Tags:
Atlas: Grécia

Os principais pratos da comida Grega

Vou confessar uma coisa para vocês: este post me causou sofrimento. Escrever sobre a Grécia sem estar lá me mata um pouquinho. Eu simplesmente me apaixonei por aquele lugar! E é claro que a comida tem uma grande influência nesse amor.

Se eu amo a comida de um país, grandes são as chances de eu estender esse amor para todos os outros detalhes que encontro pela frente. Isso foi uma grande verdade para mim, principalmente em Tessalônica. Eu estava gostando da cidade, mas tinha algo que estava faltando. Isso foi até a hora do jantar. E, depois, eu ainda fiz um food tour no mercado central da capital da Macedônia Grega. Pronto, paixão instaurada.

Enfim, já deu para perceber que este post sobre comida grega é para quem curte um prato cheio. Reuni aqui não só os pratos e bebidas principais da culinária da Grécia, mas também um pouco da história e cultura da comida desse país. Porque acreditem, os gregos têm muito orgulho de sua cozinha e ingredientes frescos e típicos.

A cultura da comida grega

Comida grega mezo

Não teve um lugar que eu tenha sentado da Grécia onde não me servissem alguma comida junto com a bebida. Tal como os tapas espanhóis, os gregos valorizam os petiscos (ou melhor, meze), junto com seus bons drinks. Água também sempre vem como cortesia.

Sinceramente, dos 15 dias que passei por lá, só fui cobrada pela comidinha e a água umas duas vezes. No resto do tempo, era de graça e eles ainda repunham quando eu acabava de comer. Em duas ocasiões, serviram sobremesa de cortesia. Sério gente, como não amar um país que distribui sobremesa?

As tradições culinárias do país são uma mistura dos diversos povos que já ocuparam aquela terra. Tanto é que há muita semelhança entre a culinária grega e a turca, por exemplo. Mas claro, seus ingredientes tradicionais são o azeite – que realmente tem um gosto diferente do que estamos acostumados, ou seja, o português – as azeitonas, tomates, beringelas, frutos do mar, carne de cordeiro, queijos e iogurtes.

Moussaka

Imagine uma lasanha, mas sem massa. A moussaka é uma maravilhosa combinação de beringelas, carne de cordeiro moida, tomate, cebolas, azeite, molho branco e um monte de temperos. Esse prato também é tradicional na Turquia e você vai achar em qualquer restaurante grego, em geral num preço amigável. Vale dizer que é um prato um tanto quanto pesado.

Comida Grega Moussaka

Gemista

Gemista, em grego, significa recheado, e é exatamente a explicação para esse prato: tomate ou pimentão recheados com arroz e cozidos com molho e azeite. É uma receita bem simples, mas deliciosa, muito por conta do tempero. Esse foi um dos pratos mais citados quando eu perguntava para o pessoal do país: “qual sua comida grega favorita?”

Gemista Comida Grega

Souvlaki e Gyros

A versão grega para o fast food. Você acha para todos os lados e em geral custa 2,50 euros. O Souvlaki é tipo um churrasquinho, servido no prato ou no pão pita com molho, salada e batata frita. Já o Gyros é exatamente igual o tradicional kebab turco, com a diferença que eles também usam porco para aquela carne enorme que fica girando na vertical – aliás, o nome Gyros vem daí. Também vem no pita, com salada e molhos.

souvlaki e cerveja comida grega

O molho mais comum que acompanha não só esse tipo de fast food, mas também vem ao lado de um monte de pratos gregos, é o tzatziki. Eu sempre pedia sem tzatziki, basicamente porque o molho é feito de iogurte, pepino e alho e eu detesto pepino com todas as minhas papilas gustativas. Claro, eu até tentei provar, quando minha amiga grega cozinhou, mas foi a única coisa da culinária da Grécia que eu provei e não curti.

Frutos do mar

Um país que é composto por centenas de ilhas só podia ter frutos do mar como uma de suas bases alimentares. Basicamente, tem tudo quanto é tipo de peixes, camarões, lagostins, lagostas, mexilhões, polvo, etc. Cozidos, fritos, assados grelhados. Até alga eu comi, como parte da salada. O melhor é o preço: esse prato aí da imagem destacada, que servia bem duas pessoas, custou só 12 euros. Imagina o preço disso em São Paulo…

Queijo Feta

O Queijo Feta é provavelmente o queijo mais famoso da Grécia: coalhado, feito com leite de cabra e ovelha, tem uma cor esbranquiçada e uma textura meio diferente, meio granulada. Você encontra o Feta em diversos pratos da culinária grega, como a famosa salada grega (feita com feta, azeitonas, tomate, pepino, cebola, sal, pimenta, orégano e azeite) e tortas de massa folhada, como a Tiropita da foto abaixo.

Tyropita comida grega

Iogurte e mel

A essa altura, o mundo inteiro e as prateleiras de supermercados já sabem que o iogurte grego é um dos melhores que existem. Qual a diferença do iogurte comum? Eu achei bem menos doce e mais grosso e cremoso. Não tem nada a ver com o que está no supermercado, aliás. Em geral, eles comem o iogurte com mel e frutas secas. Mas prepare-se para ter que decidir entre vários tipos de mel, que realmente tem gostos bem diferentes. Eu provei vários, mas não consegui definir um favorito.

Iorgurte Grego

Uzo

O Uzo, ou Ouzo, é a bebida típica da Grécia, destilado do álcool feito com base de anis, que fica branco quando misturado com água. O Uzo pode chegar até a 50% de concentração alcoólica. Eu não sou muito fã de anis e preferi o Tsipouro, que dizem ter dado origem a produção do Uzo, já que começou a ser feito pelo monges ortodoxos do Mt Athos. O Tsipouro também é bem forte e pode ser tomado misturado com água.

