Como tirar o visto americano, passo a passo

Como tirar o visto americano, passo a passo

O processo para tirar o visto americano é chatinho, caro e complicado, mas todo mundo que deseja abraçar os States ainda precisa encarar isso. Os fantasmas do passado fazem muita gente ter medo desse processo. Antigamente, viagens eram frustradas por vistos negados. Hoje, a taxa de concessão do visto é altíssima e o processo está bem mais tranquilo. Os governos dos dois países já estão até namorando a possibilidade de cair com a exigência, graças aos brasileiros mucho locos que fazem a alegria dos lojistas em Miami e  deixam centenas de milhares de dólares na terra do Tio Sam.

Eu ainda não estive nos USA, mas já tenho o visto para quando surgir a oportunidade. Em todo o caso, acho que existe muito mais lá do que outlets. Por isso, na sua próxima visita ao país, viaje mais e gaste menos em compras: Alasca, Havaí, San Francisco e Yellowstone mandaram um abraço. Mas chega de conversa fiada e vamos ao que interessa: o passo a passo de como tirar o visto americano.

Sua primeira viagem ao exterior? Clique e veja todas as dicas que você precisa saber

Passo 1: O Formulário DS-160

O processo começa com você preenchendo o formulário nesse site aqui: https://ceac.state.gov/genniv

Nessa página, a primeira coisa é escolher o consulado onde você fazer a sua entrevista e clicar em Start an application. 

Como tirar o visto americano

Fazendo isso, você será direcionado para uma página que informa o ID da sua solicitação e onde você deverá escolher uma pergunta de segurança. Essas informações são importantes caso você precise interromper o preenchimento do formulário para continuar em outra hora ou queira corrigir alguma informação depois. A partir daqui é importante que você se lembre de não usar acentos, vírgulas e outros caracteres especiais.

Vai viajar? O seguro de viagens é super importante para os Estados Unidos por causa dos altos preços dos serviços médicos no país. Reserve seu Seguro de Viagem com desconto exclusivo para leitores do 360meridianos.

Escolheu sua pergunta secreta? Na página seguinte começa o preenchimento dos seus dados pessoais.

Como tirar o visto americano: dicas

Oito é o número total de formulários DS-160 que eu já tive que preencher na minha vida: o meu próprio e o de sete pessoas da minha família. É o que se ganha por falar inglês. Depois de toda essa experiência, só tenho que te dizer que é chato e demorado. Vão te perguntar tudo sobre a sua vida, até se você tem ligação com tráfico humano e outros crimes. Por mais cansativo que seja, responda tudo com calma e atenção. E, claro, seja sempre sincero. Vá preenchendo cada página que aparece e passando para as etapas seguintes, até o final. E lembre-se de usar o inglês, sempre. Se você não souber, melhor pedir ajuda para alguém. Ficou com alguma dúvida na hora de responder as perguntas do formulário? Leia o próximo tópico.

Perguntas problemáticas do DS-160

Algumas informações solicitadas no formulário DS-160 podem gerar dúvidas. Veja como responder a elas:

Já na segunda etapa do formulário você será perguntado sobre o seu número de identificação nacional. Isso não é nenhum código secreto, é apenas o nosso famoso CPF. Nos campos que pedem o 

Visto Americano - DS160 - TELA 3

Passport Book Number

Esse número é inexistente no passaporte brasileiro, portanto marque “Does not apply”.Visto Americano - DS160 - Tela 4

Os tipos de visto americano

No primeiro campo, escolha o visto de turismo ou para visitante temporário a negócios, da categoria B. No campo inferior você deve especificar os propósitos da sua viagem. Se for apenas para curtir as férias ou para tratamento médico, o visto correto é o B2. Se você for a eventos de negócios, é o B1. É possível também tirar os dois de uma vez, B1/B2, sem pagar nenhuma taxa a mais.

Visto Americano - DS160 - Tela 5

Datas da viagem e endereço onde você vai ficar nos EUA

Na mesma etapa, você deverá informar a sua data de chegada aos EUA. Caso você não tenha nenhuma viagem planejada ainda, basta informar uma data aproximada. Do tipo: “Ah, eu queria viajar na segunda metade de setembro”. Então informe 18/09/2014. A mesma coisa vale para o tempo de permanência por lá. Você não precisa ser preciso nesses campos.

Visto Americano - DS160 - Tela 6

Quando você preencher esses campos, abrirá um novo espaço em que você deverá informar o endereço de onde você vai se hospedar nos EUA. Se você vai ficar na casa de alguém ou já tem um hotel de preferência, basta informar esse endereço. Se você não tem nada planejado, procure por um hotel em alguma cidade que gostaria de visitar e informe o endereço. Esse é um campo em que mesmo eles não exigem que você seja tão preciso.

Processo para tirar o visto dos Estados Unidos

Contatos nos Estados Unidos

Você deverá informar quem são os seus contatos nos Estados Unidos. Aqui, basta informar novamente o nome e o endereço do hotel que você já disse lá atrás. Marque “Do Not Know” na parte que pede para informar o nome da pessoa.

Se você pretende ficar na casa de alguém, os campos se invertem. Informe o nome no primeiro campo e marque “Do Not Know” na parte que pede para dizer o nome da organização.

Em ambos os casos, será preciso informar o endereço e o telefone da hospedagem.

Visto Americano - DS160 - Tela 8

Finalizando o formulário

Preenchida todas as perguntas, você deverá confirmar o envio do formulário. Tenha certeza de que está tudo certo, pois uma vez enviado você não poderá fazer qualquer alteração. Feito isso, você receberá o documento de confirmação do envio. Imprima-o na hora ou peça para que seja encaminhado para o seu email para que você possa imprimi-lo depois. Esse documento é obrigatório tanto no CASV quanto no dia da entrevista, por isso, guarde muito bem esse arquivo.

Atenção: Não é mais necessário anexar uma foto digital ao formulário de visto.

Passo 2: A taxa e o agendamento no CASV

Se você se aplicou a qualquer variação do visto tipo B, então você tem um boleto lindo de 160 dólares para pagar (informações sobre os outros vistos no site da embaixada). “Mas eu não recebi nenhum boleto ainda!”. É porque antes você precisa, adivinha? Preencher outro formulário! Mas não desanime: esse é bem mais rápido, fácil e no bom e velho português.

É que, para emitir seu boleto e agendar a entrevista do visto americano, você precisa se cadastrar no site da CSC, esse aqui: https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome

Para começar, clique em criar sua conta. Na próxima página, você deve ler e compreender as informações e declarar isso. Vai abrir uma janela para verificar se você já tem uma conta ali. Se for a primeira vez da sua vida nesse site, apenas clique não.

Como tirar o visto americano - agendamento de entrevista

Em seguida, é hora de contar sua vida toda novamente, mas dessa vez em versão resumida. Se preferir bater um papo, pode informar tudo isso por telefone.

Como tirar o Visto americano - agendamento de entrevista 2

 Conta criada? Na tela seguinte, você deve clicar em agendar entrevista:

pagar-taxa-visto-americano

Depois, faça o seguinte caminho:

Vistos de não imigrantes > Agendamento comum de vistos > Visto de Visitante > Negócios (B1)/ Turismo (B2)/Negócios ou Turismo (B1/B2) – dependendo do tipo que você se aplicou lá no DS-160.

visto-americano

Selecione o mesmo consulado de entrevista que você informou na hora de começar a preencher o primeiro formulário. Escolha também como o seu visto será entregue. As opções são retirar no CASV de sua preferência ou entregar por correio na sua casa.

Entrevista em família

pagar-taxa-visto-americano 2

Se você deseja que a sua entrevista seja feita junto com outros membros da sua família, logo após criar a sua conta no site da CSC e antes de clicar em “Agendar Entrevista”, você deve escolher a opção “Adicionar membros da Família” e incluir os dados das pessoas que vão viajar com você. Mas é preciso ter uma relação próxima de parentesco. Já vi caso de gente que morava sob o mesmo teto há não sei quantos anos, mas não puderam fazer a entrevista juntos por não serem oficialmente casados.

Depois de fazer isso, a entrevista será agendada para o grupo inteiro.

Pagamento da taxa do visto americano

Depois de escolher como você vai receber o seu visto, é hora de liberar a grana. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou boleto bancário. Se optar pelo cartão, a liberação ocorre em apenas alguns minutos. Já se pagar com boleto, vai ter que esperar 24h para confirmar e continuar o processo.

Feito isso, você está pronto para agendar as entrevistas.

Agendamendo da entrevista

Pera aí, você disse “as entrevistas”? Isso mesmo. Você vai ter dois encontros com o pessoal do USA. O primeiro é no CASV, onde você vai tirar foto e impressões digitais. O segundo é a entrevista do visto propriamente dita, no consulado.

Na hora de agendar, a primeira data é a da entrevista do visto, no consulado. Ou seja, você agenda o segundo encontro antes. Entendeu?

Então vamos supor que você é do interior de São Paulo e vai fazer a entrevista na capital. Agende a entrevista do consulado para um dia e, depois agende a visita ao CASV no dia anterior. Assim você só faz uma viagem.

Mas se você for, por exemplo, de BH, você pode agendar a entrevista no consulado de SP para um dia, e agendar sua visita do CASV de Belo Horizonte uma semana antes, só depende das datas disponíveis. Veja como fica melhor na sua programação.

agendamento-visto

Agendou uma data e se arrependeu? Não tem problema, basta acessar sua conta nesse mesmo site e alterar a data tanto do CASV quanto do consulado até 24h antes da entrevista.

Lembre-se de imprimir a página de confirmação e levar no dia do CASV.

Passo 3: O CASV

Para a nossa sorte, o CASV está disponível em diversas cidades do Brasil, mesmo onde não tem consulado. Belo Horizonte, por exemplo, tem um. São Paulo tem dois. Você pode escolher o mais conveniente para você na hora de agendar a visita.

No local, não é permitido entrar com bolsas e os celulares devem estar desligados. Do lado de fora dos CASV é comum que tenha uma galera que tenta te extorquir cobrando valores absurdos pelo guarda-volume, impressão dos documentos necessários para a visita, estacionamento e outros serviços. Eu esqueci o papel de confirmação do agendamento e tive que pagar R$30 pela impressão de uma mísera página.

Para evitar passar raiva com esse comércio e com a conivência do pessoal do CASV (eles bem que podiam oferecer guarda-volumes, né?), vá preparado.

A lista de documentos que você deve levar é: 

– Passaporte (lembre-se que precisa ter uma validade de seis meses)

– Página de confirmação de envio do formulário DS-160

– Página de confirmação do agendamento da entrevista

Se você já tirou o visto americano alguma vez, leve também seu passaporte no qual consta o visto

Você só poderá entrar no CASV meia hora antes do seu horário de atendimento. Ainda assim, no dia que eu fui estava lotado e atrasou bastante. Por isso, vá preparado para esperar. E em pé. No CASV de Vila Mariana, em São Paulo, não existe uma cadeira sequer para receber os visitantes. Mesmo pessoas que estavam com crianças ou grávidas tiveram que ficar UMA HORA E MEIA em pé, aguardando serem chamadas para um atendimento que deveria ter acontecido muito antes. Eu achei a situação desrespeitosa e despreparada, mas tudo bem. Quem sabe você não dê mais sorte e vá em um dia mais tranquilo?

Chegou a sua vez? Eles vão conferir os seus documentos, te mandar para a coleta de impressões digitais e para tirar a foto que vai sair no seu visto. Feito isso, você pode ir embora. Sem traumas.

Renovação de vistos

Se você está apenas renovando um visto que ainda está válido ou que expirou nos últimos 48 meses, a saga termina ali. Como você não passa pela entrevista, eles recolhem seu passaporte e você espera o visto sair. Simples assim.

Se seu visto é mais antigo, você deverá passar pela entrevista consular também.

Documentos para menores de 15 anos ou maiores de 66

Pessoas com 15 anos de idade ou menos e maiores de 66 não precisam comparecer ao CASV ou fazer a entrevista. Para isso, o representante legal ou despachante deve levar:

– Passaporte válido

– Recibo do pagamento da taxa de requisição (MRV)

– Página de confirmação do formulário DS-160 com a foto do menor

– Uma fotografia extra (e recente) de 5×5 cm ou 5×7 cm com fundo claro. Acesse o site http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/guidelines.html para requisitos da fotografia

Passo 4: A entrevista no consulado

Fique calmo. A entrevista está muito tranquila e ninguém quer te impedir de ir aos Estados Unidos sem motivo. Eles estão com a maior boa vontade com os brasileiros. Então não minta, leve seus comprovantes de renda e vínculo com o Brasil (matrículas em escolas, carteira de trabalho, contra-cheques, provas de que você tem casa e carro aqui, extratos bancários, etc). “Mas eu sou autônomo!” Então leve os documentos da sua empresa (se for o caso) ou contratos de prestação de serviço e reforce nas comprovações de renda. É provável que você não tenha que mostrar nada disso, mas é bom levar por garantia.

Os documentos obrigatórios para a entrevista no consulado são: 

– Passaporte válido (lembre-se: mínimo de seis meses de validade)

– Página de confirmação do DS-160

– Passaporte com visto antigo, se for o caso

No consulado, é permitido entrar com uma bolsa pequena (mochilas não), mas aparelhos eletrônicos e objetos cortantes devem ficar do lado de fora. A organização ali é bem melhor que no CASV (lugares para sentar!) e para mim também foi mais rápido.

Leia também: Dicas para a entrevista do visto americano

Perguntas da Entrevista

Não dá para saber exatamente o que vão perguntar. Isso depende muito de você, do seu formulário e do humor do cara que está te entrevistando. A minha entrevista foi assim:

– O que você faz?

– Sou jornalista.

– E trabalha em que empresa?

– Empresa X

– O que você gostaria de ver nos Estados Unidos?

– Nova York, Disney…

– Você já viajou antes? – Pergunta enquanto folheia meu passaporte – Ah, sim! Claro! – ele mesmo responde quando vê meus carimbos.

– Muito bem, visto aprovado.

Viu? Não tem o que temer. Eles não vão te perguntar nada que você não saiba responder.

Pedido em processo administrativo

É raro, mas pode acontecer do seu visto não ser concedido na hora e passe por um processo administrativo. Isso significa que eles vão ter até 60 dias para analisar melhor o seu caso. Eles nunca vão te explicar o motivo. Pode ser desde um foragido internacional com o mesmo nome que você até um erro no seu formulário. O jeito, nesse caso, é esperar. Mas se você tiver falado a verdade e não for, de fato, o foragido internacional, são grandes as chances de dar tudo certo.

Como tirar o visto americano: e se o meu for negado?

Olha, eu vou até entender se você se sentar e chorar um pouquinho, afinal você passou por isso tudo. Mas não precisa se desesperar, ok? Por mais que a taxa de aprovação do visto esteja altíssima, o consulado americano tem o direito de negar o visto para quem bem entender, sem sequer dar qualquer explicação para a pessoa.

A maioria, no entanto, não é nenhum crápula que quer destruir sua vida. Por isso, é provável que eles te deem pelo menos alguma pista sobre o motivo da recusa. As principais razões são a falta de provas de que você pode pagar pela viagem e a ausência de vínculos consistentes com o Brasil. Já ter feito alguma viagem para o exterior antes ajuda, mas não é fator decisivo na aprovação.

Se você tiver o visto negado, procure corrigir os problemas que te levaram a isso e entre com o pedido novamente. Você precisa recomeçar o processo do início e pagar a taxa de novo, mas pode fazer isso uma semana depois da entrevista que deu errado. Não é porque te recusaram uma vez que vão necessariamente te recusar de novo.

 

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma.

Siga @natybecattini no Instagram

608 comentários em Como tirar o visto americano, passo a passo

  1. Muito legal e esclarecedor! Ainda tenho uma dúvida, quando a pessoa e proprietária de uma micro empresa, naquela parte de empregos, último emprego, qual é a opção correta? “Outros” Se for este ele abre um campo para a pessoa explicar sobre e empresa e o que faz….melhor escrever em português ou inglês?

    • Juliana,

      Responda sempre em Inglês. Não me lembro de todas as opções, mas você pode marcar self employed se tiver ou outros mesmo.

      Abraçøs

  2. Muito bom o seu post Natália!
    Parabéns…
    Agora…No meu caso, passarei a princípio 5 meses no Canadá, mas como o vôo tem escala nos EUA e a escola me propicia excursões para lá, preciso tirar o visto americano.
    Porém eu me formei agora, e até pelo motivo de viajar eu não estou à procura de emprego.
    Se eu me apresentar com a carta de aceitação da escola e a passagem de ida e volta do Canadá posso ficar mais segura ?
    Eu até tenho um carro, que seria meu “vínculo” aqui, mas ele está no nome do meu pai. Apenas documentos como seguro é que vem em meu nome.
    Pode me dar uma dica do que mais levar?

    • Jéssica, sim, apresente tudo isso e, se possível uma carta do seu pai se comprometendo com seus custos enquanto estiver nos EUA, o documento do carro e o contra-cheque dele, além de qualquer dinheiro que você mesma tenha guardado. Explique o motivo da viagem com honestidade na hora da entrevista que tudo deve sair bem.

      Abraços

  3. Oie adorei seu post,vai me ajudar MT.
    Bom,tenho 17 anos e pretendo tentar meu visto mais o menos em agosto ou setembro do ano q vêem, o q quer dizer que já vou estar com 18.
    Olha eu n tenho nenhum curso superior apesar de já ser formada no ensino médio, e n pretendo começar a estudar ag tbm n, sob a viajem eu vou arcar com os custos de passaporte do visto etc… Mas a minha estadia e td mais vai ser minha tia q mora lá, mass essa tia ela ta lá ilegal tipo o tempo dela ficar lá já expirou e ela n voltou. E vou ir pra casa dela (se der td certo amém!).
    Enfim o q qro realmente saber é… Se eu der o endereço dela vai dar problema ? E se der, eu posso dar o endereço de um hotel lá por perto, ficar lá uns dois dias e depois ir pra casa dela ??
    E na entrevista no consulado,meu visto pode ser negado por eu n ter nenhum bens,ou algo me prendendo aqui ???

  4. Olá Natália! Então, eu acabei de preencher o formulário ds-160 e nele eu coloquei a classe de visto B2, e quando eu estava criando o cadastro no site para agendar a entrevista eles pediram o tipo de visto e tinha somente o B1 e o B1/B2. Tem algum problema se eu marcar o B1/B2?

  5. Oi, eu tenho 17 anos e queria ir com minha irmã de 8 e meu irmão de 7 pra Califórnia. Será que consigo autorização pra eles irem comigo?

  6. Olá,vou preencher a ds160, posso colocar o endereço em português? Depois do boleto gerado qual o prazo para pagamento? Emprego de bancário eu seleciono LEGAL PROFESSION ou Other? Obrigado

  7. Oi Natalia!

    Eu sou solteiro, não estou trabalhando e não tenho filhos. Minha intenção era fazer uma viagem pelos EUA no estilo mochileiro, usando um site que oferece hospedagem por trabalho. Eu tenho uma quantia considerável na minha poupança e tenho como conseguir uma carta do meu ex-chefe, alegando que posso retornar para trabalhar com ele (sendo que era trabalho em um curso de inglês sem carteira assinada). Eu queria saber se, em vista destas circunstâncias, seria perda de tempo e dinheiro eu tentar um visto, ou se ainda existe alguma chance.

    Você saberia dizer?

    • Gabriel, muitas pessoas me perguntam sobre as chances que elas têm e o que eu respondo é sempre a mesma coisa: não tenho como dizer isso! Depende de vários fatores e já vi gente com poucas garantias ter o visto aprovado e gente com tudo certinho ter o visto negado. Vai lá, tenta, cruza os dedos e boa sorte! Se não rolar, o mundo é muito grande!

