Roteiros pela Serra da Estrela, Portugal: como planejar sua viagem

Quem sabia que neva em Portugal? Aposto que muita gente não fazia nem ideia. Tudo bem, eu também não sabia até chegar aqui e descobrir que a Serra da Estrela, um Parque Nacional Português que é bem famoso pela produção de um dos melhores queijos que já comi na vida, também é o ponto mais alto do país na parte continental, quase na divisa com a Espanha. Resultado: no inverno, neva. E muito.

Como não podia perder a chance de conhecer isso, aluguei um carro com duas amigas em fevereiro e lá fomos nós explorar a Serra por três dias. Depois disso, já voltei na Serra da Estrela no verão, na primavera e no outono. Ou seja, posso dizer que é um dos meus destinos favoritos em Portugal! É um parque relativamente pequeno, mas tem tanta coisa para ver e fazer, que é interessante planejar um roteirinho para a estadia. Para isso, preparei um guia com todas as informações que você precisa saber para sua visita.

Quando ir?

Serra da Estrela de Portugal

De Janeiro a Março é quando tem neve e muuuito frio. No restante do ano, as temperaturas são amenas – mesmo quando faz calor, é bom levar um casaquinho para a noite, mesmo no verão e primavera. As paisagens são sempre lindas, não importa a época do ano. A melhor época para quem quer fazer caminhadas é de maio a outubro. Se você quer aproveitar as praias fluvais ou rota das 25 lagoas, então marque a sua visita de julho a setembro!

Leia também: 5 coisas para fazer na Serra da Estrela no verão e primavera

Como chegar e circular?

O melhor, sem dúvida, é alugar um carro, porque o transporte público entre as cidades menores é praticamente inexistente. Eu já fiz um post sobre o aluguel de carro Portugal, leia aqui. Porém, as estradas da Serra não são exatamente fáceis: muito estreitas, muitas curvas e com risco de ter gelo no inverno (mas sem buracos, pelo menos). Para economizar no aluguel do carro, nós recomendamos que faça a comparação na internet, procurando as opções mais baratas!

Quem não dirige ou não quer dirigir pode se arriscar com os poucos horários de ônibus ou contratar algum táxi para servir de motorista. Para chegar lá, tem trem ou ônibus.

Um ponto positivo é que todo o trajeto é maravilhoso, dá vontade de parar a cada 5 minutos para tirar fotos.

Serra da Estrela de Portugal

No inverno

trilhas serra da estrela no verão

Na primavera

belmonte serra da estrela estrada

No outono

Onde ficar na Serra da Estrela?

Em primeiro lugar, recomendo que você leia o post completo que fizemos sobre onde ficar na Serra da Estrela!  Depois de muita pesquisa, concluí que a melhor cidade para realmente experimentar a Serra da Estrela é Manteigas. Isso porque a cidade fica bem no meio da Serra, na beira do Vale Glaciar do Zêzere. A estrutura turística é boa, com hotéis, restaurantes e lojinhas de produtos típicos, mas sem perder aquela cara de cidade pequena portuguesa tradicional. Para quem quer fazer trilhas, dali partem várias. Eu fiquei num hotel familiar bem recomendável, chamado Hotel Estrela, que não tem nenhum luxo, mas é confortável, quentinho e barato.

Serra da Estrela Portugal

Se você vai sem carro, eu recomendaria ficar nas cidades maiores, Covilhã ou Guarda, que ficam na beira da Serra e tem mais acesso a transporte público para o resto dos lugares, além de ser mais fácil chegar ali de ônibus ou trem, partindo do resto de Portugal. Já quem está indo só aproveitar a neve, o melhor é ficar numa das várias opções de chalés em Penhas da Saúde. Por fim, quem quer ficar numa aldeia típica, pode ir para Belmonte ou Piódão (foto abaixo).

aldeia historica piodao portugal praça

Quais cidades?

Como já disse no tópico anterior, as maiores cidades da Serra da Estrela são Covilhã e Guarda. As duas têm mais estrutura para tudo, e também têm centros históricos fofinhos – e são as únicas onde dá para chegar de trem ou ônibus. Manteigas é bem menor, mas fica bem no meio da Serra, o que amplifica a sensação de estar entre as montanhas. E dali é fácil chegar a várias atrações, como Torre e a estação de esqui, as trilhas e cachoeiras, e claro, o Vale do Glaciar do Zêzere.

Seia é uma cidade que você vai passar para subir a Serra. Lá ficam o Museu do Pão e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Sabugueiro é uma pequena vila, a mais alta de Portugal, que fica a 1051 metros de altitude, bem pertinho de Seia.

Ali você encontra duas atrações muito famosas da região: o queijo (na verdade, o queijo você encontra em qualquer lugar, mas tem uma concentração de lojas ali) e os Cães da Serra, ou Estrela Mountain Dog, uns cachorrinhos bem peludinhos e fofos, típicos dessa região. Ali em volta, como em Manteigas, tem uma cachoeira, a cascata de Ferverença, e o vale glaciar Covão do Urso.

Serra-da-Estrela-Portugal-linhares

Aldeias: Escrevi um post só sobre as Aldeias Históricas de Portugal, um conjunto de 12 vilas típicas com construções de pedra. Na Serra da Estrela e arredores ficam Linhares da Beira (foto acima), Belmonte (onde nasceu Pedro Álvares Cabral) e Piodão. Além disso, Folgosinho (foto abaixo) também é um vila minúscula de pedra, com um pequeno castelo e vistas para a Serra, mas não faz parte das 12.

Todos esses lugares são charmosos, mas até mesmo pela preservação, tem pouca estrutura turística, ou seja, no máximo um ou dois restaurantes (em Linhares e Folgosinho, aliás, são restaurantes estrelados e famosos pelas comidas típicas) e poucas opções de hospedagem.

Serra-da-Estrela-Portugal-folgosinho

O que fazer na Serra da Estrela, Portugal

Além de conhecer as cidades listadas aí em cima, você pode conhecer algumas atrações e fazer programas na Serra mesmo.

Torre

Esse é o ponto mais alto de Portugal. E para marcá-lo eles fizeram essas construções engraçadas aqui, ó:

Serra-da-Estrela-Portugal-torre

Serra-da-Estrela-Portugal-torre

É lá que fica a estação de esqui. No inverno é muito legal. No verão, não dá para fazer nenhuma atividade, mas ainda tem a vista. Mas a vista é, clichês a parte, de tirar o fôlego. Outra vista maravilhosa é o caminho de Manteigas até a Torre. Qualquer guia ou post que você achar sobre a Serra da Estrela vai te dizer isso. São 16 km de uma estradinha beirando o Vale Glaciar, montanhas com picos nevados e lagos no meio das montanhas.

Serra-da-Estrela-Portugal-Torre-neve

serra da estrela no verão vista

Vales Glaciares

Serra da Estrela de Portugal - Vale Zererê

Eu já falei a palavra glaciar umas 20 vezes neste post, mas não expliquei o que é: basicamente, parte da neve que tem no alto das montanhas da Serra da Estrela é um acumulo de milhares de anos. E o derretimento e congelamento disso, ao longo dos anos, formam vales com uma geografia muito peculiar. O rio Zêrere, que nasce nas montanhas, corre por esse antigo vale glaciar. Mas ele não é o único, há também os Vales Alforfa, Loriga, Covão Grande e Covão do Urso.

Lagoa Comprida

É a maior das lagoas no alto da Serra. Fica no distrito de Seia. É uma lagoa que tem origem glaciar e hoje é o maior reservatório de água na região. Além dessa, há outras lagoas no meio das montanhas.

erra-da-Estrela-Portugal-Lago

No inverno

lagoa comprida roteiros serra da estrela

No verão

Trilhas

Serra-da-Estrela-Portugal-estrada-2

Muitas das atrações naturais que eu citei, além de cachoeiras e fauna e flora típicas, podem ser vistas por meio das várias trilhas demarcadas para caminhada ou mountain bike. Há dois bons sites para encontrar mais informações sobre os percursos: o Manteigas Trilhas Verdes, organizado pela prefeitura da cidade, que tem a indicação de 16 rotas. E o Centro de Interpretação da Serra da Estrela também dá três opções de caminhadas.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e com desconto exclusivo para nossos leitores. 