Tsipouro bebida grega

Crédito: Phso2 – CC BY-SA 3.0

Frappé

Para todo lugar que eu olhava, sempre tinha alguém carregando um copão de café gelado. O que eu não sabia é que o Frappé foi inventado no país: uma mistura do café instantâneo batido com cubos de gelo, criado por acidente nos anos 50, por um funcionário da Nescafé, em Tessalônica. Além do frappé, você também vai encontrar vários tipos de café gelado, cappuccino freddo, café com sorvete, etc. É tipo a moda do verão, mas que dura o ano inteiro.

Frappe bebida grega


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

43 comentários sobre o texto “Os principais pratos da comida Grega

  1. oi tudo bem meu nome e Esther eu tenho 10 anos meu sonho e de facer gatronomia quero facer todotico de comida bem vc miajudol vemdo as comidas gregas bem legas para meus estudos porquer eu estol estudado a grecia bem muinto o brigada bem mirerponda ta
    O I MEIL E DA MINHAR IRMA TA mirespomde

      1. Olá Luiza, meu nome é Esthevao, gostei muito do seu post, está me ajudando para meu trabalho escolar. Desejo viajar muito pelo mundo tambem e conhecer lugares incríveis. Parabéns pelo seu trabalho, amei!!!

  2. Adorei cada detalhe citado!! Estou fazendo um trabalho de gastronomia e gostaria de saber mais sobre a gastronomia grega!! Tem como te contatar?? Bjs!!

    1. Oi Daniela,

      Tudo o que eu sei sobre a gastronomia grega está no post já! Não teria muito a te acrescentar para além disso, infelizmente.

  3. Eu que sou grego e vivo no Brasil praticamente desde que nasci me sinto lisonjeado quando vejo algum entusiasta da nossa cozinha. Parabéns pelo post e obrigado pelos elogios, em nome de todos os gregos.

  4. Fiquei encantada com a descrição entusiástica e verdadeiramente sentida desta viagem/realidade gregas.
    Não posso viajar mais do que uma vez por ano, mas já está na minha lista de preferências- Obrigada

  5. oi Luiza, faltou na sua lista a Spanakopita, que acho que é muito mais saborosa que muitos pratos descritos… ñão sei se vc conhece mas é um pastelzinho/torta assada de massa filo com espinafre e queijo feta…

  6. BOA NOITE. EU E MINHA FILHA DE SETE ANOS ESTAMOS FAZENDO UMA PESQUISA PARA UM TRABALHO DE GEOGRAFIA DA ESCOLA E ESTAMOS ENCONTRANDO DIFICULDADES EM ACHAR QUAIS OS ALIMENTOS MAIS CONSUMIDOS PELAS CRIANÇAS NA GRÉCIA. PEÇO SUA AJUDA ,POR FAVOR.

    AGUARDAMOS ALGUMA RESPOSTA

    PS TEMOS QUE ENTREGAR AMANHÃ

    1. Oi Vescio,

      Desculpe não responder a tempo. Mas a resposta estava no post mesmo, as crianças na Grécia comem os pratos típicos e a culinária mediterrânea.

  7. UAL! Eu to ficando apaixonada só pelos posts! EU pretendo ir pra lá ano que vem.
    Uma coisa que não entendi, sobre te darem refeições por cortesias rsrs. Isso é uma prática comum no país?

  8. Olá Luiza voce só me deixou mais ainda com saudades dessa terra maravilhosa que carrego no sangue meu nome é Ana Fifas sou filha de gregos minha mãe da ilha de Creta e Meu pai já falecido de Atenas estive na Grécia em 1984 e voltei em 1986 e nao consegui mais voltar morro de saudades pois conheci a Ilha de Creta de ponta a ponta e fiquei encantada amo a culinária grega e aprendi a fazer muitas coisas com minha mãe e estou pretendendo voltar lá novamente em breve quem sabe esse ano se Deus quizer temos parentes que moram lá eu nunca deveria ter voltado e se for é pra ficar um abraço

  9. Luiza, Boa Tarde!
    Estive na Grécia em 1987 e fiquei maravilhado com a culinária também, estive em alguns restaurantes, principalmente os de bairros pobres, o qual achei a culinária mais típica e temperos realmente enraizados…
    Gostaria de saber se vc tem a receita do arroz branco que eles fazem com um toquezinho “sutil” de azeito (kkkkkk), vamos dizer assim, encharcado no azeite…
    por enquanto, um grande abraço
    E parabéns pela matéria
    Fábio

  10. Olá Luiza tudo bem ? Meu sonho ir para este lugar mágico, mas isso penso em fazer em 2017, será em média quando eu gasto de hotel e comida por uns 10 dias ? E aonde vc me aconselha ir ? Abraços.

  11. Boa Noite Luiza,

    Meu nome é Lucas, sou professor de Filosofia no ensino médio. Bem, leciono em curso técnico de nutriçao e todos os anos tem um festival gastronômico, esse ano o tema sao comidas tipicas do mundo. advinha com que país fiquei responsável? pois é, a equipe que ficou com a Grecia me convocou pra eu ser o padrinho, e eu nao quero fazer feio. gostei do teu artigo, por isso peço sugestao quanto ao prato que cairia bem apresentarmos num festival de gastronimia?

    abç. Lucas Nasciment

  12. Faz 3 dias que cheguei da Grécia, e vim correndo achar a receita de tzatziki, que ao contrário de vc. eu amei, e pedia em todas as refeições.Tudo muito bom lá e a simpatia deles e comovente.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.