Guia de monções asiáticas

Guia de monções asiáticas

Não é segredo para ninguém que lê o blog há algum tempo que a nossa temporada na Tailândia não foi exatamente agradável. A gente coloca boa parte da culpa disso na nossa burrice no planejamento nas monções. Foram dias e dias de chuva que não nos permitiam ir nem na esquina comprar pão.

Logo, posso dizer com categoria – se tem uma coisa que você não quer enfrentar na vida são as monções asiáticas. Elas são causadas por um aquecimento assimétrico da terra e do mar, fenômeno que acarreta mudanças sazonais da circulação de ar e das chuvas na região. Isso quer dizer que viajar para qualquer país do outro lado do mundo durante esse período pode ser um dos piores perrengues de viagem que você vai enfrentar, chegando até a colocar sua vida em risco, dependendo da gravidade dos tufões e chuvas torrenciais.

Vai viajar? Ache passagens em promoção para a Ásia

Reserve conosco seu Seguro de Viagem com desconto!

Para ajudar a vida de quem está planejando uma viagem pela região, montamos uma listinha bem organizada de quando ocorrem as monções em cada país.

Índia

As monções na Índia vão de junho a setembro. É uma época extremamente quente e úmida, com riscos de enchentes devido às chuvas torrenciais.  Uma boa época para visitar a Índia é de novembro a abril, quando as temperaturas estão um pouco menos elevadas – no norte, de dezembro a fevereiro o inverno é rigoroso, já mais ao Sul, em Mumbai, a temperatura fica na casa dos 30 graus. Foi exatamente nessa época que estivemos lá, quando não tivemos problemas.

Nepal

O Nepal segue o mesmo regime de monções que a Índia, ou seja, junho a setembro. Como é um país que muita gente vai fazer caminhadas, o ideal é viajar para lá numa época não tão quente, nem tão fria, e principalmente seca. Outubro é o mês ideal. Nós estivemos lá em maio e o clima estava ótimo, mas nós não fizemos nenhuma caminhada.

Tailândia

As monções na Tailândia são meio confusas, porque o país tem duas costas em mares diferentes. Na costa oeste (Mar de Andaman, onde ficam Phuket e Phi Phi), a temporada de chuvas vai de abril a outubro. Já costa leste (Do Golfo da Tailândia, onde ficam as ilhas Ko Samui e Ko Tao), as monções vão de setembro a dezembro. A melhor época para viajar para lá é de novembro a fevereiro, porque não chove e não é tão quenteNós estivemos na Tailândia em maio, quando tiramos a foto abaixo, numa rua de Phuket.

Chuva em Phuket - Tailândia

Vietnã

O Vietnã também tem um clima bem variado. No Norte e no Sul, a temporada de calor e chuvas vai de abril a outubro – sendo junho, julho e agosto os meses mais molhados. Na região central, de setembro a dezembro as monções atacam – de agosto a novembro há grande risco de tufões.

Camboja

Apesar de também ser afetado pelas monções, no Camboja elas chegam bem mais de leve, geralmente com uma chuva forte que acaba após algumas horas – ou seja, não é destruidora de viagens. Para quem não quer correr o risco, evite o país de maio a outubro – especialmente os meses de julho, agosto e setembro, que são mais úmidos.

Laos

As monções por ali não são tão fortes, mas podem gerar problemas estruturais bem chatos, como estradas fechadas. Os meses a se evitar então são de maio a outubro, sendo agosto o pior deles. A melhor época para ir ao Laos é de novembro a fevereiro.

Indonésia

As monções na Indonésia vão de outubro a março, mas elas são bem leves e não costumam atrapalhar muito quem vai ao país curtir sol e água fresca, com chuvas curtas no final do dia. Nossa passagem por lá, em junho, foi assim:

Onde ficar em Bali

Sri Lanka

As monções no Sri Lanka se dividem entre as do sudoeste do país, que ocorrem de maio a agosto; e as no nordeste, de outubro a janeiro. Apesar de chover bastante, não é nada fora do normal e dá para viajar para lá nesse período, sem tantos inconvenientes.

