a orla de Loh Ba Kao faz parte do Phi Phi Island Village Beach Resort, um cinco estrelas com piscina de borda infinita, 4 restaurantes e centro de mergulho, além de outras comodidades. Além dele, há outras opções de hospedagem na ilha:

Recomendações para reservar um hotel em Phi Phi

  • Reserve com antecedência, em especial se você viaja na alta temporada, que vai de novembro a abril. A ilha não tem muitos quartos e eles costumam se esgotar rapidamente.
  • A maior parte dos resorts de luxo ficam longe do centrinho e do pier, com excessão dos localizados na Baía de Tonsai. Caso você opte por eles, você terá que se deslocar de barco até lá se quiser sair dos domínios do resort. É uma inconveniência que precisa ser considerada na hora de escolher.
  • Nos lugares mais simples, algumas vezes há opções para escolher entre ar-condicionado ou ventilador, com ou sem água quente. Por isso é importante ler a descrição do hotel – e do quarto – antes de bater o martelo.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.