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

227 comentários sobre o texto “Roteiros pela Serra da Estrela, Portugal: como planejar sua viagem

  1. Oi Luisa to indo agora para o frio de Portugal.Conheco Lisboa.E ainda quero achar o frio q amo e previso pq aqui em salvador to derretendo e como minha gata se foi agora nao deu p ir em dezembro ..to de luto e ninho vazio…sou advogada e vou tirar 10 dias p sentir o frio.O q me sugere p agora final de marco e meio de abril? Vou de aviao de ssa para portp ou p Lisboa? Grata..minha depre passara no frio.

  2. Ola, sempre pesquiso o site, quando penso em ir p algum lugar nesse mundão. minha duvida agora é a seginte? quero ir p barcelona, fazer o interior da espanha. mas queria aproveitar a parada de até 5 dias da tap p aproveitar portugal. pergunto, vale a pena ir p serra da estrela? e quantos dias eu precisaria? terei uns 23 dias p conhecer espanha e portugal (que eu ja conheço – lisboa e arredores e porto),

    1. Oi Juliana,

      Vale a pena ir para a Serra da Estrela sim, sempre! haha Sou suspeita para falar pq amo aquele lugar.

      Se você tem de 3 a 5 dias, dá para descer em Lisboa ou Porto e pegar um carro para ir até a Serra. É o melhor jeito porque assim você consegue tanto aproveitar outras cidades no caminho quanto conhecer todas as vilas históricas no entorno.

  3. Parabéns Luiza pelo site/blog e pela matéria/post. Vou seguir as suas dicas na visita que farei a Serra! Fiquei com duas dúvidas. Estou planejando ir de carro de Porto até Serra da Estrela, parando em Viseu e seia no caminho, e ficarei hospedado em Mantegas, conforme sua sugestão. Pergunto: 1)Para ir para Torre a partir de Seia, você acha necessário passar antes por Mantegas ou pode ser na volta de Torre. Olhando o mapa faz mais sentido ir direto para Torre, mas não conheço as estradas. 2) No percurso Porto -> Serra da Estrela ou mesmo na Serra, existe alguma vinícola/Quinta que você recomende visistar ?
    Antecipadamente grato.

    1. Oi Antonio,

      Sobre o trajeto na Serra, pode ir para Torre a partir de Seia sim, sem passar por Manteigas.

      Sobre as quintas, os arredores da Serra da Estrela são a região demarcada do Dão. Eu não conheço pessoalmente nenhuma vinícola, mas aqui tem um mapa interativo da Rota do Vinho do Dão com várias vinícolas: http://rotavinhosdao.pt/os-roteiros

      Um lugar que me parece interessante e que tem vinhos premiados é Casa da Pasarella: http://www.casadapassarella.pt/ e link do mapa: https://goo.gl/maps/dsbQERNkadw

  4. Oi Luiza,
    Eu estou querendo ir com meu irmão para a Serra da Estrela na próxima semana e o motivo principal seria para esquiar. Contudo, não gostaria de alugar carro pois não tenho pouco tempo de carteira e tenho medo de me arriscar nas montanhas. O que você me recomendaria fazer? Onde ficar hospedada?

  5. Luiza, boa noite
    Primeirmente parabéns pelo site
    Gostaria de saber se eu posso subir a serra da estrela em pleno inverno com carro. Tenho medo da neve na estrada. E consigo chegar até a torre?

    1. Oi Luis,

      É possível sim, na maioria das vezes a neve só está lá no topo, na região da Torre. Eu fui de carro num dia de muita neve, sem problemas.

  6. Olá minha querida adorei seu blog. Semana que vem (22/01), estarei indo para Lisboa pela segunda vez e agora planejo passar uma dia na serra da estrela. Vi que a Cidade de Fátima fica no caminho você já chegou a passar por lá? Obrigado e continuei com essas dicas “show de bola”! 👏👏🙏🙏

  7. Adorei suas dicas !!!!
    Luíza estou pensando em passar 2 dias na Serra da Estrela você acha que consigo ver as principais atrações? Penso em alugar um carro e sair de Tomar.
    Abraços,
    Elaine

  8. Olá Luiza!
    Adorei o seu blog.

    Eu gostaria de fazer uma excursão de 2 ou 3 dias para a Serra da Estrela. Não quero alugar carro, nem pensar em nada. Tenho medo de dirigir na neve.
    Estou em Coimbra a trabalho e estupefata por não encontrar nenhuma agência de excursão para a Serra da Estrela.
    Gostaria de ficar num hotel legal com piscina térmica e ir na Torre e esquiar. Mas não consigo saber nada aqui em Coimbra. Acredita?
    Você poderia me ajudar?

    Muito obrigada,
    Maria Alice

    1. Oi Maria Alice,

      A maior dificuldade é que você não quer alugar carro. Porque o problema maior é o transporte nesses dois ou três dias, você teria que ter uma excursão e eu realmente não conheço nenhuma. Talvez a QuebraTours?

  9. Olá Luiza, tudo bem? Adorei seu blog! Preciso da sua ajuda, estou pesquisando a Serra da Estrela, vou agora no Carnaval de 2019, início de Março, dar uma voltona em Portugal, e uma das passagens seria a Serra da Estrela, mas não vou esquiar, queria somente conhecer e passear por ali, adoro cidades com centrinhos, lojinhas, restaurantes pitorescos, gostaria de saber qual ou quais cidadezinhas seria melhor eu visitar,
    um detalhe, tenho somente um dia para isso, no máximo posso passar o dia por lá, dormir essa noite para depois ir embora para Évora.
    Se puder me ajudar super agradeço.
    Ana Claudia,

    1. Oi Ana Claudia,

      Dá sim para você fazer em um dia.
      Se você quiser ver neve, eu recomendaria ir até a Torre e conhecer Manteigas e Seia.

      Ou se preferir as aldeias históricas, dá para ir há duas, como Linhares e Folgosinho. Ou Belmonte e ir até o topo em Torre.

  10. Olá Luiza!
    Amei suas dicas! Parabéns pelo blog!!!
    Estarei indo com minha família no dia 10 de março e minha filha está doida para ver neve….
    É possível ver neve ainda nesta época? Pensei na torre pois não sei se teremos tempo suficiente para estação de esqui….
    Abraço
    Cristina

    1. Oi Cristina,

      A estação de esqui fica exatamente na região da Torre. Não tem como saber se vai ter neve, realmente depende do tempo que varia muito a cada ano. Mas pelo menos algum resquício deve ter.

  11. Que blog maravilhoso, rico em informações!! Parabéns!! Viajaremos em família, 7 pessoas pra PT em julho 2019. Serão 28 dias, 3 pernoites na Guarda pra explorar serra da Estrela. Escolhemos Guarda pela infra estrutura, já que vamos com meus pais que tem 70 anos e 2 filhos de 5 e 8 anos. E tbem pela proximidade com a Espanha, de Guarda vamos esticar a Salamanca que já estivemos 1 x é não resistimos ir de novo! Obrigada pelas informações, são muito esclarecedoras! Estamos decidindo agora como explorar a serra nessas 3 dias! Se tiver sugestão de rotas a partir de Guarda, qual caminho seguir pra aproveitar mais cada dia, agradeço! Parabéns pelo blog! Sensacional!

  12. Luiza não se incomode com esses comentários estupidos! Adoro o seu site e sempre tiro minhas dúvidas aqui! Moro em Portugal temporariamente e percebi que existem alguns Portugueses com uma inveja e dor de cotovelos em relação aos brasileiros! E sinceramente, sites horríveis em informações. Não sabem passar informações completas e vem falar abobrinhas aqui??? Peloamordedeus… Quando quero viajar por aqui sempre passo os olhos nas informações vazias que eles fornecem e logo corro para algum site brasileiro! Continue seu ótimo trabalho!

  13. Como é a estrada da Serra da Estrela no inverno? Será que tem perigo de não chegar lá por causa da neve? Vou para Portugal dia 02/01/2019 e pretendo sair de Lisboa pelo dia 07 e ir até a Serra. Depois vou para Porto. Nunca dirigi na neve…

    Obrigado!

