Tags:
Atlas: Inglaterra, Londres, Reino Unido

15 principais pontos turísticos de Londres: atrações no mapa!

Se possível, não morra sem conhecer Londres. A capital da Inglaterra e coração do Reino Unido é uma das cidades mais interessantes do mundo. Mistura construções milenares com prédios modernos, além de ter sido casa para diferentes fenômenos culturais ao longo dos séculos, de Shakespeare ao Harry Potter. É quase impossível listar todas os pontos turísticos de Londres em apenas um post. Por isso, vou falar sobre os 15 lugares e passeios que consideramos imperdíveis numa primeira visita a cidade. E o melhor, colocamos todos no mapa para você!

Leia também:
Um roteiro completo de 5 dias em Londres
Onde ficar em Londres: guia de bairros

15 principais pontos turísticos de Londres:

  • Big Ben

Você na certa já viu dezenas de fotos do principal ponto turístico de Londres, que faz parte das Casas do Parlamento. Mas pode ser que não saiba que Big Ben é o nome do sino de 13 toneladas dentro da torre, e não do monumento em si. O verdadeiro nome da torre foi um poço de criatividade durante séculos: Torre do Relógio.

Isso até 2012, quando a Torre foi rebatizada de Elizabeth II, numa homenagem à Rainha. Deixando a questão dos nomes de lado, o fato é que torre, relógio e sino estão se inclinando aos poucos. Especialistas dizem que em míseros 5 mil anos a torre será tão inclinada como a Pisa, na Itália. É melhor se apressar para visitar a Torre Elizabeth II.

É possível visitar o Parlamento e o Big Ben por dentro, em visitas guiadas em datas limitadas. Cheque no site oficial os tours disponíveis.

Big Ben e Parlamento Londres

  • Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham é a residência oficial dos monarcas britânicos desde a época da Rainha Vitória, em 1837. O espaço recebe cerca de 50.000 visitantes por ano, incluindo os políticos, os convidados para as festas e os turistas, claro. Caso queira entrar na casa da Rainha, você pode reservar seu bilhete pela internet. 

O Palácio também reúne centenas de pessoas nos dias de troca da guarda, que ocorre por volta das 11h – convém checar no site oficial o horário exato na época que você for. A cerimônia, apesar de muito tradicional, é o que podemos chamar de pegadinha do malandro, uma vez que dura 45 minutos e, a não ser que você chegue muito cedo, não dá para ver quase nada.

Veja também: A Rainha da Inglaterra e o turismo em Londres

Troca da Guarda Palácio Buckingham

  • Tower Bridge

Não confunda a Tower Bridge com a London Bridge, uma construção sem nada de muito especial que, como cantam há anos, vai cair. A Tower Bridge, um dos símbolos de Londres, foi construída entre 1886 e 1894. É composta por duas torres unidas por uma ponte, que pode ser levantada para a passagem de embarcações.

Pertinho fica outro ponto turístico com nome parecido, o que gera ainda mais confusão na cabeça dos turistas: a Torre de Londres. A Tower Bridge é a da foto abaixo. Você pode cruzar-la gratuitamente como pedestre, mas também é possível fazer um tour que permite cruzar entre as duas torres pelo alto, além de aprender mais sobre o monumento.

Leia mais: A Tower Bridge Tour, como é subir a ponte mais famosa do mundo

Tower Bridge Londres

  • Torre de Londres

A não ser que você queria ver apenas as Joias da Coroa, reserve pelo menos quatro horas para visitar a Torre de Londres. Construída em 1078, a fortaleza já foi moradia de reis, Casa da Moeda, prisão e até zoológico. Nobres como a Ana Bolena, a segunda esposa de Henrique VIII, e plebeus foram executados aqui. Muitos deles deixaram suas últimas palavras nas paredes do castelo.

A Torre abriga também corvos que, segundo a lenda, causariam o fim do Império Britânico se deixassem de existir. A mesma lenda garante que sobraram pouquíssimas aves durante os anos mais tensos da Segunda Guerra Mundial. Se Hitler soubesse disso teria mirado nas aves.

