fbpx

Balneário Camboriú: o que fazer em 2, 3 ou 5 dias na cidade

Na dúvida sobre o que fazer em Balneário Camboriú? Com um bondinho, um Cristo, mata atlântica e praias de todos os tipos, esse já era um destino que me agradava. Minha primeira passagem por lá foi em janeiro de 2011, e deixou ótima impressão.

E, porque? Com praias, mata atlântica, uma estátua do Cristo e um famoso passeio de bondinho. Parte da receita que faz do Rio de Janeiro lindo também está presente em Balneário Camboriú. Não é a toa que esse é o maior destino turístico do litoral de Santa Catarina. E olha que nem falei dos gringos, que lotam os hotéis da cidade catarinense.

Só que minha primeira passagem por ali foi uma viagem de família. Com isso, não pude testar algumas das coisas que tornam Balneário famoso, como a noite cheia de opções e algumas das atrações turísticas.

Pois bem, conheci essa outra face do maior balneário catarinense anos depois. Esse post é um compilado de dicas dessas duas passagens pela cidade. Então vem comigo nesse guia completo sobre o que fazer em Balneário Camboriú, com os principais pontos turísticos e atrações da cidade!

Prédios e Infraestrutura em Balneário Camboriú

O que fazer em Balneário Camboriú? Dicas de viagem

Foto: Orla de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é uma cidade relativamente pequena, com apenas 145 mil habitantes. Mas no verão o lugar vira metrópole e vê sua população ultrapassar a marca de um milhão.

Toda essa gente só cabe lá porque a cidade tem uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Oi? Densidade de prédios? Sim, se na química a densidade é a divisão da massa pelo volume, a de prédios é a quantidade deles pela área ocupada.

Mas vamos parar de falar de coisa chata antes você mude de blog. O ponto é que lá tem muito prédio em pouco espaço.

Por isso a cidade fica vazia na baixa temporada, mas é capaz de realizar o milagre de multiplicação de habitantes no verão. Um fenômeno mais ou menos parecido com o que rola em Guarapari, só que no balneário capixaba a invasão é de mineiros, não de argentinos.

É que todo esse amontoado de edifícios faz a Praia Central, com cerca de sete quilômetros de extensão, ter tanta infraestrutura quanto qualquer praia urbana de cidades maiores. Restaurantes, hotéis, quiosques e pousadas estão por todos os lados, basta sair da areia e atravessar o movimentado calçadão.

Se no quesito urbanização a Praia Central é a melhor de Balneário Camboriú, os arranha-céus da cidade podem atrapalhar alguns banhistas.

É que os prédios fazem sombra na areia da praia durante a tarde. Troll face para quem se deitou na areia para pegar um bronzeado, mas acordou numa sombra gigantesca, causada pela falta de planejamento urbano do governo municipal.

O que fazer em Balneário Camboriú: pontos turísticos

Veja agora uma lista com as principais atrações da cidade!

Praias de Balneário Camboriú

Por do sol em Balneário Camboriu

Se a Praia Central dá sombra, há outros cantos para curtir o sol em Balneário Camboriú. Basta pegar a rodovia Interpraias, que tem cerca de 15 quilômetros e, como o nome diz, liga as praias da cidade.

A cidade é cercada por algumas das praias mais bonitas do Brasil, então prepare o protetor solar, arrume a sua canga e vem comigo descobrir as principais praias que você não pode deixar de visitar!

Nesse lado de Balneário ainda existem muitas pousadas, mas o movimento de pessoas cai. Mesmo em alta temporada, nós praticamente não tínhamos concorrência na areia.

As praias do Estaleirinho, do Estaleiro,  Taquaras, Taquarinhas, Laranjeiras e do Pinho atendem a todos os tipos de banhistas, até mesmo aos que curtem pegar uma praia sem o inconveniente de ter que usar trajes de banho.

É que  a Praia do Pinho foi a primeira praia de naturismo oficial do Brasil. Você até pode entrar na areia, mas suas roupas não podem te acompanhar.

Se você não tem muito tempo na cidade, considere contratar uma excursão para conhecer as principais praias!