    1. Oi Rafael,

      Quando tem muita neve eles fecham as estradas, mas isso é um pouco raro. Quando eu fui – exatamente nessa época- tinha bastante neve na montanha, mas nada na estrada. Ao alugar o carro, você deve avisar a locadora que vai até a Serra para eles te passarem qualquer informação necessária. O maior perigo acredito ser a neblina. Tem que dirigir muito devagar e com cautela.

  14. Luiza, tudo bem? Já te escrevi antes, quanto fui para a Europa pela primeira vez, e agora te escrevo de novo.
    Eu gostaria de uma ajuda. É o seguinte: Chego em Porto dia 29.12, às 16h. Vou encontrar a família que já vai estar por lá. A minha ideia seria pegar um carro no aero e seguir para Madri. Só que quero passar pela Serra da Estrela, e pensei em seguir até Madri pelo caminho que passa por Salamanca. Na volta, retornaria passando por Mérida. Preciso chegar dia 07.01 em Lisboa. Você acha que é um prazo razoável para fazer esse percurso? Vi vários sites sobre A Serra da Estrela, mas não consegui achar um que fale especificamente sobre qual a estrada usar… vc pode me indicar? Obrigado, bjos!

    1. Oi João,

      A estrada o melhor jeito de você ver é no Google Maps ou no Guia Michelin. O primeiro tem a usabilidade mais fácil e o segundo aponta possíveis pedágios.

      Você tem cerca de 8 dias para fazer essa viagem. Será um pouco corrido e você não terá muito tempo para ficar em Madri. Mas teoricamente dá tempo sim, desde que não tenha nenhum imprevisto, estrada fechada, carro quebrado, essas coisas.

  15. Oi, Luiza!
    Irei para Portugal no início de Janeiro e vou ficar 2 noites hospedada em linhares da beira. Vou alugar carro, gostaria de saber se de lá da pra fazer o percurso da serra.
    Obrigada

    1. Oi Leandro,

      Não sei dizer se abre ou não, você tem que verificar no site oficial.

      Sobre o transporte não sei se tem outra forma de chegar se não carro ou algum passeio de agência

  16. Olá, Luiza! Adorei seu post. Abstraia certos comentários e siga nos informando sobre essas suas experiências. Cá entre nós, o menos importante sobre esse roteiro é se tal Pico é maior ou não! Kkk e sim, eu levei 40 anos para descobrir que nevava em Portugal!! E você acabou de me informar que tem inclusive estação de esqui. Não sabia, mesmo!!! Vamos lá, help me!! Vou sair da Serra da Estrela para Sevilha e gostaria de dormir em alguma cidadezinha interessante para que a viagem fique menos longa. Alguma sugestão? Obrigada!!!! Bj

  17. Olá Luiza.
    Amei seu post, bastante informativo! Iremos para Portugal no final de janeiro de 2019 e ficaremos até fevereiro. Meu filho de 14 anos quer ver a neve e incluímos Serra da Estrela no roteiro. Vou alugar um carro em Lisboa para fazer o norte de Portugal. Minha dúvida é quantos dias seria o ideal para conhecer a Serra e arredores já que nossa estadia em Portugal será de apenas 20 dias.

  18. Olá Luiza,
    Somos Brasileiris e pretendemos ir a Serra da Estrela em Janeiro, é obrigatório usar pneus especias ou corrente nas rodas para transitar na parte alta da Serra?

  19. Sr JOAO SILVA :DEIXE DE SER CHATO E CRÍTICO NEGATIVO! O SITE ESTA COM A MAIOR BOA INTENCAO EM PROMOVER O TURISMO NA QUERIDA “TERRINHA” / SERRA DA ESTRELA! SUGIRO QUE PERDOE OS ERROS MENORES DE GEOGRAFIA.SE EU TE PERGUNTAR QUAL PICO MAIS ALTO QUE NEVA NO BRASIL VC VAI SABER?PORTANTO SUGIRO QUE SEJA MAIS AMÁVEL E MENOS ÁCIDO EM SEUS COMENTARIOS. AFINAL É O TURISMO DE MUITOS BRASILEIROS QUE AJUDA A PAGAR AS CONTINHAS DE TEU GOVERNO ORA POIS POIS!

  20. Boa tarde Luiza,
    Duas coisa graves no início do seu post que me fizeram nao ler mais nada. Qualquer português sabe que há muitos sítios onde neva. Para uma jornalista é estranho não saber que neva em Portugal. Com certeza que neva, não só na serra da Estrela mas em muitos locais. O exemplo, Guarda, Almeida, Bragança, Pico, etc, etc. Por falar em Pico vem o segundo erro. A Serra da estrela é o segundo ponto mais alto do país pois o mais alto fica na linda ilha do Pico, nos Açores.
    Desculpe Luiza mas são erros graves de mais para poder depois acreditar no texto. ESTUDE um pouco mais antes de publicar informações para pessoas que julgam que o que diz é correto.

    1. Olá João,

      A maioria dos brasileiros não sabe que neva em Portugal. Logo, o início do texto foi uma brincadeira com o fato.
      Em relação ao Pico, não deixei claro que a serra era o ponto mais alto de Portugal continental, mas o fiz agora, após seu comentário.

      No mais, acredito que deixar críticas sem ler todo o texto também é um erro grave da sua parte.

      Abraço

  21. Maravilha. Dicas fantasticas. Nossa intenção é viajar em outubro. Já vimos muito de PT menos a Serra da EWstrela que agora é o objetivo.
    Gostariamos de saber qual é o clima. Chove muito nesta época?Somos idosos e queremos evitar muitas caminhadas e subidas.
    Se puder nos ajudar ficaremos gratos.
    Arthur e Daisy.

    1. Oi Arthur,

      É difícil prever o clima, mas outubro é outono. A serra fica bem bonita com as árvores com cores mais amareladas e avermelhadas.

  22. Luiza

    Pretendemos passar 10 dias ma região Norte de Portugal em setembro, temos hospedagem nos hotéis da rede Pestana e pretendo alugar um carro.

    Qual roteiro vc sugere? Queremos conhecer o Douro, Porto e outros lugares. Ideia seria ficar hospedado em 3 cidades (as duas acima e outra – aceitamos sugestões 😊).

    Nos de umas dicas…

    Abraço

    1. Oi Patrícia,

      Possível é sim. Mas como estão no Porto, eu sugeriria focar no norte, que também tem montanhas, vilas e parques nacionais, como o Gerês

  23. bom dia,
    Sou espanhol com cidadania brasileira onde vivi toda minha vida de quase 70 anos.
    Atualmente fico parte no Brasil parte na Espanha onde tenho um piso em Pontevedra e estou indo pra Espanha dia 13 de maio pretendendo ficar até novembro. Gostaria de conhecer Serra Estrela e gostaria de saber o roteiro de carro para chegar lá de carro.
    Obrigado.

    1. Oi José, tudo bem?

      O roteiro você pode seguir o que está sugerido no post.

      Para ir até a Serra da Estrela, de carro, partindo da cidade espanhola que você indicou, tem um roteiro bastante bonito, que passa pelo vale do Douro (Ponte de Lima), Braga, Porto e Viseu, antes de chegar a Serra:

      https://www.google.de/maps/dir/Pontevedra,+Espanha/Torre,+Parque+Natural+da+Serra+da+Estrela,+Manteigas,+Portugal/@41.0464548,-8.4765089,8.22z/data=!4m17!4m16!1m5!1m1!1s0xd2f83799ed15221:0x304f58273c9cb70!2m2!1d-8.6446251!2d42.4298956!1m5!1m1!1s0xd3d28a014321b05:0x8ebaff9346a9ea20!2m2!1d-7.6125885!2d40.3223236!2m2!7e2!8j1521709200!3e0

  24. Boa noite, Luiza.
    Parabéns pelo post.
    Iremos a Portugal agora no
    Início de março, eu, meu esposo e meu filho de 4 anos. Queremos ir à Serra da Estrela pois meu filho sonha em ver a neve. Será que conseguiremos ver neve início de março? Alguma dica de passeio lá com uma criança de 4 anos?

