fbpx
Tags:
Atlas: Playa del Carmen, México

Onde ficar em Playa del Carmen: 12 hotéis e resorts baratos

Não tem muito mistério na hora de definir onde ficar em Playa del Carmen: o primeiro passo é escolher se você quer ficar em resort all inclusive ou num hotel/pousada. E, pode acreditar, sua viagem vai ser completamente diferente por conta dessa escolha.

Quer sombra, água fresca, um copo sempre cheio por perto e não ter a preocupação de fazer nada e nem colocar novamente a mão no bolso? Então você quer passar uns dias num resort all inclusive. Por outro lado, se você quiser conhecer as outras atrações de Playa del Carmen e arredores, não ficando preso à praia, então talvez seja melhor se hospedar num hotel ou pousadinha. Afinal de contas, não compensa pagar a diária de um all inclusive se você vai ter que fazer várias refeições fora do resort.

Veja também: Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maya – como planejar sua viagem
Como alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen

E não se engane: há muito o que fazer nessa parte do México. Além das praias, que são mesmo lindas, por ali não faltam ruínas maias, bons restaurantes, vida noturna e os cenotes, formações naturais comuns na Península de Iucatã. Por isso, seria triste chegar tão longe, mas ver somente a praia de algum resort cinco estrelas. E ainda há a questão do impacto que esse tipo de turismo causa na sociedade, já que o viajante gasta perto de 100% do dinheiro num hotel que quase nunca é local – e o dinheiro corre rapidinho de volta para países ricos, e muitas vezes as construções desses mega complexos impactam o ecossistema local.

Se o conforto de um resort te chama, tudo bem. Eu entendo isso e também adoro as palavras “pensão completa”, afinal descansar é um dos grandes objetivos de uma viagem. Mas nesse caso nossa dica é que você divida sua estadia, ficando também num hotel ou pousada por alguns dias. Assim você vai conhecer outras coisas além do Playa Car, o condomínio fechado onde os resorts ficam. E, pode ter certeza, o melhor está do lado de fora dele.

Dito isso, que tal entender um pouquinho mais de Playa del Carmen?

Hospedagem em Playa del Carmen: entendendo a cidade

Mais do que entender a cidade, é preciso entender a região. Começando por Cancún, onde fica o aeroporto que provavelmente será sua porta de entrada e saída para o caribe mexicano. Já a Riviera Maya é uma faixa de 130 km de litoral que começa em Puerto Morelos, depois de Cancún, passa por Playa del Carmen e termina em Punta Allen, bem ao sul da península.

Essa região também inclui outros destinos turísticos, como Akumal e Tulum.  Pesquise as distâncias entre as cidades na hora de fazer seu planejamento. Entre o Aeroporto Internacional de Cancún e Playa del Carmen, por exemplo, são 56 km.

Por fim, há Cozumel, ilha em frente à Playa del Carmen. Tudo fica claro no mapa abaixo, ó:

onde ficar em Playa del Carmen

Mapa: Wikimedia Commons

Se você quiser se hospedar em Cancún, então procure a Zona Hoteleira. Nesse link aqui estão listados os principais hotéis, pousadas e resorts dessa área. Já neste outro aqui eu separei apenas as hospedagens em Cozumel.

Playacar: os resorts de Playa del Carmen

Mas vamos focar no que interessa neste texto, que é Playa del Carmen. Quase todos os resorts estão no Playacar, um condomínio fechado onde estão também algumas casas de ricaços e que fica afastado do centro. Lá até há uma rua com algum comércio, mas para ir onde a noite acontece você terá que pegar um táxi, passar pela portaria e seguir para o centro da cidade.

Se optar por começar sua viagem assim, algumas alternativas de resorts em Playa del Carmen:

Ache mais resorts e hotéis no Playacar

Onde ficar em Playa del Carmen: os hotéis na cidade

Quem precisa economizar ou não vê muito sentido em pagar pelo all inclusive, já que a ideia é sair e explorar a região, tende a preferir um hotel ou uma pousada. E, nesse caso, o melhor é ficar no centro da cidade. De preferência nos arredores da Quinta Avenida, a principal via de Playa del Carmen e onde estão vários bares, restaurantes, lojas de artesanato, enfim, onde a vida (e a noite) acontece.

Nessa região, algumas opções muito bem avaliadas são:

Mochileiros também tem lugar: existem vários hostels nessa área. Destaque para o The Yak Hostel, o Hostal MX e o Izsla Hostel.

Veja mais opções de hotéis e hostels na região da Quinta Avenida 

Combinando resort e hotel

Não fiquei num hotel em Playa, mas numa cidade vizinha chamada Akumal, conhecida por sua praia de águas claras e repleta de tartarugas marinhas.

Akumal, Mexico

Akumal

Aproveitamos que estaríamos de carro para reservar um hotel afastado do centrinho de Akumal, mas que estava com preço muito bom: o Xio YalKu, que fica a três quilômetros do centro e a 40 minutos de carro de Playa del Carmen. Foi uma ótima escolha.

O hotel fica numa área linda, cercada por muito verde. O café da manhã é incluído, há uma piscina e um terraço com duas jacuzzis, para uso dos hóspedes. Os quartos têm smartvs (Netflix!), frigobar e até micro-ondas. Se você não estiver de carro, dá para chegar lá de transporte público. Basta pegar uma das vans que fazem o trecho entre Playa e Tulum. Desça em frente ao condomínio Residencial Sirenis.

O único problema é que não há nada para fazer ali à noite – você vai ter que ir até Playa. Para quem quer descanso ou está de carro isso não chega a ser um problema.

onde ficar em Akumal

Se você gostou da ideia de ficar em Akumal, mas prefere se hospedar perto da praia, nesse link aqui você acha mais opções na cidade.

*Imagem destacada: shutterstock
Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.