Teufelsberg, antigo centro de espionagem em Berlim

Do alto de Teufelsberg é difícil imaginar que a colina é feita de destroços. Durante  o regime nazista, o lugar abrigava a Faculdade de Tecnologia Militar, porém o prédio foi desocupado no pós-guerra e 25 milhões de metros cúbicos de destroços que, dizem, vieram dos bombardeios a 400.000 casas de Berlim, foram jogados ali. Assim nasceu um dos pontos mais altos da cidade, uma colina artificial que se ergue a 114.7 metros acima do nível do mar. O lugar se converteu em um ponto estratégico e os americanos passaram a usá-lo como centro de espionagem para escutar o que diziam os soviéticos que ocupavam a outra parte da cidade durante a Guerra Fria.

Teufelsberg - Berlim

Teufelsberg Berlim

As instalações desse período permanecem de pé. É possível subir um edificio em ruínas até a cobertura e, dali, acessar as torres acústicas que formavam o complexo. Essa é a parte mais divertida da visita. As enormes cúpulas de espionagem amplificam as vozes e proporcionam uma experiência divertida com os sons. Não conte a ninguém, mas eu passei uns bons minutos ali brincando de ser ofidioglota (entendedores entenderão).

Teufelsberg - Colina em Berlim

Hoje o local pertence a um investidor privado que o adquiriu com a ideia de transformá-lo em um retiro de yoga, mas o projeto nunca foi para frente. Em lugar disso, Teufelsberg se transformou em uma galeria aberta de arte alternativa e em um espaço para atividades ao ar livre. Grafites de diversos artistas colorem as paredes dentro e fora do prédio.

murais-arte-berlim

teufellsberg berlim

teufelsberg - Berlim

Da cobertura, a vista das regiões de Grunewald, Berlim e Havel impressiona. Talvez isso tenha contribuído para tornar Teufelsberg um dos lugares mais populares entre os berlineses que buscam um respiro da cidade a poucos minutos do centro. No inverno, o lugar é perfeito para uma guerra de bolas de neve ou para deslizar em um trenó. No verão, ver o por do sol enquanto faz um piquenique com amigos é uma das atividades favoritas, mas também dá para voar de paragliding, andar de bicicleta ou fazer uma caminhada na extensa área verde que cerca o complexo.

Teufelsberg - Berlim

Tefelsberg Berlim

Teufelsberg – Como chegar

Pegue o S-Bahn, S9 ou S75 e desça em Heerstraße, ou ainda o S1 até Grunewald. Dali, é uma caminhada de uns 20 ou 30 minutos até a entrada pela estrada Drangonfly. A entrada custa 7 euros. Leve com você sanduíches e bebidas.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Teufelsberg, antigo centro de espionagem em Berlim

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.