    1. Oi Karina,

      Realmente não tenho como prever. Mas como já anda bastante quente nessa altura de fevereiro, acho que vai ser difícil ver neve. Talvez, ela congelada nos cantos, mas não vai ter neve caindo ou como nas fotos.

      Sobre passeios com crianças, desculpa, como não tenho filhos, nem sobrinhos, nem criança nenhuma por perto, não tenho o olhar muito voltado para isso e não sei muito bem o que seria um passeio específico pro pequeno.

  25. Olá Luiza!

    Tudo Bem?

    Estamos programando uma viagem por 15 dias em Portugal, em setembro, com base no Porto (só adultos e que gostam de longas caminhadas). Com preferência por experiências no Centro-Norte de Portugal o que sugeriria, de maneira geral.

    Parabéns pelos posts.
    Abs

  26. Luisa, parabens pelo seu post. Me ajuda numa coisa: estou indo em janeiro para a serrada estrela, junto com esposa e filha de 10 anos. Vamos numa sexta e voltaremos no domingo. Por ser um curto espaço de tempo, o que sugere que façamos quanto a passeios? Uma coisa não vamos abrir mão que eh esquiar. Vamos ficar em Manteigas

  27. Hei Luiza.
    Moro no Brasil e já adquiri minha cidadania portuguesa. Amo viajar.
    Penso que viajar é um eterno investimento. Estou me programando para este ano, ir a Portugal novamente e incluir no roteiro, Serra da Estrela. Uma pergunta: estando em Porto, qual o modo mais fácil de chegar lá?. Ou talvez estando em qual outra cidade, ficaria mais fácil a locomoção?.

    Obrigada.

      1. Oi Luiza,

        Grata pela retorno da informação. Estando lá estarei vendo a alternativa mais viável. Te desejo sucesso e que realize muitas e muitas viagens. Ficamos no aguardo de outras dicas.

        Obrigada.

  28. Já conheço várias cidades de Portugal, mas não tive ainda a oportunidade de conhecer Serra da Estrela. Espero que para 2018 esta oportunidade aconteça. Muito legal todas as publicações. Fotos lindas.

  29. Oi Luiza,

    Vou para Portugal em fevereiro e pretendo conhecer a serra da Estrela. É tranquilo dirigir na região para quem nunca dirigiu em regiões com neve? É necessário usar correntes nos pneus do carro?

    Obrigado,

  30. oi luzia Antunes
    por favor gostaria de obter a sua ajuda para me hospedar em Manteigas, nao consigo reserva nos lugares mais baratos, vou com crianças(2), queria ficar num lugar seguro e acolhedor.
    obrigada desde ja.

  31. Oi, Luiza

    Somos Brasileiros e pretendemos ir a Portugal em Fevereiro próximo. Alugaremos um carro em Lisboa e iremos até Porto.
    Poderia nos indicar um roteiro pela Serra da Estrela, que possa ser feito em apenas um dia, saindo de Coimbra pela manhã e chegando a Porto para pernoite?
    Gostaríamos de fazer passeio apenas para aproveitar as paisagens, sem trilhas nem esqui, parando em alguma aldeia para o Almoço.

    Desde já agradecemos, e desejamos um bom 2018 para você.
    Emanuel Cunha Lima

  32. Olá, Luiza. Chego em Lisboa no próximo dia 19 e quero passar um dia na Cerra da Estrela, porém, não gostaria de alugar carro devido a falta de prática de dirigir na neve. Encontro pacotes na cidade com facilidade para esse tour? Você recomenda alguma agência?

    1. Aline tenho uma ótima indicação.
      Fale com Bruno ele tem uma agência Friendstour e vai poder te ajudar.
      Tem página no Facebook e Instagram.
      +3519124-04474 whatsapp

  33. Ótimo post, como sempre! Estou a planear ir à Serra da Estrela em dezembro e estou a começar agora a montar o roteiro para poder marcar a hospedagem. Sou portuguesa, do Porto, mas a última vez que fui à Serra da Estrela foi numa excursão com tudo incluído e foi mesmo só um dia para ver a neve. Poderia sugerir-me alguma opção de roteiro (tenciono ficar lá por 2 ou 3 dias)? O que é mesmo imprescindível ver, onde ficar, o que fazer, etc etc. Obrigada!!!!

  34. Luiza!
    Ótimas dicas, após ler seu post estou ainda mais empolgada para conhecer a Serra da Estrela.
    Estarei em Portugal com meu marido e filha de 7aa na segunda quinzena de janeiro/2018 e espero que tenhamos sorte em vejamos neve!
    Vamos partir de lisboa para Porto, passando por Coimbra. Depois conhecer o Vale Douro e seguir, a partir de Pinhão para a Serra da Estrela.
    Na Serra da Estrela pretendemos fazer o seguinte roteiro: Guarda – Belmonte – Manteigas/Torre – Covilhã e Piodão.
    Depois seguimos de volta para Lisboa. Minha dúvida é a seguinte: a partir de Piodão, qual o melhor caminho para retornar à Lisboa? Há algum lugar que valha a pena visitar ou melhor seguir pelo caminho mais curto até Lisboa?
    Agradeço muito se puder nos dar alguma dica!
    Maura

  35. Estarei no Porto por 4 dias e pretendo conhecer algumas cidades por perto no esquema bate e volta.
    Acho que daria para ir até a serra da estrela e voltar no mesmo dia? se sim como devo planejar o trajeto?
    Agradeço sua atenção.
    Parabéns pelo site.
    José Carlos

  36. Olá bom dia!!
    Gostaria de saber sua opinião sobre fazer um bate-volta de Lisboa até a Serra da Estrela….se isso é possível, também. E qual o meio de transporte mais indicado.
    Obrigada!!

  37. Olá, Luiza! Antes de mais nada gostaria de parabenizá-la pelo post (bastante completo, port sinal). Estou indo à Manteigas no início de janeiro. Sei que não há garantias de que haverá neve, mas considerando a hipótese de que haverá, você acha arriscado ir de carro? Considerando que pode haver gelo na pista, devo alugar um carro com tração 4×4 ou usar correntes?

    1. Oi Jean,

      Se tiver neve, o pessoal da locadora, no momento de pegar o carro, te informa o que fazer.

      Quando eu aluguei tinha neve, mas só precisamos de um carro comum mesmo.

  38. Olá Luiza parabéns pelo post!
    Irei cumprir uma viagem por Espanha e Portugal. No penúltimo dia sairei de Lisboa para pernoitar em Salamanca, Espanha e depois Madrid no dia seguinte. Pretendo passar pela Serra da Estrela no trajeto. Que localidade você recomendaria? Manteigas?

  39. Oi Luiza! Adorei seu post, será q em dezembro já tem neve na Serra da Estrela? Estarei em dezembro em Porto,em janeiro estarei em Lisboa, não sei se aproveito para ir em dezembro ou tiro uns dias em janeiro para ver essas maravilhas! Se puder me ajudar será ótimo!

  40. Boa noite Luiza,
    gostaria da sua opiniao em relaçao ao roteiro de 4dias saindo de Lisboa a porto.
    Passando por Óbidos,Fatima,Coimbra,Aveiro,Serra da Estrela,Lamego,Pde regua,Porto.
    A duvida seria se um dia na serra estrela se seria pouco e tb onde pernoitar na S Estrela.
    Aguardo sua resposta.

    1. Oi Rita,

      Suponho que Lisboa e Porto não estão incluídos nesses 4 dias, certo?

