Onde ficar na Costa Amalfitana: qual cidade?

De uma ponta a outra, a Costa Amalfitana é cheia de cidades e paisagens belíssimas. O melhor de tudo é que dá para ir de uma cidade a outra com relativa facilidade, seja de ônibus, de barco ou de carro alugado (ou até de bicicleta, se você for aventureiro). Estive lá recentemente e compartilho com vocês agora um pequeno guia de qual cidade escolher para onde ficar na Costa Amalfitana, de uma ponta a outra.

São várias cidades e vilas, então escolhi aquelas mais significativas, com melhor estrutura e mais facilidade para se locomover para fazer os passeios.

Leia também: Costa Amalfitana – Roteiro de Viagem Completo
Amalfi e Ravello: roteiro de um dia
O que fazer em Positano

Onde ficar na Costa Amalfitana: qual cidade?

  • Amalfi

Amalfi é a mais turística das cidades e é bem central na Costa Amalfitana. Basicamente, todos os ônibus e barcos partem dali ou fazem escala na cidade antes de seguir. Ou seja, para quem está sem carro, é ótimo. Por ser a maior cidade da costa (e ainda assim bem pequenina), tem uma excelente estrutura de restaurantes, hotéis, bares e lojas. Chega até a ser um pouco turística demais, então, para quem quer mais sossego, essa não é a melhor opção, porque é meio bagunça.

Uma boa opção econômica ali é a pousada Amalfi Casa Angelina e o B&B L’Arabesco. Quem busca uma acomodação com a vista incrível da Costa Amalfitana, vale procurar no Residenza Pansa B&B ou no 4 estrelas Hotel Miramalfi.

Veja aqui todas as opções de hospedagem em Amalfi

onde ficar na costa amalfitana italia amalfi

  • Positano

Positano é a cidade cartão-postal da Costa Amalfitana. Todas as suas ruelas são charmosas e as casas coloridas. É a mais glamourosa das vilas na região e aquela com vida noturna mais animada também. Pode ser cheia demais na alta temporada e os preços não são nada econômicos, mas para quem quer uma experiência especial, vale a pena. Algumas opções de acomodação com bom custo/benefício e ainda com varanda e vista são os B&B Florida ResidenceCasa Guadagno; e os hotéis 4 estrelas Positano Art Hotel PasiteaHotel Posa Posa.

Pode ser difícil se hospedar em Positano para quem tem dificuldades de mobilidade ou está com carrinho de bebê: é uma cidade cheia de subidas, descidas e escadas.

Veja todas as opções de hospedagem em Positano

onde ficar na costa amalfitana italia positano

  • Ravello

Ravello foi a minha cidade favorita da Costa Amalfitana e é lá que eu ficaria numa segunda visita a região (de preferência com carro alugado). Fica no alto das montanhas, acima de Amalfi, e é uma das poucas cidades que não tem praia. Mas como as praias da costa não são exatamente bonitas, Ravello ganha pontos pela vista, pelos belos jardins e chame das ruas. Foi a cidade onde mais encontramos estrangeiros fazendo casamentos e festas, mas, ao mesmo tempo, a cidade mais tranquila em termos de movimento turístico.

As opções com o melhor custo/benefício e nota acima de 9 são: Boccaccio B&BLa Casa di VaniaA casa di Nonna Marianna e Villa Piedimonte.

Veja todas as opções de acomodação em Ravello

onde ficar na costa amalfitana italia ravello

  • Maiori e Minori

Maiori e Minori são as cidades com maior faixa de areia da Costa Amalfitana, com um calçadão agradável e no meio do caminho entre Amalfi e Salerno. Mais baratas do que as outras cidades mais badaladas, bonitinhas, mas não tão charmosas. Todo mundo fala que são uma boa para quem viaja com crianças, mas talvez seja uma má escolha para quem vai de lua de mel ou buscando um cenário mais badalado.

Veja todas as opções de hospedagem em Maiori também todas as opções de hospedagem em Minori

onde ficar na costa amalfitana italia minori

  • Salerno e Vietri sul mari

Salerno é a primeira cidade fora da Costa Amalfitana e tem uma boa rede de trens e ônibus, então boa parte dos visitantes provavelmente desembarcará ali vindo de outros cantos da Itália. Apesar disso, dificilmente você vai achar algum lugar falando de Salerno como base para explorar a Costa Amalfitana e eu não consigo entender o porquê.

Eu fiquei 5 noites em Salerno e achei uma ótima opção: a cidade é bonitinha, mas sem aquele ar tão turístico. Bem movimentada dia e noite, com excelentes e baratas opções de comida e fácil acesso não só para o resto da Itália, mas também para explorar a costa. Minha maior dificuldade, por exemplo, foi ir de Salerno a Positano de ônibus. A volta, de barco, foi mais rápida. Porque é isso, tem boas opções para quem não quer alugar carro e é tranquilo para quem quer.

