fbpx
Tags:

Onde ficar em Tijuana, México: 8 hotéis e regiões

Todos os dias, 300 mil pessoas cruzam a fronteira entre Tijuana e San Diego, cidades que dividem o muro entre Estados Unidos e México. A maior parte do movimento é feita por mexicanos que trabalham na cidade do país vizinho e retornam para suas casas no fim do dia. Os turistas são mais raros, mas existem. Se você vai ser um desses visitantes, neste texto eu explico onde ficar em Tijuana.

Antes de mais nada, vamos entender um pouco do mapa da cidade?

Tijuana-San Diego: entendendo a metrópole

Aquí empieza la patria. O lema de Tijuana não deixa dúvidas e tem significado literal para quem vem dos Estados Unidos – essa é a maior cidade do lado mexicano da fronteira, o começo da pátria para milhões de imigrantes.

Maior cidade do estado mexicano da Baixa Califórnia, Tijuana e San Diego são, na prática, uma metrópole só. E a quarta maior região metropolitana binacional do mundo, com cinco milhões de habitantes.

A distância entre os centros das duas cidades é ridícula e pode ser percorrida rapidamente. Além de dividirem um muro, Tijuana e San Diego praticamente dividem aeroporto – dá para ir de um para o outro por uma passarela que liga os dois terminais, a Cross Border Xpress, o que na prática torna possível que um passageiro desça no México e faça uma “conexão” nos Estados Unidos (ou o contrário).

Tijuana. México

Fronteira entre Tijuana e San Diego (Por Sherry V Smith, Shutterstock.com)

Por que ir para Tijuana?

Os cartéis e a fama de violenta não ajudam. E Tijuana, que até tem praias, mas de beleza bem distante das do Caribe, passa longe de ser uma das cidades mais turísticas do mundo. Para viajantes dos Estados Unidos ou estrangeiros que moram na Califórnia, ir para Tijuana é uma chance de conhecer outro país e cair na noite animada do México.

Veja também: Roteiro de 15 dias no México, da metrópole até o Caribe
10 coisas que você precisa saber antes de viajar para o México
Quanto custa viajar para o México?

Já quem chega pelo aeroporto em geral está no meio de uma viagem bem maior. Foi o meu caso – passei um dia em Tijuana porque meu voo para Xangai, na China, fez uma conexão ali. Não tenha medo de sair do aeroporto e você vai encontrar uma cidade cheia de estrangeiros e com programas dos mais variados. Minha dica: vá na Plaza Fiesta, uma área recentemente revitalizada e repleta de cervejarias locais.

Onde ficar em Tijuana, Mexico

Por KevinTranPhoto, Shutterstock.com

Onde ficar em Tijuana: três regiões

Boa parte dos hotéis de Tijuana estão nessas áreas:

  • Zona Rio
  • Zona Centro
  • Aeroporto/Otay

Zona Rio

Uma região moderna, o coração financeiro de Tijuana. Fica a menos de dois quilômetros da fronteira com os Estados Unidos e não muito longe do centro da cidade. O nome dessa área vem do Rio Tijuana – várias pontes cruzam o leito dele. A maior parte dos hotéis, restaurantes e bares da cidade fica por ali, principalmente ao longo da Avenida Paseo de los Héroes.

Por ali, destaque para o Hotel Lucerna Tijuana, que está em pleno Paseo de los Héroes, sendo muito elogiado justo pela localização. Outra boa opção nessa área é o Hotel Real del Rio, que fica a 200 metros do Paseo. Por fim, vale destacar também o City Express Tijuana Rio

Veja mais opções de hotéis na Zona Rio

Aeroporto/Otay

É em Otay que ficam a Universidade Autônoma da Baixa California e o aeroporto internacional de Tijuana, o que ajuda a explicar por que muita gente resolve se hospedar por ali. Se você só tem um dia (ou algumas horas) na cidade, é melhor ficar o mais perto possível do aeroporto.

Foi o que eu fiz. Me hospedei no City Express Tijuana Otay, que tem transfer gratuito para o aeroporto em várias horas do dia – e ir de táxi ou de aplicativos é bem mais fácil e barato a partir dali. Como só queríamos descansar e um local para servir de base em Tijuana, deu certo.  Outras opções próximas são o Fiesta Inn Tijuana Otay Aeropuerto e o Hampton Inn By Hilton Tijuana.

Zona Centro

O centro da cidade é onde estão boa parte dos prédios históricos e os hotéis, principalmente os mais antigos. Por ali, destaque para o Hotel Ticuán e o Hotel Caesars, ambos na Avenida Revolución, que é uma espécie de centro turístico de Tijuana.

Veja mais opções de hotéis na Zona Centro

 

Avalie este post

Autor

  • Rafael Sette Câmara

    Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.