      Você pode fazer:

      dia 1 – Lisboa (partida de manhã) > Óbidos > Fátima > Coimbra (pernoite)

      dia 2 – Coimbra (até o almoço) > Aveiro (pernoite)

      dia 3 – Aveiro (partida de manhã) > Serra da Estrela (passar o dia circulando e pernoite)

      dia 4 – Serra da Estrela (partida de manhã) > Lamego e Peso da Régua > Porto (chegada a noite)

  41. Luiza parabéns pelo post,simplesmente maravilhoso!
    Irei com meu marido a Portugal no início de Fevereiro de 2018 e estamos montando o roteiro. Chegamos dia 02/02 e ficamos em lisboa ate dia 05/02 onde pela manhã cedinho seguiremos de carro alugado para passagens rápidas em óbidos, Nazaré, Alcobaça, Batalha e dormiremos essa noite em Leiria (próximo à Fátima) para que no dia seguinte 06/02 visitemos fátima pela manha.E por volta de 13 hs do mesmo dia vamos para serra da Estrela onde passaremos a tarde do dia 06 e o dia 07 a tardinha partiremos para Porto.Onde ficaremos até dia 09/02, dia esse que seguiremos para Madri.Depois que conheci sua página fiquei encantada e quero muito ir à Serra da Estrela conhecer a estação de ski. Vc acha que uma noite e um dia conseguimos aproveitar a neve??? vale a pena?
    bjo
    obrigada

      1. Oi Boa tarde!Luiza que bom te encontrar.Espero que possa nos ajudar.Quero fazer uma viajem gostosa,com contato com a natureza,hospedar em lugares simples que tenha boa acomodação e um bom café da manhã.Estaremosviajando 02 de Julho para Portugal e perdida aqui fazendo um roteiro…. Dia 09 Meu marido e eu sairemos de Macedo cavaleiro teremos 20 dias para viajar em Portugal.Ele é nascido em Macedo.Escolhi aqui Guimarães, Serra da Estrela, Aveiro,Lamego,Tomar,Albufeira,Quarteirão,Lagos e Porto.Meu esposo quer ir em uma herdade de uvas de mesa em Setúbal ainda não encontrei.Nem sei se fiz boa escolha fui pesquisando cidades na Internet.Tenho 60 anos e meu esposo 64.Alugamos carro a partir do dia 03 quando chegaremos no Porto.Iremos também no final de nossa viajem fazer um passeio com meu sogro pela Região do Douro.Estou muito confusa querendo acertar e minha cabeça chega embaralha tudo rsrsrsSerá que pode nos ajudar?

  42. Olá, Luiza! É comum a interdição das estradas por causa da neve, na região de Manteigas? Pergunto, pois pretendemos nos hospedar lá no fim de Dezembro, mas um amigo nos disse que há risco de ficarmos “ilhados” se isso ocorrer, sem condições de sairmos para visitar outros locais. Obrigada.

  43. Oi Luiza,
    Tudo bem?

    Vou visitar a serra em breve e fiquei com uma dúvida. Alguns desses pontos são acessíveis SOMENTE por trilha!? Ou é possível visitar todos de carro, parando próximo?

    Obrigada e parabéns pelo blog 🙂

    1. luiza Chegaremos em Lisboa dia 16/11 on de ficaremos 3 noites. Depois gostariamos de sair de lisboa de carro alugado e passar 3 noites em Serra da Estrela já até reservei Casa das Penhas Douradas. Voce acha muito tempo para ficar la 3 noites. Pq depois queremos passar em Lamego, Peso de Régua e chegar em Braga ficando e Braga ou Guimaraes. Que voce acha?
      Que acha é muito tempo? ou só duas noites basta? Depois vamos para Porto 2 noites, Aveiros 2 noites. depois conhecer Coimbra, Alcobaça , Óbidos e Talvez pernoitar em Nazaré pq já está bem proximo de Lisboa pq temos que pegar o aviaão de volta para o Brasil as 10:00 do dia 29/11.Aguardo sua orientação.Obrigada
      Porto

      1. Oi Rosa,

        3 noite na Serra da Estrela dá para conhecer bastante as vilas em volta. Eu acho que é um bom tempo, depende do estilo de viagem de vocês.

        Reserve 1 dia para Braga e 1 dia para Guimarães.

        2 noites em Aveiro é muito, a cidade só rende um dia de passeio.

    2. Oi Luisa! Estarei em Portugal em dezembro e vou com marido e duas crianças de 9 e 11 anos para serra da estrela. Há atrações para crianças na estação de esqui? Vou desembarcar em Porto e não pretendo alugar carro e gostaria de sugestões.

      1. Oi Sandra,

        É bem complicado ir a Serra da Estrela sem carro. Ainda mais com duas crianças. O único jeito que eu conheço para ir sem carro é contratando uma agência, o que tornaria o passeio bem mais caro.

        É uma estação de esqui muito pequena, mas dá para alugar ou comprar um trenó por exemplo e ficar brincando na neve.

  44. Olá, Luiza! Conheci seu blog hoje, pesquisando sobre Serra da Estrela. Muito bacana!
    Iremos para lá agora no mês de Março. Temos como ideia a lugar um carro no Porto e fazer um passeio de 1 dia pra lá, mais para conhecer a neve mesmo. Tenho uma preocupação muito grande em relação à segurança na estrada, se é preciso colocar correntes nas rodas, enfim. Como somos brasileiros, nunca precisamos passar por isso, né?! Como vi que você também esteve lá no inverno e também foi de carro, poderia nos dar algumas dicas? Muito obrigada por divulgar duas experiências! 😉

    1. Oi Aline,

      Na locadora quando você for pegar o carro eles te orientam quanto a isso. Quando eu fui não foi preciso. É preciso porém, dirigir devagar e com cuidado.

  45. Olá Luiza! Pretendemos ir a Portugal e ficar uns 10 dias. Temos disponibilidade entre os meses de agosto a outubro. Vamos até a Serra da Estrela também. Gostaríamos de pegar um pouco de neve mas creio que nestes meses não seja possível, certo ? Quais os passeios e cidades que você nos indica? Pretendemos também conhecer algumas cidades da Espanha, isso não dentro destes 10 dias, mas outros 8 dias; e gostaria que se possível, me dar dicar das cidades da Espanha. 10 dias em Portugal e 8 na Espanha é o ideal? Obrigada, Balbina

  46. Olá boa noite Luísa.
    Gistaria de fazer uma questão.
    Estou a pensar ir a serra da Estrela Será que se for dia 1 2 3 de Março haverá probabilidade de haver nevê?
    Também tenho carro mas tenho receio de levar por causa da estrada em si, ou seja de o carro deslizar na estrada etc.
    O que me aconselharia
    Aguardo ansiosamente a resposta Cumprimentos

  47. luiza, muito bom suas dicas. vamos em final de fevereiro para o Porto e gostaria de conhecer a Serra da estrela. sugere alguma agencia para já deixar acertado daqui do brasil um passeio para lá? obrigado

  48. Oi Ana tudo bem ?

    Estou começando a planejar a viajem para a serra da estrela. Queremos ir agora início de fevereiro saindo de Lisboa. Estou na dúvida se devemos ir de carro, ônibus ou com excursão. Qual vc acredita ser melhor ? Estamos pensando numa viagem de 2 a 3 dias. Nosso maior interesse é esquiar, caso optemos por ficar em uma das cidades maiores Covilhã por exemplo vc sabe se existe transporte para chegar na estação de esqui? Existe apenas uma estação ?

    1. Oi Rafaella tudo bem? Eu e meu marido estivemos em dezembro de 2016. Ficamos hospedados em Covilhã, que é uma cidade maior e é linda. No nosso caso resolvemos alugar um carro, e não nos arrependemos, pois aproveitamos p conhecer Belmonte, que é a cidade onde Pedro Álvares Cabral nasceu . E vale mto a pena conhecer, fiquei mto emocionada, tem uns vilarejos lindos lá. Com casas todas feitas de pedras. Lindo mesmo. Conhecemos Manteigas, Seia q é onde fica a Torre que é o ponto mais alto da Serra. Qdo lá estivemos não vimos nenhum transporte p subir a Serra. No nosso caso, achamos melhor alugar um carro, pois estávamos em Lisboa e pretendíamos ir a Óbidos,Fátima, Tomar ,Castelo Branco e finalmente Covilhã na Serra da Estrela. No nosso caso tínhamos internet o tempo todo, o que facilitou mto o nosso deslocamento através do WASE. Recomendo mto ter Internet, pois não precisávamos perguntar nada a ninguém. Com o carro vc faz o roteiro mto mais fácil e rápido. Fiquei completamente apaixona pela Serra da Estrela, curtimos cada minuto q estivemos lá e com certeza seria um lugar q voltaríamos c o maior prazer. Deixamos p entregar o Carro na cidade do Porto. Pois lá se tem uma coisa q vc não precisa é de carro. No Porto vc pode fazer praticamente tudo a pé, mas para isso vc teria q dedicar no mínimo uns 6 dias p o Porto, q te digo q vale tb mto a pena. O Porto é uma cidade linda e c mtos atrativos e mta badalação a noite , uma dica é ficar na Av. dos Aliados q é bem movimentada de dia e a noite sempre tem mtos atrativos, quem gosta de caminhar é ótimo! E se vc tiver disponibilidade de mais dias, poderá ir de trem até Braga, Coimbrã, Guimaraes,q recomendo tb é uma cidade linda e Aveiros q é a Veneza Portuguesa! Não deixe de conhecer.
      Espero ter te ajudado em algumas das suas dúvidas. Boa viagem!!!

