Passagens aéreas com desconto para estudantes

Eu não me considero desinformada no quesito viagens e turismo, mas também não sei de tudo, claro. E acho maravilhosa a sensação de descobrir uma informação que pouca gente sabe, principalmente se essa informação me ajuda a economizar meu rico dinheirinho. Vocês sabiam que dá comprar passagens aéreas com desconto para estudantes? E não é um desconto qualquer: é um valor bem significativo, que faz a diferença em qualquer orçamento.

Vou começar dando o crédito para quem me passou a informação pela primeira vez: foram a Jackie e o Rômulo, do Viaje Sim! Eles vieram passar uma temporada aqui em Portugal e, quando nos encontramos para uma cervejinha, me contaram dessa grande descoberta: um site chamado Student Universe, onde conseguiram comprar um voo da TAP pela metade do preço que estava no site da empresa.

Leia mais: Como conseguir bolsa de estudos no exterior

Estudar em Portugal: tudo o que você precisa saber

Apartamentos e quartos com desconto para estudantes brasileiros na Europa

A primeira coisa que eu fiz quando cheguei em casa foi pesquisar sobre isso. Sim, a Student Universe existia. É uma empresa dos Estados Unidos, com sede em Boston e que se declara como o maior site do mundo de descontos em viagens para estudantes e jovens. Tinha parceria com mais de 70 companhias aéreas e oferecia também opções de tours e hospedagem.

Passagens aereas com desconto para estudantes

Mesmo eu sabendo de um caso de sucesso na compra pelo site, vasculhei a internet atrás de alguma reclamação ou coisa parecida e não encontrei nada. Na verdade, eu encontrei num fórum uma indicação de outra agência de viagem online voltada para descontos para estudantes: a europeia Kilroy.

Passagens aereas com desconto para estudantes

Foi pela Kilroy que eu comprei minhas passagens para visitar o Brasil em maio. O preço das passagens na TAP, na época que eu pesquisei, estava por volta de R$4500 reais. Via Kilroy eu paguei R$1900, com taxas, sem promoção nenhuma rolando. E, funcionou tudo as mil maravilhas. Assim que o pagamento foi confirmado eles já me enviaram o e-ticket e a partir daí, diretamente com a Cia Aérea, foi só fazer o check-in e embarcar.

Mas como isso funciona? É só para estudante mesmo? Como comprovar? Como comprar? Tantas dúvidas! Como eu já compartilhei essa informação com simplesmente todos os estudantes que eu conheço, bora lá esclarecer para vocês também:

1. Quem pode comprar a passagem nesses sites?

Os dois sites funcionam como qualquer agência de turismo online: você pesquisa e compra as passagens. A diferença é que eles mostram também uma tarifa diferenciada, para quem é estudante ou jovem até 26 anos. Ou seja, você consegue comprar uma passagem para você e seu acompanhante no mesmo site, porém, o desconto só vale para quem é estudante de fato.

2. Como eles vão saber que eu sou estudante?

No caso da Student Universe, eles pedem que você encaminhe documentos e até mesmo faça um cadastro usando o email da sua universidade ([email protected]). Já na Kilroy eles exigem que você tenha ou faça uma carteirinha da ISIC, aquela (tem que preencher o número). Dá para fazer o pedido da carteirinha no próprio processo da compra e eles enviam pelo correio – foi o que eu fiz.

Passagens aereas com desconto para estudantes

3. Como comprar?

Basicamente, da mesma forma que você compra qualquer passagem aérea pela internet. Você pesquisa no site os destinos e as datas que mais te agradam. É bem interessante porque eles permitem comprar também multidestinos e até volta ao mundo. Ambos os sites dividem as tarifas entre “comum” e “com desconto para estudantes e jovens”. Daí é só olhar os descontos e ver se encontra alguma coisa que te agrade.

A Student Universe emite as passagens em dólar (apesar de permitir a pesquisa em Real, é só uma estimativa da cotação) e a Kilroy em euro. Não tem como dividir o valor e precisa de cartão de crédito internacional.

Infelizmente, tem uma pegadinha: a Kilroy só deixa que você compre uma passagem deles se você estiver na Europa ou tiver partido de lá nos últimos 12 meses. Por exemplo, eu moro em Portugal, mas emiti uma passagem “São Paulo – Lisboa”, ida e volta, porque já tinha comprado anteriormente a passagem para o Brasil. Daí eu fui obrigada a enviar por email um comprovante do voo que eu fiz para chegar no Brasil e provar que eu moro na Europa. Ou seja, a Kilroy só funciona para quem já está estudando na Europa no momento.

4. Vou precisar de alguma comprovação que sou estudante na hora do embarque?

No site da Kilroy, eles dizem que precisa apresentar a carteirinha de estudante, mas no Brasil não me pediram nada. Eu era uma passageira como outra qualquer. Por via das dúvidas, eu aconselho a ter algum comprovante de que você é estudante.

5. Tem algum limite de idade?

Não! Desde que você seja estudante, pode comprar a passagem pelos sites.

6. Tem certeza que funciona?

Tenho. Eu embarquei semana passada com o ticket da Kilroy, comprado em novembro de 2014, para poder escrever aqui no blog. Além do pessoal do Viaje Sim!, que já testou a Student Universe, quatro amigas minhas do mestrado também já compraram passagens pelos sites sem nenhum problema.

Os preços são interessantes somente para voos mais longos e intercontinentais. Passagens internas na Europa, por exemplo, ficam mais em conta com as low cost mesmo.

7. Tem alguma outra forma de conseguir passagens aéreas com desconto para estudantes?

Aparentemente, também é possível conseguir descontos para estudantes diretamente com algumas companhias aéreas. Pelo menos foi isso que eu encontrei em alguns blogs por aí. Dá uma olhada aqui, aqui e aqui.


Compartilhe!







Quer nosso kit de Planejamento de Viagens?
Contém um Ebook, tabelas de orçamento,
roteiro e check-list (DE GRAÇA!)




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

71 comentários sobre o texto “Passagens aéreas com desconto para estudantes

  1. Olá,

    Gostei muito da sua postagem, pois sempre vejo artigos sobre essa possibilidade, mas nenhum deles explica ou expões os sites de compra dessa forma. No entanto, acabei de entrar nos 2 sites que voce citou e nos dois o valor não diminuiu. Pelo menos não na minha pesquisa :/

  2. Olá!
    Eu vou estudar na Irlanda em junho.
    Eu tenho um namorado que mora na Itália e pensei em ir visita -lo no mês anterior.

    Será que posso comprar passagem de estudante, mesmo que a passagem não seja da rota do intercâmbio?

    Obrigada!!

    1. Oi Rubia,

      Pode sim, o requisito para comprar a passagem de estudante é ser estudante.

      Agora, para ir da Irlanda para a Itália sai muito mais barato comprar um voo de low cost como a Ryanair ou Easyjet, do que comprar esse bilhete de estudante.

  3. Olá Luiza
    Estou pesquisando na Kilroy a na student travel e não parece haver diferença de preço nas tarifas pra estudante. Por acaso o desconto só aparece no momento da compra?
    Obrigada abcs

    1. Oi Bianca,

      Na verdade é porque a tarifa mais baixa para estudantes não está disponível em todos os voos ou está limitada a alguns assentos apenas. Depende muito da sua busca.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.