Tags:
Atlas: Uruguai

Qual moeda levar para o Uruguai?

A resposta para uma das dúvidas mais comuns do viajante é simples, pelo menos neste caso: leve reais. Ponto. A moeda brasileira é muito aceita nas partes mais turísticas do Uruguai, como Colonia del Sacramento, Punta del Leste e Montevidéu. Você não terá o menor problema para trocar seus reais por pesos uruguaios ou até mesmo para pagar contas de restaurantes, bares e hotéis com nossas notas.

Portanto, a não ser que você vá para longe do eixo turístico do país, não tem sentido se preocupar com casas de câmbio – saque reais no aeroporto e leve com você, simples assim.

Mas não é mais vantajoso levar dólares? Numa boa, não. Se você já tem os dólares, seja porque eles sobraram de outra viagem ou porque você é daqueles que guardam obamas debaixo no colchão, aí tudo bem, compensa levar. Caso contrário você terá que fazer a conversão duas vezes – uma para trocar reais por dólares e outra para trocar dólares por pesos uruguaios. E fazer a conversão duas vezes significa que você vai perder dinheiro duas vezes, óbvio, afinal casa de câmbio é um negócio feito para dar lucro.

Não é por ser perto de casa que dá para viajar sem seguro: saiba por que contratar um seguro de viagem para ir ao Uruguai e como garantir um com boa cobertura (e com desconto).

Montevidéu, Uruguai

Vale lembrar também que a cotação do peso uruguaio comprado no Brasil certamente será muito pior do que o da moeda no Uruguai, até mesmo pela pouca demanda. Para saber mais sobre casas de câmbio em Montevidéu, Punta del Leste e Colonia del Sacramento, leia este post do blog Meus Roteiros de Viagem.

Veja também:Onde ficar em Montevidéu

E cartões? Uso ou não uso?

Usa! Depois da minha primeira refeição em Colonia del Sacramento, tive uma baita surpresa ao receber a conta. Surpresa boa, veja bem: a conta chegou com o valor que eu esperava, entreguei meu cartão, mas a moça passou um valor menor. Para ser mais exato, 18,5% menor.

Não foi bondade dela não. Como depois eu descobri ao ler esse post do Viaje na Viagem, no Uruguai é lei: o turista pagou a conta do restaurante com um cartão de crédito internacional? Receberá automaticamente (sim, sem nem ter que pedir) um desconto de 18,5% na conta. O desconto é dado pelo governo, que corta um imposto, o IVA, e tem o objetivo de estimular o turismo e o consumo dos viajantes dentro do Uruguai. Com isso, compensa muito usar o cartão de crédito, mesmo levando em consideração o IOF brasileiro, que é de 6,38%.

Qual moeda levar para o Uruguai

Mas e o travel money – aquelas cartões de débito recarregáveis que podem ser feitos nas casas de câmbio – vale a pena? Bom, antes de viajar perguntei isso para uma atendente de uma grande casa de câmbio de Belo Horizonte. Ela foi muito sincera: não. Tanto pela questão do IOF, que agora também é cobrado nesses cartões, quanto pela dificuldade que é fazer o cartão ser aceito. Muitas casas de câmbio não recomendam que você leve um travel money para viagens pelo Uruguai e pela Argentina.

Na Argentina é ainda pior, já que é mais difícil pagar contas no cartão por lá. No Uruguai é mais fácil, mas é muito comum que exista uma taxa mínima de consumo (no caso de restaurantes) ou um valor adicional, normalmente de 5% (no caso de hotéis e hostels).

Veja também: Como ir a Colonia del Sacramento

Mercado del Puerto, Montevidéu

E seu eu não quiser andar com dinheiro no bolso?

Entendo seu ponto: eu mesmo não curto essa ideia. De qualquer forma, durante viagens isso acaba sendo necessário. Caso você queria evitar de andar com muito dinheiro no bolso, uma alternativa é levar uma quantia menor em reais e trocá-la por pesos uruguaios. E, sempre quer for possível pagar com cartão, fazer isso.

Caso opte por essa saída, lembre-se de avisar ao seu banco sobre a viagem, habilitando seu cartão para uso no exterior tanto na função débito quanto na função crédito. Além disso, tenha em mente que tanto o seu banco quanto o caixa eletrônico local podem cobrar taxas para saques no exterior.

Importante: nunca, mas nunca mesmo, viaje ao exterior com apenas uma estratégia para guardar seu dinheiro. Pretende levar tudo em espécie? Ok. Mas libere seus cartões para uso no exterior mesmo assim. Dessa forma, caso aconteça alguma coisa (bate na madeira), você terá como resolver o problema. Não sem muita tristeza, eu sei, mas ainda assim você não estará num beco sem saída em terras gringas. E isso significa muito.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook

Siga o @360meridianos no Twitter

Veja nossas fotos no Instagram

Receba novos posts por email


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

32 comentários sobre o texto “Qual moeda levar para o Uruguai?

  1. Gostei, muito boa sua didática, sem arrudia muito. Mas me tira uma dúvida, sou louco por antiguidades e telas. Os preços são interessantes, melhores que no Brasil?