  49. Oi Luiza,
    Ano passado eu pedi algumas dicas e usei muitos de seus comentários no post para planejar meu passeio à Serra da Estrela. Acabei de voltar de lá. Fiquei 2 dias e foi bem legal. Peguei um dia de tempo fechado e frio e o outro de frio mas sol. Duas fotos diferentes do mesmo local.Lindo, lindo!
    Queria agradecer as dicas. Fica a minha: não sai barato, mas é confortável pegar um tour com uma das empresas que fazem passeios em grupos e privativos.O guia explica tudo e dirige por aquelas estradas sinuosas. Acho difícil se deslocar por ali de transporte público.

    1. Oola Regina,
      Estou indo para Lisboa e logo que chegar já quero ir para a serra da estrela. Estou começando a pesquisar agora para planejar a viagem. Gostaria de saber mais sobre como foi a sua. Onde ficou. Quanto gastou aproximadoz. Vc foi de excursão ?

  50. Ola LUiza bom dia! Parabéns pelo blog
    Estou em portugal desde agosto/2016 e agora em janeiro quero aproveitar a vinda da minha filha e genro do Brasil para conhecer a Serra da EStrela. Vamos de carro proprio e creio que por volta do dia 5 já. Existe perigo nesse periodo para irmos de carro? Tens recomendação?

    1. Oi Ilma,

      Mil desculpas pela demora em responder

      Agora vocês já fizeram o passeio, certo?

      Para quem vai de carro nessa época, é preciso ter as correntes para colocar nos pneus em caso de neve. E dirigir bem devagar devido ao risco de gelo na pista.

  51. Boa noite Luiza! Seu blog me inspirou e estou planejando uma viagem à Serra da Estrela. Tenho algumas dúvidas, será que você consegue me ajudar?
    Sobre o carro, para em ir todos esses lugares do seu roteiro, principalmente lugares como o Vale, a pista de ski e a Torre.. Onde você o estacionava? É fácil achar lugar, é pago?
    Muito obrigada!

  52. Olá, parabéns pelo blog e dicas maravilhosas de viagens pelo mundo.
    Quero ir ver a neve agora em dezembro e voltar no mesmo dia saindo de Lisboa de onibus ou trem. Se for de até Covilhã tem transporte público que leva até a Torre?
    Obrigada
    Roberta

        1. OI Priscilla,

          É meio complicado. Você pode pegar um trem para Covilhã ou Guarda e de lá tentar achar um táxi. Ou achar uma agência em Coimbra que faça algum passeio (acho que a Quebra Tours tem alguns passeios para lá)

      1. Oi Luiza, mas no Post vc disse que :”Se você vai sem carro, eu recomendaria ficar nas cidades maiores, Covilhã ou Guarda, que ficam na beira da Serra e tem mais acesso a transporte público para o resto dos lugares, além de ser mais fácil chegar ali de ônibus ou trem, partindo do resto de Portugal.”
        Eu estou pesquisando para ir de onibus ou trem, o ideal seria ficar nessas cidads mesmo? São proximas da Serra da estrela?

        1. Oi Fernanda,

          Desculpe a demora para responder,

          Sim, para chegar na beira da Serra do resto de Portugal, basicamente só dá para chegar com transporte público em Covilhã ou Guarda. O problema depois é para circular entre as cidadezinhas, porque quase não tem opção de transporte público.

  53. Oi! Luiza, amei seu post. Estou indo para Portugal/Espanha em fevereiro/2017. Fiz o roteiro e estou indecisa como fazer para sair de Fatima para Salamanca. Não gostaria de pegar estradas sinuosas ou com neve. Vou até Lisboa e pego trem ou avião? Ou dá para ir de carro sem riscos? Neste caso, qual seria o trajeto? Muito grata

    1. Existe um trem que sai de Coimbra (fica perto de Fátima) para Salamanca, todos os dias, por volta das 23:30. Você chega em salamanca às 5h da manhã. A passagem custa cerca de 30 Euros. Tem como ir de ônibus também, o preço não deve diferenciar muito.

    2. Oi Sônia, acho que nesse caso a opção de trem é a melhor para você.

      Mas eu acho que dá para ir de carro, mas só se vocês forem dirigir durante o dia, para evitar nevoeiros. O trajeto de carro passa por algumas cidades turísticas bem legais: Castelo Branco, Fundão, Belmonte e Guarda.

      Só não consigo garantir como estará o tempo, já que em fevereiro ainda há risco de neve e gelo nessas estradas.

      1. Obrigada Analice e Luiza. Comprei o trem de Lisboa para Salamanca. Quanto a Serra, quando estiver em Porto, decidirei por um passeio sem ser de carro.Tem sugestão?

  54. Oi Luíza, só tenho disponibilidade d 1dia para conhecer Serra da Estrela mas meu desejo é apenas de ir na estação de esqui ter uma experiência na neve e comer o famoso queijo. Vc acha que pra esse objetivo da tempo? Indica alguma agência d turismo para saída de Lisboa num bate e volta?

    1. Oi Michelli,

      Dá sim para fazer isso em um dia só. Na região da estação, em Torre, tem um mercadinho que vende queijo, inclusive. E também dá para dar uma passada em Seia ou Manteigas na ida ou na volta.

      Eu conheço a Alma Nazaré Tour, mas não tenho certeza se eles fazem esse passeio para a Serra. Sua outra possibilidade é alugar um carro – não sai caro o aluguel não – costumo conseguir entre 14 a 18 euros por dia, mais uns 20 euros de gasolina.

  55. Olá Luiza, adorei seu post, eu e meu esposo gostaríamos de ir visitar a serra da estrela dia 3 e 4 de dezembro, mas queremos ir para ver a neve. Você acha que nesta data estará com neve? Obrigada

  56. Boa noite, estamos querendo visitar a montanha e estamos querendo ficar hospedados em Seia, você conhece alguma agência de turismo que leve e busque de Seia até a Montanha? Estou indo com meu filho de 5 anos e 3 adultos, tenho medo de ir de carro e passar perrengue. Obrigado e parabéns pelas dicas.

  57. Bom dia Luiza

    Já conheço uns belíssimos lugares em Portugal.
    E 2018 pretendo ir com duas amigas brasileiras, devemos ir por 15 a 20 dias.
    Quais os lugares primordiais que elas devem ir. teremos um carro a nossa disposição e um primo morador e português a nossa disposição.
    Aguardo seu retorno.
    Muito obrigada.
    Ana Lúcia

    1. Olá Ana Lúcia,

      Não acho que existam lugares primordiais. Isso vai do gosto de cada um. Eu poderia indicar o Algarve e elas não gostarem de praia. Ou indicar Lisboa e Porto e vocês preferirem turismo de natureza.

      Minha sugestão é que vocês dêem uma olhada nos vários posts que temos sobre Portugal e a partir disso decidir o roteiro:

      https://www.360meridianos.com/2014/05/10-lugares-para-conhecer-portugal.html
      https://www.360meridianos.com/tag/ilha-da-madeira
      https://www.360meridianos.com/portugal/acores
      https://www.360meridianos.com/2016/09/7-ideias-de-bate-volta-a-partir-de-lisboa.html
      https://www.360meridianos.com/2016/09/7-ideias-de-bate-volta-a-partir-do-porto.html
      https://www.360meridianos.com/2015/12/roteiros-de-viagem-portugal.html

      Abraço

  58. Olá, Luiza! Adoro seu e blog e está sendo de grande valor para o planejamento da minha próxima viagem! Muito obrigada!!! Visitaremos uma parte da Serra da Estrela e meados de 15/01/17, sairemos de carro de Coimbra e passaremos por Piodão, Belmonte, até chegarmos em Guarda… Vi nas suas fotos que neva bastante nessa região, estou um pouco apreensiva em dirigir na neve, vc viu muita dificuldade, acha que é tranquilo? Obrigada de novo!!! 🙂 Beijos, Gabi

    1. Oi Gabi,

      A neve depende do ano mesmo. Esse ano, por exemplo, em janeiro fazia 18 graus e em fevereiro nevou.