      Abraços

  8. Olá, Natália, tudo bem? Adorei seu post, me esclareceu muitas coisas, mas tenho uma dúvida.. Eu to indo morar na Espanha esse ano, vou para trabalhar e vou ter visto de trabalho, tenho família lá também.. E eu queria tentar tirar meu visto em Madrid, pq minha situação vai estar melhor lá do que aqui. Eu não sei como funciona esse processo, eu posso tirar por lá? Ou aqui é mais fácil de conseguir? Obrigada ;**

  9. Olá. Gostaria de obter visto para o meu sobrinho.
    Será que tem como eu fazer isso com uma Procuração dos pais dele? Com devo proceder?
    Quanto tempo em média está demorando em SP para o visto ficar pronto?

  10. Pessoal, estou indo para o Canadá e não tenho nem visto americano nem o canadense. Por motivos óbvios vou aplicar pro visto de turismo americano, porém no preenchimento do DS 160 surgiu a dúvida: o que colocar no lugar que pretendo ficar nos EUA? Coloco um hotel que pretendo ficar um dia se for aos EUA e na entrevista explico que a principio estou indo para o Canadá?

    Obrigada!

    • Livia, você pode fazer exatamente como disse, coloca um hostel e diz que vai ficar apenas poucos dias nos EUA e depois seguir para o Canadá…

  11. Oi Nathália,
    Estou preenchendo o formulário DS 160 para o meu pai. Ele é aposentado mas ainda trabalha como profissional liberal. No campo sobre Ocupação o que você sugere colocar? Empresário, Aposentado ou Outros. Neste último tenho como descrever essa situação (aposentado trabalhando)? Fico com receio de colocar apenas aposentado e ter problema com a renda.
    Aguardo retorno. Parabéns pela matéria!

    • Mila, se ele ainda trabalha sugiro colocar a profissão atual dele e, qualquer coisa, explicar na imigração se eles perguntarem…

      Abraços

  12. Eie Natália, Parabéns pelo post.
    Estou na Inglaterra a turismo e provavelmente meu vôo de volta ao Brasil fará escala nos EUA, consigo pegar o visto aqui em Londres?

  13. Olá,tudo bom?
    Eu tenho 17 anos e irei viajar para os EUA com meus tios.Meus pais não podem comparecer no dia da entrevista no consulado e por conta disso farei a entrevista com meus tios.É necessário algum tipo de autorização para permitir que meus tios me representem ao invés dos meus pais durante a entrevista?

    • Alana, não é exigida nenhuma autorização, mas você pode levar uma autorização dos seus pais dizendo que você pode viajar com seus tios junto com o resto da documentação, para garantir… Como você tem mais que 14 anos, seus tios não podem te representar, você se representa a si mesma durante a entrevista (mas vocês podem fazer juntos…)

      Abraços

  14. bom dia,

    Ganhei uma viagem para a disney na promoção de uma empresa, como devo responder o ds-160? quais documentos da empresa eu tenho que levar? eu trabalho, sou formado e curso uma pós graduação.

    • Olá Pablo, o passo a passo para responder o DS-160 está no post 🙂

      Você pode levar uma carta da empresa informando sobre o prêmio e algo que comprove o seu vínculo empregatício. E informe que são eles que estão pagando a viagem no formulário…

      Abraços

  15. Boa tarde

    Tenho algumas dúvidas.

    – Vou solicitar o visto e uma prima minha que vai na viagem comigo também vai fazer a entrevista no mesmo dia. Coloco no formulário que ela vai comigo na viagem certo? Preciso levar algum documento dela? É possível marcarmos a entrevista juntas sendo primas?
    – Faço aplicações no tesouro direto, devo transferir os valores para uma conta poupança para mostrar no dia da entrevista ou aplicações são aceitas por eles? E se caso eu transfira, o valor depositado na poupança pode ser provado com o extrato que eu tenho no tesouro direto, isso é valido?
    – Sou autônoma e presto serviços de assessoria para uma empresa, possuo contrato assinado (1 ano e 8 meses de contrato já) com a empresa, holerites e imposto de renda declarado. A empresa precisa emitir algum outro tipo de documento comprovando os serviços prestados ou todos esses documento citados já valem?

    Obrigada desde já.

    • Silvia

      – Ele mesma vai levar os documentos dela, você pode levar somente os seus. Podem marcar juntas sim.
      – Pode levar a prova das suas aplicações sim, ou o extrato da poupança caso transfira.
      – Pode levar seus holerites e contrato, isso deve bastar…

      Abraços!

  16. OLA NATALIA,
    MINHA FILHA TEM 13 ANOS E IRA VIAJAR PARA A DISNEY EM EXCURSÃO.
    COMO ELA É MENOR DE IDADE PRECISO LEVAR AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM PARA O EXTERIOR RECONHECIDA EM CARTORIO PELOS PAIS PARA SOLICITAR O VISTO?

    OBRIGADA

    • ola Natalia!
      parabens pelo blog!
      Estou interessada em retirar o visto para eua, porem sou estudante de mestrado com bolsa, meu noivo que ia custear a viagem e claro, eu tenho uma graninha reservada tambem.
      Sera que você poderia me ássar dicas de como poderia preencher os formularios e quais documentos devo separar para o dia da entrevista.

      • Kelly, não tenho mais dicas além das que estão nos post… Tanto para preencher formulários quanto para documentos… Leve tudo que prove vinculo com o Brasil e condições financeiras, inclusive uma carta do seu namorado…

        Abraços

    • Angêla, esse documento não está na lista de documentos obrigatórios para menores de idade, mas você pode levar por garantia…

      Abraçøs

  17. Olá! Meu presente de aniversário de 18 anos será alguns dias em orlando e claro, a Disney. Mas minha mãe disse que não vai comprar nada até ter o visto na mão dela. E ela mesma disse que é muito difícil uma adolecente de 17 anos sem os pais na viajem conseguir visto. Estou procurando em tudo que é canto pra saber se é isso é verdade. E achei seu blog e me deixou bem mais calma. Mas ainda quero saber se minhas chances de conseguir o visto são baixas mesmo…

    • Ester, se você tiver documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil e autorização dos seus pais existem chances. Mas claro, todo mundo sempre pode ter o visto negado…

      Abraços

  18. Boa tarde

    Estou pretendendo tirar o visto esse ano para ir passar virada de ano em NY. Tenho visto holandes e da inglaterra no meu passaporte, porém minha comprovação de renda mal passa de 3 salários minimos. Tenho pouca coisa em banco, mas pretendo começar a economizar para ir com boa grana. A duvida é: Ter os vistos anteriores facilita o visto? O fato de n ter ainda uma quantia grande de dinheiro já na hora do visto, pode me prejudicar?

    • Franciscos, ter viajado para o exterior alguma vez ajuda sim. Eles pedem que você informe seu salário e leve comprovantes bancários, então pode prejudicar sim, mas não tem como prever…

      Abraços

      • Oi, atualmente tenho 15 anos, estou planejando uma viajem para os Estados Unidos em 2020 quando eu terminar os estudos. Bom eu nao estou planejando sozinha estou planejando com uma amiga da mesma idade que eu, estamos começando a juntar dinheiro agora, ate daqui dois anos se tivermos uma quantia pouca sera que eles nao aceitam o visto? No meu caso e no da minha amiga iriamos ficar 3 meses apenas para turismo, se acha que seria difícil conseguir um visto??

        • Olá Emmily, você não precisa ter pressa, pode deixar chegar mais perto da viagem e tirar quando já tiver mais dinheiro. Não dá para dizer se eles vão negar ou aceitar, mas quanto mais garantias, melhor.

          Abraços

  19. Oi Natália, sabes porque o Casv do Rio não tem datas disponíveis? É o único Casv que aparece no site sem nenhuma data disponível em 2017. Eu ja havia olhado em meados de 2016 e não tinha nenhuma disponibilidade tb. Será que parou de funcionar?

  20. Olá, Natália. Pretendo viajar para os EUA para fazer um curso de ingles. Foi informado pela empresa que para a realização do meu curso o ideal seria o visto para turismo, devido à carga horaria ser baixa. Li na internet que, no caso de curso de ingles com visto de turismo, na entrevista seria melhor eu falar que o objetivo da minha viagem é apenas para turismo, pra nao correr risco do consul requerer o visto de estudante. No entanto, a duraçao do curso é de 4 semanas e eu vou viajar sozinha, acho que causaria estranheza eu falar que vou ficar 4 semanas em NY, sozinha, apenas para turistar. Como proceder? Devo falar que vou mesmo fazer o curso de ingles com o visto de turista? Obrigada.

    • Isabella, siga a orientação da sua agência. Não acho estranho não, NY é uma cidade grande que pode ser usada como base, mas converse sobre isso com a empresa para te deixar mais tranquila, esse com certeza não é o primeiro visto do tipo que eles orientam.

      Abraços

  21. segui o passo a passo para requerer o visto para minha família. Na descrição do meu trabalho devo escrever em inglês?
    Alem disso acho estranho não pedir informação nenhuma dos meus filhos e minha esposa, tipo numero passaporte, cpf, etc…
    é isso mesmo?

  22. Boa tarde!
    Fui tentar o visto hj e fui negada. Ele só me perguntou pra onde eu ia, com quem e com o que eu trabalhava. Sou servidora pública e ia viajar com meu padrasto custeando a viagem. Como eu coloco no formulário que é meu padrasto, pois tem opção de ‘parent’, ‘other parent’.. etc.

    • Emilly,

      Não te a opção de “relative”? Que pena que seu visto foi negado. Tenho notado um aumento de relatos nesses casos nos últimos meses…

      Abraços

  23. Boa tarde! Irei com minha filha de 16 anos para entrevista no consulado porém o pai dela não irá, é necessária alguma autorização dele para solicitação do visto dela? Se sim, existe algum modelo? Somos casados oficialmente…
    Desde já agradeço
    Monalisa

    • Olá Monalisa, nenhuma autorização é obrigatória, mas você pode levar uma autenticada em cartório para se resguardar. Todo documento pode ajudar…

      Abraços!

  24. Oi Natalia! Seus posts ajudam muito e são um verdadeiro guia pq todo esse processo ainda me assusta muito!!
    Tenho 22 anos e vou terminar a faculdade em julho, o que me deixa preocupada por seu meu maior vínculo com o Brasil. Espero tirar meu visto antes disso e fora o comprovante de matricula terei só a carteira assina, mas é recente. Vou pedir fazer solicitação do visto familiar pois a intenção é levar minha irmã, 10 anos, à Disney, você acha que o fato de eu estar indo com ela aumentam minhas chances ?
    E quem custeará a maior parte da viagem é minha mãe( é funcionária pública) seria melhor ela ir junto conosco e pedir o visto também ou só ela enviando os documentos necessários já seria suficiente ?
    Já viajei pra Europa também, o que dizem que é um ponto a favor e estou contando com o fato de minha irmã ser minha “dependente” seja outro ponto, mas estou muito assustada com a possibilidade do visto negado.

    • Oi Fernanda, vou ser bem sincera com você: eu não sei o que responder quando vejo dúvidas assim. A possibilidade do visto negado sempre existe. O que a gente pode fazer é se precavir de todas as formas que a gente pode, não mentir e cruzar os dedos. Já vi gente que não tinha vinculo nenhum (mas zero mesmo) com o Brasil ter o visto aprovado e gente que com todas as garantias foi negado. Tem muito de sorte também. Sua mãe não precisa tirar o visto, basta dizer nos dois formulários que ela vai pagar a viagem e levar os comprovantes dela. Se quiser, levar uma carta assinada por ela também, não precisa mas não custa nada. Se você for tirar o visto antes de se formar, leva o comprovante de matrícula, mas ter carteira assinada também é um bom vínculo (eu nem isso tinha e tirei…). Enfim, boa sorte no processo!

  25. Oi, td bom??
    Estou com várias dúvidas, será que pode me ajudar…
    1)Meu passaporte está com nome de casada, mas estou divorciada, na hora de preencher o DS-160 qual nome eu coloco?
    2) Já tive Social Security number por ter trabalho nos EUA há uns 12 anos, devo colocar esse número ou somente coloco “Does not Apply”?
    3) Trabalho como autônoma, como posso comprovar meus vínculos no Brasil?

    Desde já agradeço pela atenção e por qualquer informação

    • Sarah, use o nome do seu passaporte. Sobre o Social Security, ainda é válido? Você pode mostrar o contrato social da empresa, contrato de clientes, esse tipo de coisa…

  26. Boa noite, olha estou a dias pesquisando, sem
    Uma orientação válida! Já tenho o visto Americano e eu mesmo preenchi o meu DS 160, agora quero solicitar o visto meu filho de 3 anos e 6 meses, sei que a princípio seria apenas levar o DS 160 e documentos, fotos etc… Mas minha dúvida é no preencher o DS 160
    Para o bebê, as perguntas são parecidas que fizeram no meu que sou adulta, aí não sei o que respondo como se fosse para mim ou para ele?! Muito confusa com isso, porque se for com minhas respostas de que serve eles já conhecem, pois tenho o visto e se for pelo bebê não tem nexo ?! Alguém pode me orientar! Não existe nada que oriente nesse sentido na internet!

    • Flávia,

      Você ja tentou preencher o formulário dele? Porque os formulários mudam dependendo do perfil do solicitante. As perguntas para uma criança não são exatamente as mesmas que para você. Fora isso, responda para ele quando aplicar e quando não se aplicar responda da melhor forma possível. Não é pq vc preencheu o formulário e tem o visto que eles sabem tudo sobre você, muito menos o seu entrevistador.

      Abraços

  27. Boa tarde Natália,

    Tenho duas dúvidas no preenchimento do DS 160, espero que possa me ajudar.

    1) Meu marido tem uma empresa no MEI, como devemos preencher como trabalho?
    Ocupação primária: Coloco como PROFISSÃO LEGALIZADA ou Outros? Já que não há setor que trabalhamos…
    Empregador presente ou nome da escola: Nome da Minha empresa?

    2) Minha empresa no simples nacional , como devemos preencher como trabalho?
    Ocupação primária: PROFISSÃO LEGALIZADA ou Outros?
    Empregador presente ou nome da escola: Nome da Minha empresa?

  28. Muito bom o post!!! Parabéns!!! Só uma duvida! Vou preencher a DS-160 do meu filho de 15 anos e minha dúvida é a seguinte: na hora de gerar o boleto para pagamento da taxa MRV. Teria q agendar a entrevista primeiro? Mas ele não precisa fazer a entrevista!!! Como proceder neste caso. Desculpa a ignorancia.

  29. Boa tarde, já estou com minha DS preenchida e entrevista agendada. Só quero tirar uma dúvida apenas. Faculdade em andamento, coloco data de termino o dia anterior do preenchimento da DS ou nem cito curso superior que ainda não está concluido?

    • Jaime, eu citaria sim, pois estar matriculado é uma prova de vínculos com o Brasil. Pelo que me acordo não é possível colocar a previsão de formatura, certo? Então coloca a data anterior…

      Abraços

  30. Faço faculdade ainda, mas o sistema não deixa eu colocar data final futura. Como faço? Não coloco ou coloco data final a de “ontem”?

    Sou empregado da CAIXA ECONOMICA FEDERAL. É Government né?

    Outra coisa, fui estagiário antes da caixa, há 4 anos atrás (estou na CAIXA há esse tempo já). Cito que fui estagiário ou ignoro isso?

    • Jaime, sim, coloca a data e se tiver espaço explica ou explica para o entrevistador.
      Não sei se cita seu estágio ou não, depende se você achar relevante para a sua situação…

      abraços

  31. Estou com algumas dúvidas, vc poderia me ajudar?

    Vou pro Mexico mochilar por dois meses em janeiro, e após, gostaria de subir pra conhecer San Diego e Los Angeles, só que nao tenho muitos vínculos com o Brasil… tenho 21 anos e nao trabalho, nem estudo no momento, portanto nao tenho renda mas tenho mais do que o suficiente em minha conta corrente pra bancar a viagem… só o extrato bancario conta como renda?

    Obrigada!

  32. Gostaria de tirar algumas dúvidas…

    No campo onde vou ficar nos EUA, coloco apenas “hotel em nova york” ou preciso especificar o endereço de algum hotel que pretendo ficar lá?

    Tenho casa e carro. No consulado eles pedem documentação comprobatoria disto?

    Minha esposa realiza um trabalho voluntario religioso e é dona de casa, qual melhor opção pra colocar?

    Ela não estuda mais. É formada em técnica em quimica, e hoje estuda apenas pra concurso. É valido citar isso na entrevista caso ele pergunte?

    No campo renda, coloco renda bruta ou líquida?

    Desculpa tantas perguntas rsrsrs. Aguardo retorno.

    • Jaime, é preciso informar um endereço, mas não se preocupe muito com isso.

      Essa documentação não é obrigatória, mas pode ajudar a conseguir o visto.

      Sobre a sua esposa, coloque dona de casa e diga que você vai pagar a viagem.

      Coloque a renda que sai no seu contra-cheque.

      abraços

  33. Oi Natália
    Estou vivendo na Colômbia e quero aproveitar para conhecer os EUA mas ainda não tenho visto é possível tirar o visto aqui sem necessidade de voltar ao Brasil?
    Muito Obrigado
    Thiago

  34. Olá Natália. Estou em processo de fazer a solicitação do visto americano, porém estou de aviso prévio, pois irei mudar de empresa, com início em meu novo trabalho no final do mês. E seria neste mesmo mês que faria o agendamento da entrevista, ou seja, estou cumprindo aviso prévio e daria entrada ao visto. Segundo sua experiência isto dificultaria? Obrigada pela atenção.

    • Rafhaela, olha, eu evito responder esse tipo de pergunta porque é bem difícil prever o que pode levar a uma negação do pedido de visto ou não. Depende da sua sorte e até mesmo do humor do entrevistador. Conheço gente que teve visto negado com todas as garantias e outras pessoas que não tinha nada e aprovaram. Você já tem algum documento da nova empresa ou mesmo da antiga? Leve tudo que puder comprovar seus vínculos, é tudo que eu posso dizer.

      Abraços!

  35. Boa tarde
    minha filha vai viajar com os dois primos dela pra disney um casal, ja tirou passaporte,
    sou mae solteira ela é menor de idade mas tem 17 anos , é necessário eu estar junto na entrevista com ela no CASV e na EMBAIXADA ?

  36. Melhor Blog com melhores relatos então vamos contribuir… segue a SAGA:

    Eu e minha esposa, realizamos agendamento CASV BH e Consulado no Rio.
    Providenciamos uma planilha com todos os documentos possíveis que comprovassem vinculo com Brasil, são eles:

    Diplomas Graduação, pós-graduação, respectivos históricos escolares, certificados internacionais ,Declarações de Imposto de renda detalhadas, Carteira de identidade (por precaução tirei uma nova pois ainda tinha a 1º via emitida em 08/2000), Titulo de Eleitor, Carteira Reservista, Título de Eleitor, Carteiras e contratos de Trabalho(minha esposa funcionária publica federal), Certidões de Nascimento, Certidão de Casamento, Documentação de imóveis devidamente registrado em cartório, contrato de aluguel e recibos de pagamento, Documentação de Veículo (O meu documento ainda estava com alienação fiduciária na observação do CRLV, 3 semanas para resolver… baixa do GRAVAM no Santander, pagamento taxa Detran vistoria veiculo, tive que arrumar até farol de milha pois policial civil não aprovou de primeira, emissão de novo CRLV e CRV no Detran), Comprovantes de residência no meu nome e no nome da minha esposa, Extrato conta corrente e aplicações, 6 últimos contracheques, declaração do empregador sobre programação de férias e que não estamos cumprindo aviso prévio devidamente assinado e carimbado em papel timbrado, Reserva Hotel (realizamos pelo booking com cancelamento free). Declaração de bons antecedentes emitido pela policia civil, Declaração quitação deveres eleitorais emitido pelo TSE, levamos até nossos crachás! E o obvio Passaporte, inclusive anteriores, página de confirmação agendamento DS-160.

    Eu já tive visto negado em 2009 e minha esposa era a primeira vez. Entretanto neste período havíamos viajado para Buenos Aires e Cancun.

