Eu estive em Salém num dia de muita neve, só para tornar a visita ainda mais tenebrosa. A cidade, localizada no estado de Massachusetts, também é conhecida como a cidade das bruxas – aquela do filme “As Bruxas de Salém”. A neve, em março, não nos ajudou muito. A maioria dos museus e centros de exposição estavam fechados devido à nevasca. Só mesmo duas brasileiras corajosas para sair de casa e perambular pelas ruas com um tempo daqueles.
Clique aqui para pesquisar hospedagem em Salém
A história: como Salém virou a cidade das bruxas
A história é a seguinte: em 1692, a população de puritanos que ali vivia começou a desenvolver uma superstição absurda, baseada no medo e na credulidade, de que estavam sob ameaça demoníaca que seria exercida por meio de mulheres bruxas (e uns poucos homens). Durante um ano, cerca de 150 pessoas foram presas e umas 20 mulheres foram mortas sob acusação de bruxaria. A história ficou famosa e até hoje Salém mantém memórias desse período.
(Foto: CC BY-SA 4.0)
Não faltam em Salém museus e atrações com a temática das bruxas. Até o símbolo dos carros da polícia tem bruxas pintadas. Isso é que eu chamo de explorar o turismo! Tem ainda o Salem Wax Museum, o Witch Dungeon Museum, o Witch History Museum e o Salem Witch Museum. A melhor época para visitar a cidade, inclusive, é em outubro, o mês do Halloween. Eles fazem um monte de festas e eventos para celebrar a data.
Além dessa temática, também vale a pena visitar Salém pela história dos Estados Unidos. A cidade foi fundada em 1626 e até hoje conserva um pouco da arquitetura e estilo daquela época. Esse cemitério que eu me enterrei na foto abaixo, por exemplo, é o segundo mais antigo dos EUA e existe desde 1664. Alguns prédios bem velhos ainda estão de pé desde essa época e hoje são museus de arte ou história.
É possível visitar a Salém num bate e volta de Boston. Um trem te deixa lá em menos de uma hora, e com certeza essa é uma visita que vale a pena, principalmente para quem teve infância nos anos 90. Ou nos anos 70. Sabe aquela série “A Feiticeira”? Pois é, algumas cenas externas foram gravadas em Salém. Mas muito mais importante para mim foi o filme Abracadabra (Hocus Pocus em inglês), aquele com a Bete Midler, das irmãs Sanderson, que também foi gravado lá. Então você pode visitar a cidade enquanto canta “I’ve put a spell on you” na sua cabeça. Se você não sabe do que estou falando, veja o video abaixo.
Atenção: Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício (e com desconto!)
SENSACIONAL !!!!
=)
como faço para sair de seberi rs e ir morar para salen?
Não sei! =/
Olá queria saber se é possivel fazer um intercambio para salem
Amo a cultura e a cidade
Olá Sophia,
Pode ser que seja possível, você precisa procurar uma agência de intercâmbio, provavelmente
Boa tarde, Luiza.
Estou pensando em ir a Salem em Janeiro. Já li em alguns lugares que muitas atrações estão fechadas nesta época. Como vi que vc foi em Março ( e que pegou neve), gostaria de saber se isso atrapalhou sua ida na cidade. Gostaria de saber principalmente em relação ao Museu das Bruxas e lojinhas de Souvenirs…
Também era apaixonada pelo filme Abracadabra e conhecer Salem será um sonho
Obrigada, ótimo post
Oi Mariana,
Estava praticamente tudo fechado quando eu fui!
ps. Eu também amooooo Abracadabra, melhor filme de Halloween ever.
Luiza,
Você fez algum roteiro para suas viagens? Tipo uma planilha com locais e datas de cada visita?
Oi Danielle,
Para essa viagem especificamente dos Estados Unidos não. Mas a gente montou um material legal nesse sentido para distribuir aqui no blog. Fica de olho =)