fbpx
Tags:
Atlas: Lagos, Algarve, Portugal

Passeios de barco em Lagos, Algarve

Uma das atrações mais comuns para quem vai a Lagos, no Algarve, é fazer alguma das opções de passeio de barco que são oferecidos nessa região. Pudera, com uma costa bem recortada por falésias, é quase imperdível circular por ali e dar uma olhada nas grutas e formações rochosas, além da brisa do mar e da vista da praia de outros ângulos.

Como são muitas opções de passeios e empresas diversas (em inglês e português) oferecendo seus barcos – na internet e nas ruas da cidade, principalmente na região da Marina – eu quebrei a cabeça para decidir qual seria a melhor opção para o meu grupo de amigos. E agora compartilho com vocês tudo o que desvendei.

marina de lagos passeios de barco algarve

Leia também: As melhores praias de Lagos, no Algarve

Onde ficar no Algarve, Portugal

A primeira coisa que você precisa saber é como está o mar. Ficamos no Algarve por 7 dias. Nos 5 primeiros, o mar estava tão calmo que parecia uma lagoa. Nenhuma onda. Mas, logo no dia que resolvemos fazer o passeio, a maré mudou, surgiram correntes fortes e as ondas apareceram nas costas onde antes a gente boiava tranquilo. Se a nossa escolha fosse fazer o passeio de caiaque, provavelmente teríamos que ter desistido. Então, lembrem-se de checar direitinho com a empresa que estiver comprando o passeio sobre as condições do mar, principalmente se você enjoar muito, como eu.

Tipos de passeio de barco em Lagos, Algarve

Passeio pelas grutas

passeio de barco em lagos algarve grutas

Tempo: Cerca de uma hora

Custo: Entre 10 a 15 euros

Como é o passeio: Uma espécie de lancha, deve caber até umas 10 pessoas, no máximo, porque precisa ser pequena o suficiente para passar por baixo das pedras e entre as grutas. É um passeio rápido, mas muito bonito. Como é bem curto, não costuma ter paradas para mergulho, a não ser que você compre uma opção mais cara.

Eu não fiz esse passeio porque minha amiga já tinha feito no ano passado, gostou muito, mas não queria pagar para repetir. Algumas empresas oferecem esse tour perto do pôr do sol, o que me pareceu uma opção interessante.

Passeio de caiaque

passeio de barco em lagos algarve caiaque

Tempo: Pode variar entre 1 a 3 horas

Custo: Entre 15 a 30 euros

Como é o passeio: Um monte de caiaques, com lugares individuais ou em dupla, em que você vai fazendo o passeio guiado normalmente por um barquinho que os acompanha o tempo inteiro. Tem passeios mais longos e mais curtos, além de tipos de caiaque diferentes. As empresas afirmam que você não precisa ter experiência prévia para fazer e dão uma aulinha antes de começar o passeio. Mas é bom lembrar que você terá que fazer certo esforço físico para remar o caiaque por algumas horas.

Passeio de escuna – ou similar

passeio de barco em lagos algarve dentro do barco

Tempo: Entre 2 a 4 horas

Custo: Entre 20 a 50 euros

Como é o passeio: Eu chamei de “escuna” porque normalmente é esse tipo de barco que faz esse tipo de passeio no Brasil. Mas pode ser catamarã ou um desses barcos maiores. São passeios mais longos porque incluem paradas para nadar. Os barcos podem ou não ter coisas como trampolim e equipamento de snorkeling. Alguns ainda incluem refeição – o que torna o passeio mais caro.

Foi esse que escolhemos fazer – um passeio de barco de 3 horas – e eu curti bastante.

Observação de golfinhos

passeio de barco em lagos algarve vários barcos

Tempo: 1h30 a 2h

Custo: de 25 a 45 euros

Como é o passeio: Os barquinhos menores, tipo lancha, vão para alto mar para que as pessoas possam observar os golfinhos no seu habitat natural e ver diferentes espécies. Apesar dos passeios serem aparentemente semelhantes, os preços que eu encontrei variam muito! Então, pesquise bem antes de comprar. Para esse passeio é preciso combinar com antecedência.

Empresas que oferecem passeios de barco no Algarve

passeio de barco em lagos algarve discover tours

Eu fiz o passeio de barco com a Discover Tours, encontrei eles pela internet mesmo e comprei tudo online. Escolhi essa empresa porque achei o melhor custo benefício para o tipo de passeio que queríamos fazer: ver a paisagem e ter tempo de mergulhar um pouco no mar. O passeio de 3 horas custou 30 euros e o barco era enorme, com muita estrutura, além de uma equipe super simpática. Recomendo.

luiza passeio de barco em lagos algarve

Mas, como já disse antes, tem várias empresas e o melhor truque é pesquisar bem, porque os preços variam demais. Quase todas elas têm sistema de reserva de passeio online, o que é uma facilidade. Mas, sinceramente, para esses passeios mais comuns, como o caiaque ou as grutas, nem precisa se preocupar em reservar com antecedência. Basta chegar na marina de Lagos ou na Ponta da Piedade e pegar o próximo barco que estiver saindo.

De qualquer forma, para facilitar as pesquisas de vocês, segue aí embaixo uma listinha de algumas das empresas de passeios que eu procurei durante a minha viagem:

passeio de barco em lagos algarve barquinhos

Discover Tours

Days of Adventure

Blue Fleet

Bom dia Boat Trips

Seafaris

Happy Time Turismo

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e visitei mais de 45 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários sobre o texto “Passeios de barco em Lagos, Algarve

  1. Boa tarde!

    Nenhuma previsão de consertarem o site? Continuo sem conseguir visualizar os posts que não estão na primeira página.

    Obrigada!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.