China

Como a China é um país enorme, não é todo o território que sofre com as monções. Elas afetam principalmente o sul do país, num período que vai de abril a setembro. Nessa época fica muito quente e úmido, com chuvas fortes. Melhor evitar.

Filipinas

As monções nas Filipinas costumam vir de maio a outubro, trazendo chuvas. Além disso, a temporada de tufões é de junho ao início de dezembro. Ou seja, evite as Filipinas nessa época do ano a todo custo, porque as consequências podem ser bem sérias. Janeiro a abril costumam ser os meses ideais para visitar o país.

Malásia

Chove bastante de novembro a março na costa leste da Malásia. É bom evitar essa região na época, porque os resorts e restaurantes ficam todos fechados, ou seja, não tem a menor estrutura turística. Já na costa oeste, o período de monções vai de maio a outubro, mas por ali os efeitos são bem leves, com chuvas fortes e rápidas no final do dia.

*Imagem Destacada: Harsh Mangal, via Wikimedia Commons

Sou jornalista, tenho 28 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite “morar no aeroporto”. Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo.

79 comentários em Guia de monções asiáticas

  1. bom dia, nao tinha pesquisado a respeito e acabei comprando passagens para bangkok para maio desse ano. algum conselho? não tem nenhuma possiblidade de visitar phi phi, né?

  2. Oi Luiza!
    Muito legal o site de vocÊs!

    Me tira uma dúvida… pretendo ir a tailândia em abril, bangkok , chang mai, krabi, koh phi phi. Eu li que é a epoca mais quente, mas é a pior epoca p/ monçoes tbm?!

    Obrigada

  3. Oi Luiza…
    Estou planejando uma viagem pra Ásia em agosto por 20 dias, a única parada obrigatória é hong kong. Quais locais você me recomendaria conhecer? Vou com uma amiga, pensamos em bangkok e phi phi island como opções certas pra conhecer.

  4. Oi Luisa,
    Montando um roteiro para tailandia (bangok), cingapura e china ( pequim, shangai, xian, hong kong). Fiquei meio confusa de como concilar esses paises e as moncoes. Voce poderia me sugerir um mes para concilar esses paises?

  5. Oi, tô indo para a Tailândia em dezembro e pretendo ir para a Indonésia tb, sendo assim você acredita que esse período é muito ruim para ir a Bali?

    • Oi Patrícia,

      As monções na Indonésia são bem tranquilas e você não corre o risco de perder a viagem. Eu só recomendaria evitar pegar barcos nesse período!

  6. Olá!!!
    Estamos a pensar ir a Bali no início de novembro deste ano! No entanto estivemos a ver que é o início das monções!
    O que aconselha?
    Tem algum destino que me recomende para Novembro?
    Beijinhos

  7. Olá Luiza!!!
    Estou indo em maio para a Tailândia!
    Pensando em ficar 4 em phuket
    3 dias em krabi ou phi phi e 4 dias em Bangkok!!!!
    Gostaria de saber se vou apanhar bastante chuva ou se é tranquilo curtir as praias nesse mês? ??
    Obrigada desde já!!!!

  8. Oi Luiza, muito legal o post! Estou indo pro sudeste asiático em junho para ficar 40 dias. Como é época de monções na maioria dos países estou me planejando para evitar lugares onde ela é maior. A princípio vou ficar 20 dias na Indonésia (Bali e Lombok) e o restante entre Camboja e Thailândia.
    Quantos dias vc indicaria para bangcoc e costa leste da Thai? As monções realmente não afetam a costa leste? Obrigada!

    • Oi Raquel,

      Junho não tem mesmo monções na costa leste, mas isso não quer dizer, claro, que não vá chover nenhum dia. Mas nada de chuvas torrenciais que duram dias e dias como será na costa oeste.

      A indicação de dias é uma opção bem pessoal. Ainda mais sendo um destino de praias: cada um curte isso de uma forma diferente. Para conhecer Bangkok, o mínimo são uns 3 dias – mas dá para ficar mais, se você quiser ver as coisas com mais calma ou aproveitar melhor a noite na cidade.

