Tags:
Atlas: Recife, Brasil, Pernambuco

Onde ficar no Recife: Boa Viagem, Centro ou Olinda?

Como a grande cidade que é, não faltam opções na hora de decidir onde ficar em Recife. Há diversos museus, atrações culturais, bares e restaurantes a serem explorados por lá, o que rende uns dois ou três dias da viagem. A praia de Boa Viagem, apesar de não ser lá tão bonita e ainda ter o risco de tubarões, vale pelo menos uma caminhada na orla, e, se a maré estiver baixa, um mergulho no mar.

Uma parte dos turistas preferem ficar menos tempo em Recife para aproveitar melhor as praias do sul de Pernambuco, como Porto de Galinhas e Carneiros. Não que isso seja uma má ideia, mas a verdade é que Recife e sua vizinha Olinda merecem mais que um bate-volta e são destinos históricos e culturais fascinantes. Se você resolveu passar alguns duas na cidade, veja nosso guia com os melhores locais e hotéis para se hospedar.

Veja também:
O que fazer no Recife: principais atrações
Carnaval no Recife e em Olinda – um guia para iniciantes 
Guia de praias de Pernambuco – qual praia visitar?

As melhores regiões onde se hospedar no Recife

As melhores regiões para se hospedar no Recife são:

  • Boa Viagem
  • Recife Antigo
  • Olinda

A maior parte dos hotéis está na região de Boa Viagem e é por lá mesmo que os turistas costumam ficar. O Recife Antigo, como é chamado o centro histórico de Recife, é outra parte da cidade a se considerar. Embora tenha menos ofertas de acomodações, o bairro é repleto de atrações culturais, boêmias e gastronômicas, além de oferecer fácil acesso ao resto da cidade.

Quem procurar uma experiência mais alternativa e pretender festejar até cair a noite, a vizinha Olinda é também uma boa alternativa. A cidade fica a apenas sete quilômetros do centro de Recife e tem diversas opções de hospedagem confortáveis e em conta.

Onde ficar no Recife: Boa Viagem

A região de praia concentra prédios muito modernos na orla, como em qualquer metrópole do mundo. E é ali que fica a grande maioria dos hotéis e apartamentos para se hospedar em Recife, bem como lojas e restaurantes.

É bom lembrar que Boa Viagem não está exatamente perto do Recife Antigo, que é onde se concentram os bares e agitos mais legais da cidade. Por isso, ao escolher se hospedar ali, você também estará definindo o estilo da sua viagem: se é mais praieiro ou cultura, mais tranquilo ou festeiro.

Uma alternativa para contornar a distância e o tempo gasto no transporte público é alugar um carro ou incluir o preços dos táxis/uber para voltar para casa a noite no orçamento.

Se você decidir alugar um carro, sugerimos que você pesquise e reserve antes numa comparadora de locadoras, a fim de garantir o melhor custo/benefício. Para isso, indicamos a Rentcars, parceira do blog que oferece descontos e vantagens no aluguel. E lembre-se: se for beber não dirija.

Onde ficar no Recife: Boa Viagem

Boa Viagem também se divide em duas áreas, tendo em vista a longa faixa de areia. Tem a região que é mais próxima do aeroporto, conhecida como Setúbal. Foi ali que eu fiquei com a minha família, num aparthotel. Tem praia por ali, mas é necessário andar um pouquinho para chegar na área com quiosques e própria para entrar no mar. Já Pina é a região com mais badaladinha, com a praia que fica mais cheia. Nos dois cantos fica uma boa estrutura de bares e restaurantes.

Na Boa Viagem, o Hostel Recife Sol & Mar é uma opção econômica e mochileira muito bem avaliada – e eles têm também quartos privativos, para casais e famílias. O Hotel Enseada Boa Viagem está a 600 metros da praia, tem boa avaliação e custo/benefício. Já o Grand Mercure Recife é uma alternativa mais confortável. Fica de frente para o mar, tem quartos amplos e piscina. E, o melhor, as diárias continuam num preço interessante.

Veja todas as opções de acomodação em Boa Viagem

Dica de apartamento para alugar em Boa Viagem

Alugamos o Recife Flat para passar cinco dias em janeiro. Foi o melhor custo benefício que encontramos, afinal éramos cinco pessoas e o fato de ter uma cozinha equipada disponível para a gente ajudou bastante na economia. O prédio de aparthotéis não é só para turistas, também tem moradores. É bastante cômodo porque apesar de ser um apartamento, tem um serviço de camareira diário. A piscina e a sauna de uso comum também ficam disponíveis para os hóspedes.

Onde ficar no Recife Antigo

A grande vantagem de ficar por ali é estar mais próximo de um dos principais pontos de vida noturna, carnaval (fora de época também) e cultura da cidade. É a melhor opção para quem não faz questão de passar todos os dias na praia e prefere aproveitar mais as atrações históricas da cidade. Além disso, está bem mais próximo de Olinda que Boa Viagem, tornando ainda mais barato e rápido o deslocamento até a vizinha.

onde ficar em recife pernambuco

Apesar de tudo isso, mais charmosa de Recife ainda tem poucos hotéis, talvez por conta do processo tardio de revitalização da região. Imagino que em poucos anos, isso mude. Mas ainda assim, há algumas opções interessantes, como o que fica bem perto do Marco Zero e a Pousada Lorde Inglês e o Novo Hotell, próximos ao Consulado Americano.

Para quem procura hospedagem econômica o Mangue Oranje Hostel e Hostel Azul Fusca  são opções de hostel boas, bonitas e baratas na região.

Onde ficar em Olinda

A distância entre Olinda – Recife Antigo é mais ou menos a mesma de Boa Viagem para o centro: a vizinha é tão próxima que é quase que um bairro da capital, com direito a acesso via transporte público e tudo, o que faz dela uma opção viável de hospedagem na região. Leia nosso guia completo de Onde ficar em Olinda.

Onde ficar em Olinda: dicas de hospedagem

A cidadezinha do frevo e ladeiras é charmosa, colorida e bem movimentada. Isso quer dizer que ela é uma boa escolha de base para quem não faz tanta questão de praia, mas não dispensa uma festa. Se a sua viagem coincide com o carnaval ou as prévias, Olinda é sem dúvidas uma escolha certeira.

A cidade tem uma lista bem legal de hostels também, vale a pena dar uma olhada. Nós recomendamos o Hostel Canto dos Artistas.

Veja todas as opções de acomodação em Olinda


Compartilhe!







Quer nosso kit de Planejamento de Viagens?
Contém um Ebook, tabelas de orçamento,
roteiro e check-list (DE GRAÇA!)




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.