    ENTREVISTA:

    Dia TENSO estava a 1000km/h por dentro, mas me contive para não deixar minha esposa nervosa também. CHGOU NOSSA VEZ !!! Todos documentos em uma pasta o que nos deixou bem seguros:

    NÓS:: Bom dia!
    CON: Bom dia! Passaportes por favor.
    CON: Vcs estão indo para onde?
    EU: Pretendemos ir para Nova York.
    CON: O que vc faz?
    ESP: Sou funcionário publica federal.
    CON: vc pode descrever o que vc faz lá?
    ESP: Sim claro… repetiu exatamente o que estava no DS-160.
    CON: vcs são casados?
    EU: Sim
    CON: fez as mesmas perguntas para mim além destas:
    CON: por quanto tempo vc tabalha nesta empresa?
    EU: 5 anos e 3 meses
    CON: vc são casados? Por quanto tempo?
    EU: sim 2 anos e 4 meses
    CON: vcs já viajaram para fora?
    EU: Sim, Buenos Aires, Argentina e Cancun, Mexico.
    CON: digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou, digitou,
    EU PENSANDO: Jesus Cristo já veio a terra morreu ressuscitou 3 vezes, Lula já foi preso Dilma já foi presa, e eu aqui Meu DEUS o cara não para de digitar.
    COM: OKEEYY seus vistos foram concedidos! Boa Viagem!
    Duração da entrevista no máximo 5 minutos. Sem pedir nenhum documento, exceto passaporte.
    EU: Tinha um réveillon dentro de mim, entretanto estava totalmente formal e muito respeitoso.
    La fora comemoramos muito, minha esposa disse que ele digitou por no máximo 45 segundos…kkkk
    Dica importante: não pegue dinheiro emprestado com alguém para “fazer saldo”. Isso pode ser encarado como tentativa de ludibriar o cônsul.
    Dica importante 2: Viagem em família.
    Dica importante 3: viagem para outros países antes para provar que vc tem hábitos turísticos.
    Dica importante 4: providencie todos os documentos possíveis, além de arrumar sua vida, te da uma segurança enorme na hora da entrevista;
    Dica importante 5: Seja cortês, responda com firmeza e confiança exatamente o que o cônsul lhe perguntar e conforme vc preencheu DS-160.
    Dica importante 6: não entregue nenhum documento se não for solicitado
    Dica importante 7: Organize de forma lógica a documentação para vc não se perder durante a entrevista.
    Dica importante 8: tenha como comprovar formalmente renda através declaração imposto de renda.
    Dica importante 9: Leia muito sobre os relatos nos fóruns
    Dica importante 10: JAMAIS MINTA.

  37. Olá. Comprei no início do ano uma passagem para o México porque irei fazer um intercâmbio. Porém agora em setembro ganhei uma bolsa de estudos para a Espanha e portanto necessito fazer o visto 3 meses antes da minha viajem. Assim eles retém o meu visto. Consigo entrar com o processo para dois vistos ao mesmo tempo? Se caso não, qual devo fazer primeiro em sua opinião ? E receberei de qualquer forma meu passaporte novamente para que entre em processo em outro? Sou de bh e fico perdida porque o consulado honorario espanhol daqui não fornece informações

    • No caso a viajem para o México será em dezembro e para a Espanha em fevereiro. Para evitar problemas pensei em tirar o visto espanhol e americano. E o que devo dizer na entrevista do visto americano? Que vou para o México?

    • Olá Lorrayne, não sei como é o procedimento de visto para o México. No caso da Espanha, seu passaporte ficará com eles até o visto ficar pronto, que deve ser um prazo de 1 mês (o meu saiu em 10 dias). Esse seria o único impedimento porque para entrar com qualquer pedido de visto você precisa do passaporte, assim que tem que coordenar bem as datas. Não busque o consulado de BH, busque o do Rio.
      No caso de tirar o visto americano, não sei como funciona, mas sempre aconselho a dizer a verdade.

      Abraços

  38. Boa tarde!

    Tenho 25 anos e vou fazer a entrevista junto com a minha irmã que tem 16 anos, ela irá comigo na entrevista, porém não sei se é necessário meu pai estar presente na entrevista ou não; ou se devo levar uma procuração dos meus pais.
    E não salvei o formulário quando o preenchi, eu consigo acessá-lo agora?

  39. Bom dia

    Pretendo ir a Disney no ano que vem, já marquei minha entrevista. Eu e minha esposa informamos o endereço da nossa casa, o imposto de renda dela esta com endereço da nossa casa, ou meu está com endereço da casa da minha mãe? é necessário retificar o endereço na declaração do imposto de renda?

    • Bruno, não precisa ser tão detalhista. Informa o seu endereço de verdade, leva a escritura da sua casa e pronto. Se eles perguntaram você explica a verdade, mas a chance de fazerem essa pergunta é bem pequena.

      Abraços

  40. Minha mãe é de Belo Horizonte e não precisa de entrevista. No campo “Get Started” o que coloco? Não achei minha cidade na lista.

  41. Olá Natália. Parabéns primeiramente pelo site!
    Eu infelizmente acabei de ter o visto negado, junto com meu marido e meu pai.
    Eu e meu marido temos vínculos fortes aqui no Brasil, mas meu pai não. Nesse caso, como queremos ter certeza que pelo menos eu e meu marido iremos conseguir o visto, devemos preencher novamente o DS-160 e agendar as entrevistas separado do meu pai? Nesse caso, posso agendar pro mesmo dia e horário mas chegando lá, ir em guichês diferentes? Será que não vão perguntar “Mas se seu pai vai junto (pois essa informação estará no DS-160), porquê ele não está aqui no guichê com vocês?”
    O que você acha que devemos fazer nesse caso pra garantir pelo menos o nosso visto?

    • Vanessa, ter certeza é impossível. Não tem como garantir isso, mas sim, eu agendaria a entrevista dele em separado. Você pode agendar no mesmo dia, sem problemas. Difícil saber o que vai perguntar o entrevistador e o que passa pela cabeça deles, mas se perguntarem isso (acho difícil) diz apenas que ele agendou em separado. Não tem como eles saberem que seu pai ta na fila, aliás, então seria uma pergunta estranha.

      Abraços

  42. Quero levar meu Pai (68 anos) e Mãe (67 anos) para visitar a Disney, pelo que entendi eles não precisam ir no CASV ou fazer a entrevista, mas preciso levar alguma coisa que comprove seus rendimentos como fazermos para uma pessoa normal ?

    Ou falo que já fui algumas vezes para EUA e mostro meu passaporte dizendo que quero levá-los para viajar ?

  43. Quanto tempo em média demora para o visto chegar até o endereço de entrega, informado no momento do cadastro? No caso quando não é preciso o processo administrativo que leva 60 dias…
    Obrigada!

  44. ola estou amando seu blog,
    eu e Meu esposo estamos indo pra orlando em janeiro .
    meu marido já está com o passaporte em mãos o meu ainda não ficou pronto , ele pode ir fazer a entrevista sem mim ? ou é mais aconselhável que ele espere pra tirarmos juntos!

    • Dani, ele pode fazer sem você, sem problema algum. Você vai outro dia. Podem esperar para fazer juntos também, se se sentirem mais seguros…

      Abraços!

  45. Natália, eu sou menor de 18, e estou pretendendo ir para os Estados Unidos ano que vem, quando ainda terei 17, mas com o ensino medio concluído. Porém eu vou sozinha, para fazer um curso. Sabe me dizer como fuinciona?

    • Funciona da mesma forma, Daniela. Se você já tiver 16 ou 17 anos quando for tirar o visto passa pelo procedimento normal. Abraços

  46. “Pessoas com 15 anos de idade ou menos e maiores de 66 não precisam comparecer ao CASV ou fazer a entrevista. Para isso, o representante legal ou despachante deve levar”
    Então a pergunta é: Quem tem mais 66 anos e será representado, também precisam agendar um horário? Para a entrega de passaportes? Como fica este preenchimento na página que faz a impressão da taxa dos 160 dólares?

  47. Olá Natália!! Gosto muita das dicas de vocês! To com uma dúvida enorme!! Tenho uma parente(tia do meu marido) nos EUA, só que não vamos ficar na casa dela, pq ela mora em NEW JERSEY, vamos ficar em ORLANDO, devo informar em “U.S Point of Contact Information” ou informo o nome do Hotel que vamos ficar???

    • Tatiane, informe o que achar melhor, essa pergunta não é só para referência. Quando eu fiz não tinha nem viagem marcada e informei qualquer hotel na internet.

      Abraços

  48. oi natalia, eu preenchi novamente meu formulario, agora estou com um numero de formulario ds 160 novo. como faço para modificar este numero na pagina de agendamento?

  49. Oi Natalia, eu preenchi meu formulário DS160 e originalmente iria tirar o visto no Rio de Janeiro, porém, ficou mais fácil para ir a Sao Paulo. no site do agendamento, agendei para Sao Paulo, mas na hora de imprimir meu formulario DS160, vi que ainda estava Rio De Janeiro. O que eu faço?

    • Marilia, idealmente você teria que ter preenchido outro formulário. Não sei como fica seu caso, entre em contato com o consulado.

      Abraços!

    • Marilia, segundo o atendimento do CASV, deve-se preencher novamente o DS160, ou se vc tiver salvo em seu computador, vc pode fazer o upload do mesmo, na opção BRAZIL SAO PAULO que é o local da sua entrevista, em seguida vc vai recadastrar no site seu formulário DS https://ais.usvisa-info.com/ vc também pode ligar no CASV pra que eles façam isso pra você, mas vai encontrar um atendente americano, que fala português um tanto enrolado.

  50. Oi Natalia!! Obrigada pelas informações… uma dúvida, vou com meu filho de 16 anos e como não tem CASV na minha cidade teremos que viajar… pensei em fazer no domingo e segunda feira, casv domingo e entrevista segunda…..Li em algum lugar que o CASV nao atende menores de 18 anos no domingo… sabe me dizer se essa informação procede?

  51. Oi, Natália!!

    Estou me preparando para ia aos eua em agosto e em três semanas que abri esse post algumas vezes, tá sendo muito útil mesmo. Já passei pela primeira fase e a entrevista é essa semana (vou seguir os passos do outro post, dessa vez haha).

    Voltei pra dizer que cês tão arrazando e acho lindo ver que são pessoas com quem dividi a faculdade! Acho que nunca disse pra Lu isso, mas parabenizo os três. Vocês viraram minha referência quando procuro qualquer coisa de viagem. Usei pra decidir pra onde ia, pra economizar, planejar, olhar seguro… mil coisas!

    Beijo!

    • Tetê, que delícia ler esse comentário! Fico muito feliz quando vejo o pessoal da faculdade por aqui 🙂
      Que bom que conseguimos te ajudar. Qualquer dúvida ou problema que tiver, é só chamar!

      Abraços!

  52. Boa tarde, sou Raphael, tenho 28 anos e acabo de voltar de 1 ano na Irlanda, gostaria de viajar para os USA mas não tenho emprego ainda ou outros bens no meu nome, quando fui pra Irlanda vendi carro e outras coisas, vou ter meu visto negado né?! Vou ter que conseguir um emprego de carteira assinada aqui no Brasil né!? Quanto tempo depois de ter minha carteira assinada você acha que eu devo tentar o visto!? Muito obrigado

    • Raphael, não posso afirmar se seu visto será negado ou não, isso é muito pessoal e já vi as duas coisas acontecerem com gente que as mais diversas garantias ou falta de garantias. O que você pode fazer é tentar provar seu vínculo com o país de alguma forma.

      Abraços

  53. Bom Dia. Estou com uma dúvida, sou brasileira e esposa de europeu. O meu marido tem dupla cidadania a brasileira e a portuguesa , possui o passaporte europeu, porém nunca usou em viagens, usou apenas o brasileiro para entrar na Europa. Nunca fomos para os E.U.A , gostaríamos de conhecer a Disney , Miami , Orlando e etc… Percebi que é muito mais prático , rápido e barato tirar o visto americano pelo passaporte europeu do meu marido, mais como fica a minha situação como esposa de europeu, pois sou brasileira , posso tirar esse visto no Esta como européia ou não ? como é o procedimento ? não consegui nada na internet sobre o assunto. please !

    • Dani, se você não tem passaporte europeu terá que usar o brasileiro e ai o procedimento para você é exatamente o mesmo que para todo mundo. Não muda nada ter marido europeu. Até pq os vistos são concedidos em separado. Se tiver passaporte europeu, claro, ai pode usar o procedimento deles.

  54. Natália, tenho uma dúvida.
    Meu salário base é R$ 3890, mas como trabalho em escala, feriados, fins de semana, e às vezes ganho adicional noturno, meu salário bruto varia todo mês, não é um valor fixo, ganho sempre entre 5 a 6 mil de bruto por mês. Qual valor você acha que devo colocar, o salário base ou a média 5500? Tenho como comprovar, trabalho em um único emprego.

      • Obrigada. Foi o que fiz e ainda somei com a renda do meu esposo.
        Consegui meu visto dia 22, mas não questionaram minha renda e não apresentei documento algum. Só perguntaram se era o primeiro visto (meu caso não), se era casada, se tinha casa própria, pra onde eu ia, quantos dias, com quem, porque meu marido não ia comigo (nossas férias não coincidiram, vou com meus pais) qual minha profissão e a dos meus pais e quanto tempo estou na empresa. Deu um nervoso, mas se você está falando a verdade, é super de boa. Durante minha entrevista algumas pessoas foram negado, mas era cada história absurda e as pessoas entraram em contradição. Obrigada.

  55. Olá,
    Gostaria de tirar algumas dúvidas quanto a tirar o visto americano:

    1) Eu poderia pagar a taxa do visto em dólar? Meus tios e tias já foram para os EUA e sobraram notas e deram para mim.

    2) Eu só poderei tirar o visto depois que meu passaporte tiver uma validade mínima de 6 meses?

    Pretendo viajar em Janeiro de 2017 ou dezembro deste ano, mas já queria deixar tudo pronto para evitar complicações.

    Desde já muito obrigada.

    • Letícia, a taxa é paga no Citybank, não sei se aceitam dólares.
      Não, você pode tirar o visto assim que tirar o passaporte

  56. Olá,

    Eu ja tenho visto e vou levar minha sobrinha para tirar o dela, ela tem 15 anos. Porem meu irmão e minha cunhada não tem visto. Se eu for tanto no CASV quanto no consulado , preciso levar alguma procuração para as entrevista?

    No aguardo

    Obrigado

  57. Oi Bom Dia, estou com uma dúvida. Vou viajar agora no fim de Março e estou correndo para tirar o visto. Vamos para Disney, meu esposo, filho de 2 anos, cunhada de 14 anos e eu. No caso a entrevista eles estão isentos, mas o CASV li que os pais podem representar os filhos, no caso meu filho vamos representar, mas minha cunhada será que pode ser representada por meu esposo que é irmão dela ? Já tentei ligar pra muitos lugares e nada. Poderias me ajudar? Obrigada!

  58. Olá,tenho 17 anos
    Sou de Campo Grande-MS e preciso ir para São Paulo para poder tirar o visto.A presença de minha mãe/pai é necessária ou pode ser com qualquer responsável (sem nível de parentesco) ?

  59. Olá, bom dia…
    Gostaria de tirar uma dúvida, você talvez poderia me ajudar, a pergunta é o seguinte: Sou menor de idade e quando fui tirar o meu passaporte liguei para os meus pais para saber se poderia tirar na data x, mas eles só poderão me da uma resposta 1 a 2 dias depois, com isso a data x já não estava mais disponível,gostaria de saber se com as entrevistas são assim também?
    Desde já, obrigada pela atenção.

  60. Boa noite! Já tinha enviado o formulario DS-160. ja tinha criado o login para agendar a entrevista.. quando percebo que na verdade o numero do passaporte é uma Letra. isto é preenchi F0xxxxxx (numero zero) quando seria FOxxxx (Letra “O”)
    o que eu faço já que ja havia enviado! e tb ja tinha criado o login no usavisa-info.
    sorte que descobrimos antes de pagar…

    • Bruno, se você não pagou ainda basta ignorar esse formulário e preencher outro, fazendo todo o processo desde o início. Não se preocupe, eles vão descartar esse depois.

      Abraços

  61. Olá, Natália! Fiquei com uma dúvida sobre o preenchimento do formulário. A minha mãe tem mais de 66 anos e abri o formulário para preenchê-lo e empaquei no primeiro passo. Se ela não irá participar da entrevista e moramos em Porto Alegre, onde poderemos encaminhar todos os documentos, o que coloco? Não tem a opção da minha cidade. Coloco qualquer cidade? O que eu faço? Obrigada!

    • Roberta, você precisa escolher um consulado que seja mais fácil para vocês porque eles podem exigir a presença dela caso tenha algo de errado com o pedido, para tirar dúvidas por exemplo. O consulado também será o que vai expedir o visto, mesmo que não necessite da presença dela.

  62. Ola…..por favor estou em duvida no preenchimento do DS160, pois minha sobrinha tem 12 anos mas nao tem CPF, uso p CPF DO RESPONSAVEL como na solicitacao do passaporte, ou numero de sua identidade?No aguardo.Obrigada.

  63. Oi, meu nome é Thaís e tenho 17 anos! Estou desesperada. não achei nenhum site que fale exatamente os documentos que tenho que levar para a solicitação do visto. Eu queria saber também, quais documentos da minha mãe levar porque ela vai pagar minha viagem, que também não consegui especificar, me socorre pf, bjs

    • Os documentos obrigatórios estão listados no post, Thaís! Leia com mais atenção. Os da sua mãe vc precisa leval algum documento que comprove a renda dela, pode ser contra-cheque, imposto de renda, etc…

      Abraços

  64. vc aconselha fazer o visto antes de comprar as passagens aereas?
    pergunto pq estou pensando em tentar o visto antes de fazer qualquer gasto de viagem….

    abs!!

    • Rafael, a recomendação oficial do consulado, inclusive, é que você tire o visto antes de comprar as passagens. Por isso não é necessário ter os planos exatos da viagem quando for à entrevista.

      Abraços

  65. Irei compartilhar aqui como foi minha experiência para obtenção do primeiro visto para turismo. Até porque este site me ajudou muito a iniciar meu processo de obtenção, no final darei algumas dicas.
    Primeiro, meu caso era um pouco complicado. Eu não tenho nenhum bem em meu nome (carro, casa), é minha primeira viagem para o exterior, não declarei IR.

    1o dia no CASV em BH = Tranquilo, super rápido.
    2o dia Consulado; Após recolher as digitais, aguardar na sala, você é chamado. E então entrei na fila. A família que estava à minha frente teve o visto negado (de todos – mãe, pai e filha).
    Minha vez:

    Eu: Bom dia
    Cônsul: Bom dia, passaporte por favor.
    – Entreguei o passaporte e ela ficou digitando….
    Cônsul: Para onde vai e com quem?!
    Eu: Vou para Miami sozinho
    Cônsul: Sozinho?! Porque sozinho?!!
    Eu: Porque não tenho companhia.
    Cônsul: Como assim?!
    Eu: – Gaguejada – Não tem ninguém indo comigo
    Cônsul: Ahh, falta de companhia então?!
    Eu: Isso…
    Cônsul: Você trabalha com o que Roberto?
    Eu: Falei minha profissão e meus dois empregos – consultório particular e concursado
    Cônsul: Você mora de aluguel?
    Eu: Não, moro em casa. Digo, na casa da minha mãe.
    Cônsul: Ah ta, você mora com seus pais?!
    Eu: Não, apenas com minha mãe, meus pais são separados.
    Cônsul: Ok, visto aprovado.

    Não pediu exatamente nenhum documento, porém é melhor levar tudo que estiver.
    No meu caso, meu padrasto era custeado da viagem, a cônsul nem perguntou quem seria a pessoa.

