21 fatos inacreditáveis sobre a Índia

Tudo bem, vou admitir: estou morrendo de saudades da Índia. Dois anos depois de deixar o país, vira e mexe me lembro de coisas boas (e ruins) que passei por lá, durante os seis meses que vivi na terra da Gandhi.

A saudade é tanta que resolvi fazer uma lista com curiosidades incríveis sobre a Índia. Tomara que alguns desses fatos façam com que você pelo menos considere visitar o país. Sério, gente, a Disney é legal, a Europa também, mas só a Índia é, como o slogan oficial do país promete, inacreditável.

Pode acreditar: apesar dos problemas, vale a pena. Poucos lugares do mundo oferecem uma experiência tão fantástica ao viajante.

1 – Celebrado a cada 12 anos, o Kumbh Mela é o maior festival do mundo. Em 2001 a festa religiosa hindu envolveu 60 milhões de pessoas na mesma cidade, quebrando um recorde mundial de aglomeração humana – a ponto do monte de gente reunida ser visível do espaço. 

Foto: ßlåçk Pærl, Wikimedia Commons

2 – Quatro das maiores religiões do mundo nasceram na Índia: hinduísmo, budismo, jainismo e o sikhismo. E, há quem diga, Jesus também teve um pezinho na Índia, mas aí já é controvérsia. 

3 – A Índia tem a segunda maior rede ferroviária do mundo.  E não para por aí: a Indian Railways tem 1.3 milhão de funcionários, número que faz da empresa a maior empregadora do planeta. Saiba mais sobre os incríveis trens da Índia

Trem no Himalaia indiano (Foto: Raghavan V, Wikimedia Commons)

4 – A Índia tem o maior número de mesquitas do mundo: são 300 mil. O que é curioso, já que a maioria da população indiana professa a fé hindu. Para quem não sabe, o Taj Mahal também é uma mesquita. 

5 – Os meses mais produtivos da carreira dos Beatles ocorreram enquanto eles estavam em Rishikesh, na Índia, não na Inglaterra. Esse intercâmbio na Índia também foi decisivo para o rompimento do grupo

6 – O Censo de 1961 catalogou 1652 idiomas e dialetos na Índia, uma das maiores diversidades linguísticas do mundo. As seis maiores línguas do país são faladas por mais de 50 milhões de pessoas. 

7 – A Índia é a maior democracia do mundo. O número de eleitores indianos impressiona: 417 milhões. 

8 – Sim, a Índia tem a maior indústria de cinema do mundo. Mas o nome dela não é Bollywood, que é apenas a indústria com sede em Mumbai e com filmes gravados em hindi. Também há espaço para Tollywood, Kollywood, Pollywood…

9 – Na terra das religiões, o Críquete é outra. E a última Copa do Mundo do esporte foi realizada lá, com os anfitriões ficando com o título. Na semifinal, disputada em Chandigarh, norte do país, a Índia derrotou o Paquistão, eterno rival. Vê se aprende, Brasil.

 10 – O Mahalaxmi Dhobi Ghat, em Mumbai, é conhecido como a maior lavanderia a céu aberto do mundo. 

Foto: Ekabhishek, Wikimedia Commons

11 – Oito bilhões de passageiros. Sim, eu disse bilhões. Esse é o número de pessoas que são transportadas por ano de trem na Índia

Foto: Tracy Hunter, Wikimedia Commons

12 – Existem 25 milhões de indianos vivendo fora da Índia, uma população expatriada maior do que a de países como Austrália, Chile e Moçambique. 

12 – Todos os anos, três mil corpos humanos são avistados boiando no rio Ganges, nas proximidades de Varanasi

13 – Por falar em Varanasi, a cidade sagrada dos hindus é uma das mais antigas do mundo: a região é habitada há cinco mil anos. 

14 – 600 milhões de indianos não têm banheiro em casa. Isso explica porque tanta gente faz as necessidades (números 1 e 2) em público. A falta de banheiros já foi chamada de vergonha nacional pelo governo. 


15 – Depois dos Estados Unidos, a Índia é o segundo país com mais falantes de inglês do mundo: são 225 milhões de pessoas. Quer se surpreender mais ainda? O terceiro colocado desse ranking é o vizinho Paquistão, que até 1947 era parte da Índia.  

16 – A Índia tem o sétimo menor índice de população carcerária do mundo. Na frente do gigante asiático só países como San Marino e Liechtenstein. 

17 – A cada ano nascem 27 milhões de indianos, número que equivale a população inteira de países como Venezuela e Arábia Saudita. 

18 – A Índia tem o menor consumo per capita de carne do mundo, além do maior número de vegetarianos do planeta. As vacas indianas agradecem. 

19 – O estado indiano de Meghalaya tem a fama de ser área mais úmida do planeta – em poucos lugares chove tanto quanto lá. 

Foto: Rajesh Dutta, Wikimedia Commons

20 – Da floresta para a falta de chuvas. O deserto do Thar, na fronteira da Índia com o Paquistão, é um dos maiores desertos subtropicais do mundo e foi durante séculos uma importante rota comercial.

21 – E, no norte, A Índia ainda tem grande parte do Himalaia, tornando o clima do país um dos mais diversos do mundo. E isso sem falar das monções. 

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Ver Comentários

  • Eu ando voltando aqui no blog toda hora para reler os antigos posts indianos. Que delícia vir espiar um post antigo e encontrar esse novinho em folha :)

    • Esse mês a gente está com muitos posts novos sobre a Índia, Mari.

      Tanto tempo depois e não conseguimos acabar de falar sobre o país - ainda faltam cidades, pontos turísticos, atrações... Em breve teremos posts sobre destinos do sul que visitamos, mas até hoje não escrevemos.

      Enfim, a Índia nunca acaba. hahaha

  • Olá Rafael!
    Preciso ir pra Índia antes de desencarnar...
    Estou procurando aquele livro de vocês, eu preciso pra me planejar, cadê?!:)
    Daqui para os próximo ano, temos que ter boas metas
    É uma questão de honra viajante... E eu aqui agora, estudando territorialidade, há de ser reflexões práticas, despretensiosas, chocantes, comoventes e desapegadas..
    Grata pelo empurrãozinho!
    Boa jornada, e nos apresente as boas novas sempre!!

Compartilhar
Publicado por
Rafael Sette Câmara

Posts Recentes

A História do Time de Futebol Mais Antigo do Mundo

“Eu estabeleci um ‘foot ball club’ onde a maioria dos jovens de Sheffield podem vir…

2 meses atrás

Comida Cubana: o que é a culinária típica do país

Qual é a típica comida cubana? Bom, depende. “Em Cuba, a gente tem que sempre…

2 meses atrás

Chá da Tarde Inglês: De Onde Veio a Tradição e Onde Tomar?

O chá da tarde, ou o afternoon tea, ou simplesmente beber chá em qualquer hora…

3 meses atrás

Hilda Furacão: passeio em Belo Horizonte sobre história de Roberto Drummond

O nome dela era Hilda Gualtieri Von Echveger, mas Belo Horizonte inteira - e o…

4 meses atrás

Ciénaga Grande: Como é a vida nas vilas aquáticas da Colômbia

Nas margens dos rios e lagos da região de Magdalena, na Colômbia, as aldeias palafíticas…

4 meses atrás

12 Livros Para Ler em 2024: nossas dicas de leitura

Procurando livros para ler em 2024? Esta lista é bastante diversificada e inclui apenas livros…

5 meses atrás