      Abraço

  9. Ola Luiza! Tudo bem?
    Gostaria de ir pra Thailandia, Laos, Camboja e Vietna em Outubro.
    Seria arriscado devido às Monções ou nessa epoca estaria mais tranquilo?
    Qual mês seria o ideal para viajar para estes paises?
    Obrigada
    =)

    • Oi Andréa,

      O início do período de monções costuma ser mais leves. Porém, tempo é um negócio muito maluco né? É complicado demais de prever.

  10. Oi, Luiza!
    Estava pensando em ir para a Malasia (Kuala Lumpur e Langkawi) e Indonesia (Lombok e Gili) em Novembro.
    Acha que tem muito risco de chuvas nesses locais em Novembro?
    As suas ferias ficaram estragadas em algum desses locais por causa das chuvas?
    Espero sua opinião.

    • Oi Biatrice,

      Minhas férias na Tailândia foram bem ruins por conta da chuva.

      Mas as monções na Indonésia são bem mais leves, então lá você não deve ter tantos problemas. Já na Malásia, os lugares onde pretende ir não tem monções em Novembro.

      Abraço

  11. Ola Luiza tudo bem??
    Eu e minha esposa estamos querendo ir para a Thailandia agora em junho, mais pro final, e muito arriscado pegar essas chuvas?? o que vc recomendaria pela sua experiencia la? apesar que eu moro perto rs *(japao) e preciso de ferias o mais rapido possivel rs.. desde ja obrigado!!!!

    • Oi Fagner,

      Eu fui para a Tailândia em junho e peguei muita chuva na região de Phuket.

      minha sugestão é que você vá para a outra costa, que também tem praias lindas e não está no período de monções em junho…

      abraço

  12. Olá !
    Tudo bem?
    Estou gostando muito do blog, obrigada por dedicar seu tempo para nos informar 🙂
    Estou planejando ir para Tailandia no começo de Novembro de 2016 e passar 20 dias visitando as duas costas (de 01 a 20 de
    Novembro). Apesar de ser o início do periodo recomendado, ainda tem risco de monções no começo de novembro?
    Obrigada !!!

    • Oi Mariana,

      Em Novembro chove, mas chove bem menos do que em outros períodos.
      Essa é considerada uma das melhores época para visitar o país porque o calor dá uma trégua.

      bjs

  13. Oi Luiza! Estou indo para Bangkok em setembro, gostaria de saber se as monções por lá são muito pesadas e quais praias vc indica para esta época(eu não tenho problema com clima curto a viagem numa boa, é só para saber o que enfrentarei). Desde já obrigado!

    • Oi Neto,

      O quão pesada serão as monções depende de São Pedro. Existem anos que a cidade inteira fica alagada e que é impossível sair do hotel e outras que é um pouco mais leve, apesar de muuuita chuva.

      Setembro é temporada de chuvas em todo o país, então, não tem muito como eu te indicar alguma praia que você vai conseguir fugir das chuvas. O que pode acontecer é você dar sorte mesmo =)

  14. Ola.

    Primeiramente parabens pelo site, estou lendo a dias e estou adorando.
    A questao é que estou planejando minha viagem a Tailandia, e queria saber se e ideal fazer essa viagem sozinho?… Ja viajei 4 vezes sozinho e nao foi um problema, mas fico pensativo em ir sozinho agora por ser um local muito diferente, outra duvida é, estou de ferias em Junho, e estou lendo sobre as moncoes asiaticas, e nao sei bem se é o ideal ir esse mes… Sera que vc poderia me ajudar com essas duvidas.?
    Obrigado

    • Obrigada Ricardo,

      Olha, ir sozinho ou não é uma decisão sua, mas pessoalmente não vejo problema em ir para lá sozinho, e lá você vai encontrar vários outros turistas solo do mundo inteiro.

      Junho é um mês ruim para a costa oeste, mas na costa leste não chove.

      Te ajudei? bjs

  15. Oi Luiza, parabens pelo blog.

    Vc disse q “as monções na Tailandia , vão de setembro a dezembro. E que a melhor época para viajar para lá é de novembro a fevereiro, porque não chove e não é tão quente.”
    Nao entendi muito bem isto…se monçoes é de setembro a Dezembro, como Novembro pode ser uma epoca boa pra ira a Tailandia?