    Acho que o grande segredo, talvez seja manter a calma (é difícil, realmente) e olhar atentamente nos olhos do entrevistador. Falar sempre a verdade é bom, mas tomem cuidado para que a sua verdade não te atrapalhe. Outra dica, se estiverem inseguros, contratem um despachante. No inicio eu preenchi meu formulário inteiro sozinho, coloquei tudo certo, falei todas as verdade, mas eu estava muito inseguro. Contratei um despachante (muito bom, preço bom) que simplesmente mudou meu questionário quase que todo, e deu tudo certo! Um bom questionário preenchido, sucinto, ja ajuda bastante no processo de aprovação. Acredito eu..

  66. Ola Natália,
    Bom dia, tudo bem?

    Minha mãe foi na data de hoje ao CASV de Bh, tiraram a foto, recolheram as digitais e somente perguntaram a ela – A senhora vai passear?. Bom, seu passaporte foi direcionado ao Rio e será devolvido no próprio CASV. Duvidas:

    1 Em média, qual o prazo de retorno do passaporte?
    2 O fato do passaporte ter ido para o Rio não caracteriza que o visto já foi concedido, correto? Pois quando saímos do Consulado já temos o ok ou nao.

    Ps. ela não precisa ir ao Consulado por ser maior de 66 anos.

    Muito obrigado.

  67. Olá.
    Tive o visto negado pelo motivo: – o senhor nao conseguiu provar vinculos no seu pais, e pode querer nao voltar dos EUA. Mas podera tentar o pedido de visto novamente.
    Se nunca fui em 60 anos, (por que NUNCA quis ir para lá, pois nunca me atraiu) e o motivo da ida, era por luto, e detalhe vai a familia inteira (6 pessoas do Brasil, 4 da Alemanha e 6 de outros paises Europeus).
    Por ser divorciado, ouvi do ridiculo (agente consuler) que eu nao tinha esposa e nao poderia ir, por falta de vinculos fortes no Brasil. Ah sim nenhuum, apenas uma empresa, imovel proprio.
    País ridiculo, funcionarios arrogantes e etc.
    Tentar visto novamente?
    Me poupe o motivo da ida, era por luto, e por 2 semanas.
    Enfim nem cheguei a mostrar os documentos numa entrevista vexatoria de menos de 1 minuto.
    Duvido muito que seja o ridiculo e arrogante consuler que decida conceder ou nao o visto a alguem.
    Se nao fui em 60 anos, jamais pensaria em morar la, e nao pretendo ir nunca. E nao passar por esta situação humilhante novamente.
    Alias queria um visto para visitar uma parente por luto, e nao visitar o pais.
    Simplesmente lamentavel o ocorrido.
    Desculpe por publicar o desabafo aqui, mas estou procurando algum lugar para relatar oficialmente o ocorrido, porem como diz o ditado, acho que so mesmo reclamando com o bispo.
    Ir para os EUA?
    Nem de graça, mesmo que no futuro nao exijam mais visto, e nem mesmo que me paguem.

  68. Olá, vou tentar meu visto agr em dezembro para ir para Miami em maio de 2016 cm 2 primos. Tem algum problema eu tentar o visto agr e dizer q n vou viajar d imediato? Isso influência em algo? e você acha que se eu fizer a entrevista em grupo cm meus primos pode facilitar?

  69. Boa Tarde,
    Venho aqui pedir uma luz,vou viajar para A Califórnia,passagens compradas,ida e volta,eu e meu namorado,o primeiro visto negado,fomos separados,no questionário coloquei que ia com amigo no caso ele,vistos negados os dois,colocamos que iamos para um amigo endereç nome tdo ok,quem ia pagar nossas viagen seria cada um,posso alterar quem vai pagar a viagem minha madrinha e funcionaria publica ganha bem tem casa,a mae deele e funcionaria publica aposentada.Tenho empresa em meu nome, e ele tem casa.O QUE DEVO MUDAR
    Me dei uma luz por favor,se não vou ficar sem money para gastar 600,00 conto.
    dESDE JÁ OBRIGADA

    • Nadia, não sei te dizer o que mudar pois não sei o motivo da sua recusa. Siga o passo a passo, diga a verdade e leve todos os documentos, é só o que eu posso te dizer para fazer…

  70. Faço curso de especialização, concluindo em Abril/2016. Porém não consigo colocar data igual ou posterior ao dia de hoje. Como se proceder?

    Obrigado.

  71. CASV e Entrevista no mesmo dia! Consulado Americano do Recife.
    Quando pesquisei sobre a possibilidade de agendar o atendimento no CASV e a entrevista no Consulado para o mesmo dia, encontrei algumas dificuldades em achar informações. Então, venho apenas confirmar que é totalmente possível. Agendei para uma terça-feira (06/10), sendo que no CASV pela manhã e no Consulado pela tarde. Fiquei com receio de não dar tempo, mas durou cerca de 10 minutos o atendimento no CASV (estava vazio) e ele fica próximo ao Consulado (de taxi demorou uns 10 min e custou uns R$15,00). Ainda tive que aguardar um tempo para o horário da entrevista.
    Parabéns pelo Blog, ajudou muito quando fui preencher o formulário DS-160.

  72. Olá Natália boa tarde,pretendo tirar o visto com meu marido e meu filho de 2 anos,no caso meu marido irá pagar toda a viagem,não estou trabalhando fico em casa com meu filho,também não possuo ensino superior,com devo preencher a ds nesses campos.Devo marcar desempregada ou outro e especificar que fico em casa cuidando do meu filho,e nas aréas q deveria ser o nome da empresa ou universidade,e endereço o que devo colocar? Se puder por favor me tire essas dúvidas.Desde já muito obrigada!!!

    • Dayana, pode especificar que é dona de casa (housewife) e na hora de preencher o seu nível de educação basta informar a verdade.

      Abraços

  73. Olá Natália, tenho 21 anos, pretendo tirar meu visto até o fim do ano e tenho algumas dúvidas. Meu irmão que irá bancar minha viagem, mas estou com receio pois finalizo minha faculdade esse ano e faço estágio. Minha finalidade é apenas turismo mesmo, mas você acha que talvez seja um empecilho eu finalizar minha faculdade esse ano e isso seja um vinculo a menos no país?
    Viajarei com meus sogros e meu namorado e pelo o que vi acho que tem como eu preencher o passaporte deles no formulário, eles acabaram de tirar o visto também. Você acha que isso é mais uma garantia para eles que estou indo apenas como turismo mesmo, diminuindo a possibilidade de ser negado?

    • Grazieli, sempre que me perguntam coisas parecidas aqui no blog, minha resposta é a mesma: eu não posso dizer o que vai passar na cabeça do entrevistador. Já vi gente que eu jurava que teria o visto negado sendo aprovado e gente com garantias perfeitas tendo o visto negado. O problema é que a avaliação deles é muito subjetiva e a palavra deles é final. O meu conselho é sempre o mesmo: arme-se de todas as suas garantias, seja sincera e cruze os dedos. Na hora que te perguntarem, no formulario, com quem você vai viajar, vai informar que com seu namorado e sogro e assim estará sendo sincera.

      Abraços

  74. Meus pais vao tentar o visto pros Estados unidos.
    Mas eles nao teem renda o suficiente, e minha irma
    que mora la e que vai pagar a viagem. Ela e legalizada
    la. Eles tem mais de 70 anos, o que devemos fazer.
    Eles vao pro casamento do meu irmao

    • Olá Laudiceia, no caso de outra pessoa pagar a viagem, é preciso informar no formulário e levar os documentos dessa pessoa, conforme disse no post.

      Abraços

  75. Olá,
    eu preenchi o formulário DS160 e escolhi o consulado de SP para fazer meu visto, mas na hora de escolher o local, acabei colocando o RJ. Tem como alterar ou fazer novo formulário DS160? Mandei email para o consulado mas ainda não tive retorno.
    Obrigada!!!

  76. Ola Natalia, boa noite. Eu também gostaria de tirar algumas duvidas e pedir opinião.
    Com o passaporte em mãos, amanhã começo a preencher o formulário. Uma amiga dona de uma agencia falou que me ajuda. Pois ela disse que deve ser muito bem preenchido e etc. Enfim, alguns detalhes:

    – Será minha primeira viagem internacional, primeiro visto.
    – Sou dentista, concursado (funcionário publico) e consultório particular. Porém a renda não é condizente para pagar uma viagem. Não declarei IR 2014, então me sugeriram colocar do meu Pai, como se ele pagasse a viagem para mim.
    – Faço pós-graduação (especialização), com monografia marcada para Abril.
    – Data da viagem: Fevereiro/2016 – Permanência de 15 dias.
    – Passagem ida/volta já compradas.
    – Hospedagem (ai que tá): Não ficarei em hotel, e sim na casa de uma amiga brasileira, que foi fazer pós-graduação em LAX.

    Há algo que dificulte no processo de aprovação do visto e/ou algo para facilitar?

    Desde ja agradeço! Parabéns pelo site…

  77. Boa tarde Natália, fiz meu passaporte com nome de casada , mas agora saiu meu divórcio e pretendo tirar o visto no final do mês,devo preencher o formulário como está no passaporte e levar a certidão?Outra duvida é qto ao local que vou ficar , mesmo não sabendo onde vou me hospedar tenho que colocar algum endereço.?
    Grata, Rita.

  78. Ola,

    Estou na Irlanda – Dublin e estou tirando meu visto aki ! Bem, minha intencao inicial e
    ir pra Miami em novembro, mas como estou estudando, e quero visitar meus parentes antes,
    POSSO EMBARCAR em janeiro direto do Brasil pra la : MIAMI ??? ou outro estado, tipo : CHIGAGO ????

    Ou tento necessariamente que sair de Dublin e ir para Miami ou Chicago ?? Meu visto como turista tera que validade ???

    No aguardo e muito grata,

    Rose

    • Sou Cabeleireira e autonoma sou uma micro empreendedora individual , não trabalho com cheque só com cartão ,não tenho IR é minha cunhada que vai pagar minha passagem o que eu faço para provar minha renda.E meu marido também é micro empreendedor individual,

      • Tânia, você pode levar o seu certificado do MEI e a prestação de contas anual obrigatória que os MEIs têm que fazer. Se tiver qualquer outro documento, leve também. Abraços

      • Ola, Natalia, tudo bem ??

        Grata pelo pronto e eficaz retorno, NO ENTANTO, tenho pessimas noticias, TENTEI tirar daqui de Dublin e foi#negado porque tinha apenas 08 meses…..

        A questao E = posso em dezembro tentar novamente pelo Brasil, porque estarei la em ferias ???

        Outra coisa, quais sao minhas OUTRAS CHANCES de entrar,
        visto que tenho uma amiga que mora em Chicago, para onde vou, e e casada com um americano, ou seja, ja e cidada AMERICANA, tipo, carta convite, trabalhar com ela, cuidar do filho dela, etc……

        Aguardo, grata, bju !!!

        Rose

          • Ola tudo bem ??

            Farei isto entao, porem como estou tao insegura quanto aos documentos que devo comprovar, teria por fineza, ja que vc auxiliaa tantos e entende muito mais deste assunto, alguem que so trabalhe com isto, tipo advogado ou profissional de agencia de turismo, intercambio, etc.. para me indicar em SP, pq estou indo agora dia 20/11 !!

            Pode enviar in box no face ou zap, please !!!

            FACE – ROSIANE BORGES
            https://www.facebook.com/rosiane.borges.31

            zap – 005511 98810-0307

            Thanks !!!

            Rose

  79. Boa Noite!

    Duas perguntas:

    * Diz que tem lugares que é mais fácil concederem o visto. Fiquei sabendo que no Rio de Janeiro é mais fácil procede?

    * renovei o passaport já morei fora. Minha dúvida é se na hora da entrevista eles tem a informação do outro passaport lá consta que eu morei fora.

    Att,

    Guto

    • Olá Guto, que eu saiba não há diferenças significativas entre os consulados. Eles não têm as informações do outro passaporte, a menos que você informe em algum lugar do seu formulário, mas você pode levar o seu passaporte antigo para mostrar os carimbos se necessário.

      abraços

    • Ei Camila, não é necessário que façam juntos, é só você dizer que é ele quem vai pagar a viagem. Em teoria,só dá para fazer junto com membros da família, mas algumas pessoas já relataram aqui que conseguiram fazer com namorados/noivos.

      Abraços

      • Bom dia Natália. Tudo bem?
        Como no caso acima, para solicitação de visto para casais de namorados, cada um deverá preencher um formulário individualmente mesmo os dois estando solicitando juntos? No meu caso, meu namorado irá custear a viagem, devo levar comprovações financeiras dele? Agendarei um horário da entrevista para cada um?

        Grata pela ajuda!

        Poly

  80. Li totalmente o tutorial e agredeco demais sua precisosa ajuda.

    Fiquei apenas com uma dúvida:

    Como vai viajar eu e minha esposa, cada um tem que preencher seu DS-160. Mas quando for marcar a entrevista do CAVS, apenas um preenche?

      • Natália,

        Quando preenchi o formulário DS-160 informei que meus filhos viajariam comigo, contudo até o dia da nossa viagem p/ entrevista em DEZ-15 não consegui tirar o passaporte deles(mas vou fazer até a nossa viagem em Maio/16 e contratar um despachante local, eles tem 2 e 7 anos). Isso pode ser um problema?

        Também na hora de agendar a entrevista no CASV fiz um cadastro pra mim e outro pro meu marido (na hora em que fiz o cadastro no site não tinha todas as informações na mão). Chegando no CASV e no consulado em São Paulo, eu consigo realizar a entrevista com o meu marido?

  81. Olá Natália, Bom dia!
    Parabéns pelas dicas preenchi o meu DS-160 graças ao passo a passo que vc postou aqui no seu blog.Tenho agendamento no CASV para 03/09/2015 e no consulado 08/09/2015, Trabalho em uma cia aérea no aeroporto de Recife, tenho carro em meu nome, estou fazendo uma segunda graduação, não tenho grana na minha conta, será que tenho chances de ser aprovado??
    Obrigado
    Marcelo

    • Chances todos têm, de ser aprovado ou não. Mas não consigo te dizer o que vai acontecer, Marcelo. Pelo visto você tem vínculos com o Brasil, o que é um ponto positivo.

      Abraços

  82. Boa Noite Natalia

    Tenho duas duvidas se puder me esclarecer.

    Eu e minha esposa estamos tirando o primeiro visto e diz que preciso mandar documentos por correio, mas tenho essa duvida se precisa mesmo e pra onde.

    Outra duvida é se posso fazer a entrevista e o cadastro no mesmo dia.

    Obrigado se puder me ajudar

    • Olá João, onde vc viu dizendo que precisa enviar por correio? Em geral, não é necessário, já que vc leva os documentos no dia da entrevista.

      Sim, dá para marcar no mesmo dia…

      Abraços

  83. Olá, bom dia!
    Eu e meu namorado compramos passagem para passar o Natal e Ano Novo/2015 em NYC. Nem eu nem ele temos o visto. Eu já tive um J-1, que é o visto de “work experience” , durante a faculdade eu fui pra Califórnia trabalhar e viajar, mais viajar que trabalhar, mas tudo bem huahau Meu passaporte tem carimbos deste anos de Portugal, Paris e Londres, mas o dele está zerado, ele teve que tirar um novo pois o dele estava vencido.

    Não sei se é melhor e tem como fazermos entrevista juntos, tenho medo de dar a impressão que estamos indo para morar lá, pois estamos na “idade de risco” eu 27 ele 30. Somos funcionários públicos, eu concursada pelo TJSP e ele comissionado do MPMS, não temos casa, mas acabamos de começar uma construção em forma de condomínio (mais 20 casais, construiremos um prédio, cada um vai pagando X por mês).
    Que documentos acredita que precisamos levar? Melhor fazermos juntos ou separados a entrevista? Levo meu passaporte anterior (com o visto J-1 e outros carimbos da Europa)?
    Muito obrigada pela ajuda!

    • Naara, em geral, as entrevistas juntas são apenas para famílias, embora algumas pessoas já relataram aqui que conseguiram fazer junto com namorado. Leve os documentos que comprovem vínculos com o brasil e os listados no post. Me parece que vocês estão tranquilos, por terem emprego e estarem construindo uma casa.

      Boa sorte!

  84. Oi Natalia,
    Atualmente estudo e moro na Franca, ficarei aqui ate janeiro de 2016. Tenho uma amiga estudando nos EUA e que voltara ao Brasil em Abril de 2016, gostaria de ir visita-la em fevereiro ou marco de 2016, ai tenho duvida pois nao sei se o tempo eh suficiente para ser concedido o visto. O que achas? Devo deixar a entrevista agendada para assim que voltar? Alem disso defendo meu doutorado assim que retornar ao Brasil, entao nao terei vinculo, acha que sera um impedimento para concederem o visto?
    Obrigada,
    Carolina.

    • Olá Carolina, sugiro que você já deixe todo o procedimento pronto e já agende a entrevista para a data que vai estar aqui. Se conseguir isso, dá tempo tranquilamente. É difícil dizer o que é um impedimento ou não, já vi gente que não tinha vinculo ter visto aprovado e gente que tinha ter visto negado, vai muito da hora lá, é subjetivo, depende tbm de sorte, por isso não sei te dizer se vc vai passar ou não.

  85. Oi, boa noite.

    Preenchi o formulário e enviei, gerei o boleto e imprimi, mas não paguei ainda.
    Identifiquei alguns erros no formulário que preciso modificar, qual o procedimento?
    Restaurar ou preencher novo formulário?

    obrigada!

  86. Olá, boa noite!
    Parabéns pelo seu site ele tem muitas informações úteis!
    Bom, tenho umas dúvidas: Era jogadora de voley e ganhei uma bolsa de estudos para jogar e estudar nos EUA. Tive o meu visto negado em 2001 pq a Universidade enviou uma informação errada no I-20. Colocaram que eu falava inglês e na época eu não falava. Tive que pagar todas as taxas e realizar um novo agendamento. Com o documento correto consegui o visto de estudantes. Morei nos EUA durante 3 anos e não consegui finalizar minha universidade porque tive uns problemas de família e retornei ao Brasil. Desta vez, quero tentar o visto de turismo. Estou planejando tirar lua de mel por lá e ficar na casa de uma amiga. Devo colocar no formulário que já tive o meu visto negado?
    Outra dúvida: Em 2004 , fui jogar em Porto Rico com o visto de trabalho. O meu voo fez escala em Miami, fiquei presa na imigração porque o meu visto de estudante ainda estava em aberto. O meu visto de estudante foi cancelado com a seguinte informação: ” Cancel without Prejudice”. Você sabe alguma informação sobre isso? Depois de cancelarem meu visto consegui embarcar para Porto Rico.
    Por fim, aqui no Brasil sou casada Legalmente com uma mulher. Temos certidão de casamento.Inclusive, até troquei de nome. Qual status devo colocar no formulário? Casada mesmo?
    Obrigada!