Veja também:A história e a visita à Torre de Londres

Torre de Londres Corvos Rainha da Inglaterra

  • Museu Britânico

Primeira informação importante: muitos dos museus de Londres têm entrada gratuita. Mas se for para escolher apenas um deles, recomendaria investir seu tempo no Museu Britânico. Sabe porquê? É que ao longo de muitos anos em que o império britânico dominou o globo, eles acumularam muitos tesouros históricos de diversas civilizações do mundo.

o que fazer em londres british museum

É no Museu Britânico, por exemplo, que você pode ver a Pedra Roseta Egípcia, ou esculturas de templos gregos, ou boa parte do que restou de antigas maravilhas do mundo como o Mausoléu de Halicarnasso.

Como o museu é gigantesco, reserve algumas horas para o passeio e foque sua visita primeiro nas galerias que mais te interessem.

O British Museum abre todos os dias das 10h às 17h30 e na sexta até às 20h30.

  • London Eye

Uma roda-gigante de 135 metros pode estar nos sonhos ou pesadelos de qualquer criança (dependendo do medo de altura). A London Eye, é a maior roda-gigante da Europa e já foi a maior do mundo, até ser ultrapassada pela Singapore Flyer.

London Eye

A atração foi inaugurada em 2000, uma comemoração pela chegada do novo milênio. Uma volta na London Eye dura cerca de 30 minutos. Ela está localizada nas margens do rio Tâmisa, do outro lado do Parlamento e do Big Ben e do alto dela é possível ver toda a cidade. Apesar do preço um pouco salgado, cerca de 24 libras (26 euros), e de uma fila que costuma ser longa, a experiência de praticamente voar na roda-gigante símbolo de Londres vale a pena. Saiba mais sobre a visita e como comprar o ingresso com antecedência. 

  • King’s Cross

Se você é não é fã de Harry Potter, talvez valha a pena pular esse ponto turístico londrino. Agora, se você quer encontrar a plataforma 9¾, então basta seguir as placas. Vai descobrir que o local a se visitar não fica na plataforma de trem em si, mas no hall de entrada da Kings Cross.

Sim, existe um monumento com o muro da plataforma e até um carrinho entrando pela passagem. Mas prepare-se para enfrentar fila! Vale tirar centenas de fotos, mesmo que você fique com cara de trouxa enquanto faz isso. E aproveite para ler o post sobre todos os lugares que fãs de Harry Potter devem visitar em Londres.

 pontos turísticos em Londres Plataforma Harry Potter londres

Foto tirada em 2011, quando a atração estava sendo reformada

  • Oxford Street

A Oxford Street é uma das ruas mais famosas de Londres – são cerca de 300 lojas ao longo de menos de três quilômetros. É a rua para compras mais movimentada da Europa. Vai de lojas de luxo à bugigangas e promoções, passando pelas famosas lojas de departamento. O cruzamento com a Regent Street é conhecido como Oxford Circus, um círculo de prédios brancos projetado no século 19.

  • Abbey Road

Sim, outra rua. E essa eu tenho certeza que você vai atravessar várias vezes até tirar a foto perfeita – tudo com a belíssima trilha sonora formada pelas buzinas de motoristas nervosinhos. Não ligue. Eles que encontrem outra rua pra passar.

Abbey Road Studios Londres

Afinal de contas, a Abbey Road é um local de peregrinação de beatlemaníacos, e não uma ruela sem graça qualquer. Aproveite para estimular seu espírito delinquente ops, digo, seu espírito de turista e escreva uma mensagem no muro do Abbey Road Studios. Não que a gente tenha feito isso, claro.

  • Camden Town

Local dos alternativos, punks, roqueiros ou só buscadores de boas barganhas. Camden Town é uma região no mínimo muito interessante. O distrito fica no centro-norte de Londres e costuma ser lembrado por causa de uma moradora ilustre: a Amy Winehouse nasceu, cresceu e (infelizmente) morreu lá. Além disso, Camden Town foi local de morada de outros músicos e artistas famosos. Fora isso, as ruas do bairro são cheias de lojas e mercados. Ótimo lugar para comprar aquelas camisetas engraçadinhas ou peças únicas feitas por designers londrinos.

camden town londres lock

E ainda, Camden Town rende um passeio romântico, visto que há canais de água e passeios de barco a lá Veneza por ali. Temos um post com um roteiro para conhecer o bairro! 