      De qualquer forma, não foi tão terrível. É preciso ir bem devagar e tem muita neblina.

  59. Olá, Luiza!
    Vou ficar hospedado em Manteigas em janeiro/2017 e de lá vou para Lisboa.
    Vi que são cerca de 3h de carro, mas eu queria quebrar a viagem, pois estou com uma filha de 4 anos e queria aproveitar pra conhecer algum lugar interessante. Você recomendaria alguma cidade no caminho pra Lisboa que valesse a parada?

  60. Olá Luiza,

    Muito bacana seu post, irei para Portugal com minha mãe em março/17 e ficarei 5 dias, gostaria da sua opinião sobre esse roteiro super apertado que montei.
    Chegarei em Lisboa em um sábado de manhã, pensei em ficar em Lisboa sabado, no domingo ir de onibus a Fatima (bate e volta), na segunda pensei em ir para a Serra da Estrela bem cedinho passar o dia e na segunda a tarde ir para o Porto onde ficarei até quarta, pois tenho um voo no Porto para outro destino. Acha que ficará muito apertado? Obrigada.

    1. Oi Geovana,

      Eu não iria para a Serra da Estrela. É bem distante de Lisboa, não dá para você conhecer nada em uma manhã e depois seguir para o Porto. Eu ficaria um dia a mais em Lisboa se fosse você.

      Abraço

  61. Olá Luiza. Na próxima semana iniciaremos nossa segunda viagem por Portugal, fizemos um roteiro que passa pela Serra da Estrela, uma pergunta, Covilhã é uma boa cidade para uma parada de uma noite ?

  62. Olá Luiza, tudo bem?

    Vou para Portugal em fevereiro/2017, ficarei em Envendos das Mação, se eu pegar um comboio em Barca da amieira envendos em que lugar eu devo descer para conseguir visitar as serra das estrelas? Pode me ajudar?

    1. Oi Dariane,

      Você pode pegar um trem para Covilhã. É a cidade da Serra que tem ligação de trem. Mas para visitar as cidades e paisagens dentro da Serra não tem trem.

  63. Vou a Portugal em dezembro, gostaria de saber partindo do Porto
    Com devo fazer p chegar a Serra da Estrela e pôde-se fazer um bate e volta ou é melhor ficar alguns dias e conhecer vários vilarejos?
    Terá probabilidades de ter neve entre os dias 08/12 a 15/12?
    P q vc aconselha?

  64. Ola bem legal esse Blog, parabens! Queria que vc me ajudasse no meu roteiro. Estou planejando ir a lisboa dia 22 dezembro e ficar 4 noites. 1. Tem algum lugar que recomenda pra ceia de natal? 2. Depois terei mais 4 noite em portugal so q nao planejei meu roteiro. Queria conhecer porto, tem alguma cidade no Meio do caminho vc recomendaria? Como vale o passe de trem?

    1. Oi Adriana,
      Desculpe a demora para responder!

      1. Sobre a ceia infelizmente não tenho sugestões.

      2. Como você só tem 4 noites a mais, recomendo Coimbra (uma noite) e Porto (3 noites) – se você quiser, pode fazer um bate-volta até Guimarães, a partir do Porto.

      Não recomendo o passe de trem e sim comprar as passagens individualmente. Se você comprar com um mês de antecedência tem quase 50% de desconto.

  65. Olá Luiza adorei seu post, gostaria q pudesse me ajudar.Vamos eu , meu marido e meus 2 filhos de 22 anos para Portugal em Janeiro segunda quinzena, penso em fazer o trajeto de carro a partir de Porto -Santiago de Compostela-Salamanca ir ate serra da Estrela eu pergunto será q vou ter problemas por causa de neve na estrada ?Onde vc sugere hospedar na Serra?

    1. Oi Aparecida,

      Desculpe a demora para responder.

      Sugiro se hospedar em Manteigas, porque fica no meio da Serra.
      Não dá muito para prever o quanto de neve vai cair e se vão fechar as estradas. Quando eu fui nevou bastante, mas conseguimos dirigir numa boa e sem precisar colocar correntes nos pneus.

  66. bom dia! se for possivel me da uma DICA!!!

    GOSTARIA DE COMER O FAMOSO QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA ONDE CONSEGUIR COMER E COMPRAR PARA TRAZER PARA O BRASIL estamos chegando la no dia 22/08/16 e saindo 24/08/16 vamos nos hospedar no abrigo da montanha SABUGUEIRO na serra da estrela

    1. Oi Marco,

      É bem fácil de achar o queijo para vender em qualquer lojinha na Serra. Além disso, todos os supermercados maiores de Portugal vendem o queijo também. Para trazer para o Brasil é ideal que você tenha uma dessas bolsinhas térmicas!

  67. Olá, Luiza, Rafael e Natalia!
    Estarei indo a Portugal em janeiro de 2017, visitar uma prima minha que está fazendo faculdade na cidade de coimbra, não só visitá-la mas passear por lá também. Como ela não terá a possibilidade de alugar carro por lá, gostaria de saber como poderei fazer para visitar a Serra da Estrela, e outras cidades, e também Madrid! Poderiam me dar uma forcinha? Beijos, Ana

    1. Oi Ana,

      Olha, sinceramente, não dá para visitar a Serra da Estrela sem carro! O aluguel não é caro, já aluguei por 14 euros por dia! E vc, com carteira brasileira, pode dirigir sem problema.

      Tem muitos lugares acessíveis por trem ou ônibus em Portugal, mas quanto menor e mais interior, mais difícil.

      Para Madrid tem um trem direto de Coimbra, já escrevi a respeito: https://www.360meridianos.com/2015/05/viagem-de-trem-de-portugal-para-espanha.html

  68. Olá, Luiza,

    Estarei em Portugal em janeiro de 2017. Precisarei ir de carro do Porto a Salamanca, na Espanha. Vi que a estrada indicada passa pela Serra da Estrela. Minha dúvida é quanto à estrada nessa época do ano. Neva na estrada nessa época do ano? Serão necessários procedimentos específicos para neve? Vale a pena passar uma noite em Guarda?
    Desde já, muito obrigada!
    Abraços,
    Simone

    1. Oi Simone,

      Tem como você contornar a Serra e não pegar a parte mais “crítica” da estrada. Pode ser que você encontre um pouco de neve sim, mas isso varia de ano para ano.

      Não conheço Guarda, mas já ouvi falar muito bem, então acredito que vale a pena sim.

      Abraço

    2. Olá, Simone. Devo alertá-la de que as serras são problemáticas, principalmente no Inverno. O tempo é muito variável condicionando o tráfego que é controlado pela GNR. A razão do risco é devido ao nevoeiro e/ou à formação de gelo na estrada. A queda de neve, nas serras, dá origem à formação de gelo. Por vezes, carros ficam imobilizados devido a não terem os apetrechos (correntes) para transitar, ficando as pessoas sob o risco de hipotermia. Então, têm que ser resgatados pela GNR. Janeiro e fevereiro são os meses críticos mas, há invernos que tal não se verifica a queda de neve e sim formação de geada. Imponderabilidade do tempo, digo. E muita atenção ao vestuário. Espero ter ajudado. Cumprimentos.