  87. Natália boa noite!
    Tô passando p dar um feedback.
    Felizmente abriu uma data para agosto e antecipei a entrevista.
    Fui no CASV no domingo, praticamente sem fila, tudo muito tranquilo e rápido. Chegando lá o pessoal já te aborda se oferecendo para imprimir a página de confirmação, e é incrível o tanto que gente que não leva. Como tinha impresso, desliguei o celular e entrei. Saí antes mesmo do horário agendado.
    Para mim foi mais interessante fazer duas viagens p SP do que me hospedar. Voltei na quinta-feira para a temida entrevista. Deixei as coisas no guarda-volumes em frente (R$ 5,00, a mulher lacra na sua frente e coloca uma etiqueta com um número e te dá a ficha, estilo guarda-volumes de supermercado). Fui no período da manhã. A fila era grande mas andava rápido. No geral, acho que não fiquei nem 1h30 lá dentro. Evitei ficar olhando muito p o relógio p não demonstrar impaciência.
    Estava agendado p as 08h40, cheguei no portão +/- 08h20 e já entrei. Um funcionário olhou apenas a página de confirmação e mandou ir para uma fila. Tinha cinco filas, divididas por número e cor. Não sei qual critério eles usam para te mandar para uma ou outra. Passando por um balcão, a mulher me perguntou se era o primeiro visto e se era de turismo, confirmei e fui para a fila da segurança. Depois de passar pelo raio-x, agora sim dentro do Consulado, tinha outra recepção onde duas mulheres faziam a triagem. Me mandaram para a fila da entrevista. Tinha uma “sala de espera” que na verdade são alguns bancos no meio do salão. Também não sei porque alguns vão para essa “sala”. A fila da entrevista estava enorme, porém andava rápido. Praticamente todos os guichês estavam atendendo. Tinha um guichês onde algumas pessoas eram mandadas para tirar foto, igual no CASV, mas também não sei o motivo. Aliás, não tente entender porque isso ou porque aquilo, só vai confundir a cabeça e te deixar mais nervoso ainda. Apenas faça o que te disserem para fazer, sem questionar. Quando estava na fila vi uma família sendo reprovada, estava longe e não ouvi a entrevista, só vi eles saírem com a folhinha vermelha e o passaporte em mãos. Num dos guichês tinha uma mulher que estava aprovando praticamente todos, enquanto em outro tinha um rapaz “casca grossa” que fazia um monte de perguntas. Todo mundo que ia com ele ficava um “tempão” lá. Quando a funcionária me falou o número do guichê que tinha que ir, o Oficial tinha acabado de negar o visto. Daí já fiquei apreensivo. No guichê do lado um casal também foi negado, mas pelo que pude entender eles estavam pedindo visto de imigrante, que já é outra história. Um empresário teve que explicar o que fazia, quantos funcionários tinha etc, mas acabou sendo aprovado.
    Na minha frente tinha uma mulher super simples, as filhas já tinham o visto e iam bancar a viagem dela p a Disney. Quando o Oficial começou a entrevistá-la, ela já entregou os passaportes das filhas com os vistos, sem ele pedir. Pelo que li em duzentos blogs, só deve entregar alguma coisa se ele pedir, então já pensei que ela tinha passado mal impressão. Pela cara não gostou muito, mas pegou os passaportes, olhou os vistos e digitou bastante no computador. E eu tentando conter o nervosismo. Perguntou p ela onde ia, ela disse Disney. Quando ela perguntou quanto tempo ela ia ficar, ela respondeu dando voltas, tipo “ah, uns 20 dias né, é férias e tal”, eu sabia que ela não estava mentindo, mas o Oficial poderia achar que estava, pois ela pensava um pouco para dar as respostas. Ele perguntou bastante sobre as filhas, ela respondia normal, mas não eram respostas diretas. Perguntou se era casada, quantos filhos ela tinha, se morava com elas, se tinha só elas de filhas [de novo], e tudo isso digitando no computador. Ela até comentou com ele que já tinha sido reprovada sem o Oficial perguntar nem mencionar. Realmente achei que ela ia ser negada, mas ele entregou o desejado papel branco p ela e desejou boa viagem.
    Minha vez:
    Ele deu bom dia, entreguei o passaporte e ele mandou colocar as digitais. Estava com a mão tremendo, fazendo de tudo para não parecer nervoso.
    Oficial: Vai p onde?
    Eu: Disney.
    O: Vai sozinho?
    E: Sim.
    O: Você faz o quê?
    E: Sou funcionário público.
    O: O que exatamente você faz?
    E: Disse o que eu faço.
    O: Para quem você faz?
    E: Disse o órgão em que eu trabalho.
    O: Há quanto tempo você faz isso?
    E: Disse há quanto tempo eu trabalho.
    O: Você é concursado?
    E: Sim.
    O: Quanto você ganha?
    E: Disse o meu salário.
    O: Ok, o visto foi aprovado, boa viagem.
    E: Obrigado, bom dia.

    Quando saí do Consulado, não eram nem 09h30, ou seja, foi bem rápido mesmo.
    Percebi que os Oficiais olham na tela antes de dizer o resultado, então acho que o sistema já mostra se está aprovado ou não. Aí conforme o comportamento da pessoa e a documentação, ele pode mudar ou confirmar o que o sistema apresentou.
    Então repito aqui as dicas: FALE A VERDADE, SOMENTE A VERDADE, NADA MAIS QUE A VERDADE. Preencha o formulário com muita atenção, pois é através dele que a decisão é tomada. A entrevista é só para confirmar o que eles já sabem.
    Comporte-se antes mesmo de entrar no Consulado, tenha postura na fila, não fique olhando toda hora para o relógio, vá bem vestido, não precisa ser roupa de gala mas também não vá de bermuda e chinelo.
    Vi que alguns Oficiais são mais “generosos” que outros, fazem menos perguntas e nem pedem documentos, então cabe um pouco de sorte sim. Mas eles também não fogem do protocolo. Você pode pegar um Oficial gente boa e ter o visto negado logo de cara, ou pegar um Oficial casca grossa, responder um monte de perguntas e mostrar os documentos e sair com o visto aprovado. Não dependa do humor dele, faça tudo certinho.
    Diferente da mulher que estava na minha frente, responda tudo de forma clara, não fique dando volta nem tentando se explicar. A maioria das perguntas você responde com sim ou não, e outras com duas ou três palavras no máximo. SÓ RESPONDA O QUE FOR PERGUNTADO, SEJA DIRETO E PROCURE OLHAR NOS OLHOS DO OFICIAL. NÃO MINTA, JAMAIS.

  88. Natália, muito obrigado pela sua ajuda vim aqui postar minha experiência que pode ajudar muitos

    Vamos lá
    No dia 30/07/15 fiz o processo do Casv em SP (Vila Mariana), e o que presenciei é que muitas pessoas vão com objetos não permitidos e não prestam atenção nas informações que outros postam e chegam lá com esmalt, acetona, líquidos, comida, celular, enfim,,,, acabei rindo pois acabam por deixar lá na frente com outras pessoas e são obrigados a passar pela aquela revista….
    O meu caso foi um pouco diferente (Já Explico) pois o processo era para 3 pessoas, eu, minha esposa e meu filho de 6 anos, logicamente eu sabia que ele não precisava ir mas levei pois não tinha com quem deixar….
    Chegando lá me solicitaram somente o Ds160 e passaporte, não me solicitaram a taxa de pagamento, o meu horário e de minha esposa estava marcado para as 15:00 no entanto o do meu filho estava marcado para as 10:30 pois fiz meu agendamento com o pessoal do consulado via telefone e lá me disseram que crianças o agendamento só poderia ser na parte da manhã e os adultos na parte da tarde que não parece ser bem desta forma, mas tudo bem.. ahh me informaram que meu filho não precisava ir… só para deixar claro
    Obedecendo todas as regras e solicitações e já conformado em voltar no período da tarde chegamos até um funcionário expliquei que era o Pai da criança mas minha esposa atual não era a mãe comentei com ela que os horários eram diferentes e no mesmo ato ela disse todos fariam a entrega de documentação juntos na parte da manhã , seguimos em frente até o guichê de atendimento, nesse dia foi tudo muito rápido coisa de 30 minutos mas estava bem cheio, lá a funcionária solicitou os passaportes colocou um elástico colou umas etiquetas atrás do passaporte e nos encaminhou para outra fila onde iriamos fazer a leitura biométrica e fotos, chegando no guichê final a funcionária nos solicitou os passaportes e a foto 5×7 do meu filho e algo que não havia visto em lugar algum, pediram para meu filho ficar de joelho na cadeira e tiraram uma foto dele, tanto a minha esposa como eu o procedimento é o mesmo entrega do passaporte e leitura biométrica mais fotos.
    Já no outro dia era a entrevista no consulado, bem lá vamos novamente…
    No consulado a segurança é bem mais rígida e realmente o pessoal não pode entrar com celular e outras coisas a mais, seria melhor todos irem sem cinto pois eles pedem para tirar os cintos e colocar na pasta, algo chatinho… passando por essa parte observei que eles inclusive pediram para uma moça tirar o sapato que era alto para eles verificarem, mas deu tudo certo, eles passam sua pasta num raio x igual aqueles de aeroporto, e estando tudo certo vc pode colocar o cinto e outras coisas que vc tiver, mas lembre-se nada nos bolsos leve somente o necessário e tomem cuidado com os flanelinhas que ficam próximos as ruas, deixem os carros nos estacionamentos ou no shopping Morumbi que fica 1,5 km para evitar possíveis incômodos, os flanelinhas extorquem as pessoas e no dia que fui a policia estava pegando pesado por lá.
    Passando por essa sala que é logo no inicio vc deve seguir uma faixa verde onde vai dar na fila para a entrevista com o cônsul, havia lido que tinha banco vc ficava sentado e eles chamavam pelo nome, no meu caso não foi nada disso, eu cheguei bem próximo ao meu horário marcado na parte da manhã, novamente levei meu filho junto por não ter com que deixar e fui para essa sala fazer uma pequena revista pois estava tudo certo e já fui para a fila de entrevista onde fiquei esperando em pé igual banco.
    Lá eu percebi muita gente despreparada e nervosa, vi pessoas errando nas respostas, coisa simples por puro nervosismo, e também vi pessoas levando a tal folhinha rosa de visto negativado.
    Eu fiz muita pesquisa na internet….. fale sempre a verdade e não fique nervoso, é um pouco difícil não ficar nervoso mas fazendo um bom treino em cima do Ds160 e vc falando a verdade vai dar tudo certo, eu sempre me perguntei do porque muita gente sai com a folhinha rosa, sinceramente não sei dizer, mas como disse muita gente nervosa, as vezes errando muito do Ds160 e ficar corrigindo, alterando, cota para visto negado, sorte…. enfim, tente ser o mais correto possível e falar a verdade e veja muito vídeo, pesquise bastante.
    Vamos as perguntas
    Nós: Bom Dia
    Consul: Bom Dia
    Consul: Passaportes
    Consul: Para onde vão
    Nós: Orlando, Florida
    Consul: Colocou um lembrete de pagina com o número 5 e solicitou para irmos ao guichê 21.
    Nós: fomos ao guichê, preencheram algo nos passaportes e depois nos enviaram novamente para o guichê 5 do consul, assim voltamos lá.
    Consul: Passaportes
    Consul: Para onde vão
    Nós: Orlando, florida
    Consul: O que vcs fazem ?
    Nós: Falei por nós , Analista de Sistema e Professora
    Consul: Já viajaram para alguns País
    Nós: Novamente falei por nós, Paraguai e Argentina
    Consul: Para minha esposa, coloque sua mão esquerda no leitor…… 3 minutos ok
    Consul: Para mim, coloque sua mão esquerda no leitor… Ela saiu me deixou ali uns 2 minutos… ai pensei lá vem ela com a folha rosa….
    Consul: Voltou para sua cadeira e nos disse, vistos aprovados, boa viagem…..
    Nós: obrigado e um bom dia

    Vistos aprovados, vontade de estourar foguetes e só aguardar, o recebimento foi bem rápido 6 dias exatos via DHL

    Desculpe ser tão detalhista, mas nas minhas pesquisas os pequenos detalhes eram super importantes, quando não se tem o visto qualquer informação ajuda…

    Espero ter ajudado e boa sorte a todos….

  89. Olá
    estou preenchendo o DS 160 e estou com a duvida de preencher sobre o service military, eu fiz o tiro de guerra – serviço militar obrigatorio e depois de concluido apos 6 meses recebi a carteira de reservista, será que preciso preencher essa informação ou por eu nao ser militar nao há necessidade?.
    Obrigado desde já

      • Eu sou tripulante de navio tenho 30 anos já viajei muito pra fora do brasil ,tenho o Panamar Pook que é um passaporte do Panamar que a empresa mim da direito, nele esta 4 carimbos da Russia São Petersburgo e tenho também conta em banco com o valor que eles estipulam ..Isso tudo mim ajudaria no Visto ..Alem do meu passaporte com os meus carimbos normais …Isso tudo ajuda no meu visto ?

  90. Natália muito obrigado pelo site. Minhas principais dúvidas são:
    1 – Tirei meu primeiro passaporte em junho, portanto ele ainda é virgem. Isso seria um problema? Também preenchi o formulário em julho (um mês após o passaporte ser emitido) e agendei os procedimentos do CASV e Consulado para dezembro. O fato de solicitar o visto tão rápido e agendar para bem depois pode dificultar a aprovação? Ou é melhor reagendar para antes?
    2 – Tenho 24 anos, solteiro e sem filho, pretendo viajar sozinho. Estou no segundo emprego (funcionário público concursado – 2 anos hoje e 2 anos e meio em dezembro, salário bruto de 3700). No anterior era concursado e fiquei 11 meses. Atualmente não estudo, mas até dezembro estarei fazendo faculdade a distância. Tenho carro e moto quitados no meu nome e pequena aplicação financeira. Dívidas em 2 bancos, nenhuma atrasada. Não sei se meu perfil ajuda ou não.
    Enfim, não sei o que fazer, tenho medo de ser negado.
    Aliás, parabéns por nos ajudar!!!

    • 1. Jonatas, algumas vezes é mais fácil tirar o visto se você já tiver viajado para o exterior antes, mas ter um passaporte novo não é problema, de jeito nenhum. E não há nenhuma restrição quanto as datas ou agendamento.
      2. Não tem que fazer nada! Apenas leve seus documentos e comprovante que a maior chance é que tudo dê certo. O percentual de vistos negados hoje é quase nulo.

      abraços

  91. Ola, fui ao casv hoje para renovacao de visto. Peguei as filas, sentei no guiche a moça perguntou meu nome, tirou fotos minhas ficou com meus dois passaportes colou duas etiquetas e disse que devolveriam o passaporte em ate 12 dias uteis na minha casa. Achei estranho n tirarem as digitais, nao é uma regra para todos? Será necessario ir ao consulado?

  92. Olá! Já tenho visto, porém uma amiga minha está tirando o dela e tinha um campo que perguntava se ela ia viajar com alguém e pra onde, ela falou que ia comigo pra uma cidade, mas nós vamos pra outra, será que isso pode dar algum problema?

  93. Boatarde, ontem fui ao CASV, por as digitais e tudo certinho, no final colaram uma etiqueta atraz normal e no meu escreveram 1/2 na etiqueta atraz do passaporte, isso significa alguma coisa?

  94. Natália parabens pelo site excelente!
    Tenho algumas duvidas, ja possuo visto a muitos anos, mas meu marido ira tirar semana que vem!

    -Ele é autônomo, trabalha como Construtor Civil, fizemos uma Declaração de Renda, reconheçamos firma, e iremos levar os extratos bancários dos últimos meses, mas estamos pensando se eles podem querer algum outro tipo de documento referente ao trabalho.

    – Na hora de preencher o formulário, no campo de preencher as Formações, não tinha como colocar uma data futura para o termino da faculdade que será final do ano, então colocamos na parte de Atividade principal o Estudo (STUDENT) ( pois esse ano nos dois nos formamos em Engenharia e realmente, ele trabalha principalmente em função dos estudos) e colocamos os dados da faculdade. Porem como essa parte geralmente se coloca o Trabalho, no final tinha a opção de colocar o salário, ai colocamos o salário médio dele , e no campo de descrição escrevemos que esse ano ele se forma, e trabalha por conta própria como construtor civil e recebe a media de xxxx. Infelizmente não tinha como colocar as duas funções como principal ocupação, então gostaria de saber se teria algum problema ter feito assim.

    – Nos também estamos estagiando alguns dias na Prefeitura na área de engenharia, para cumprir horas da faculdade, sem remuneração, mas com um Termo de compromisso, mas não colocamos essa informação no formulário por ser temporário. Será que vale a pena mencionar e levar o termo no dia da entrevista?

    – Nao conseguimos imprimir o formulario ds-160, pois estávamos sem impressora, e não conseguimos mais acessa-lo, porem tenho as informações salvas. É obrigatório apresentar esse formulário no dia?

    – Pedimos para enviarem no meu email a Pagina de Confirmação, mas não enviaram, e conseguimos apenas uma copia em preto e branco. Tem problema?

    – Ao colocar as informações de quem ira viajar com você, não quer dizer que você ira bancar a viagem de todos, certo?

    Desculpe por tantas perguntas, mas gostaríamos muito de saber se esta tudo certo, e caso não tiver, corrigirmos a tempo! Muito Obrigada pela ajuda!

    • Olá Esther,

      – Se vocês tiverem algum contrato ou documento assinado por quem contrata os serviços deles, ou ainda um documento de empresa u MEI (se ele tiver) pode levar também.

      – Acho que do jeito que vocês fizeram está ok. Qualquer coisa eles vão te perguntar sobre isso na hora e vocês explicam melhor.

      – Levem o termo, se forem perguntados sobre o assunto e couber dizer na hora, digam.

      – Sim, é obrigatório levar a confirmação. O formulário inteiro não precisa.

      – Acredito que não tem problema ser em preto e branco

      – Não! A pergunta é sobre companhia de viagens, depois tem um campo sobre quem vai pagar a viagem em cada formulário.

      Abraços!

      • Natalia, muito obrigada pela resposta, nos ajudou bastante a ficarmos mais confiantes e graças a Deus deu tudo certo!

        A entrevista foi hoje cedo, estava bem tranquilo , o cônsul só fez 4 perguntas:

        – Bom dia, tudo bem?!: Bom dia, tudo bem e você?
        – Tudo bem, obrigado!
        – Para onde vai? : Orlando
        – Ja viajou para fora do pais? : Não
        – Voce trabalha com o que? : Construção Civil
        – Quem vai viajar com voce? : Minha esposa e meus sogros
        – Seu visto foi concedido !

        Nao pediu nenhum documento, meu marido havia levado duas pastas cheias com todos os tipos de comprovações, acho que isso ajuda a demonstrar que você esta bem preparado, e ele acaba nem pedindo!

        Boa Sorte a todos !

  95. Bom dia Natalia,tive o meu visto negado em abril 2015,iria passar 7 dias de minhas férias na Disney, eles alegaram que não comprovei vínculos para voltar para o Brasil.Trabalho a 5 anos de carteira assinada o salário não é tão alto,não estudo apenas trabalho.Acha que devo me matricular em algum curso ou ate mesmo faculdade?Vou tentar novamente em Agosto agora com o meu padrinho me patrocinando.

    • Gabriela, você já saiu do Brasil antes? Ás vezes isso conta bastante. Estranho terem negado seu visto já que você tem carteira assinada, mas é uma premissa deles. Eles podem negar qualquer visto e algumas vezes não tem muita explicação mesmo. Olha, acho que você faz o que achar melhor e o que tiver vontade, mas EU não me matricularia em uma universidade só pra isso não. Não acho que o gasto compensa (a não ser que for um curso que você realmente queira e vá fazer). Se quiser ir pra Disney, tem outras opções. Já considerou a Eurodisney, na França? Não precisa de visto, com a alta do dólar tá saindo quase o mesmo preço e de quebra você ainda conhece Paris. É só uma ideia para se considerar 😉

  96. Bom dia!!
    Estou vindo hoje para compartilhar minha experiência, nada mais que justo, sendo que fiz várias perguntas e a Natália me respondeu todas!!
    Fomos eu e meu namorado, no caso estamos tirando o visto para irmos em lua de mel em agosto. Fizemos tudo no dia 29/06 no Rio de Janeiro (moramos em Juiz de Fora-MG), CASV foi de manhã estava marcado às 10:45, chegamos por volta de 9:30 e como estava vazio só aguardarmos uns 5 minutos, eles estavam deixando entrar todo mundo por conta disso.
    A entrevista no Consulado estava marcada para às 15:30, chegamos lá 14:30 e já tinha fila para o nosso horário, mais uma vez foi tudo bem rápido, lembro que quando saí de lá olhei no relógio e estava marcando 15:18, ou seja, fomos atendidos antes e sem demora.
    Na fila do lado de fora do Consulado tem um cara com colete oferecendo para guardar o celular por 5 reais num chaveiro que fica do lado, só o meu namorado que levou o celular, então só ele precisou de pagar (se paga quando pega o cel de volta). Uma coisa que estava bastante preocupada foi com minha bolsinha de lado e sacola que levamos com água, suco e toddy (rs), meu namorado todo preocupado falando pra jogar fora, mas quando chegamos na porta deixaram a gente entrar com tudo (nem acreditei). Outra coisa que fiquei preocupada foi em fazer a entrevista juntos, pois nós não estávamos cadastrados juntos, mas daí na hora eu falei com o fiscal que nós íamos casar e ele deixou a gente ir junto. Pegamos uma entrevistadora bem cascuda, pois na entrevista anterior a nossa ela fez milhares de perguntas e pediu um monte de comprovante pra pessoa, logo pensei que já era tudo.

