Sofia é uma das cidades mais antigas do planeta – são cerca de 8 mil anos! E, apesar de só ser a capital da Bulgária há pouco tempo (desde o século 19), tem bastante história e curiosidades. Acredito que dois ou três dias por lá sejam suficientes para explorar a cidade e os arredores. Nesse post, fiz um guia sobre onde ficar em Sofia, com dicas das melhores regiões e hotéis e hostels por lá.
Já estive em Sofia duas vezes. A primeira coisa que eu preciso dizer é que não achei Sofia perigosa, feia e suja como bradavam os europeus que torceram o nariz quando contei meus planos de viagem. É uma cidade interessante, uma mistura de arquitetura soviética, prédios históricos clássicos e ruínas muito antigas. É extremamente barata e muito animada.
Além disso, é bem fácil se locomover por Sofia, seja de transporte público ou a pé. O metrô leva a praticamente todos os lugares importantes. Além disso, também há um sistema de trams e ônibus. Como a grande maioria das atrações turísticas está no centro da cidade, por lá, é só caminhar de um lado para o outro. Táxis podem ser mais complicados, já que há um confuso sistema de tarifas e muitos taxistas prontos para dar golpes em turistas.
Índice do Conteúdo
Onde ficar em Sofia
-
Centro
Sem dúvida, o centro é o melhor lugar para ficar em Sofia. É lá que você verá largas avenidas construídas durante o período comunista, dividindo espaço com igrejas e templos de diferentes religiões, parques, praças, palácios, museus e ruas de tijolo amarelo (como em Oz!). Como eu já disse no tópico anterior, quem fica no centro não precisa se preocupar com transporte, e também vai ter mais facilidade em encontrar restaurantes e lugares para sair durante a noite.
Para viajantes econômicos, vale a pena conferir o Hostel 123 e Hostel Mostel Sofia. Quem prefere uma opção com bom custo/benefício, veja o Art ‘Otel e o VIKO Boutique Apart Hotel. Por fim, uma experiência luxuosa mas com um preço muito mais camarada do que no resto da Europa é o 5 estrelas Grand Hotel Sofia (encontrei diárias de quarto duplo a partir de 80 euros).
Veja aqui todas as opções de hospedagem disponíveis no Centro de Sofia
-
Lozenets
Esse bairro, vizinho ao centro, fica numa colina e costumava ser a área residencial para a elite comunista. Hoje, continua sendo um bairro elegante de Sofia, com muitos cafés e restaurantes. Quanto mais perto do centro você ficar, nesse bairro, mais fácil será para ir a pé para as atrações turísticas. Mas não chega a ser um problema ficar um pouco mais afastado, já que o bairro conta com três estações de metrô.
Alguns dos hotéis mais bem avaliados da cidade ficam nessa região. Por exemplo, o Magic Castle Hotel tem nota 9,5 e o Boutique Apartments Sofia nota 9,8, ambos com diárias do quarto duplo a partir de 60 euros.
Veja aqui todas as opções de hospedagem disponíveis em Lozenets
-
Oborishte
Oborishte é um bairro onde ficam vários parques e prédios do Governo. É uma região bem bonita e agradável, com fácil acesso ao metro por conta da estação de Serdika e com uma das atrações turísticas mais famosas da cidade: a catedral Alexander Nevsky. Essa também é a segunda região com mais hotéis em Sofia.
Algumas boas opções por ali são os econômicos L’Opera House e Hotel Lion Sofia. Entre as opções mais confortáveis e luxuosas estão o Hotel COOP e Sofia Residence Boutique Hotel.
Veja todas as opções de acomodação em Oborishte
Onde ficar em Sofia, Bulgária: todas as opções
Sofia é uma cidade grande e há muito mais opções de hospedagem que as listadas neste post. Você pode conferir a lista inteira de acomodações em Sofia e escolher a que mais se adapta ao seu estilo de viagem, clicando aqui.