1. Praia Central

Sem dúvidas, a Praia Central é o coração de Balneário Camboriú. É aqui que a maioria das coisas acontece. Com uma extensão de 7 km, a praia é cercada por arranha-céus, bares, restaurantes e um calçadão perfeito para uma corridinha ou passeio de bicicleta. E ah, a vida noturna aqui é incrível! Não deixe de conferir.

2. Praia dos Amores

A Praia dos Amores é um verdadeiro recanto de paz, bem ao lado da agitada Praia Central. Aqui, o clima é mais tranquilo, perfeito para quem quer curtir uma praia com vibe mais sossegada. E para os surfistas de plantão, as ondas aqui são um prato cheio!

3. Praia de Laranjeiras

Pegue o bondinho aéreo do Parque Unipraias e desça direto na Praia de Laranjeiras. Essa pequena praia é um charme só, com águas calmas e clarinhas, além de uma boa estrutura de bares e restaurantes à beira-mar. Ótima opção para a família toda.

4. Praia do Estaleiro

Um pouco mais afastada do centro da cidade, a Praia do Estaleiro é um paraíso para quem curte um contato mais próximo com a natureza. A praia é mais selvagem, com uma vegetação de restinga preservada e um mar de tirar o fôlego. O surfe por aqui também é sensacional!

5. Praia do Buraco

Bem ao lado da Praia Central, a Praia do Buraco é outro local fantástico para se visitar. Com um mirante que oferece uma vista panorâmica da cidade e do mar, a praia é perfeita para quem busca um lugar mais tranquilo e com uma vista de cair o queixo.

4. Praia de Taquaras

Se você procura uma praia com clima tranquilo e paisagem de cinema, então Taquaras é o seu lugar. Com águas calmas e uma extensa faixa de areia, a praia é ideal para curtir com a família ou fazer um churrasquinho com os amigos. E que tal uma partidinha de vôlei de praia ao pôr do sol? Fica a dica!

5. Praia de Taquarinhas

Agora, se você é do time dos aventureiros e adora um lugar mais selvagem, Taquarinhas vai te conquistar. A praia é acessível apenas por trilha, mas a recompensa vale a pena: um mar azul de tirar o fôlego e uma praia praticamente deserta. Prepare a câmera porque as fotos vão ficar incríveis!

6. Praia de Laranjeiras

Bora pegar o bondinho? A Praia de Laranjeiras é um verdadeiro cartão postal de Balneário Camboriú. Com águas calminhas e claras, é perfeita para um mergulho ou para quem curte esportes aquáticos como stand up paddle. E o melhor: tem vários bares e restaurantes pé na areia para você aproveitar o dia inteiro.

7. Praia do Pinho

Agora, se você é adepto do naturismo, ou tem curiosidade, a Praia do Pinho é a sua cara. Considerada a primeira praia de naturismo oficial do Brasil, é um lugar de respeito e harmonia com a natureza. Não se preocupe se você é novato, a parte sul da praia é para quem ainda não está totalmente confortável em ficar completamente nu.

Avenida Atlântica

Se tem um lugar em Balneário Camboriú que você não pode deixar de explorar, é a famosa Avenida Atlântica. Esse é o cartão-postal de Balneário. Localizada à beira-mar, a avenida se estende por toda a extensão da Praia Central e é o palco de várias atividades que a cidade tem para oferecer. Seja dia ou noite, sempre tem algo acontecendo por aqui.

Para começar o passeio, que tal uma corridinha ou um passeio de bicicleta pelo calçadão da avenida? É uma ótima maneira de se exercitar e, ao mesmo tempo, curtir a vista. Ah, e não se esqueça de parar em um dos muitos quiosques para saborear um coco geladinho ou uma água de coco.

Se você gosta de compras, vai adorar os muitos comércios que a Avenida Atlântica tem para oferecer. De lojas de grife a lojas de souvenires locais, tem de tudo um pouco. E para quem é fã de arte, não deixe de conferir os vários artistas de rua que mostram seu talento ao longo da avenida.

A Avenida Atlântica também é conhecida pela sua vida noturna animada. Bares, clubes e restaurantes se alinham ao longo da avenida, oferecendo uma variedade de opções para todos os gostos.

Experimente a culinária local, dance até o amanhecer ou simplesmente aproveite um drink enquanto observa o movimento.