    • Oi Sandra,

      É porque como o regime de monções varia de acordo com as costas, esse é o período do ano em que, a média, em todo país é mais agradável. Realmente está confuso no post.

  16. Olá Luiza, tudo bom?
    Estou planejando uma viagem para a Tailandia de 01/05 a 15/05.
    Tenho duas perguntas, se você puder me ajudar:

    1- Pesquisei que os meses de chuva se iniciam em Maio, será que pegarei muita chuva no início deste mês (Maio) ?

    2- Vou fazer mergulho com cilindro lá, você recomenda bons lugares?

    Obrigada!

  17. Oi, Luíza! Uma viagem em Agosto para o Golden Triangle e Nepal nem pensar então? Não tinha me atentado para isso, li seu post e de outros tantos blogueiros e agora fiquei preocupado. Aguardo sua resposta. Obrigado, Érico

    • OI Érico, essa é certamente a temporada de chuvas e calor extremo na Índia. Eu não recomendaria uma viagem nessa época pro Rajastão nem pros meus inimigos, haha

      As outras cidades, pode até ser que você consiga fazer se as chuvas não forem tão fortes esse ano. Mas fique atento à questão da energia elétrica do seus hotéis, porque nesse calor, ficar sem eletricidade é muito castigo.

      abraço

  18. Oi Luíza!
    Queria ver se tu consegue me dar uma luz!
    Vou para a Ásia em dezembro e iria para Halong Bay lá pelo dia 15. Porém estou com dúvida se vai valer a pena ou vou pegar neblina e frio.
    Como é início do inverno acho que talvez não esteja tããão frio, mas estou em dúvida se não vale a pena usar esses dias num lugar com o clima melhor.
    Saber me dizer como costuma ficar Halong por essa época?
    Obrigada!!

    • Oi Camila,

      Eu nunca fui ao Vietnã, mas dei uma pesquisada para tentar te ajudar. Como você disse, é o início do inverno, então é bem imprevisível para saber se vão estar muito frio e muita neblina. Há chances.

      Talvez seja melhor ir para o Sul do país, onde o tempo vai estar melhor

      Abraço

      • Luiza, que gentileza a tua! Muito obrigada!
        Sobre o sul do país, não me interessei taaanto a ponto de trocar Luang Prabang por Ho Chi Ming. Halong Bai eu pensaria em trocar, mas preferi o Laos em relação ao sul.

        Nossa viagem será corridinha, com 4 dias no Mianmar, 3 em Chiang Mai, 3 em Bangkok, 8 em Phi Phi e Krabi, mais 3 em Siem Reap e mais 3 em Luang Prabag ou Halong Bay.Além disso mais três em Dubai.

        E foi mega díficil escolher “só” esses lugares, pois a vontade é de adicionar Indonésia, Filipinas e outras cidades do Camboja e Vietnã. Mas se assim já está corrido, com mais lugares não íamos aproveitar… Vamos fazer todos rechos de avião para não perder tanto com o deslocamento, visto que a cada 3 dias em média estaremos mudandode lugar. E as praias ficarão por último para que possamos “descansar” das férias.

        Que tu achas, ainda assim coisa demais?
        Ah, não reservamos nada, só hotel na chegada em Bangkok. Vamos decidindo na hora, ou alguns dias antes, mesmo que isso custe um pouco mais. Isso para termos a possibilidade de, caso nos apaixonemos por algum lugar, possamos ficar mais, e cortar outro…

        Muito obrigada, estou devorando os textos por aqui!

        Abraço.

        • Oi Camila,

          Está bem corrido mesmo. Fique atenta à essa coisa de ficar 3 dias só em cada cidade. Os dias de viagem podem fazer com que vocês percam muito tempo e você pode acabar ficando mais horas dentro de avião e indo para aeroporto do que de fato aproveitando o passeio. Eu talvez cortaria um dos destinos…

          Abraço

  19. ola,

    tenho uma viagem programada para tailandia fim de maio começo de junho de 2015. minha esposa ta meio desesperada depois de ver o post..kkkk

    esta epoca e muito ruim de ir para tailandia? sao chuvas torrenciais todos os dias???

