fbpx

Onde ficar em Santa Maria, RS: dicas de hotéis

Quinta maior cidade e coração geográfico do Rio Grande do Sul. Essa é Santa Maria, que tem cerca de 270 mil habitantes e vocação universitária, seja por conta da UFSM e seus cerca de 30 mil alunos, seja por causa de universidades particulares, como a UNIFRA. Cercada por montanhas e numa região de imigrantes – a Quarta Colônia de Imigração Italiana fica por ali -, a região atrai visitantes de todos os tipos. Como não se trata de uma cidade turística, a rede hoteleira não é grande, mas também não faltam opções. Neste texto, darei dicas de onde ficar em Santa Maria, seja sua viagem por motivos de estudo, profissionais ou lazer.

Entendendo Santa Maria, Rio Grande do Sul

Não tem muito mistério: a principal avenida de Santa Maria é a Rio Branco, onde fica a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, construída a partir de 1902. Numa das pontas dessa avenida estão a Praça Saldanha Marinho, a mais importante de Santa Maria, o Theatro Treze de Maio e um calçadão repleto de lojas e sempre movimentado.

Alguns dos melhores hotéis da cidade estão nessa área, como o Itaimbé Palace, que tem piscina e boa avaliação no Booking, principalmente nos quesitos café da manhã e localização. Na mesma região está o Hotel Continental, que também tem piscina, café da manhã e fica relativamente perto do Royal Plaza Shopping.

Ainda na Avenida Rio Branco, mas na outra ponta, estão três hotéis de uma rede local: o Dom Rafael Premium é o melhor deles e tem nota muito boa no Booking e bom custo/benefício. Os outros dois são o Hotel Dom Rafael Executivo e o Hotel Dom Rafael Express.

onde ficar em santa Maria

Avenida Rio Branco

Colado com a rodoviária e ainda pertinho do centro está a Pousada Dom Alcides, uma das mais bem avaliadas e charmosinhas que encontrei. Embora Santa Maria tenha aeroporto, no momento apenas a Azul voa para lá, e mesmo assim com poucas frequências, o que faz com que a rodoviária acabe sendo a porta de entrada mais importante.

A Universidade Federal de Santa Maria está afastada do centro, num bairro chamado Camobi. É também ali que fica a Base Aérea, mas, apesar disso, não há uma rede hoteleria na região. Como a cidade não é tão grande, o melhor é ficar no centro e se deslocar para lá.

Quem vai para Santa Maria por causa de formaturas ou shows pode acabar descobrindo que o evento é no Park Hotel Morotin, que está a seis quilômetros do centro. Se for o seu caso, pode valer a pena ficar hospedado lá. Esse é outro hotel tradicional na cidade e está cercado pela natureza e tem uma ampla área de lazer.

Clique e veja mais opções de hotéis em Santa Maria

Onde ficar em Santa Maria

Vila Belga

Ao fazer sua reserva a partir dos links listados aqui, o blog ganha uma pequena comissão. Essa é uma forma de ajudar o 360meridianos, mas você não paga nada a mais por isso. Para mais detalhes, veja as políticas do blog.
Avalie este post

Autor

  • Rafael Sette Câmara

    Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.