A Verónica Santos, leitora do 360, voltou recentemente da Tailândia. Lá, ela viveu uma experiência fantástica: passou uma noite na Maya Bay, famosa em todo o mundo por causa do filme “A Praia”. O lugar é uma reserva ambiental. Quem visita a praia durante o dia precisa enfrentar a concorrência de vários turistas, mas quem passa a noite por lá encontra o lugar praticamente vazio. Veja o relato da Verónica.
Atenção: Maya Bay está fechada por tempo indeterminado pelo Governo da Tailândia para a recuperação ambiental, que encontrava-se degradado pelo excesso de turismo. A previsão de abertura é para 2021, data ainda não confirmada.
Leia também:
• Onde ficar em Phi Phi: dicas de hotéis
• O que fazer em Phuket: melhores atrações
• Onde ficar em Phuket: melhores praias
• Passeios de barco na Tailândia: evitando roubadas
Como dormir na Maya Bay: a praia mais famosa da Tailândia
No dia 01 de Maio de 2014, eu e o meu marido passamos a noite em Maya Bay, e é tão difícil escrever sobre essa experiência que ainda hoje tenho dificuldade em acreditar que o fiz e que a “ilha” existe.
Para quem sonha ir a Maya Bay, fazer uma excursão durante o dia (e eu também a fiz) é uma desilusão – a praia fica lotada de pessoas que se acotovelam para tirar uma foto sozinhas, não é possível!
Assim, para os verdadeiros apaixonados pelo filme “The Beach” é possível, juntamente com +- 20 pessoas, ter a praia só para si.
No porto das Phi Phi todas as lojas vendem a excursão, mas, na realidade, só há um casal de australianos que o faz, por isso o preço é o mesmo. Aconselho a reservar com antecedência, como eu o fiz, pelo site.
Quem comprar a excursão não precisa preocupar-se com as malas, porque pode deixá-las no escritório da empresa. O barco encontra-se no porto e diz sleap abroad, partindo às 15:00.
Nos dias anteriores, tivemos um pouco de receio, porque ficamos hospedados em Long Beach, bem de frente para Maya Bay, e durante a noite pensávamos muitas vezes em como seria acampar naquela ilha sem absolutamente nada (e com desconhecidos). Decidimos assim tomar duas precauções: 1º – visitar Maya Bay numa excursão normal (para o caso de decidirmos não ir); e 2º – fomos visitar o escritório que de imediato nos pareceu muito credível.
A equipe é super simpática e profissional e explica tudo o que vamos fazer nesse dia e no seguinte. Antes de chegarmos a Maya Bay, tivemos oportunidade de fazer snorkeling num ponto fantástico para a prática da modalidade, com calma e com equipamento desinfetado (ao contrário das excursões comuns que não têm o mínimo de cuidado e param em qualquer lugar) e foi simplesmente maravilhoso e lindo ver o fundo do mar. Digo fundo do mar porque a água é tão cristalina que se vê mesmo tudo. Logo nesse primeiro contato percebe-se o quão profissionais são, pois estão sempre na água conosco e a contar o número de pessoas.
Quando se chega a Maya Bay, ainda tem algumas pessoas lá, mas elas rapidamente desaparecem. Aí é mesmo aproveitar para explorar a ilha e ter um lindo pôr do sol só para nós. É muito romântico.
Depois, um dos responsáveis chama por todos para o interior da ilha, porque já escureceu, e começa a tocar a música do filme, todos nos sentamos em roda, e são feitos jogos, é super divertido.
É servido o jantar e em seguida oferecem um balde de vodka enquanto todos se divertem ao som da música e com os jogos, até os mais tímidos são envolvidos, porque o staff é extremamente simpático.
Em seguida, começa a aventura (para os que quiserem), que é ir descobrir a ilha à noite. Fomos para o areal e ao colocar os pés na água a mesma estava cheia de plâncton. Não demorou muito e um grupo de japoneses se juntou à festa para tentar fotografar o plâncton!
Os animadores também se juntaram e começaram a cantar na praia, todo o grupo ficou sentado na areia a admirar aquela beleza toda.
Depois, fomos num barco menor, para o barco do Sleap Abroad (penso que deveria ser perto da meia noite). No caminho o barco é iluminado pelo Plâncton, algo indescritível. Chegados ao barco, quem quiser pode atirar-se ao mar para ficar iluminado com o Plâncton. Todos estão felizes, é como se estivéssemos num filme em câmara lenta. Depois disso, é hora de dormir a olhar para o céu.
Ao amanhecer, acordamos cedo para ser os primeiros a chegar à ilha, e ela está lá, vazia, sem ninguém, e é tão tão linda! Aproveitamos para tirar fotos, e não precisamos falar, nem nos entender, para perceber o que vai na cabeça de cada um!
Passadas mais ou menos uma hora, assistimos à corrida dos barcos que queriam ser os primeiros a chegar.
Se me perguntarem se aconselho? Aconselho, aconselho muito muito! É lindo, divertido, romântico! Sentia-me embriagada (não da vodka, mas daquela beleza). De certeza que serão os melhores 3000 bahts das vossas vidas! A ilha é muito bonita e a água é maravilhosa.
Onde ficar em Phi Phi
Como a Maya Bay encontra-se fechada, uma alternativa para ficar perto do paraíso é se hospedando em Phi Phi Don, a ilha habitada do arquipélago.