  20. Oi Luiza, tudo bem?
    Estou indo para a Índia em março e só terei tempo de ir para a Tailândia no começo de abril, acha que é possível passar alguns dias nas ilhas Phi Phi nessa época sem que as monções atrapalhem?

    • Oi Uiliana,

      Os especialistas em Tailândia geralmente falam para evitar visitar o país em Abril por conta do calor excessivo (é o mês mais quente do ano). Esse também é o início da temporada de chuvas em Phi Phi. Certamente, chove bem menos em abril do que junho/julho e você pode dar sorte de só ter algumas tempestades no final do dia.

  21. Oi Luiza tudo bem?
    estava planejando uma viagem e em duvida entre india, indonesia e thailandia mas nem me toquei em relação a moncoes, o que sugere? 🙁
    parabéns pelo blog
    bjs

    • Oi Vanessa,

      A Indonésia não tem monções em agosto! A Tailândia você deve planejar ir para a costa leste (Do Golfo da Tailândia, onde ficam as ilhas Ko Samui e Ko Tao). Porém, Bangkok e o norte também estarão no período de chuvas, com risco de alagamentos. Ou seja, isso limitará muito o seu passeio.

      Na Índia, com poucas excessões (Mumbai), agosto é um mês de muito calor e muita chuva. Por exemplo, visitar o Rajastão é insuportável devido à humidade e as altas temperaturas. A chuva também pode causar alagamentos, depende do ano.

      Enfim, agosto é um mês complicado na maioria dos países do sudeste asiático, então vale a pena se planejar bem e ficar atenta ao calendário de monções.

      bjs

  22. Pessoal do blog: vou trabalhar 8 meses na India e o final destes meses será bem em junho, período de monções. Pelo que entendi é uma droga viajar pra todos esses países, inclusive India, neste período. Sendo assim, acham que dá pra fazer viagens como essa em finais de semana (durante meus meses sem monções)?.

    beijos e obrigada

    • Oi Juliana,

      Certamente dá para viajar nos finais de semana, todos os intercambistas na Índia faziam isso sempre! Além disso, apesar de ser ruim viajar durante as monções, é possível. E, além disso, existem alguns países que não tem monções ou que a chuva é menos pesada nessa época!

      • Luiza, obrigada por responder!
        Achei que seria complicado viajar para outro país apenas em um final de semana. Bom saber disso 🙂
        Quanto as monções…to com medo delas hahaha. Mas vou encontrar um roteiro!

  23. Olá Luíza,

    Estou a planear uma viagem de 3 semanas de 15 de Setembro a 5 de Outubro de 2014, e meus amigos estão a recomendar um destino Asiático entre Índia, Laos, China, Vietnam, Sri Lanka…
    O que você recomendaria tendo em conta as monções nessa altura?

    Obrigado pela ajuda. Até breve,

    Bernardo

    • Oi Bernardo,

      Olha, basicamente o que eu sei sobre as monções já está no texto.
      Dos destinos que você pretende ir, o mais complicado é o Vietnam, que sofre com tufões nessa época, na região central do país.
      No mais, você provavelmente vai pegar calor e algumas chuvas, mas acredito que nada muito dramático.

      Abraço

  24. Olá Luiza..
    Estou planeajando viajar para Tailândia no mês de Setembro, maais ou menos pelo di 8 ou 10, para ficar uns 15 dias. Eu e meu marido estamos planejando ir primeiro a Bangkok ficar uns 3 dias e depois ir para uma das praias (ou Koh Phi Phi ou koh Samui). Gostaria de saber se pode me ajudar com relação as monções nesta época.
    Desde já obrigada.bjs

    • Oi Giselle,

      Setembro é um mês de monções, mas isso varia ao redor do país. Uma boa região para ir nessa época é o a costa leste, onde fica Koh Samui, não chove tanto nessa época. Você provavelmente vai pegar chuva forte em Bangkok e em Koh Phi Phi também. Minha dica, vá para Bangkok 3 dias e depois parta para as praias da costa leste (golfo da Tailândia), no caso, Koh Samui, Ko Pha Ngan e Ko Tao.

      bjs

  25. Oi Luiza! Estou planejando uma viagem para a Tailândia também em Maio, mas para o início. Quando eu li que você foi em Maio eu fiquei preocupada. Você foi em que período do mês? E você acha que seria mais seguro escolher a costa de Koh Samui?
    O blog me ajudou muito!!!!
    Muito obrigada!!!!

