Não tem muito mistério na hora de definir onde ficar em Playa del Carmen: o primeiro passo é escolher se você quer ficar em resort all inclusive ou num hotel/pousada. E, pode acreditar, sua viagem vai ser completamente diferente por conta dessa escolha.
Quer sombra, água fresca, um copo sempre cheio por perto e não ter a preocupação de fazer nada e nem colocar novamente a mão no bolso? Então você quer passar uns dias num resort all inclusive. Por outro lado, se você quiser conhecer as outras atrações de Playa del Carmen e arredores, não ficando preso à praia, então talvez seja melhor se hospedar num hotel ou pousadinha. Afinal de contas, não compensa pagar a diária de um all inclusive se você vai ter que fazer várias refeições fora do resort.
Veja também: Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maya – como planejar sua viagem
Como alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen
E não se engane: há muito o que fazer nessa parte do México. Além das praias, que são mesmo lindas, por ali não faltam ruínas maias, bons restaurantes, vida noturna e os cenotes, formações naturais comuns na Península de Iucatã. Por isso, seria triste chegar tão longe, mas ver somente a praia de algum resort cinco estrelas. E ainda há a questão do impacto que esse tipo de turismo causa na sociedade, já que o viajante gasta perto de 100% do dinheiro num hotel que quase nunca é local – e o dinheiro corre rapidinho de volta para países ricos, e muitas vezes as construções desses mega complexos impactam o ecossistema local.
Se o conforto de um resort te chama, tudo bem. Eu entendo isso e também adoro as palavras “pensão completa”, afinal descansar é um dos grandes objetivos de uma viagem. Mas nesse caso nossa dica é que você divida sua estadia, ficando também num hotel ou pousada por alguns dias. Assim você vai conhecer outras coisas além do Playa Car, o condomínio fechado onde os resorts ficam. E, pode ter certeza, o melhor está do lado de fora dele.
Dito isso, que tal entender um pouquinho mais de Playa del Carmen?
Índice do Conteúdo
Hospedagem em Playa del Carmen: entendendo a cidade
Mais do que entender a cidade, é preciso entender a região. Começando por Cancún, onde fica o aeroporto que provavelmente será sua porta de entrada e saída para o caribe mexicano. Já a Riviera Maya é uma faixa de 130 km de litoral que começa em Puerto Morelos, depois de Cancún, passa por Playa del Carmen e termina em Punta Allen, bem ao sul da península.
Essa região também inclui outros destinos turísticos, como Akumal e Tulum. Pesquise as distâncias entre as cidades na hora de fazer seu planejamento. Entre o Aeroporto Internacional de Cancún e Playa del Carmen, por exemplo, são 56 km.
Por fim, há Cozumel, ilha em frente à Playa del Carmen. Tudo fica claro no mapa abaixo, ó:
Mapa: Wikimedia Commons
Se você quiser se hospedar em Cancún, então procure a Zona Hoteleira. Nesse link aqui estão listados os principais hotéis, pousadas e resorts dessa área. Já neste outro aqui eu separei apenas as hospedagens em Cozumel.
Playacar: os resorts de Playa del Carmen
Mas vamos focar no que interessa neste texto, que é Playa del Carmen. Quase todos os resorts estão no Playacar, um condomínio fechado onde estão também algumas casas de ricaços e que fica afastado do centro. Lá até há uma rua com algum comércio, mas para ir onde a noite acontece você terá que pegar um táxi, passar pela portaria e seguir para o centro da cidade.
Se optar por começar sua viagem assim, algumas alternativas de resorts em Playa del Carmen:
- O Viva Wyndham Maya, onde a diária custa cerca de R$ 500 no quarto duplo, incluindo os impostos (esse preço vai mudar conforme a época da sua viagem, para menos ou mais.
- O Royal Hideaway.
- O Viva Wyndham Azteca, da mesma marca e que tem a fama de ser um pouco melhor.
- Sandos Playacar Beach Resort.
Ache mais resorts e hotéis no Playacar
Onde ficar em Playa del Carmen: os hotéis na cidade
Quem precisa economizar ou não vê muito sentido em pagar pelo all inclusive, já que a ideia é sair e explorar a região, tende a preferir um hotel ou uma pousada. E, nesse caso, o melhor é ficar no centro da cidade. De preferência nos arredores da Quinta Avenida, a principal via de Playa del Carmen e onde estão vários bares, restaurantes, lojas de artesanato, enfim, onde a vida (e a noite) acontece.
Nessa região, algumas opções muito bem avaliadas são:
Mochileiros também tem lugar: existem vários hostels nessa área. Destaque para o The Yak Hostel, o Hostal MX e o Izsla Hostel.
Veja mais opções de hotéis e hostels na região da Quinta Avenida
Combinando resort e hotel
Não fiquei num hotel em Playa, mas numa cidade vizinha chamada Akumal, conhecida por sua praia de águas claras e repleta de tartarugas marinhas.
Akumal
Aproveitamos que estaríamos de carro para reservar um hotel afastado do centrinho de Akumal, mas que estava com preço muito bom: o Xio YalKu, que fica a três quilômetros do centro e a 40 minutos de carro de Playa del Carmen. Foi uma ótima escolha.
O hotel fica numa área linda, cercada por muito verde. O café da manhã é incluído, há uma piscina e um terraço com duas jacuzzis, para uso dos hóspedes. Os quartos têm smartvs (Netflix!), frigobar e até micro-ondas. Se você não estiver de carro, dá para chegar lá de transporte público. Basta pegar uma das vans que fazem o trecho entre Playa e Tulum. Desça em frente ao condomínio Residencial Sirenis.
O único problema é que não há nada para fazer ali à noite – você vai ter que ir até Playa. Para quem quer descanso ou está de carro isso não chega a ser um problema.
Se você gostou da ideia de ficar em Akumal, mas prefere se hospedar perto da praia, nesse link aqui você acha mais opções na cidade.