Tags:
Atlas: Salem, Estados Unidos

Salém, a cidade das bruxas

Eu estive em Salém num dia de muita neve, só para tornar a visita ainda mais tenebrosa. A cidade, localizada no estado de Massachusetts, também é conhecida como a cidade das bruxas – aquela do filme “As Bruxas de Salém”. A neve, em março, não nos ajudou muito. A maioria dos museus e centros de exposição estavam fechados devido à nevasca. Só mesmo duas brasileiras corajosas para sair de casa e perambular pelas ruas com um tempo daqueles.

Clique aqui para pesquisar hospedagem em Salém

A história: como Salém virou a cidade das bruxas

A história é a seguinte: em 1692, a população de puritanos que ali vivia começou a desenvolver uma superstição absurda, baseada no medo e na credulidade, de que estavam sob ameaça demoníaca que seria exercida por meio de mulheres bruxas (e uns poucos homens). Durante um ano, cerca de 150 pessoas foram presas e umas 20 mulheres foram mortas sob acusação de bruxaria. A história ficou famosa e até hoje Salém mantém memórias desse período.

Casa da Bruxa de Salém - Estados Unidos

(Foto: CC BY-SA 4.0)

Não faltam em Salém museus e atrações com a temática das bruxas. Até o símbolo dos carros da polícia tem bruxas pintadas. Isso é que eu chamo de explorar o turismo! Tem ainda o Salem Wax Museum, o Witch Dungeon Museum, o Witch History Museum e o Salem Witch Museum. A melhor época para visitar a cidade, inclusive, é em outubro, o mês do Halloween. Eles fazem um monte de festas e eventos para celebrar a data.

Salém, cidade das bruxas

Além dessa temática, também vale a pena visitar Salém pela história dos Estados Unidos. A cidade foi fundada em 1626 e até hoje conserva um pouco da arquitetura e estilo daquela época. Esse cemitério que eu me enterrei na foto abaixo, por exemplo, é o segundo mais antigo dos EUA e existe desde 1664. Alguns prédios bem velhos ainda estão de pé desde essa época e hoje são museus de arte ou história.

Salém, Estados Unidos

É possível visitar a Salém num bate e volta de Boston. Um trem te deixa lá em menos de uma hora, e com certeza essa é uma visita que vale a pena, principalmente para quem teve infância nos anos 90. Ou nos anos 70. Sabe aquela série “A Feiticeira”? Pois é, algumas cenas externas foram gravadas em Salém. Mas muito mais importante para mim foi o filme Abracadabra (Hocus Pocus em inglês), aquele com a Bete Midler, das irmãs Sanderson, que também foi gravado lá. Então você pode visitar a cidade enquanto canta “I’ve put a spell on you” na sua cabeça. Se você não sabe do que estou falando, veja o video abaixo.

Atenção: Não é uma boa ideia viajar para os Estados Unidos sem um seguro de saúde internacional, já que os custos hospitalares lá são altíssimos. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício (e com desconto!)


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários sobre o texto “Salém, a cidade das bruxas

  1. Boa tarde, Luiza.
    Estou pensando em ir a Salem em Janeiro. Já li em alguns lugares que muitas atrações estão fechadas nesta época. Como vi que vc foi em Março ( e que pegou neve), gostaria de saber se isso atrapalhou sua ida na cidade. Gostaria de saber principalmente em relação ao Museu das Bruxas e lojinhas de Souvenirs…
    Também era apaixonada pelo filme Abracadabra e conhecer Salem será um sonho
    Obrigada, ótimo post

    1. Oi Mariana,

      Estava praticamente tudo fechado quando eu fui!

      ps. Eu também amooooo Abracadabra, melhor filme de Halloween ever.

    1. Oi Danielle,

      Para essa viagem especificamente dos Estados Unidos não. Mas a gente montou um material legal nesse sentido para distribuir aqui no blog. Fica de olho =)

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.