Veja todas as opções de acomodação em Salerno

onde ficar na costa amalfitana italia salerno

Para quem prefere uma vila mais típica da costa, a vizinha de Salerno, Vietri sul Mare, me parece uma excelente opção, porque dá para aproveitar todas as vantagens do transporte da cidade maior, mas ficando num lugar bem mais tranquilo – e, mais uma vez, menos turístico no sentido de multidões e careza de suas vizinhas.

Confira todas as opções de hospedagem em Vietri

  • Sorrento

Sorrento também não faz parte da Costa Amalfitana, mas é o seu limite mais ao leste. Fica bem pertinho de Nápoles e é uma cidade fofinha. Tal como Salerno, é uma cidade portuária mas muito bonitinha, mais famosa por servir de base mais barata e estruturada para a Costa. Também é um dos melhores lugares para quem quer ir para a Ilha de Capri ou a Pompéia com facilidade.

Confira todas as opções de hospedagem em Sorrento

onde ficar na costa amalfitana italia sorrento

Crédito foto: Shutterstock

Onde eu fiquei na Costa Amalfitana: Apartment in Salerno Centro

Escolhemos um apartamento no centro histórico de Salerno com nota 9 no Booking. O Apartment in Salerno Centro tem todas as comodidades necessárias: cozinha equipada, banheiro com amenidades, ar-condicionado, aquecedor, cama de casal, cama de solteiro e mais um sofá. Ou seja, cabem até 4 pessoas. A internet era muito boa, porém tinha um defeito meio chato – não dava para conectar mais de dois dispositivos por vez. Ou seja, minha mãe usava a internet no celular dela e eu tinha que optar entre o celular e o computador.

Fora isso, a localização é realmente muito boa, o lugar é limpo, seguro e confortável. Ficaria lá normalmente. Pagamos 65 euros por noite para duas pessoas, incluindo o imposto para turistas da cidade. Reserve aqui.

Onde ficar na Costa Amalfitana: outras opções

onde ficar na costa amalfitana italia positano

Como disse antes, há varias cidades na Costa Amalfitana. Então, você pode fazer também sua busca a partir de uma lista que engloba todas as acomodações na região.

Também dá para pesquisar todas as opções de hotéis, apartamentos e albergues na Costa Amalfitana com melhor classificação, consideradas muito boas pelos hóspedes.

Já para quem quer economizar, fizemos também um levantamento das boas barganhas. Ou seja, aquele lugares onde ficar na Costa Amalfitana que são bons, bonitos e, mais importante, baratos, tudo com classificação a partir de 8 e com diárias de até R$300 reais.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

16 comentários sobre o texto “Onde ficar na Costa Amalfitana: qual cidade?

  1. Boa Noite Luiza,

    Parabéns pelo melhor site de turismo. As informações estão numa linguagem clara, concisa e objetividade.
    Chegarei em 12/04 e saindo de Roma em 17/04. Como já estive em Roma, gostaria de programar uma saída de Roma de manhã neste período e retornar a tarde no dia seguinte.
    Para a locomoção de barcos entre as cidades de Salermo e as demais cidades da costa amalfitana,, existem ferry boat com linhas normais que me permite desembarcar, caminhar pelas cidades e seguir para outra cidade pelo ferry boat? Estou pensando em visitar pelo menos Amalfi e Ravello. Desde já agradeço sua resposta.

    1. Oi Nisio,

      Sim, tem algumas opções de ferry boat, mas os horários não necessariamente são tão certinhos que você consegue seguir de uma para outra sem esperar um tempo. De Amalfi para Ravello você precisa ir de ônibus.

    1. Oi Euquerio

      Desculpe a demora para responder.

      Eu acho que todas as cidades são lindas e fofas, mas se fosse a minha lua de mel, eu escolheria Ravello.

  2. oi Luíza adorei seus posts. queremos visitar Capri em junho. desembarcando em Roma, qual a melhor rota na costa, em quais cidades vale a pena dormir até chegarmos em Capri e em quais cidades só passando o dia já vale a pena?. me passa um exemplo de rota? obrigada

  3. Oi Luiza, gostaria de uma sugestão. Vou estar em Roma e gostaria de ir conhecer a costa amalfitana. Qual cidade vc me recomenda ficar já q vou estar chegando de Roma? E como faço para conhecer a costa a partir dessa cidade? Tem ônibus de turismo q faz isso? Como encontro? Vou ir no inverno, fevereiro. Obrigada

  4. Luiza, obrigada pelas dicas. Você acha que mesmo estando de carro Ravello é uma boa opção de hospedagem ? E o vai e vem para conhecer a costa não pode se tornar ruim estando hospedada lá?
    Qual foi a sua percepção?

    Obrigada!!!

    1. Oi Renata,

      tudo bem?

      Você jogou Genova no google maps? É bem no norte do país. E Amalfi fica mais no sul. Não dá para fazer isso, são muitos quilômetros de distância

  5. Ola Luiza

    Como faco pra chegar em Vietri del Mare a partir de Capri?

    E se tem onibus regular da Sita para as cidades da costeira?

    Vi que a hospedagem é bem mais barato.

    1. Oi Tania,

      Capri é uma ilha, então você tem que pegar uma ferry de Capri até Amalfi ou Salerno e depois ir de ônibus até Vietri.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.