    • Oi Monique,

      Sem dúvida, é mais seguro você ir para a costa que não tem monções em maio, já que o período de chuvas na costa oeste começa em abril. Eu fui no final de maio/início de junho.

      bjs

      • Luiza, eu vou em maio desse ano (2016), no início do mês. Tenho muita vontade de conhecer Phi Phi, porém, sei que nessa época é período dos monçoes na costa Oeste, vc acha que eu deveria mudar? Obrigada. Bjs

        • Oi mayara,

          Olha, eu fui em maio e peguei muita chuva. Se você conseguir mudar a data da viagem, melhor. Se não, pode tentar contar com a sorte!

  26. Olá, Luíza, tudo bem?
    Passei o fim de semana inteiro mergulhada no site de vocês, lendo todas as matérias sobre a Índia pra me ajudar a montar um roteiro. Estava tão, tão feliz em ter tantas informações detalhadas que foi quase um balde de água fria ler esse post aqui. Eu também não sabia da época das monções e acabei comprando passagens pra fim de maio/começo de junho deste ano. Li algumas matérias meio desesperadoras sobre as enchentes que assolaram a Índia ano passado e fiquei bem preocupada. Pela sua experiência lá e pelo que já ouviu sobre o tema, acha que começo de junho é muito arriscado? Obrigada!

    • Oi Valeuska, desculpe a demora para responder.

      Olha, isso depende muito desse clima louco do mundo. Pode ser que você dê sorte no no início de junho não esteja chovendo tanto. As monções na Índia são mais chatas do que perigosas. Claro, podem ter enchentes e a sua viagem para Rishkesh, por exemplo, ser impossível. Mas conheço uma menina que foi em Julho do ano passado e conseguiu aproveitar. Segundo ela, as chuvas eram sempre no mesmo horários, o problema é o calor – com isso ela desistiu de ir para o Rajastão, que é no deserto, e comprou uma passagem para a Caxemira – e amou!

      espero que tenha ajudado!

      bjs

  27. Oi, Luiza!! Adorei o post! Acompanho vocês diariamente e acho as dicas sensacionais! Estive na Tailândia, no Laos e no Camboja ano passado e justamente no período de monções. Queria porque queria conhecer esses lugares e, como jornalista, não tinha muitas opções de férias. O mês que me deram era agosto e fui na cara e na coragem para a Indochina. Peguei chuva na Tailândia, mas nada desesperador. Ela logo passava e o mormaço chegava com tudo. No Laos, a chuva tinha hora pra cair. Vinha sempre às quatro da tarde. Ali ela era um pouco mais forte e foi preciso ter um guarda-chuva em mãos. Pros que eram de “açúcar”, a viagem foi um caos. Pra mim, que estava lá pra me molhar, foi fantástica! Andar de elefante com um toró e levar um tombo na rua molhada foram duas coisas que ficarão marcadas pra sempre na minha memória e das pessoas que estavam comigo. Já no Camboja, não peguei uma gota de chuva nesse período, apenas um calor básico. É claro que o período de monções não é o mais indicado, principalmente por causa do perigo de enchentes em alguns cantos (e aí a coisa complica mesmo), mas gostei do mês de agosto porque a chuva não chega a ser uma tempestade forte e porque o calor não é de lascar!
    Um beijo!!

    • Oi Fernanda,

      Valeu! Realmente, monções são tipo loteria, para a gente, acabaram estragando a viagem na Tailândia. Mas também são mais leves no Camboja e no Laos. O importante, como você disse, é estar disposto a enfrentá-las e aproveitar a viagem independente desses pequenos perrengues =)

      bjs

Deixe um comentário