Restaurantes em Berlim: 16 dicas de onde comer bem

Berlim é provavelmente a cidade mais multicultural da Europa, atraindo imigrantes e jovens estrangeiros do mundo inteiro. Se por um lado isso é um pesadelo para quem tenta encontrar um apartamento por lá, por outro torna a vida cultural cada vez mais cool. Nesse espírito, você encontra restaurantes em Berlim de todas as partes do globo. E ainda tem uma boa notícia: comer em Berlim não sai muito caro.

Neste texto vou listar várias opções de restaurantes na capital alemã, divididos por tipo de comida. Os links para os lugares vão direto para o Google Maps, de forma que não importa sua localização em Berlim, você conseguirá descobrir onde comer.

Dica: Se estiver indo para Berlim, vale a pena dar uma olhada no Fotostrasse e no Canal Alemanizando. São amigos nossos que moram e têm várias dicas imperdíveis da cidade.

Tenha em mente também que, como é típico de Berlim, praticamente todos os restaurantes listados têm alguma ou várias opções vegetarianas e/ou veganas no cardápio!

Vai para Berlim? Então leia também:
O que fazer em Berlim: roteiro de 5 dias ou mais
Onde ficar em Berlim: os melhores bairros e dicas de hotéis
Todos os nossos posts com dicas de Berlim fora do óbvio

1. Comida turca e árabe

A comida mais tradicional de Berlim não é joelho de porco ou salsichão. É turca. Não tem uma esquina em que você não vá encontrar um kebab e não tem uma pessoa na cidade que não vai te dizer para conhecer o melhor döner ou falafel de Berlim.

teller kebab haloumi berlim al hanan

Os pratos (teller) do restaurante Al Hanan

O grande bairro de imigração turca em Berlim é Neukölln – lá você encontra delícias da comida turca. Por exemplo, o restaurante de kebab favorito dos nossos amigos é o Imren Grill, muito movimentado, especialmente na hora do almoço. Fica na Karl Marx Strasse.

Para ir além do kebab, uma opção legal é o Gözleme Restaurant, que serve pratos quentes: o manti lá é delicioso! Por fim, o meu lugar favorito nessa região, onde você come pratos apetitosos a preços geniais, é o Al Hanan. O ambiente também é legal, um dos mais bonitinhos onde estivemos. É um lugar interessante para jantar com os amigos, antes de cair na noite. Fica na Sonnenalle.

E que tal provar comida do Egito em Neukölln? A dica é o Amira Restaurant, um restaurante familiar que existe desde 1993. A Naty esteve lá e provou a indicação do chef: Kuschari, que é uma comida de rua popular no Egito. Um arroz com vegetais, lentilhas e cebola frita.

Kuschari, comida de rua típica do Egito

Já para quem quer provar pratos em outros bairros, uma das minhas favoritas é a Humbaba, que fica numa rua movimentada em Friedrichshain, tem opções de molho e hummus muito gostosas e várias receitas veganas. Outro lugar especial, que foi indicação de um refugiado sírio e que tem um shawarma (o primo árabe do kebab) incrível é o libanês Maroush. Fica perto de Kotbusser Tor, em Kreuzberg.

2. Hambúrguer

berlinburguer internacional hamburguer

Berlinburger International (ou BBI) é uma das melhores hamburguerias que você vai conhecer na sua vida. O espaço minúsculo, em Neukölln, tem um cardápio com opções bastante inventivas e é melhor ir com fome, porque é tudo gigante! O meu hambúrguer favorito lá é o o 3-Kase Hoch.

hambuurguer the bird berlim

Outra opção deliciosa e gigantesca de sanduíche, que está sempre cheia de gente, é a The Bird, que fica na Am Falkplatz, em Prenzalauer Berg. A porção de batata que acompanha o hambúrguer também é generosa, ou seja, vá com fome!

the bird barbecue restaurante berlim

Não é hambúrguer, mas também entra nessa categoria de comida outro restaurante do mesmo grupo, o The Bird Barbecue. Eles servem o tradicional churrasco americano, com costelinhas, linguiças e um maravilhoso brisket que com certeza vale a sua visita.

E quem estiver com fome pode experimentar a Burgeramt, que tem ambiente descolado e preços justos. Eles têm vários endereços na cidade, mas nós já fomos e aprovamos o de Friedrichshain, em frente a Boxhagener Platz.

