fbpx

Comida típica e/ou variada em Londres

Os franceses têm manteiga, os tailandeses têm leite de coco, os indianos têm curry. E os londrinos? Eles têm tudo! Na capital que reúne mais culturas mundiais, obviamente há milhares de restaurantes de todos os tipos, além de casas que mesclam um pouquinho de cada coisa, a preços razoáveis ou altíssimos. Pode ficar tranquilo: passar fome na capital inglesa não é opção.

Mas o que realmente pode passar despercebido são os pratos típicos. A bem dizer, a comida regional de Londres, rústica e baseada na batata, não é exatamente imperdível e o que acontece é que muitos preferem experimentar outras culinárias, como a indiana, presente em cada esquina da cidade.

Para se ter ideia, até o melhor restaurante de lá, o The Ledbury, sétimo na lista da revista “Restaurant”, que elege os melhores do mundo, serve pratos como peixe com mexilhões, confit de pato, cordeiro com coalhada fresca: ou seja, uma diversidade enorme (cada prato no The Ledbury custa cerca de R$ 90, se você quiser se arriscar…) .

Planeje sua viagem: Onde ficar em Londres 

Voltando aos mortais que fazem questão de experimentar ao menos alguma coisa tradicional do país visitado, nada é mais típico em Londres do que o clichê fish and chips (foto destacada). Segundo a história, o prato surgiu no século XIX entre os trabalhadores do porto. Eles teriam resolvido mesclar os pescados fritos com batatas, também fritas. Inicialmente, a refeição era servida enrolada em jornais, mas, hoje, é o carro-chefe dos tradicionais pubs.

Além dos dois ingredientes, os fish and chips levam uma generosa porção de ervilhas cozidas. Preparados com pouco sal, são servidos com um molho de limão com alecrim, responsável por deixar o prato bem menos sem graça (custa, em média, 7 libras). Vale experimentar o prato com uma popular cerveja preta, considerada quente para os paladares brasileiros.

Além do fish and chips, o café da manhã londrino também se destaca pela tradição. Muito diferente do nosso, leva ovos, bacon, tomates assados, linguiça, cogumelos (!) e feijões (!!). É pra comer bebendo chá, tá bom?

English_Breakfast Londres

Sim, isso é café da manhã por lá (Foto: André Zahn/Wikimedia Commons)

As linguiças, bem como as salsichas, também são bastante populares, normalmente servidas com purê de batatas, como no bangers & mash, à base de linguiça e cerveja preta. Outro prato famoso é o rosbife, carne de boi pouco assada, servida com verduras e molhos. Ainda fazem sucesso duas receitas que lembram, respectivamente, o nossos empadões e frangos assados de domingo: as tortas recheadas com cogumelos, frango ou carnes, e o roast chicken, um frango inteiro com legumes.

O mais interessante é que todos os pratos britânicos são encontrados “para viagem”, com um sabor razoável para comida pronta e preço mais em conta. Se você tiver acesso a um fogão ou forno micro-ondas, recomendo. Até o chef mais famoso do país, o televisivo Jamie Oliver,  oferece opções dessa forma.

No restaurante dele, o Recipease, por exemplo, um roast chicken custa 24 libras (vale lembrar que é um frango inteiro, não uma porção individual). Já uma torta de peixes custa pouco mais de cinco libras. Casas com menos “grife” tem pratos prontos ainda mais baratos, na faixa das três libras, como na popular rede de lojas M & S, outra que está em cada esquina da cidade. Lá, provei um fagotini de ricota com molho ao sugo, bem pouco londrino, mas bastante saboroso

Bom, se você não se adaptar a nada disso, vai lá na barraca que o Leopoldo (era este mesmo o nome dele?) mantém no mercado Camden Lock Village. Esse paranaense radicado em Londres serve pão de queijo (não como o autêntico, mas é bom), pão com pernil e Guaraná Antártica bem no meio da capital inglesa e a preço brasileiro. Essa é Londres.

*Foto destacada: Wikimedia Commons

Clube Grandes Viajantes

Assine uma newsletter exclusiva e que te leva numa viagem pelo mundo.
É a Grandes Viajantes! Você receberá na sua caixa de email uma série de textos únicos sobre turismo, enviados todo mês.
São reportagens aprofundadas, contos, crônicas e outros textos sobre lugares incríveis. Aquele tipo de conteúdo que você só encontra no 360 – e que agora estará disponível apenas para nossos assinantes.
Quer viajar com a gente? Então entre pro clube!

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Aline Gonçalves

Preciso provar outros sabores para ter certeza de que a melhor combinação do mundo é o arroz com feijão.

  • 360 nas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.