Parque Unipraias

Teleféricos do Unipraias, em Balneário Camboriú

Entre a Praia das Laranjeiras e a Praia Central fica um pedaço de mata atlântica. E dentro dela está o Unipraias, uma espécie de parque temático natural que oferece atividades como arvorismo, trilhas ecológicas e tirolesa.

O Parque Unipraias é um dos principais pontos turísticos de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Inaugurado em 1999, é o único no mundo que liga duas praias através de bondinhos aéreos, que por si só são uma atração imperdível. São 47 bondinhos que interligam três estações ao longo de um percurso de 3250 metros: Barra Sul, Mata Atlântica e Laranjeiras.

1. Bondinhos Aéreos

A aventura começa no bondinho aéreo, uma das principais atrações do Parque Unipraias. O passeio oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego de toda a cidade, incluindo a Praia Central, o Oceano Atlântico e a Mata Atlântica.

São 47 bondinhos interligando três estações: a Barra Sul, a Mata Atlântica e a Laranjeiras. Mas atenção, galera: não se esqueçam de verificar os horários de funcionamento antes da visita e, claro, preparar a câmera para as fotos incríveis!

2. Praia de Laranjeiras

Após um passeio deslumbrante de bondinho, você desembarcará na Estação Laranjeiras, onde encontrará a charmosa Praia de Laranjeiras.

Com águas calmas e cristalinas, a praia é perfeita para um mergulho refrescante. Além disso, há uma ótima infraestrutura de bares e restaurantes à beira-mar, onde você pode saborear pratos deliciosos da culinária local.

3. Parque Ambiental

A Estação Mata Atlântica, localizada no topo do Morro da Aguada, é a casa do Parque Ambiental.

Aqui, você pode fazer uma trilha pela mata nativa e aprender mais sobre a fauna e flora da região. Há painéis informativos ao longo do percurso e até uma mini fazenda para a criançada.

Não deixe de visitar o mirante, que oferece uma vista de 360º da região – é de cair o queixo!

Dica importante: leve um calçado confortável para aproveitar a trilha e não se esqueça do repelente.

Cristo Luz

Se o Rio tem o Cristo Redentor, Balneário Camboriú tem o Cristo Luz. Com 33 metros de altura – poucos a menos que a estátua carioca – o Cristo de Balneário foi inaugurado em 1997 e fica no alto de um morro, pertinho do centro da cidade.

De lá, além da estátua, o visitante tem uma das vistas mais bacanas de Balneário. Por que Cristo Luz, e não redentor? É que esse não tem os dois braços abertos, como o Cristo do Rio de Janeiro, mas apenas um. O outro braço segura um canhão de luz, que ilumina a cidade durante a noite.

O complexo do Cristo Luz está aberto para visitação todos os dias da semana. Há um ônibus panorâmico que sai do centro da cidade e leva até o monumento, com passeios diurnos e noturnos. O transporte é cobrado à parte e tem saídas regulares.

Durante a visita, além da estátua, o complexo oferece atrações para toda a família, incluindo lojas de souvenires, área de alimentação e espaço para eventos.

Recomendamos chegar no final da tarde para aproveitar a vista do pôr do sol e ver a iluminação do Cristo ao anoitecer, que é realmente espetacular. Garanta suas entradas com antecedência aqui.

Visite o Beto Carreiro World

O Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina e um dos maiores do mundo! Localizado em Penha, a cerca de 35 km de Balneário Camboriú, o parque é dividido em várias áreas temáticas, como o Mundo Animal, Velho Oeste, Ilha dos Piratas, Terra da Fantasia e muitas outras.

O parque tem atrações para todas as idades. Para os amantes de adrenalina, destaco a “FireWhip”, a única montanha-russa invertida do Brasil, e a “Big Tower”, uma torre de queda livre de 100 metros de altura.

Para a criançada, o “DinoMagic”, um passeio de trem que passa por uma floresta repleta de dinossauros, e o “Mundo Beto Carrero”, uma área dedicada às crianças com diversos brinquedos, são imperdíveis.

Além disso, o parque oferece shows ao vivo incríveis, como o “Blum”, um espetáculo com acrobacias aquáticas, e o “Monga”, um show de transformação que vai deixar todos de boca aberta.

Há transfers que saem de Balneário para o Beto Carreiro. Você pode contratar o seu com antecedência aqui.