3. Comida alemã

Como eu disse no tópico anterior, comida tradicional alemã não é o forte de Berlim – é típico do sul da Alemanha – e grandes são as chances dos restaurantes que você encontrar com esse tipo de comida serem pegadinhas. Mas há uma exceção. Sabemos disso porque a indicação foi de um amigo alemão, que vem do sul do país e sabe do que está falando: o Zur Haxe serve porções gigantescas de Joelho de Porco (Haxe, em alemão). Também tem vários pratos com variações de carne de porco, schnitzel, chucrute e batatas. Tudo num ambiente daqueles, digamos, peculiares.

comer joelho de porco em berlim

Já o salsichão alemão, esse sim você encontra em todas as esquinas, em diferentes barraquinhas, feiras de rua e nos menus de muitos lugares. Para quem visita a cidade no verão, uma sugestão é ir num beer garden, onde é comum ter salsichão na grelha.

salsichao alemao comida de rua berlim

Minha sugestão é o Holzmarkt. Esse espaço na beira do rio tem barraquinhas, além de um café e um restaurante.

mercado de rua em berlim comida

4. Comida do mundo todo

Comida tailandesa, vietnamita, indiana, coreana, japonesa, chinesa… Você dá o nome do país asiático e certamente vai encontrar um restaurante desses em Berlim. Uma dica imperdível e que não está em quase nenhum guia por aí é o Thai Park. Tudo bem que essa só é uma sugestão válida pra quem visita Berlim nos meses mais quentes – o Thai Park é uma feira de comida tailandesa, organizada por imigrantes, com opções ótimas e que custam 3 euros (ou até menos) o prato.

Se você quer explorar outro canto do mundo, que tal provar comida colombiana? O Macondo Bar e Café fica em Friedrichshain. Provamos uma Bandeja Paisa com suco de lulo, uma fruta andina parecida com o tomate.

Bandeja Paisa, prato típico da Colômbia

5. Restaurantes diferentes fora do centro

Agora dicas de lugares onde você não encontrará outros turistas, mas que são facilmente acessíveis de metrô.

O Café Pförtner tem mesas dentro de um ônibus. Fica no bairro Gesundbrunnen, no norte da cidade (estação de metrô mais próxima: U Osloer St.). Além de um dos ambientes mais diferentões de Berlim, ali você vai achar opções de comida deliciosas e saudáveis. Não é à toa que fica lotado na hora do almoço. O espaço também funciona como um café, então vale a pena ir lá só para tomar um cappuccino.

cafe pferd em berlim restaurante cafe pfortner no onibus comida berlim

Outra alternativa muito legal para quem quer tomar um brunch ou comer uma pizza artesanal é o LuLa Deli and Grill, que fica em Friednau (estações de metrô: U Friedrich-Wilhelm-Platz e S Friednau). O lugar serve diversas opções de Brunch bem completos, tudo custando por volta de 10 euros. Além disso, funciona no almoço e jantar. Uma das áreas do restaurante foca em hambúrgueres e saladas. Na outra, pizzas e focaccias. Tudo feito na hora.

onde comer brunch em berlim onde comer brunch em berlim


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “Restaurantes em Berlim: 16 dicas de onde comer bem

  1. Em relação a lugares para comer hamburguer, nao poderia faltar o Burgermeister, sempre lotado e um dos melhores hamburgueres de Berlin. Se localiza num antigo banheiro publico, Oberbaumstraße 8, proximo a estacao Schlesisches Tor. Tambem existe outro na Skalitzer Straße 136, proximo a estacao U Kottbusser Tor, mas neste eu nunca fui. Recomendo!

  2. Comi no BBI em agosto, estava hospedado ali perto, realmente preco otimo e hamburguer muito bom! Ate grande demais, nem consegui comer inteiro.

    Outro lugar que bomba ali perto e que a comida eh excelente e com preco super acessivel (faixa de 5/6 euros) eh o HAMY CAFE, fica ao lado da estacao u-hermannplatz!

  3. Por isso to falando pra virem pra Turquia hahaha. Culinaria sensacional! E Berlim ta na lista de cidades pra visitar, ainda mais depois dessa! =D

  4. Ai Berlim é o máximo!! Comi bem demais lá e achei o preço da comida bem em conta. Já tem um tempo que fui, então pode ter mudado, mas me lembro que entrei num restaurante pequeno e charmoso e gastei 5 euros num jantar maravilhoso.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.