    Enfim a nossa vez chegou, e as perguntas foram:
    Vocês já viajaram para fora do país?
    Respondemos que não.
    Para onde vocês irão?
    Nova Iorque.
    Tem algum parente lá?
    Não.
    Você trabalha com que Melina?
    Sou Designer Gráfico.
    Trabalha como autônoma?
    Não, trabalho numa empresa de Argamassas e Tintas.
    É formada?
    Sim, em Design Gráfico.
    Em qual faculdade?
    Estácio de Sá.
    E você Luciano, trabalho com que?
    Sou Operador técnico na Power Line Internet.
    Fez faculdade?
    Faço faculdade de Redes de Computadores, me formo no final do ano.
    Posso ver seu contracheque Luciano?
    Entregamos o contracheque ela olhou todos e depois devolveu.
    Vocês moram com os pais?
    Ele respondeu: Moramos, mas iremos nos casar.
    Vocês vão casar quando?
    Eu respondi: 8 de agosto.
    Olhou mais um pouquinho no computador e disse:
    O visto de vocês foi concedido, boa viagem!

    Nem acreditei, foi super tranquilo, meu namorado me disse que ficou muito nervoso e sentiu um lado do lábio tremendo. Rsrsrsrrs
    Pelo que pude notar, todos tiveram o visto aprovado e foi tudo bem rápido, tivemos muitas perguntas, mas acredito que não durou nem 5 minutos.
    As dicas primordiais são as que todos falam: Fique tranquilo, seja direto e honesto.
    Boa sorte à todos e obrigada mais uma vez, Natália, graças ao blog consegui seguir tudo, desde o formulário até a entrevista.

    Ah, uma observação, nossa entrevista foi numa segunda e nosso passaporte foi entregue na sexta, mais um espanto pela rapidez.

  97. Oi Natália, estou numa super duvida, fiz todo o processo do ds 160 conforme a regra para 3 pessoas eu minha esposa e filho de 6 anos, até ai tudo certo no entanto fiz a marcação do casv e consulado por telefone e eles agendaram meu filho para parte da manhã e eu e minha esposa no período da tarde ou seja estarei dando entrada na documentação do meu filho sem eu ter o visto americano, pois estarei dando entrada na documentação minha e da minha esposa no mesmo dia mas a tarde, isso não pode automaticamente negativar o visto pra ele, pois já vi no consulado que para um menor tirar o visto um dos pais precisam ter o visto. Sei também que ele não precisa estar presente.

    • Olá Marcos, se você está inseguro, sugiro entrar em contato com o consulado pois só eles podem oferecer orientações oficiais ou até mesmo alterar a entrevista do seu filho. Também é sempre possível explicar a situação e torcer para que eles entendam.

      Abraços

  98. Estou aqui para compartilhar minha experiência no consulado. Sou muuuito ansiosa e estava com muito medo de não conseguir. Meu esposo em contrapartida super tranquilo….
    Bem, vou citar aqui eu como (E), meu marido (M) e o consul (C)
    (C): Bom dia!
    (M) e (E): Bom dia!
    OBS: O CONSUL EDUCADO MAS MUITO SÉRIO.
    (C): O que o sr. Faz?
    (M): Sou microempresário, do ramo de tapetes personalizados)
    (E): Funcionária publica
    – e o cônsul só olhando pra tela do computador e fazendo cara de dúvida, e eu pensando: preenchi algo errado….
    (C): Pra onde vcs estão indo nos EUA?
    (M); Disney
    (C): quantos anos sua filha tem?
    (E): 4 anos,, 4 anos e meio..
    (C): só um minuto por favor,
    -e saiu, foi la pra dentro e conversou com uma mulher nos fundos…..voltou e:
    (C):a quanto tempo trabalha com isso? (perguntando pra meu marido)
    (M): desde 2011
    (C): trouxe os documentos da empresa?
    (M): sim
    (C): pode me passar tudo q vc trouxe da empresa?
    (M): sim ( e entregamos os documentos da empresa)
    -nisso ele começou a olhar tudo com muita atenção e balançando a cabeça negativamente e eu já quase desmaiando……
    (C): so mais um minuto por favor. ( e foi la pra dentro denovo)
    -nesse momento eu já estava com o coração na gargante e quase certeza q meu visto seria negado! Ele ficou mais uns 3 minutos conversando com a mulher e ela balançando a cabeça positivamente e ele com cara de dúvida… e eu quase infartando….srsrsrsrs.. quando ele voltou com os documentos da empresa na mão e os passaportes ele olhou fixamente nos meus olhos e disse:
    (C): Sua sala de estar é muito bonita!!!
    Eu com cara de espanto: ã?????
    (C): brincadeira, brincadeira….
    Imagino q ele fez essa piadinha pq demorou muito la dentro e quis brincar q estava espionando minha vida….kkkkk- eu morri de rir, meu marido tbm e todo mundo q estava aguardando caiu na risada.. nesse momento me tranquilizei e achei q meu visto seria concedido…..
    -depois disso fiquei tranquila, ai ele perguntou quanto tempo pretendíamos ficar, e eu disse q 10 dias, se iriamos pra outro lugar nos EUA, e eu disse q não, somente disney mesmo,
    E pra terminar mais uma brincadeira…. se referiu a minha filha assim:
    (C): e a pequena, tem altura pra andar nas montanhas russas?
    (E): não, o negocio delas são as princesas mesmo..srsrs
    (C): Boa viagem, seus vistos foram concedidos!!!!!
    Minha vontade era de gritar muuuuuuuito de alegria….
    So pra esclarecer algumas duvidas, não vi ninguém tendo visto negado, algumas pessoas a entrevista foi muito rápida, nem 2 minutos..
    Em relação a escolaridade do meu marido q eu estava muito apreensiva pq ele tem 2º grau incompleto, e marquei secondary level e foi tudo ok.
    Empregos anteriores ele trabalhava como representante comercial autônomo e não tinha como provar, mesmo assim no ds 160 coloquei q ele havia trabalhado com isso. Mas não me pediram nenhum documento referente a isso nem a escolaridade fizeram nenhuma pergunta.
    Eu refiz o formulário uma vez pq no 1º eu tinha colocado que meu marido não tinha empregos anteriores, poq não tinha como provar, mas eu pensei bem e refiz pq ele tinha trabalhado sim, como autônomo e qualquer coisa eu explicaria. Mas não foi preciso explicar….
    Renda: não foi feito pergunta sobre quem vai pagar a viagem, quantos vcs ganham, nada disso.
    Levei apenas o IR da empresa do meu marido q é 5.000,00 de retirada, e meus contra cheques (1700,00) bruto.
    Não nos pediram extrato bancários, nada
    Somente os documentos da empresa memo ( levamos alvará de funcionarmento, IR, certidões negativas estadual e federal, CNPJ atualizado, certificado de microempreendedor individual)
    Espero q possa ter ajudado e qualquer outra duvida é so perguntar…. Boa sorte a todos!!!

  99. OLÁ, TIREI O VISTO PARA O PROGRAMA ‘WORK AND TRAVEL’ QUE EXPIROU EM 2012..NO MEU CASO TEREI QUE REFAZER O VISTO NA CATEGORIA TURISMO OU APENAS RENOVAR??

  100. Bom dia excelentes dicas uma dúvida vou preencher o formulário so que vou pagar no cartão da minha irmã que mora nos EEUU,é aceito pagamento com cartão de outro país?

    outra dúvida estar com CPF negativado infuencia na negação do visto? Tipo Serasa SPC
    Obrigado

    • Augusto, acredito que seria aceito sim, mas você vai ter que testar. E o consulado não consulta o Serasa para conceder visto.

      Abraços!

  101. Oi Natalia Bom dia !! Tenho um filho com um americano de Ohio ele ja tem 6 anos e não conhece os avós fui “intimada” pelos avos que ja são ben idosos e querem conhece-lo ,a correr atrás dos documentos para viajar em setembro vc acha que é possível esse prazo tirar os passaportes e vistos ?? Pode ser negado ?

    • Olá Joyce, acredito que seja possível sim tirar até setembro, mas, claro, depende da disponibilidade de datas do consulado. Sugiro que já entre com o processo logo. Qualquer visto pode sempre ser negado, é uma premissa deles, mas como o menino tem pai americano, acho difícil.

      Abraços

  102. Bom dia Natália!

    Eu e meu marido estamos planejando nossa ida aos EUA em dezembro deste ano.

    Possuo família lá: tios e primos, já moram lá a 20 anos e todos são cidadãos americanos.

    Tenho receio de fazerem muitas perguntas em relação a eles, por acharem que ficaremos por lá.

    Acha necessário pedir uma cópia da documentação deles para provar que são legais e cidadãos?

    E sobre a renda, como vamos fazer a entrevista juntos precisamos escolher uma pessoa para ser a responsável pelo custeio da viagem, extratos com renda de R$3.500 é suficiente? ou podemos juntar as nossas rendas?

    Até pensei em colocar meus tios como custeadores da viagem, será que seria melhor por já serem cidadãos?

    Aguardo retorno.

    Obrigada desde já!

    • Olá Letícia, se te deixa mais tranquila, leve cópias dos documentos que provam que eles estão legais lá. Mas acredito que eles não vão prejudicar seu processo, não se preocupe. Não sei te dizer se eles vão considerar sua renda suficiente ou não, pois isso depende de outras variáveis e do cara lá na hora, mas quando eu tive o visto aprovado minha renda era essa aí. Vocês não precisam escolher uma pessoa só, já que as duas vão contribuir. Podem declarar a renda de cada um nos respectivos formulários.

      Abraços

  103. Bom dia,
    Natália quero ir na Disney, em outubro, vou comprar um desses pacotes com tudo incluso. Mas estou desempregada, quem vai esta custeando a minha viagem e minha tia. Meu único comprovante de vínculo com o Brasil q posso apresentar e q estou fazendo faculdade. Você acha que eu consigo o visto?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Laura, não posso te afirmar que sim ou que não. Só o que eu posso dizer é para fazer o procedimento certinho, levar os documentos e cruzar os dedos.

      Abraços!

    • Eu queria fazer uma pergunta o meu pai está querendo ir pró estados unidos pra trabalha com seria o visto necessário pra ele ir? Outra pergunta ele ficando e gostou é possível a minha família aqui no Brasil ir também e podendo qual séria o visto? Outra pergunta o meu amigo mora na América ele tem o green card com isso eu posso conseguir através dele?

      • Olá Lucas, o visto de trabalho é um procedimento muito diferente. O seu pai provavelmente vai precisar de uma empresa americana que o contrate para que ele consiga o visto. E não, você não consegue visto através do seu amigo. 😉

        Abraços

  104. Boa tarde,

    Vou viajar com minha família, preenchi 3 formulários DS160, criei uma conta para efetuar o pagamento da taxa ! Efetuei o pagamento e depois inclui minha esposa e filha para irmos juntos na entrevista, porém agora não consigo efetuar o pagamento delas, o que precisamos fazer neste caso ? Tenho que criar uma conta para casa solicitante? Ou devo reagendar minha entrevista?

    • Olá Wagner, não entendi o seu problema direito, você efetuou apenas o seu pagamento, é isso? Nesse caso, sugiro entrar em contato com o consulado para ver o que pode ser feito.

      Abraços

  105. Bom dia, Natália!! Estou aqui de novo. RS.
    Eu e meu namorado respondemos o formulário ontem e no dele surgiu uma duvida na qual estou com medo de sermos negado por causa dela. É o seguinte: no dele pergunta se ele já fez faculdade e pede a data de início e fim, só que ele só irá concluir no final do ano e no questionário não permite colocar uma data posterior, então decidimos colocar como Não. Está certo? Estou com receio na hora eles verem que colocamos que ele trabalha e estuda e marcamos a parte de ensino como Não. O que devemos fazer? Já iremos pagar o boleto hoje.

  106. Boa noite, gostaria de primeiramente agradecer à Natalia pelo constante auxilio ao tirar as dúvidas e sempre prestativa. Li vários blogs antes de começar o processo do visto. Comecei tirando o passaporte, que levou aproximadamente uns 15-20 dias, desde a entrega dos docs até a retirada. Uma dica para quem mora em SP é fazer em São Caentano do Sul, é muito mais rapido que na capital. O segundo passo foi preencher o formulário. Aprendi apenas uma coisa com os blog e videos que assisti, falar a verdade, acima de qq coisa. Paguei a taxa, com a cotacao desse mes foi 498 reais. Fui no CASV Vila Mariana, mto rapido, mto facil, mto pratico. Tira foto, coleta digitais e só. Entrevista no Consulado, mta gente , mta fila, revista, seguranças, etc. Fiquei mto tranquilo, por incrivel que pareça. O agente consular perguntou p onde vou, quem esta pagando, empresa, oq faço, com quem moro, se tenho filhos, estado civil. Graças às dicas de sites como este tive meu visto aprovado, fui mto tranquilo e consegui. Ainda pedi o visto B2 e aprovaram B1/B2, até fiquei surpreso e feliz ao mmo tempo. Sempre falem a verdade, que conseguirão o visto. Boa sorte pessoal!

  107. olá Nathália, estou querendo viajar no final do ano e estou com umas dúvidas sobre o visto.. No caso tenho 2 filhos, 1 deles estou entrando com o pedido de guarda pois sei que o pais nao vai poder estar presente nas entrevistas e tal. Mas a minha grande dúvida é se irei conseguir o visto, indo sozinha com 2 crianças menores de idade..

    • Olá Marcela, o fato de você ir sozinha com duas crianças não deve ser um impedimento, mas não tenho como te afirmar se você vai conseguir o visto ou não. Só eles decidem isso 😉

      Abraços

  108. Olá Natália.
    Até ontem já tinha decidido fazer a solicitação com uma agência, mas está saindo muito caro, hoje vi no seu blog e gostaria de te agradecer muito, pois seu passo-a-passo está perfeito, vou fazer por conta própria graças à você. Obrigada!!

    Uma dúvida, não consegui encontrar nas perguntas (li várias, mas são muitas), vou casar em agosto e estou há bastante tempo juntando dinheiro pra passar a lua de mel em NY, a dúvida é com relação na hora de marcar a entrevista, pois tem que ser com parente, no caso no dia da entrevista ainda seriamos namorados, mas no dia da viagem já estaremos casados, podemos marcar a entrevista juntos?

    • Olá Melina, em teoria, tem que ser com parente sim, mas algumas pessoas relataram que conseguiram marcar com o namorado. Vale a oena tentar.

      Abraços!

  109. Ola!
    Olha estou com duvidas: ja preenchi tudo , e ate ja enviei e me mandaram a confirmação. Ma so que nao me lembro de ter marcado a entrevista. O que devo fazer para marcar e tirar documento para pagar? Please help me.

  110. Olá Natália,
    Procurei minha dúvida nos comentários, mas ainda continuo com dúvida. Sei que ninguém pode prever nada, mas gostaria de uma opinião.
    Eu tive um visto negado em 2012. Era recém contratado na empresa com um salário razoável, e me foi proposto fazer um curso de 1 semana em Nova Iorque. Só que devido a burocracias internas, quando fui pra entrevista já estava há um semana do curso e me enrolei um poucos nas respostas, pois eu mesmo sabia que possivelmente não ia rolar. Tinha até uma carta da diretora local me recomendando e era uma empresa americana, e mesmo assim foi negado.
    Hoje estou em outra empresa. Três anos de carteira ao todo, salário melhor, viajei pro exterior duas vezes (inclusive Inglaterra) etc.
    Minha dúvida é como responder a pergunta “Have you ever been refused a U.S. Visa, or been refused admission to the United States, or withdrawn your application for admission at the port of entry?”. Coloco algo geral, tipo: “Visa denied in Sep-2012. Section 214(b).” ou preciso ser mais específico no que eu acho? E na hora da entrevista? Se me perguntarem, falo o motivo que eu acho de ter sido negado?
    Agradeço seu feedback,
    Um abraço!

    • Ei Thiago, acho que você tem que responder estritamente o que te perguntarem. Se no formulário não tem onde explicar o motivo, não explique. Se no dia da entrevista o cara ver isso e te perguntar, você pode explicar, se não perguntar, não fale!

      Abraços!

      • Olá Natália,

        Voltei para contar que deu tudo certo!
        O agente me fez mil perguntas, até que ele checou na chave “Você já teve um visito negado. Por que?” Dai eu fui sincero e disse que não sabia o motivo, mas imaginava três possíveis razões e as expliquei focando no que tinha mudado em cada um dela. E daí veio a pergunta final “E você ficou nervoso?”, fui o mais sincero e disse: “Daquela vez? Sim! Muito”. E ele concedeu o visto!

        Nossa! QUE ALÍVIO!!!!!

        Muito obrigado pelas dicas!!!

  111. Ola Luiza, quando preenchi o formulatio DS-160 havia colocado que viajaria com minha Irma e a viajem seria em Janeiro/2016, porem minha irma nao podera ir mais por motivos profissionais e eu resolvi ir agora nas ferias de Julho so. Como o formulario ja foi entregue e o Visto ja foi me entregue em minha casa, sera que pode ocorrer algum problema comigo na Imigracao quando chegar la?

    • Olá Paulo, conforme informado no post, essa viagem que eles pedem no formulário é uma mera previsão, não é para ser preciso. Por isso, não faz diferença se você colocou que ia com sua irmã e vai sozinho. Não tem a menor chance de te barrarem por isso.

      Abraços

  112. Eestamos querendo marcar o CASV e o Consulado juntos, somos 02 famílias, eu preenchi o DS160 e recolhi a guia, como turista B2, a outra família tambem fez tudo mas como B1/B2, agora não conseguimos agendar juntos. Para B2 abre opção de domingo e segunda (opção que queremos por sermos do PR), e para os que fizeram a opção de B1/B2 não tem essa opção. Tem algum geito de arrumar essa opção de B1/B2 para B2 sem pagar novamente. Como resolver para irmos todos juntos no domingo e segunda.

    • Ei Neide, acho que vocês vão ter de ir separados se não quiserem pagar novamente. Na dúvida, entre em contato com o consulado que eles podem te ajudar melhor.

      Abraços

  113. Olá.

    Estou em dúvida em relação ao preenchimento do formulário. É o seguinte: Minha mãe vai tirar o visto, mas eu é quem vou custear sua viagem. no entanto, na parte do formulário em que coloco que a viajada será patrocinada por mim, não abre um campo onde devo informar minha renda. Já tenho visto e sei que antes o formulário pedia essa informação. Vocês sabem se algo mudou?

    Obrigada!

    • Ei Lili, não fiquei sabendo de nada, mas se não apareceu pode ser que tenham mudado. Vá preenchendo as perguntas que aparecerem, não se preocupe com as que não aparecem.

      Abraços

  114. Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida na verdade pedir a opniao… estou marcado para dia 17/05 casv e 18/05 a entrevista … e ta dessa forma… minha vó vai custear minha viajem fiz uma carta de custeio e vou levar imposto de renda e os ultimos 3 olerites.. e tambem coloquei no formulario DS160 q vou viajar com meus tios vou levar o passaporte deles ja foram para os Estados unidos umas 3 vezes por ai… e coloquei q faço faculdade segundo ano d adiministracao e to levando uma declaraçao,.. peguei uma declaraçao do emprego q ganho em torno d 2.000.. 2.500… e vou levar documento do carro q tenho em meu nome… e tambem no formulario foi colocado um hotel com probabilidade d eu ficar e tambem 10 dias apartir d 10 d julho para pegar as ferias da faculdade… a probabilidade para mim conseguir eh boa? eh alta?