Dicas para a visita

  1. Compre os ingressos com antecedência: Isso vai evitar filas na entrada do parque.
  2. Use roupas e sapatos confortáveis: Você vai andar bastante, então, é importante estar confortável.
  3. Chegue cedo: O parque é enorme e há muito o que ver e fazer. Chegando cedo, você pode aproveitar ao máximo.
  4. Fique de olho no clima: Algumas atrações podem ser canceladas em caso de chuva.
  5. Plano de alimentação: Existem várias opções de restaurantes e lanchonetes no parque, mas prepare o bolso, os preços costumam ser mais altos.
  6. Não perca os shows: Eles são um dos grandes diferenciais do Beto Carrero World.

Passeio de barco pela baía

Existem várias opções de passeios de barco para escolher, dependendo do seu gosto e do seu bolso. Há desde opções mais tranquilas, como o passeio de escuna, que percorre a orla e algumas ilhas próximas, até opções mais emocionantes, como o passeio de lancha ou até mesmo de jet ski.

Há ainda o famoso Barco Pirata, que além de percorrer belas paisagens, proporciona uma viagem ao tempo, com personagens fantasiados e encenações temáticas durante o percurso. Esse é um passeio muito legal para crianças e você pode garantir seu lugar aqui.

Independentemente do passeio escolhido, você pode esperar vistas maravilhosas da cidade e da costa. Além disso, você terá a oportunidade de ver de perto algumas das ilhas e praias mais bonitas da região, como a Ilha das Cabras e a Praia das Laranjeiras.

Muitos passeios também incluem paradas para banho, então prepare-se para mergulhar nas águas cristalinas do Atlântico! Além disso, não se surpreenda se você avistar golfinhos ou até mesmo tartarugas marinhas durante o passeio.

Roteiros para 2, 3 ou 5 dias em Balneário Camboriú

Se mesmo com todas as dicas acima, você não sabe por onde começar, estamos aqui para te ajudar! Veja abaixo alguns roteiros prontos para usar na sua viagem!

Roteiro de 2 dias em Balneário Camboriú

Dia 1: Comece seu dia na Praia Central, aproveite para dar um mergulho, tomar sol e caminhar pela Avenida Atlântica. Depois, que tal um almoço em um dos diversos restaurantes à beira-mar? No período da tarde, a sugestão é o Parque Unipraias. Você pode pegar o bondinho e curtir uma vista incrível, além de visitar a Praia de Laranjeiras.

Dia 2: Neste dia, é hora de visitar o Cristo Luz. Você pode passar o dia em alguma outra praia e ir no final da tarde para aproveitar a vista panorâmica da cidade e assistir ao pôr do sol. À noite, o Cristo se ilumina e oferece um espetáculo à parte.

Roteiro de 3 Dias em Balneário Camboriú

Dia 3: Reserve este dia para fazer um passeio de barco pela costa. Escolha entre as diversas opções disponíveis e aproveite para ver a cidade de um ângulo diferente. Se o passeio permitir, dê um mergulho em alto-mar.

Roteiro de 5 Dias em Balneário Camboriú

Dia 4: Que tal um dia de diversão no Beto Carrero World? O maior parque temático da América Latina fica próximo a Balneário Camboriú e é uma excelente pedida para um dia inteiro de aventuras.

Dia 5: No último dia, sugerimos uma visita às praias mais afastadas, como Taquaras, Taquarinhas e a Praia do Pinho. São locais mais tranquilos e com uma beleza natural impressionante.

Lembrando que este é só um guia, ok? A cidade tem muito mais a oferecer e a melhor parte de viajar é descobrir novos lugares e experiências.

Onde comer em Balneário Camboriú: restaurantes testados por nós

  • Pharol Porto Cabral: um bar flutuante que fica a poucos metros da praia. Como não poderia deixar de ser, ali o cardápio era de frutos do mar.
  • Casa do Camarão: fica na Praia das Laranjeiras. Pra mim, a melhor praia de Balneário Camboriú, bonita, tranquila e com bons restaurantes e quiosques.
  • Guacamole: um restaurante de comida mexicana. Tudo bem que parece ser uma alternativa melhor para o jantar do que o almoço, já que ali você vai encontrar música-quase-mexicana, cantada por  mariachis brasileiros, mas bem engraçados, além de doses de tequila gratuitas, sempre que o tequileiro te desafiar a isso.
  • Taj Bar: serve comida oriental (indiana e tailandesa, entre outras) em um ambiente legal que conta com decoração e clima bem interessantes.