Veja algumas recomendações de hotéis em Phi Phi:
- P2 Wood Loft (Tonsai 3 estrelas, 150 metros da praia)
- Phi Phi Inn (Tonsai pousada econômica, 50 metros da praia)
- The Pier 519 (Tonsai, Considerado o melhor hostel de Phi Phi)
- Phi Phi Don Chukit Resort (Tonsai East resort com opção de bangalôs)
- Dee Dee Sea Front (Loh Dalum, Pousada)
- Phi Phi Indigo (Loh Dalum, hotel)
- P.P. Casita (Loh Dalum, Adults Only)
- Zeavola Resort (Laem Tong, 5 estrelas)
- Holyday Inn Resort (Laem Tong, 4 estrelas)
Encontre mais hotéis em Phi Phi
Seguro de viagem na Tailândia
O seguro de viagem não é obrigatório para viajar para a Tailândia. Nós, no entanto, não recomendamos que você embarque para essa ou qualquer outra viagem sem um. No caso de uma emergência médica, roubo, extravio de bagagem ou necessidade de interromper a viagem por conta de algum grande imprevisto, você estará protegido.
Na Tailândia, onde muitas vezes os turistas participam de atividades radicais, como caiaque, snorkel ou mergulho, é ainda mais importante contratar uma boa cobertura que te proteja caso você sofra qualquer acidente durante essas atividades e se machuque.
Para cotar o seu seguro, nós recomendamos a Seguros Promo, um buscador que compara os melhores preços e coberturas do mercado e te ajuda encontrar o melhor custo/benefício para a sua viagem. Clique aqui para fazer sua busca e garantir um cupom de desconto para os leitores do blog ou utilize a caixa abaixo:
Obrigado pelos relatos…Estou planejando ir p Tailândia no dia 24/12/2015, ficando uns dias em Bangkok, depois Chiang Mai e logo em seguida para Krabi (dia 2 de janeiro). Espero conseguir fazer essa aventura tbm…
Tivemos o privilégio de passar nossa noite de reveillon em Maya Bay com o pessoal do sleep aboard. Como era uma noite especial e o grupo era um pouco maior do que de costume, fomos presenteados com a chance de dormir NA AREIA. Não voltamos pro barco, passamos a noite toda na praia mesmo. Foi uma das experiências mais fantásticas que vivemos na Ásia. A festinha de reveillon rolou a noite com música, churrasco, cervejinha e buckets. Depois da virada todo mundo mergulhou naquele cenário deslumbrante, a lua estava cheia e os paredões de pedra todos iluminados! Aos poucos a galera foi pegando suas esteiras e cobertas e se espalhando pela praia pra dormir (alguns casais aproveitaram pra dar uma “escapulida” a uns cantinhos mais reservados…). Um último grupo não desistia de aproveitar um pouco mais o paraíso e formou uma rodinha de violão até o sol nascer. Eu estava lá. <3
Para mim foi uma experiência sensacional!!
Estávamos em mais ou menos 20 pessoas. Praticamente metade eram brasileiros.Foi a primeira vez que fiz snorkel e vi os corais. A praia é linda, não tem o que discutir. Ficamos por algum tempo deitados na areia a noite só vendo o céu estrelado e a silhueta dos paredões de pedra. Quando andamos perto da água o chão brilhava, ficava azul. Plânctons!! Durmi no teto do barco com o céu estrelado em cima!!
Eu, ao contrário, fiquei um pouco decepcionado com a experiência, talvez devido à alta expectativa.
Peguei 2 marés vazantes, das 19h e 8h do dia seguinte e a cor do mar em nada se compara aos horários de maior incidência do sol, até pq os morros que rodeiam a praia são muito altos, então a água não era aquele verde que vi ao meio-dia, com a praia lotada.
Ola!
A gente precisa levar a barraca ou eles oferecem o acampamento??? 3.000 baths equivale a quantos reais hj, vcs sabem me dizer?
Grata!
Oi Ana Laura, pelo que está escrito no site as pessoas dormem no barco que fica ancorado a alguns metros da praia. Eles fornecem sacos de dormir,travesseiros e vc pode dormir no interior do barco ou no deck coberto. Eu comprei na semana passada e ficou R$254 mais IOF de R$16.
Oi! Você recomendaria esse passeio pra quem esta viajando sozinha ou a atmosfera é romantica demais pra desbravadores? Hahaha
Vá!!!
Ja ate agendei! Obrigada pela dica valiosa.
Quando você vai Natalia?
No dia 20 de fevereiro, se não me engano. Agendei pelo site mesmo.
Eu saio do Brasil dia 20 . Devo ir pra ilhas phi phi dia 25 ou 26. Vou agendar pelo site também, ser der nos conte sobre essa incrível experiência. Qqer coisa meu instagram é @hbmotta.
Contarei sim, Henrique!
Adorei essa dica! vou fazer e depois conto para vocês!
Dica perfeita! Adorei. Valeu por fazer uma descrição tão detalhada desse tour, o que com certeza foi determinante para realizar esse passeio, acho que se não foi o melhor foi um dos melhores que fiz na vida.
Abs,
Fiz isso em novembro do ano passado. A experiência com os plânctons e o céu estrelado de lá foram um dos pontos altos da viagem, junto com os elefantes em Chiang Mai e o mergulho em Khao Lak.
Também recomendo… apenas com uma pequena ressalva: o barco era para ser umas 15 pessoas e tinha 20 (ou deveria ter 20 e tinha 25, não lembro). Segundo eles, o motivo foi porque colocaram no mesmo barco o pessoal do Sleeping Aboard (o que dorme ancorado na Maya Bay) e do Plancton Tour (o passeio que não dorme).
Mas, fora esse pequeno contratempo, foi sensacional. \o/
Em breve estarei na Tailândia
E com certeza vou visitar essa praia linda