    • Ei Wallace, como eu sempre digo, não consigo dizer se a sua probabilidade é alta ou não, pois tudo depende muito dos caras lá na hora e eles podem sempre recusar por qualquer motivo, mas o índice de recusa hoje em dia é baixíssimo, por isso, eu diria que todo mundo que está com a documentação e atende às exigências tem muitas chances de ser aprovado.

  115. Ola!
    Estou com algumas duvidas em relação ao preenchimento do formulario, espero que possa me ajudar.
    -estou preenchendo para o meu marido, e na questão escolaridade, fala sobre secondary leve or above. o que seria secondary level no Brasil?
    -sobre empregos anteriores, pede-se informaçoes dos ultimos 5 anos. pergunta-se: ja esteve empregado anteriormente. no caso do meu marido, ele é microempresario com firma registrada ha 5 anos (mei), anterior a isso ele era autonomo (representante de vendas)sem carteira assinada.os empregos de carteira assinada dele ja tem mais de 15 anos… coloco sobre eles ou marco a opçao não ( para:have you previously employed?)

  116. Olá! Estou pretendendo ir ao EUA em setembro. Como irei participar de uma Conferência da Igreja Adventista e aproveitar para fazer um pequeno turismo ( pois serão + ou – 10 dias) o tipo de visto que devo optar é o B2? Ou posso optar pelos dois tipos B1/B2 ?

    • Olá Ivante, você sempre pode optar pelos dois vistos, mas não sei se conferência de igrejas se enquadra em negócios. Eu optaria pelo B2. Qualquer dúvida entre em contato com o consulado.

      Abraços

  117. Ola estou querendo ir fazer um cruzeiro pela bahamas ja fui para europa fiquei 22 dias la fiz um cruzeiro de 7 noite la , sou mei tem 4 anos declaracao feita, 15 mil na conta carro sou separado sera que consigo?

    • Ei Nilton, não posso te afirmar se você consegue ou não, pois os vistos sempre podem ser negados. No entanto, é bom frisar que a taxa de negação é muito baixa hoje em dia e que se você tiver todos os documentos e exigências as chances são grandes.

      Abraços

  118. Oi, pretendo tirar o visto esse ano, eu, meu esposo, minha filha e dois casais de amigos queremos ir ano que vem pra New York, a pergunta é:
    Minha filha faz 16 anos em outubro deste ano, ela precisa passar por todo o processo de ir fazer entrevistas, ou eu posso representa-la, já que ela é de menor, como proceder neste caso?

    • Olá Cristiane, conforme informado no texto, apenas crianças e adolescentes menores de 15 anos estão dispensados da entrevista.

      Abraços

  119. Oi Natália, gostaria de tirar uma dúvida, a página de confirmação de envio do formulário DS-160 que precisa ser apresentada no CAVS é a mesma coisa que a confirmação de pagamento do DS-160, ou são diferentes?

  120. Olá, estou solicitando meu visto para os EUA, mas o problema é que eu só tenho a faculdade que me segura aqui(estou no 4 semestre e acabo em junho, porém eu queria dizer que acabo no ano que vem ou só daqui 2 anos, pois na declaração eles não colocam quando eu vou terminar, você acha que eles veem essas informações ou entram em contato com a instituição? Não sei o que fazer! O que você me aconselha?). Eu tenho 19 anos e queria visitar meus parentes nos EUA (tenho 3 tias que moram lá, primos e etc, porém uma tia minha está ilegal) e como eu não trabalho só estudo, no caso meus pais vão pagar para mim. Preciso dos comprovante de renda dos meus pais e extratos bancários deles? E somente a declaração da faculdade ou tem algum documento a mais que você aconselha levar? (estou nervosa e desesperada por causa disso, não sei se é o suficiente)

    • Olá Letícia, conforme dito no post e em outros comentários, não é aconselhável mentir, pois você pode ficar nervosa e se enrolar e se eles desconfiarem é muito pior. Sim, leve os comprovantes de quem vai pagar a viagem e sua declaração da faculdade. No post tem uma lista de documentos aconselhados.

      Abraços

      • Muito obrigada Natália! Hoje mesmo meu visto foi aprovado! Achei que fosse ser um monstro as coisas lá dentro, mas foi tranquilo, o fato é que você precisa estar calmo e ser objetivo.
        Vou contar minha experiencia no consulado para que depois possa ajudar outras pessoas.
        As perguntas que fizeram foram:
        Aonde você vai ficar? Qual o nome da sua tia? Aonde ela mora? Quem vai bancar sua viagem? Você estuda? O que faz na faculdade? Quando termina? O que vai fazer depois da faculdade? Aonde pretende trabalhar? O que seu pai faz? O que sua mãe faz? Qual a empresa que eles trabalham? ficou 2min no computador… Letícia seu visto Aprovado (da um papel branco), boa viagem!
        No meu caso eles não olharam comprovante de nada, nenhum documento que eu levei eles olharam, mas é sempre bom se prevenir.
        Obrigada mais uma vez!
        Abraço.

  121. Olá Natália.
    Minha dúvida é com relação ao tempo, meu eterno inimigo…
    Tenho um casamento para ir no dia 20 de maio, e estou disposto a fazer todo sacrifício necessário para realizar essa viagem. Moro numa cidade do interior de SP, onde sequer tem uma delegacia da PF. Pretendo dar entrada no meu passaporte na próxima semana.
    1° será que terei tempo o suficiente para concluir todos os procedimentos e estar nos EUA no dia 18/05?
    2° nao entendi a questão de agendamento do CASV e da entrevista. Eu sou de Tupã/SP e devido ao meu trabalho, só posso realizar a viajem uma vez. Será que consigo marcar as entrevistas para o mesmo dia nessas condições?
    3° eu não tenho a renda lá muito grande, trabalho como atendente no Subway e o salario base é de R$950 e com os adicionais foca em torno dos R$1100. Para custear a viajem, farei empréstimo. Neste caso, um extrato da conta com a grana é o suficiente para provar que eu posso bancar minha viajem?
    4° e ultima pergunta, prometo. O fato de eu trabalhar com registro na carteira é o suficiente para comprovar meu vínculo com o Brasil? Do que mais preciso?
    Espero de coração que vc possa me ajudar com as dúvidas. Muito grato, desde já!

    • Olá Moroni,

      1. Depende da disponibilidade de datas para agendamento.
      2. Tem gente que faz tudo no mesmo dia, mas o risco de se atrasar e perder o horário existe.
      3. Não sei te dizer se vai ser suficiente, pois isso depende da pessoa que vai te entrevistar decidir, mas não deixe de levar o extrato.
      4. Além da carteira, pode levar também documentos de casa ou carro. Algumas possíveis comprovações são citadas no post.

      Abraços

  122. Olá Natália,
    Primeiro gostaria de dizer que as informações do site são muito completas,parabéns e obrigada!
    Pretendo ir a passeio para os EUA em novembro com meu namorado, ele já possui visto. Tenho 26 anos, sou bolsista Capes de mestrado, e estou na duvida se coloco meus pais como financiadores da viagem ou eu. Como minha bolsa tem um valor baixo (R$ 1.500) tenho medo de ter o visto recusado, porém eu mesma financiar a viagem. Outro receio que tenho é pelo fato que meu vinculo com a Capes termina em abril de 2016, dai não terei mais nenhum vinculo com o Brasil (pois moro com meus pais e não tenho nada em meu nome), isso pode fazer com que neguem meu visto? Abs

    • Olá Fernanda, como eu sempre digo, eles podem negar qualquer visto, não dá para prever. Para minimizar os riscos, leve todos os documentos que comprovem seu vínculo com a Capes e que você tem dinheiro para pagar pela viagem (um extrato de poupança, por exemplo). Seja sincera e cruze os dedos.
      Abraços

      • Obrigada Natália,
        Vou levar minha declaração de rendimentos do capes e extrato da poupança.
        Só mais um questionamento, fui preencher o DS-160 e fiquei com uma duvida no Present Work/Education/Training Information.
        Se coloco estudante como profissão posso colocar rendimento mensal?
        Pensei em colocar em profissão: outro, e depois escrever: Masters student with scholarship, e assim colocar meu rendimento. Abs

        • Ei Fernanda, não tenho certeza se dá para colocar renda ou informar que tem uma bolsa quando você colocar “estudante”, mas você pode testar na hora de preencher.

          Abraços

  123. Natalia, estou muito interessado em ir para os Estados Unidos, porem ainda não tenho passaporte e tenho que tentar o visto, tenho muitas duvidas, talvez vc saiba me ajudar.
    tem algum contato direto ?

    • Olá Caio, como recebemos muitas dúvidas (só nesse post sobre o visto são 300) fica inviável atender todo mundo pessoalmente. Peço que deixe suas questões aqui e faremos o possível para ajudar.

      Abraços

  124. Caso eu consiga a aprovação do Visto americano para Turista para 10 anos, e depois consiga um trabalho la, posso solicitar novamente outro Visto para Trabalho? O que acontece nesse caso com o Visto de Turista, caso consiga o Visto para Trabalho?

    • Olá Paulo, pode solicitar sim, inclusive, pode solicitar mais de um tipo de visto ao mesmo tempo. Nada acontece com o de turista, ele continua valendo por 10 anos.

      Abraços

  125. Olá Natália!
    Preenchi o DS-160, mas quando fui finalizar o preenchimento com o número do passaporte e a autenticação eletrônica, acusa erro no número do passaporte. Será que preenchi algo errado?

  126. Boa Noite Natália, estou com um problemão, paguei 2x as taxas, inicialmente ia pagar por boleto e depois resolvi fazer com cartão de credito e esqueci de avisar marido, resumo do caos…12 taxas pagas ( somos em 6 aqui em casa) tentei todos os contatos e eles nao querem devolver,então resolvi oferecer a amigos e familiares, acha que da certo? Posso adiciona-los em minha conta? Eu , marido e filhos já fizemos a entrevista, estamos com visto em mãos, entrei no site e tem a opção CRIAR NOVO GRUPO DE SOLICITANTES, tem algum conhecimento sobre isso?
    Desde já muito obrigada 🙂

    • Oi Andreia, poxa vida, nunca vi um problema como o seu hahaha! Olha eu te aconselho a tentar fazer isso sim e ver se dar certo. Se funcionar volte aqui para contar.

      Abraços

  127. Galera, como os depoimentos que li na internet me ajudaram a ter meu visto aprovado hoje ! Quero deixa aqui o meu para ajudar as outras pessoas tambem… enfim :

    A: boa tarde
    E: boa tarde.
    A: Vai a turismo?
    E: SIm
    A: Pra onde voce vai:
    E: Miami e Florida
    A: ja viajou para outros paises?
    E:Sim
    A:quais:
    E: Irlanda, Inglaterra, China, Holanda, Belgica, Dubai, Franca
    Nesse momento ela passa as folhas do passaporte…
    A: Nossa ! quantos carimbos… O que vc foi fazer na china?
    E: expliquei
    A: voce ja finalizou a faculdade ?
    E: Nao, estou no terceiro semestre
    A: E quando voce terminar a faculdade? o que vc vai fazer?
    E: Rs… Vou me casar, blablabla (nao lembro direito o que falei…rs)
    A:Legal… vc fez intercambio para estudar ingles ?
    E: Isso…
    A: then you speak english very well ?
    E: not very well, but a little bit…rs
    A: do you have a irish acent then !
    E: yes…
    A: vc trabalha ?
    E: Sim..
    A: me fale sobre o seu trabalho
    E: Eu trabalho como analista de sistemas e web desginer… blablabla
    A: Sua carteira de trabalho esta ai com vc?
    E Sim… e mostrei a carteira
    A: vc tem filho pequeno?
    E: Nao! (meio surpreso)…
    Nesse momento a agente me mostra a ultima pagina do meu passaporte rabiscado e sorrir…kkkk
    E: Ah ! foi a filha do meu amigo na china….
    A: Seu visto foi concedido! Boa viagem…Rs

    Nao tenho certeza, mas acho que a agente nao resolve sozinha se seu visto sera aprovado ou nao. Fiquei com a impressao que ao enviar o DS-160, junto com as informacoes que vc passa a ela no momento da entrevista, ela passa tudo para um programa (Software) que tem algum tipo de score ou porcentagem. Fiquei com essa impressao no momento que ela falou: “Seu visto FOI CONCEDIDO..” olhando pra tela nesse momento…. Nao tenho certeza, mas ficou a impressao… rs

    Algumas Dicas:
    – Esteja preparado com toda documentacao que puder
    – Seja objetivo em suas respostas e passe confianca no que voce fala, nao deixe brechas para incerteza
    – Nao fale muito ! somente o nescessario.. (Vi uma menina sendo reprovada na minha frente, acho q ela falou demais , e acabou se enrolando toda, chegou a dizer que tava parada (Sem emprego), e se atrapalhou com o lance da faculdade,e falou que ia ficar na casa de uma amiga, deu o nome completo da amiga ( em tempo de prejudicar a amiga, por que nesse momento a agente comecou a digitar o nome da menina no PC) enfim…
    – Nao caia no jogo da agente (eles fazem a entrevista num tom de descontracao, mas isso e pra vc se abrir e falar o que nao devia…).

    espero ajudar alguem com essas informacoes….

    • Olá Vinny ou Natália, vocês conseguem me dizer quanto tempo ficaram na fila da entrevista do visto? Tenho que chegar com antecedência? Obrigada e parabéns pelas dicas

      • Olá Paloma, isso depende muito do dia, se está cheio ou não. Eu me lembro que na entrevista foi tranquilo, esperei só uns 20 minutos. E é sempre bom chegar com antecedência

  128. Olá, Natália!
    Meu esposo e eu temos uma viagem programada pra setembro/15 rumo à Florida. Será a primeira vez que viajaremos ao exterior, então estamos bastante ansiosos.
    Soube de alguns amigos que em Brasília (local que escolhemos para a entrevista) e em São Paulo o índice de recusa do visto havia aumentado. Há relatos de visto negado pra um juiz e também para um casal que comprovou renda de R$ 30 mil.
    Eu sei que há diversos fatores que eles levam em conta e, de repente, uma informação errada ou omissa no formulário acabou prejudicando essas pessoas.

    Digo tudo isso porque eu sou funcionária pública estadual (com quase 5 anos de serviço) e meu esposo é funcionário público federal, com pouco menos de 1 ano de serviço. Anteriormente ele também era funcionário do estado.

    Minha pergunta: pela experiência que você tem e pelas histórias que já ouviu, você acha que sermos servidores públicos facilita um pouco as coisas? Fiquei realmente apreensiva com a notícia de vistos sendo negados :/

    Se tiver alguma informação que possa compartilhar, desde já agradeço!
    Até mais!

    • Ei Débora, não tem muito segredo mesmo. É levar os documentos recomendados e cruzar os dedos. Acho que os empregos de vocês podem servir como comprovação de vínculo sim. Boa sorte!

  129. Ola Natália,

    Primeiro gostaria de agradecer pelo post, foi muito útil.
    Segundo, gostaria de tirar uma úvida a respeito do agendamento, a pagina onde realizamos a forma de pagamento e agendamento é diferente da postada aqui ai queria saber se para agendar a entrevista o boleto ja tem que estar pago e devo aguardar uma confirmação? Ou fiz algo errado?
    Obrigada

    • Olá Débora, o boleto tem que estar pago sim e é preciso aguardar o pagamento ser reconhecido (pode demorar se for pago com boleto etc)

      Abraços

  130. Meu nome é Gisele e eu moro nos EUA, tenho o greencard e sou casada com cidadão americano.

    Agora minha irmã está vindo para cá com seus dois filhos, para turismo, já tem as passagens compradas e eu estou com MUITO MEDO dela ter o visto negado.

    Por favor me ajudem como proceder da melhor forma para ela ter o visto aprovado.

    Minha irmã tem 37 anos, tem 03 filhos e é separada judicialmente do pai dos dois filhos mais velhos e atualmente vive em união estável com o pai do filhinho mais novo de 06 meses.

    Ela não trabalha e acabou de fazer acordo na empresa para ser mandada embora porque queria ficar em casa cuidando do bebê, ou seja, atualmente ela é do lar, o companheiro dela é concursado, delegado da polícia civil, mas ele não declara ela como dependente no IR. Ela não declara IR mas tem um dinheiro guardado na poupança. Depois de todo esse histórico gostaria de saber a opinião de vcs sobre as chances dela ter o visto negado, vcs acham que pelo fato dela estar separada judicialmente e não trabalhando é um risco?

    Minha outra dúvida a passagem dela é para o dia 09 de junho, vcs acham que dá tempo de fazer tudo?

    Ela está vindo com a filha de 15 anos e o bebê, o companheiro dela e o filho mais velho ficarão no Brasil.

    O que podemos fazer para aumentar as chances dela ter o visto aprovado?

    Muito obrigada

    • Olá Gisele, como eu sempre digo, todo mundo tem chance de ser recusado. As únicas orientações que eu posso dar são, levar todos os documentos, principalmente que comprovem que quem vai pagar pela viagem pode pagar, que comprovem vínculos no Brasil e não mentir em nenhuma situação. Faça tudo certinho que as chances são grandes. Não acho que o fato de ela ser divorciada tenha qualquer influência no resultado.

      Abraços

      Abraços!

  131. Oi Natália, td bem?
    então meu visto foi negado 🙁 faz 1 semana. mas comecei a fazer pós graduação ontem (literalmente). quando vc me aconselha a tentar de novo? e quando eu voltar é para ir no mesmo consulado? fui no do rio de janeiro. eu queria ir no final do mês só para dar um tempinho a mais de estudo.
    grata se me responder! bjks

    • Poxa, Camila que chato! Olha, você pode tentar de novo a qualquer momento, não precisa esperar. Pode até ser no dia seguinte, mas a recomendação é que você resolva os problemas que podem ter levado à recusa da primeira vez. Nesse caso, se foi apenas a falta de vínculos, a pós-graduação pode te ajudar sim, mas tente pensar em quais outros aspectos você pode ter para melhorar. Pode ir no mesmo consulado mesmo, não tem problema.

      Abraços

  132. Olá Natalia. Primeiramente parabéns pelo post! Eu tenho uma dúvida, moro com minha namorada 3 anos, no preenchimento do formulário no campo estado civil devo colocar solteiro? E na hora de informar com quem vou fazer a viajem(no caso vou com ela) informo grau de parentesco como “outros”? Obrigado

  133. Boa tarde a todos! Estou com uma dúvida, até vi que uma internauta teve a mesma dúvida, mas não sei se deu certo pra ela. Agendei CASV para o começo da manhã e Consulado para o período da tarde do mesmo dia. Será que tem algum problema? Minha filha de 10 anos é dispensada dos dois procedimentos, mas devo legar foto 5×7 dela? Obrigada e Feliz Páscoa!

    • oi nilria, peguei embalo em sua pergunta.. não tem problema não. meu amigo fez isso e não teve problema algum. inclusive o pedido dele foi aceito.

      • Obrigadaaaa, Camila! Graças a Deus, deu tudo certo pra mim também. Eu solicitei o visto pra mim, pra minha filha e pra minha irmã e Deus nos concedeu a aprovação. 🙂

    • Ei Nilria, desde que você consiga chegar, não há problema. Os documentos para menores de idade estão listados no post.

      Abraços.