  69. Olá Luiza
    Estamos programando uma ida a Serra da Estrela em janeiro/17, a minha dúvida é se a ida de carro é tranquila por conta da neve ou se é complicado dirigir. É necessário dirigir com corrente nos pneus? fico preocupado por nunca ter dirigido em neve e muito menos com corrente em pneus.
    Estamos programando sair de Lisboa dia 18/1.
    Abraço
    Marcelo

    1. Oi Marcelo,

      Depende da quantidade de neve que cair, não dá muito para prever antes. Tem anos que não neva muito, tem anos que tem pequenas nevascas e as estradas podem até ser fechadas.

      abraço

  70. Nossa amei o post!
    Vou estar o mes de Fevereiro em Porto estudando e queria visitar outros lugares finais de semana e a Serra da Estrala esta na minha lista agora! rsrs
    Que você sugere? Pretendo ir mesmo para aproveitar a neve e devo ir de transporte publico, qual a melhor opção?
    Me dê uma luz! rs Estou muito perdida, vejo que cada site fala uma coisa diferente e tô super pperdida
    obrigada e mais uma vez amei o post! parabens! (:

    1. OI Maria,

      Olha, Serra da Estrela praticamente não tem acesso por transporte público. Se você quiser ir conhecer mais lugares, o ideal é alugar carro.

      bjs

  71. Qué marabilla de fotos!
    Falo no nome dun grupo de 50 persoas que vai realizar unha viaxe a finais do mes de xuño á Serra da Estrela. Queríamos saber se tería contactos de guías de montaña que traballen nesa área do país.

    Obrigada.
    Un saúdo,

  72. Luiza, boa tarde.

    Estarei vindo da região do Douro em direção a lisboa e pretendo ficar uma noite na região da serra da estrela.

    Saberia me indicar em qual cidade ficar hospedada considerando um dia?

    (PS: o motivo da visita é experimentar o famoso queijo e visitar as aldeias)

    Obrigada desde já

  73. Luiza, boa noite! Vou fazer um roteiro para Portugal no final de abril e começo de junho deste ano. A serra da Estrela é algo que tenho muita curiosidade e estou pesquisando bastante. As suas dicas foram muito valiosas e tenho apenas uma dúvida e conta com sua ajuda. Eu irei de Porto para Castelo Branco e quero cortar pela Serra e olhando no google maps constam duas estradas, sendo a N232 que passa por Manteigas e atravessa até Belmonte e outra que atravessa mais abaixo N231 que sai de Seia e corta a Serra também. Qual o melhor trajeto?

    1. Paulo, olha, vou te falar com a maior sinceridade: eu não dirijo. Porém, verifiquei os dois trajetos no google. Baseada nas paisagens e cidades que você vai cortar, sugiro que vá pela N232.

      1. Paulo conta como foi teu roteiro e este trajeto de Porto até Castelo Branco. Estou programando para próximo ano um passeio em Portugal onde seremos 3 ou 4 casais e pretendo alugar uma van. Saberia me dizer se estas estradas de serra são seguras para andar com uma van? Desde já muito obrigada. Selma

        1. Oi Selma,

          As estradas são bem estreitas e tem muitas curvas, subidas e decidas – algumas meio esburacadas também. Eu sugiro que quem for dirigir a van tenha experiência com isso!

  74. Olá Luiza, parabéns pelo site, sou fã e leitora assídua dele.
    Estou em Peso da Régua me organizando para 3dias na Serra da estrela, sendo que temos a última noite reservada em Manteigas.
    De lá seguimos para Monsaraz.
    Você acha melhor começarmos por Belmonte? Piodao ou Torres?
    Estamos de carro e sou fotografa 😊😊
    Adoraria conhecer estes lugares, mas sei que o tempo pode ser curto pois sei que vou parar muito para as fotos.
    Qual sugestão você me daria?
    Muito obrigada e parabéns pela iniciativa.
    Bjs
    Drica

    1. Oi Drica, tudo bem?

      Não sei se estou te respondendo a tempo, desculpe.

      Três dias é um bom tempo para conhecer a Serra, porque os lugares são bem pequeninos e dá para fazer muitas paradas ao longo do caminho.

      De Manteigas a Torre é bem perto de carro. Depois eu seguiria para Belmonte e deixaria Piodão por último, já que é fora da Serra.

      bjs

  75. Parabéns, Luiza, a matéria ficou ótima e as fotos belíssimas. Estive na Serra da Estrela no outono, quando a região se tinge com os tons amarelo-avermelhados. Depois de ler seu post fiquei com muita vontade de voltar lá no inverno. Também fiz um post sobre a região, que compartilho aqui com seus leitores. E continue nos revelando as belezas de tantos países.

    1. Olá Tereza, como vai?
      Onde localizo seu post sobre a Serra da Estrela no Outono? Irei em Novembro e tenho muitas dúvidas hehe. Obrigada!

  76. Ola!! Pretendo ir a serra da estrela em maio. Chegarei a partir do douro. Minha ideia e ficar hospedada na casa das penhas douradas. Estou apenas com receio das estradas, ja que estarei de carro! E trnquilo dirigir, apesar das estradas serem sinuosas? Vi que o local fica a 1500m de altitude, mas como nao sera mais inverno, nao ha necessidade de correntes nos pneus certo? Agradeco se puder me ajudar!! Obrigada!!

    1. Oi Maria,

      Não, em maio não tem a menor chance de ter neve.

      As estradas são bem sinuosas sim, tem que dirigir com cuidado. Mas se você for experiente no volante não é tão complicado assim. Já eu, que não sou muito boa, prefiro evitar, eheh

      1. Olá Luiza

        Estarei fazendo no final de abril uma ciclo viagem de lisboa até covilhã vc sabe se esta liberado a estrada prá ciclistas?

        Obrigado

  77. Olá, Luiza!

    Parabéns pelo site!Amei as fotos!

    Meus pais irão passar 2 semanas em Portugal em outubro. Quando estiverem hospedados no Porto, farão um bate-volta a pequena cidade de Fornos de Algodres, onde os avós do meu pai viveu. Lá eles devem ficar bem pouquinho pois a cidade não tem quase nada, é uma questão afetiva só. Vi que é bem perto da Serra e eles gostariam de continuar o passeio por ali. Em geral consideraria um “pecado” passar apenas um dia por ali, mas pelo contexto da ida a Fornos, do ladinho, me parece super válido. O que você sugere pra quem tem um fim de manhã e uma tarde? Um almoço em Seia e um pulinho na Lagoa Comprida? Ou uma ida a alguma aldeia histórica, como Linhares da Beira? O dois? Muito obrigada!!

    1. Oi Fernanda,

      Seia não é tão interessante assim, ainda mais para uma visita tão curtinha. Seria mais legal fazer Sabugueiro e Lagoa Comprida (que apesar de ser no distrito de Seia, está mais próxima de Sabugueiro). E talvez acrescentar uma passadinha em uma das aldeias históricas antes de ir embora, já que elas costumam também ser bem pequeninas.

      bjs

  78. Como sou brasileiro e como aqui não temos neve, uma amiga portuguesa do Jogo Farmerama, fez-me um convite para visitar a Serra da Estrela. E pelo que tenho visto, Serra da Estrela é um ótimo lugar para se visitar e poder curtir uma neve bem legal. E pelo que tenho visto, o lugar é realmente magnífico e eu espero um dia visitá-lo. Espero um dia poder visitá-lo.

  79. Olá , sou portuguesa e os meus avós são da serra da estrela, zona que conheço muito bem e recomendo a todos que queiram visitar portugal . Um dos sítios que mais gosto na Serra da Estrela é Loriga , que faz parte do Parque Natural da Serra da Estrela. Imperdivel, um mergulho na praia fluvial de Loriga , recebeu a bandeira “Qualidade Ouro”, e o prémio das ” 7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de “praias de rios”. Aviso, a água é gelada pelo que aconselho ir no verão. A vista é linda e verdejante, as águas cristalinas. Um beijo e boa estadia, ou como se diz na Serra da estrela – Bem Hajam

    1. Inês Brito, existe uma cidade ou Vila com o nome de Limoeiro na Serra da Estrela?
      Estou procurando pela certidão de Nascimento da minha vó, meu pai disse que ela nasceu na Serra da Estrela.
      Vc poderia me ajudar?

      1. Olá , não conheço essa localidade, mas existe uma pousada de turismo Rural chamada de ” Casa Limoeiro” na aldeia de Valezim. Boa sorte com a pesquisa.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.