  2. Boa tarde Rafael, estou pretendendo passar minha lua de mel em Montevidéu que seria a primeira viagem para fora do Brasil, mas fico com duvidas em relação ao cambio, passeios,restaurantes e principalmente o Hotel sobre as formas de pagamento, qual seria as melhores opções para saber como agir em outro pais em relação a moeda local e não passar vergonha rs.

    obrigada!!!!

    Vanessa e Anderson….

    1. Oi, Vanessa. Que ótimo, tenho certeza que vocês vão adorar a viagem. 🙂 Mas não sei se entendi a dúvida. Pode explicar o que exatamente te deixa com dúvida?

      É a forma de pagamento nos lugares? Se for isso, você pode levar reais e trocar por pesos nas casas de câmbio lá. E pode também usar seu cartão de crédito normalmente, desde que ele esteja liberado para uso no exterior (veja no seu banco). Você também pode sacar usando seu cartão de débito, do caixa de bancos uruguaios. Você receberá o dinheiro em pesos e haverá taxas do banco uruguaio, do seu banco no Brasil e impostos.

      Abraço.

      1. Rafael, bom dia. Tenho visto algumas propagandas no TV a respeito de incentivos do governo Uruguaio para visita de Brasileiros.
        Sabe dizer alguma coisa a respeito??

      2. Oi, Rafael. Estamos indo em maio pra Montevideu. Sabe dizer se essa regra do desconto no cartão de crédito foi prorrogada e está valendo? Obrigada!

  3. Rafael, bom dia!

    Li seus post e achei bastante esclarecedor. Vou passar o Réveillon com mais dois amigos em Punta del Este, nossa hospedagem iremos pagar em dólares – US$330,00 (cada um) mais o aluguel do carro US$94,00 (cada um).

    Estamos na maior dúvida em qual moeda em levar para os gastos como por exemplo as baladas… OvoNight, OvoBeach, MobyDcick, Ocean Club e etc. Para esta ocasião é bom levar somente Real e Peso?

    Obrigado!

    1. Oi, Leonardo.

      Eu levaria reais mesmo ou faria a troca por pesos. Dólares, só se eu já tivesse, ou então você vai perder na conversão duas vezes.

      Abraço.

  4. Oi Rafael,
    Estou numa tremenda dúvida, pois irei fazer uma viagem dentro de 1 semana BRASIL x URUGUAY x USA x BRASIL.

    É mais vantagem eu comprar o dólar no urugay, trocando direto meu real x dólar lá?
    O cenário do câmbio no Brasil está um absurdo.

    Desde já agradeço a ajuda.

    1. Oi, Pedro.

      Não estou acompanhando a cotação do dólar no Uruguai. Pode valer a pena consultar isso, pela internet mesmo.

      De qualquer forma, o dólar está se valorizando frente a todas as moedas do mundo. Por mais que exista um cenário ruim no Brasil, me parece que é uma coisa geral também. Vi até europeus reclamando do preço do dólar.

      Enfim, não sei se valeria a pena, francamente.

      Abraço.

        1. Uai, em tese tem sim. Se você quiser, nos caixas eletrônicos do Uruguai você consegue até sacar em dólares, direto da sua conta bancária. Eu fiz isso várias vezes, para levar dólares para a Argentina, por conta do câmbio paralelo.

          Abraço.

  5. Fala Rafael!

    No caso de pagamento direto em reais, a cotação é negociada na hora? Como funciona essa transação do real no Uruguai?

    E se eu quiser por exemplo, pagar uma passagem de ônibus de curta distância, dá pra pagar com reais, ou isso ja é exagero da imaginação?

    Valeu!

    1. Oi, Gabriel.

      Normalmente há um aviso de quanto o estabelecimento aceita no real naquele dia. Você sempre pode perguntar também.

      Acho que passagem de ônibus é mais complicado. Você paga em reais em restaurantes e lugares turísticos, por exemplo.

      Abraço.

  6. Com certeza a descoberta do desconto do IVA nos primeiros dias de viagem pelo Uruguay fez toda diferença no nosso orçamento.

    Ótima dica para quem for pra lá. =)

    1. Dá uma diferença grande mesmo, Renata. E contrasta com a Argentina, onde o mais barato é pagar a vista, com dinheiro trocado no câmbio paralelo.

      Como eu fui ao Uruguai depois de passar um mês na Argentina, cheguei lá com a lógica de pagar a vista. Ainda bem que descobri isso. 🙂

      1. Com a gente foi a mesma coisa, Rafael!
        Estávamos a dois meses em BsAs já acostumados com as trocas de dólares para pesos. Fomos para o Uruguai levando dólares e reais prontos para o melhor cambio. Fizemos uma pequena troca em Colonia, e depois de aprender sobre o IVA, em Montevidéu foi só cartão. Menos para a visita do teatro que só aceitava pesos, mas como tinha cambio perto foi fácil. =)

  7. Rafael,
    já estava separando meu dinheiro pra comprar dolar pra levar pro Uruguai. Vou semana que vem, então seu post veio na hora certa pra mim! Obrigada!
    Gostei muito da dica do cartão de crédito, olha que li vários sites e blogs pra me informar e em nenhum tinha lido sobre isto. Se eu pedir a conta e não vier com esse desconto vc acha que posso pedir?
    Bom, muito obrigada pelas dicas mesmo!
    Flávia

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.