  • Abadia de Westminster

A Abadia de Westminster é o tradicional local de coroação dos monarcas do Reino Unido e uma das principais construções religiosas da Inglaterra, que data de 960 d.C. Ali também estão enterrados Charles Dickens, Charles Darwin e Isaac Newton, entre outros. Você deve ter visto o local pela televisão no casamento real de Kate e Willian. Para entrar na abadia, porém, o preço é salgado: custa 20 libras. Mais informações no site oficial. 

  • The Queens Walk e South Bank

É na Queens Walk, um calçadão a beira do Rio Tâmisa, que você se depara com a imagem que é os principais cartões postais da cidade. A caminhada começa na Westminster Bridge e segue até o Shakespeare’s Globe Theatre. Na adorável caminhada beira rio, prepare a câmera porque você vai passar pela melhor vista da cidade: Big Ben, London Eye, Southbank Centre, Tate Modern, London Millennium footbridge, a Catedral de St. Paul, e a Tower Bridge.

  • Borough Market

Um dos maiores e mais antigos mercados de Londres, o Borough Market é um lugar para experimentar comidas deliciosas de produtores locais e também de outros cantos do mundo. Fica num prédio de 1850, mas tem história que vai desde o século 13. Para quem gosta de comida. Abre de segunda a sábado, mas de quarta a sábado é que todos as barraquinhas estão abertas. Saiba mais sobre o passeio. 

  • Hyde Park

O Hyde Park e seu adjacente Kensington Gardens formam juntos a maior área verde de Londres. São 2,5 km² de área, cortados pelo lago Serpentine. Esse é um parque de propriedade da realeza. Isso desde de 1536, quando Henrique VIII adquiriu a área para caçar. Hoje, o espaço é aberto e gratuito para os habitantes da cidade e dentro do parque fica a Galeria de Arte Serpentine, um memorial para a Princesa Diana e outro para o Principe Albert. Isso sem contar o Kensington Palace, onde vivem os príncipes da realeza atual.

No parque acontecem shows de artistas famosos e também, no inverno, a feira de natal Winter Wonderland.

  • Covent Garden

Esse pequeno distrito de Londres é um microcentro do que há de melhor na cidade. São mais de mais de 60 pubs e bares, cerca de 13 teatros, incluindo a Royal Opera House. Ali você verá a movimentação das pessoas, vitrines e decoração linda, e diversos artistas de rua. E o principal: três mercados, num prédio adorável do século 19, com uma Praça Central sempre movimentada.

Outros pontos turísticos de Londres

Lembra que falamos que os museus londrinos são gratuitos? Se você está em busca de mais pontos turísticos em Londres, pode visitar o Museu de História Natural e sua exposição com dinossauros ou o Imperial War Museum, fundado em 1917, com informações sobre a Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Ainda sobre a guerra, há um museu pago mais muito interessante, que são os Gabinetes de Guerra de Winston Churchill.

Também dá para ir visitar os estúdios do Harry Potter! Contamos tudo sobre isso, incluindo um vídeo da visita, nesse post aqui.  Ainda, você pode explorar bairros inteiros, ruas famosas e mercados: como Shoredich e a Brick Lane ou Notting Hill e a Portobello Road.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

16 comentários sobre o texto “15 principais pontos turísticos de Londres: atrações no mapa!

  1. Boa Tarde,

    Gostaria de saber se exitem hotéis, próximo a este bairro?

    Trundleys Road surrey Quays London SE8 5BD

    Desde já agradeço.

  2. Muito feliz por ter achado seu post! Me ajudou muito uma vez que, quando procuramos por pontos turísticos em londres, aparecem milhares de lugares muito parecidos e que, se você não tiver muito tempo (como eu, apenas 3 dias) não tem necessidade nenhuma de conhecer. Obrigada por esse resumão com lugares bem legais!

    1. Andréa, como assim eu só vi seu comentário hoje? =p
      Me desculpa! Pois é, Londres é um lugar incrível! E olha que essa lista tem só os principais. Ainda tem muita coisa que ficou de fora!

      Abraço!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.