Vale a pena ficar em Nova Jersey?

Na minha primeira viagem a Nova York, perguntei a um casal de amigos meus se valia a pena ficar em Nova Jersey. Quando eles me contaram que haviam escolhido a cidade como base para explorar a Big Apple, eu logo imaginei que eles tinham passado longas horas no trem que faz o trajeto entre as duas cidades. No entanto, quando eu fui planejar minha própria viagem, caí na real ao ver os preços de hotéis em Manhattan: não dava para ficar na ilha. Mesmo os hotéis marromenos valiam ouro só por estarem ali. Sei lá vocês, mas eu não topo pagar 60 dólares num quarto coletivo de hostel. Nem em NYC, nem em Marte.

Nesses casos, a primeira alternativa da maior parte das pessoas é procurar um hotel no Brooklyn, mas eu me lembrei que, alguns meses antes, tínhamos recebido um convite do pessoal do Dharma Home Suites para ficar na filial deles em Jersey City. Fiz algumas pesquisas rápidas sobre o assunto e pensei: por que não?

Planeje sua viagem: Saiba onde ficar em Nova York

Jersey City é a uma cidade de Nova Jersey, outro estado americano, e fica logo ali, na outra margem do Rio Hudson, assim como o Brooklyn fica na outra margem do East River, do outro lado de Manhattan. Atravessar esse simples curso d’água basta para fazer com que os preços das diárias despenquem bem uns 50%. Além disso, pagando bem menos você pode conseguir hotéis mais bacanas, com piscina, área de lazer, quadras e outras amenidades que em Manhattan ou são inexistentes ou custam os olhos da cara.

Atenção: O seguro de viagens é essencial para os Estados Unidos, pois os custos hospitalares no país são altíssimos. Não viaje desprotegido. Leia aqui como achar um seguro com bom custo/benefício.

Downtown_Manhattan_NYC

Manhattan no meio, NJ ao norte e Brooklyn ao sul (Foto: Cmglee – CC BY-SA 2.0)

E se você curte uma vista, então saiba que Jersey é um lugar bem melhor para apreciar Manhattan que, bem, a própria Manhattan. Nesse caso, escolha um hotel bem de frente ao Hudson e se impressione com isso:

Vista Nova York - Manhattan

Além do Dharma Home Suites, outras boas opções de hospedagem que arrebentam no custo benefício são o The Holland Hotel, o Dream Home Luxury Suites e o Holliday Inn.

Encontre hotéis em Nova Jersey

Como ir de Nova Jersey a Manhattan

As duas cidades são ligadas tanto por meios rodoviários, quanto pelo sistema de trem – que é o que você provavelmente vai usar se ficar por lá. O trajeto é bem rápido. Do momento em que eu subia no trem até descer em alguma estação em Manhattan, levava entre 10 e 15 minutos. Um dia, eu fui visitar uma amiga no Brooklyn e o trajeto Brooklyn – Manhattan me tomou mais tempo que isso.

No entanto, por não pertencer à mesma prefeitura – e nem ao mesmo estado -, a rede de metrô de Jersey não é a mesma de NYC. Isso significa que você precisa de um ticket para o PATH train, que é a linha que faz o trajeto entre as duas cidades, e outro para trafegar no metrô de Nova York. Mas as estações em que o PATH train para são basicamente as mesmas utilizadas pelo metrô, o que quer dizer que é bem fácil de trocar de um sistema para o outro. O serviço funciona 24 horas. Durante o dia, os trens passam a cada poucos minutos. Já de madrugada, eles costumam partir a cada 40 minutos ou uma hora.

Path Train - Nova Jersey

As estações Newark, Harrison, Journal Square, Grove St, Exchange Pl e Hoboken estão em Nova Jersey. Quando procurar um hotel por lá, verifique se o estabelecimento é próximo a uma delas e você vai ficar bem. Eu recomendo Jornal Square, Grove St. (onde eu fiquei) ou Hoboken para um deslocamento mais rápido. A estação Exchange Pl. também é bem próxima de Manhatan, mas ficando ali você só vai ter a opção da linha do World Trade Center, o que diminui suas possibilidades de deslocamento para a ilha.

Já as estações World Trade Center, Christopher St., 9 St., 14 St., 23 St. e 33 St. são as opções para descer em Manhattan ou para pegar o trem de volta.

Um táxi de Manhattan a Jersey City deve custar entre 25 e 50 dólares, dependendo de onde você está.

Inconvenientes de ficar em Nova Jersey

Além do fato de ter que comprar um ticket diferente para o PATH e de não estar ali no miolo, eu acho que a maior dificuldade de ficar em Jersey é quando você quer sair durante a noite em lugares de Manhattan que não ficam próximos a estações do PATH. Isso porque as frequências – tanto do metrô quanto do trem – são reduzidas de madrugada e, ao ter que casar os horários dos dois meios de transporte, você pode demorar um bom tempo para voltar. Um alternativa nesses casos é voltar de táxi até Nova Jersey ou até a estação PATH mais próxima.

Mas afinal, vale a pena ficar em Nova Jersey?

É claro que ficar em Manhattan é muito mais prático. Afinal, você vai estar no meio de tudo. Mas isso tem um preço e ele pode ser bem alto. Se você precisa de um lugar mais em conta ou com uma relação custo-benefício muito mais favorável e não se importa de usar o transporte público, Nova Jersey é uma opção. Eu consideraria ficar lá novamente em uma próxima visita a Nova York.

Dicas de hotéis em Nova Jersey

O Booking.com possui 41 opções de hospedagem em Jersey City, sendo várias delas apartamentos ou hotéis entre 3 e 4 estrelas. Clique aqui para fazer sua pesquisa e encontrar o melhor lugar para você.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei muito lugar de casa, mas é pra Belo Horizonte que eu sempre volto. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Além do 360, mantenho uma newsletter sobre o a vida, o universo e tudo mais, que eu chamo de Vírgulas Rebeldes. Vira e mexe eu também estou procrastinando lá no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

40 comentários sobre o texto “Vale a pena ficar em Nova Jersey?

    1. Olá Luiz,

      Há uma linha de trem que liga as cidades. Para mim é o melhor esquema já que táxis pesam o orçamento. Eu explico no post como funciona!

      Abraços!

    1. Clara,

      Sim, são a mesma cidade! hahah Mas é que como o estado também se chama Nova Jersey, as pessoas falam Jersey City para diferenciar se estão falando da cidade ou do estado. É o mesmo caso de Novar York, que as pessoas chamam de New York City para diferenciar do estado. Só que como NY é beeem mais famosa que o próprio estado, essa diferenciação não é tão necessária assim…

      Abraços!

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.