Onde ficar em Balneário Camboriú: dicas de hotéis

Como você já devem ter reparado, podemos dividir as praias de Balneário Camboriú em duas partes:

  • Praia Central, onde está a maior parte dos hotéis e do agito de Balneário.
  • As praias da Rodovia Interpraias, na região sul da cidade, e que são bem mais tranquilas. São seis praias: Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho.

Para saber as vantagens e desvantagens de cada uma deles, leia nosso guia completo sobre onde ficar em Balneário Camboriú.

Abaixo, separamos algumas das melhores opções de hospedagem na cidade:

  • Duas piscinas, spa, academia e toda a estrutura de lazer. Assim é o Resort Refúgio do Estaleiro, que fica na praia de mesmo nome. Diárias a partir de R$ 1200.
  • Hotel Rieger: Três piscinas, muito conforto e opção de quartos com hidromassagem. A localização é muito boa e as diárias ficam em torno de R$ 400. 
  • Kasa Hostel Resto Bar: Fica na Avenida Central. Cama em dormitório por R$ 140. 
  • Pousada OceAnas: Pousada simples e pé na areia em Estaleiro. Diárias a partir de R$ 250.

Como se locomover em Balneário Camboriú

Se você é do tipo que adora uma caminhada, vai achar uma delícia passear pelo centro da cidade. Balneário Camboriú é segura e boa parte das atrações turísticas estão pertinho uma da outra.

Para quem curte um passeio de bike, a cidade oferece uma excelente infraestrutura para ciclistas, com diversas ciclovias espalhadas pelo município.

Já para quem prefere a praticidade do transporte público, os ônibus de Balneário Camboriú são uma alternativa eficiente e econômica, perfeita para quem quer visitar os pontos turísticos mais afastados, como o Cristo Luz e o Parque Unipraias.

Táxi e Uber também são opções viáveis para quem prefere um transporte mais rápido e confortável. Por fim, embora seja possível alugar um carro, se você quer mais liberdade para explorar as praias no seu tempo, é uma boa ideia explorar a cidade de carro.

Para isso, costumamos usar o site da Rent Cars, que compara os preços oferecidos pelas principais empresas do mercado. Basta determinar as datas da sua viagem, escolher o modelo e fazer a reserva. Nesse texto aqui damos o passo a passo para você reservar seu carro pela internet e garantir o melhor custo/benefício.

Melhor época para visitar Balneário Camboriú

A melhor época para visitar Balneário Camboriú é no verão. Se você gosta de sol e calor e não se importa com a multidão, é nesse momento em que a cidade fica super animada e todas as atrações estão a todo vapor.

Agora, se você prefere um clima mais tranquilo e quer evitar as multidões, a primavera e o outono são ótimas escolhas. O clima ainda é agradável, mas a cidade está menos movimentada. No inverno, a cidade é mais tranquila e você pode encontrar boas ofertas de hospedagem, apesar do tempo ser um pouco mais frio para as praias.

Dicas de segurança em Balneário Camboriú

Como em qualquer destino turístico, é importante ter algumas precauções em Balneário Camboriú. Embora a cidade seja bastante segura, ainda assim, mantenha seus pertences sempre à vista, especialmente na praia.

Além disso, se você vai aproveitar a vida noturna, lembre-se de beber com moderação e de não deixar suas bebidas sem supervisão. Se for dirigir, não beba. Segurança sempre!

Eventos e festivais locais

Balneário Camboriú tem um calendário de eventos bem recheado ao longo do ano. Dentre eles, o Carnaval de Balneário é bastante conhecido e animado, com desfiles de escolas de samba e blocos de rua.

No final do ano, as celebrações do Natal Luz de Balneário Camboriú e o Réveillon atraem muitos visitantes com decorações incríveis, shows e uma das queimas de fogos mais bonitas do Brasil.

Além disso, a cidade costuma sediar eventos esportivos, como campeonatos de surf e vôlei de praia, e festivais culturais. Então, vale a pena conferir a programação da cidade no período em que você planeja visitar.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Balneário Camboriú: o que fazer em 2, 3 ou 5 dias na cidade

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.