  134. olá Natália bom dia,eu tenho uma duvida que está me tirando o sono,eu fiz o formulario ds-160 porem no lugar onde voce aconselha a repetir novamente o hotel,que é contatos nos estados unidos em inglés alí ta dizendo pra colocar organizaçao ou “loja” que vc vai visitar pois eu como irei na loja na APPLE em nova york coloquei a loja da apple como referencia tem problema ?..e na parte que pedem para descrever minhas atividades no meu trabalho “pois sou assistente de logistica” escrevi em ingles “ADMINISTRATIVE FUNCTIONS ,INSSUANCE OF ELECTRONIC TAX INVOICE.ou seja funçoes administrativas e emissão de notas fiscais eletronicas que é o que realmente faço porem a palavra correta se escreve ISSUANCE e não INSSUANCE como eu escreví,ou seja só uma letrinha soletrada errada mas é completamente comprensivo,achas que por isso terei problemas,deve refazer um novo ds ??.

    • Ei Valdir, tanto faz o endereço que você coloca na referência. Pode ser uma loja tbm. Sugeri o hotel para ficar mais fácil. E acredito que esse pequeno erro não vai causar a recusa do seu visto.

      Abraços

  135. Olá, parabéns pelo post, me ajudou muito! 🙂
    Bom, minha situação é a seguinte:
    Sou casada e eu e meu marido temos uma renda de aproximadamente R$ 3.000,00 .Pretendemos ir pra Orlando no ano que vem com nossa filha, que terá 1 aninho na época. Acontece que essa viagem vai ser custeada, principalmente por um valor que minha sogra vai nos presentear, por causa da aposentadoria dela. Esse dinheiro vai ser depositado numa poupança e a minha dúvida é se devemos dizer que ela é quem vai custear a viagem ou não.

    Obrigada, abraços!

    • Olá Carolina, a dica é a mesma para todo mundo: não minta! Leve documentos que comprovem que ela pode pagar pela viagem de vocês. Se o dinheiro já estiver com vocês, leve também um extrato da poupança.

      Abraços

  136. Ola!

    Volto pra contar como foi meu processo.
    Fiz tudo em Recife. No casv foi super tranquilo, apesar deles colocarem um cartão vermelho dentro do meu passaporte e da minha filha. Acho que era para alguma identificação, mas fiquei apreensiva.
    No dia seguinte no consulado foram várias perguntas sobre o meu trabalho, sobre o meu intercambio em Dublin e os diversos carimbos no meu passaporte e nenhum no passaporte da minha filha. Informei que aquela seria a primeira viagem internacional da minha filha.
    Me pediram a carteira de trabalho, o IR, os contra-cheques e a certidão de nascimento da minha filha, me pediram para aguardar. Esperei quase 15 minutos quando fui chamada para entregar os documentos e confirmar que os vistos foram aprovados. Quase morro do coração, mas valeu a pena!
    Não consigo entender os critérios deles, então é levar toda a documentação necessária, falar sempre a verdade e rezar pra dar certo.

  137. Oi, Natalia! Tudo bem?

    Obrigado pelo seu post!
    Tenho uma pergunta:
    Sou estagiario em uma multinacional e sou professor de ingles e tradutor autônomo.
    No formulário o que eu preencho? Não tem campo para as 2 profissões.
    Posso comprovar minha renda com os meus holerites e extratos bancários e poupança.
    Meu amigo americano que vai pagar a passagem, é bom levar uma carta custeio? Ou falar que eu que pagarei tudo? O que você acha?
    Obrigado!

    • Ei Jefferson,
      Coloque a sua principal ocupação e leve documentos que comprovem vínculo e renda. E a regra é a mesma para todos: não minta.

      Abraços!

      • Natália, muito obrigado pelo post e pecas dicas.

        Tive o visto aprovado!

        A Entrevista foi:

        C- Cônsul:
        E- Eu:

        C – Bom dia!
        E – Bom dia!
        C – Para onde vai?
        E – San Francisco.
        C – Vai com quem?
        E – Sozinho.
        C – Por que sozinho?
        E – Porque adoro viajar sozinho.
        C – Então você trabalha na empresa xx
        E – Sim.
        C- Há quantos anos?
        E – 7 meses.
        C – Quem vai pagar a sua viagem?
        E – Eu
        C – Você já morou fora? Por que fala inglês tão bem?
        E – Estudei em escola bilíngue, porém nunca morei fora.

        C – Ok, coloque sua mao esquerda no leitor.
        C – Tenha uma ótima viagem para Sao Francisco.

        O secredo como você disse é sempre falar a verdade.

        O visto já está pronto (Demorou 2 dias) vou retirar no CASV nessa semana.

        CALIFORNIA HERE I GO! 😀

  138. oi natália!!!
    Visto aprovado!!!
    obrigada pelas dicas, foi tudo bem! conto aqui a minha experiência…
    fomos eu e meu marido (união estável), somos de Santa catarina, meu marido não ganha muito, eu ganho um pouco mais, e coloquei que eu vou pagar a viagem.
    No CASV era no domingo, fomos no de são paulo no alto de pinheiros, bem fácil chegar; chegamos super cedo, mais de uma hora antes, não precisa, tivemos que ficar esperando lá fora até chamarem nosso horário. depois demorou 30, 40 min até ficar na fila e tirar a foto e digitais.
    na segunda nosso horário na embaixada era 9 e meia. tivemos que pegar ônibus, metrô e o trem… aconselho quem tiver horário cedo ou até metade da manhã sair com bastante tempo de antecedência… pois essa hora é tudo cheio… dizem que as vezes vc não consegue pegar o primeiro trem, nós conseguimos… e depois fomos a pé até o local, chegamos lá 9 e 15, bem certo quinze minutos antes. deixamos nossas coisas num guarda volumes na frente (pagamos 12 reais, mas tem de 10 e mais pro lado até de 5 reais, mas tudo bem, chegamos em cima da hora, não deu tempo de pesquisar hehe). entramos, tem umas 4 filas até chegar no guiche da entrevista… tempo total na embaixada: 1 hora.
    a entrevista durou uns 2 minutos, fomos juntos eu e meu marido… perguntaram se era a primeira vez, com o que trabalhamos, quanto ganhamos, se já viajamos para fora do país, para onde vamos viajar nos EUA, e era isso… pode colocar a digital e Visto Aprovado! levamos milhares de papéis e não mostramos nada, que bom hehe. Agora só esperar a viagem!
    obrigada natália mais uma vez, dicas suuuuper úteis, e o relato do pessoal tb ajuda bastante!

  139. Olá natalia

    Socorro, já paguei as taxas e agendei o consulado e a entrevista ! Acho que não coloquei meu nome de solteira , porque depois de casada coloque um sobrenome a mais que é do meu esposo. Como vou abrir o Ds 120 adora!!!

  140. Boa noite! Sou estudante universitária e não estou trabalhando. Meu namorado é cidadão americano e será meu fiador. Ele fará uma carta convite objetivando facilitar a aprovação do visto. Você acha que meu visto pode ser negado por eu não ter vínculo empregatício? Como e quando utilizo a carta? Obrigada

    • Ei Maria, como eu sempre respondo a perguntas desse tipo, eu não tenho dizer se seu visto pode ser negado ou não. O consulado americano tem o direito de negar qualquer visto, sem explicar os motivos. Então, qualquer visto pode ser negado. O que eu posso dizer é que a taxa de recusa hoje é baixíssima. Leve todos os documentos obrigatórios listados e qualquer outro documento que comprove sua renda, vinculos e etc. Boa sorte!

  141. Olá Natália! Primeiramente, parabéns pelo post! Muito claro e esclarecedor. Tenho uma dúvida em relação ao visto. Minha próxima viagem será exclusivamente a turismo. Entretanto, como trabalho em uma multinacional, é possível que apareça alguma viagem nos próximos 10 anos. Devo solicitar o B2 mesmo ou posso pedir o B1/B2. Será que é mais difícil de conseguir? Já tive no passado visto de turismo B2 e estudo F1.

    Muito obrigado!

    • João Paulo, você pode pedir o B1 junto com o B2, mas infelizmente não sei como é o processo do visto de negócios porque nunca tirei. =/

      Abraços

  142. Olá, eu tenho uma duvida, eu consegui agendar o casv e a entrevista para o mesmo dia, agendei o casv para as 7:45 e a entrevista para 13:30 agora estou com medo de dar errado, mas se foi disponibilizado pelo site esta possibilidade então é possivel fazer, correto?
    obrigado

  143. Oi, Gisele. Isso aconteceu comigo também.. Vou add informações pra esse site, que já faz um trabalho muito bom e ajuda todo mundo (Obrigada por tudo, Natália!)! No meu caso, era só renovação, mas o sistema marcou os 2: CASV e entrevista consular. Quando cheguei no CASV, expliquei que era renovação e que o sistema tinha marcado a entrevista consular, e ela mesma cancelou a minha entrevista consular lá mesmo, pra mim. Isso foi dia 13/02/2015, aí passou a semana do carnaval, meu visto chegou na semana seguinte, dia 24/02, após 5 dias úteis!! Obrigada de novo por tudo, Natália! Sua ajuda fez toda a diferença!! Bjs.

  144. Olá, bom dia…. Obrigada sua bondade em ajudar,,,, estou tendo problemas…. Preenchi o ds, paguei a guia com cartão, td certo,…. Estou renovando meu visto e do meu marido e tirando o visto da minha filha de 3 anos…. O problema é que não consigo
    marcar só no Casv…. Eles exigem que marca no consulado, será que preenchi algo errado??? Vc imagina o que foi???? Obrigada!!!!

  145. Olá Natália !
    Não será necessário responder referente a foto, eu li comentários que não há necessidade,
    Quanto a outra pergunta referente aos últimos 5 anos de trabalho , eu respondi não , então não tem que preencher nada . Trabalho mais de cinco nas mesmas empresas .

    Somente consegui preencher este formulário graças a você !
    Muito grata

      • Não não sei abrir o ds 160 , porque já agendei e paguei! Agora tenho uma dúvida acho que não coloquei meu nome de solteira na perqunta nomes anteriores se tiver? Almetei um depois de casada
        Tristeza

    • Ei Natália, fiquei preocupada com uma coisa que você disse: você viu que a fotografia está na lista de documentos exigidos pra menores de idade, certo? Está especificado no post.

      Abraços

  146. Queria muito agradecer a vc, Natalia, pelas dicas de como tirar o visto.
    Segui certinho essa reportagem e deu tudo certo.
    Em dezembro entrei com o pedido do visto, e marquei em BRASILIA dia 26 no CASV e 27 no CONSULADO. Sou de Cuiabá.
    No CASV foi super tranquilo, nao tinha ngm, só me pediram o passaporte e a confirmação DS 160, nem pediram o agendamento (cheguei 1 hr mais cedo, ainda bem!)
    Apenas conferiram meu DS 160 com meu passaporte, aí fui encaminhada para um Guiche, onde tive que ler uma mensagem que estava na parede sobre “perjúrio” e tals, pegaram minhas digitais e tiraram fotos. Só isso. O ruim é que realmente o clima e a situação te deixa tenso, a gente nao deve nada, mas a pressão psicologia é tensa.
    No outro dia fomos ao CONSULADO, cheguei tive que passar por detector de metais (também) deixei minha bolsa lá fora, só entrei com um envelope com os documentos que precisasse apresentar.
    No CONSULADO estava bem mais lotado; demorou + – 1 hr tudo.
    Chegou a minha vez, (eu nem quis ficar prestando atenção na entrevsita dos outros, pra nao pirar):

    – BOA TARDE, VC VAI VIAJAR P/ ONDE?

    – LAS VEGAS, ROCK IN RIO

    – HUMM LEGAL, VAI COM QUEM

    – COM MINHAS AMIGAS!

    – TRABALHA DE QUE?

    – SOU SERVIDORA PUBLICA ESTADUAL

    – QUAL CARGO?

    – ADMINISTRATIVO

    – MARYANA, COLOQUE SUA MAO AÍ ( PEGAR DIGITAIS), SEU VISTO FOI APROVADO

    -OBRIGADA

    GEEEEENTE, MORRI
    NAO PRECISEI MOSTRAR NADA, MAS TINHA UM GUICHE LA QUE TINHA UMA MENINA QUE TEVE QUE MOSTRAR UM MONTE DE COISAS;

    CONFESSO QUE EU ESTAVA CAGANDO DE MEDO, SEI LA, NAO SOU RICA, SÓ TRABALHO, NAO TENHI IR AINDA, MAS DEU TUDO CERTO! NAO SEI COMO TEM ALGUNS QUE SAO NEGADOS.
    ACHO QUE VOCE TEM QUER SER APENAS SINCERO EM SUAS PALAVRAS E NOS SEUS OLHOS. NGM TA QUERENDO IR LA PRA JOGAR BOMBA E ACHO QUE A MAIOR PREOCUPAÇCAO DELES É ESSA TAMBEM.
    SEI LA EU SENTI ISSO POR CAUSA DO AMBIENTE, MUITA DESCONFIANÇA;

    SÓ SEI QUE ESTOU MUITOOOO FELIZ!
    VALEU GENTE

  147. olá Natália
    Tenho duvida da pergunta- esteve trabalhando anteriormente? após a resposta sim, tem um monte para preencher e depois data da entrada tudo bem , agora da saída como não sai do trabalho!!
    grata

  148. Olá, poderia tirar uma dúvida , no caso de visto para “membros da familia” eu e meu marido queremos tirar, dai teria que preencher somente um formulario e incluir uma pessoa?

  149. Ola!! Vou apenas renovar meu visto…tenho que agendar de qualquer forma as 2 entrevistas como falaste??? Posso agendar comigo o meu namorado que vai tirar o visto pela primeira vez e vou custea-lo???

  150. Oi adorei as dicas…mais estou c duvidas kkkkk
    Então fiz o 1passo….enviei! Ai me esposo tava fazendo o dele e tinha uma parte de educação p preencher…essa parte não apareceu p mim….só o trabalho…sou professora…
    Ai tentei rever e não aparece nada….tentei fazer outro TB não aparece p mim….sabe o q fiz de errado ?????
    Ajuda please! Grata!!!!!

  151. Olá, Natália!! Gostaria de agendar para tirar o visto com meus país. Portanto queria saber se preciso preencher o primeiro formulário, o DS-160 três veszes ou só preciso preencher 1 vez e só no segundo formulário clicar naquele “adicionar membros da família” para poder agendar o visto dos outros 2 familiares???

  152. Bom dia! Preciso de uma ajuda e gostaria de saber se alguém já passou pela situação. Meu cunhado de 39 anos é especial e gostaríamos de levá-lo para Orlando, pois ele quer muito conhecer. Gostaria de saber o procedimento para tirar o visto. Acho que ele não conseguiria sozinho responder as perguntas na entrevista, ficaria meio perdido. Será que minha sogra poderia entrar com ele?? Precisaria de algum documento médico para comprovar?? Fico muito agradecida…

    • Ei Viviane, nossa nunca passei por esse situação, mas acredito que uma alternativa seja marcar uma entrevista familiar, junto com quem vai acompanha-lo na viagem. Assim ele não teria que responder as perguntas sozinho. De toda forma, sugiro que você peça informações na embaixada, eles saberão te informar como proceder.

      Abraços

  153. Oi Natália! Só tenho uma dúvida: eu preciso de dois dias para tirar o visto ou consigo fazer tudo em um dia só? Na cidade onde eu moro não tem CASV, então faria tudo no mesmo local.
    Obrigada.

    • Ei Lívia, você precisa de dois dias. Em um dia só ficaria muito corrido e você correria o risco de perder a entrevista, que é em um local diferente do CASV.

  154. Boa noite td bem?
    Meu passaporte e meu visto venceu, quero ir para os Eua mês q vem, posso preencher esse formulario antes de estar com o novo passaporte em mãos?

    Quanto tempo leva para chamarem para a entrevista Natalia? Obrigada

    • Ei Letícia, o tempo varia de acordo com a disponibilidade deles lá. Tem época que é mais cheio, tem época que é mais vazio. Não tenho como te dizer o tempo que vai demorar agora.

      Abraços

  155. Natália, vou fazer uma pergunta idiota rsrs. Só quero ter o visto, no momento não planejo nenhuma viagem pros USA. Na hora de preencher o formulário, vou ter que “mentir” colocando informações como data aproximada da viagem, etc… E na hora da entrevista, como devo proceder? Falar que só quero ter o visto pra quando aparecer uma oportunidade ou dizer as mesmas coisas que coloquei no formulário? (ou seja, mentir).
    Muito obrigada!

    • Ei Larissa, no próprio fomulário diz que se você não sabe ainda os dados da sua viagem, pode colocar alguma coisa aproximada, algo que você tenha vontade de fazer. Então, não vai estar mentindo. Se te perguntarem na entrevista, diga que você não tem nada marcado, mas que gostaria de conhecer tais cidades.

      Abraços

  156. Boa Tarde! Tenho 15 anos, farei 16 ainda em março desse ano, e pretendo ir com meus pais aos EUA no final do ano. Minha dúvida é que, eu e meus pais já compramos as passagens para Brasília (Moramos em Manaus, que infelizmente ainda não tem um CASV), e no caso vamos chegar em uma sexta e voltaremos no domingo, no mês de maio. Ainda não iniciamos o processo de solicitação de visto, gostaria de saber se no mês de maio o agendamento de entrevistas é lotado em BSB (pois já compramos as passagens). O meu medo é de não conseguirmos agendar nos dias que estaremos lá, e ter que viajar pra longe de novo não vai ser possível.

    E o medo de ter o visto negado é ainda maior rsrs. É muito caro sair daqui do norte do Brasil para ir à essas cidades que emitem os vistos. Creio que temos muitos vínculos com o Brasil, minha mãe trabalha em uma rede de televisão e meu pai tem uma empresa de publicidade. No caso, isso ajudaria?

    Fico feliz, se responder. Abraços…

    • Ei Bruno, não tenho como te garantir se vai estar cheio ou não. Você vai ter que preencher o formulário e tentar marcar para a data que vocês compraram. O certo seria marcar a entrevista primeiro para depois comprar as passagens. Sugiro que você agende o mais rápido possível.

      Se seus pais tem empregos estáveis e vínculos a chance é que saia tudo certo.

      Abraços

  157. Olá, tudo bem?
    Então, fui a minha entrevista em novembro/2014 e tive o visto negado, minha renda é pouca, mas, quem vai pagar a viagem é minha madrinha que tem uma renda melhor, não estudava, mas trabalhava com carteira assinada ha 5 anos,também nunca declarei IR.

    Agora minha situação mudou um pouco, continuo trabalhando porém com um salario maior, e estou matriculada em uma universidade particular, começo a estudar em fevereiro/2015, minha madrinha continuará a patrocinar minha viagem. Estou querendo tentar em abril ou maio. Você acha que já devo dar entrada no processo, ou devo esperar mais um tempo, já que o tempo que estudarei vai ser pouco?

    • Ei Juliana, isso depende de quando você vai viajar. Não aconselho a dar entrada em cima da hora porque sempre pode acontecer alguma coisa e os vistos atrasarem. Lembre-se de deixar claro que não é você quem vai pagar e leve todos os comprovantes.

      abraços

      • Boa tarde tenho uma dúvida há dois anos atrás tentei tirar visto familiar com meu marido e Filha e foram legados por falta de vínculos. Minha sogra tem o visto e quer levar minha filha pra viajar com ela pra New York minha cunhada mora La e vai custear a estadia dela no país. Será q ela pode ter o visto negado de novo? Quais documentos devo levar da minha Cunhada já q ela mora La? Obrigada

        • Emilene, o visto sempre pode ser negado, não há como prever. Você tem que levar documentos que comprovem a renda da sua cunhada e pode ser bom ter também uma carta dela falando que vai pagar a viagem.

          Abraços

  158. Natália, bom dia.
    Obrigado por todas as dicas. Fiz todo o processo acompanhando o passo a passo por aqui e foi super fácil. Visto concedido. Obrigado.

  159. Boa tarde eu ja tenho o visto ja viajei 4x para os eua e minha mae ta querendo tirar ela tem 63 qdo fui fiquei na casa de uma amiga acha ela melhor dizer q vai ficar la tb?Pq nao sabemos se vamos juntas ainda.E outra coisa demora muito nas filas pois ela tem problemas de saude nao pode ficar tempo de mais em pe.obrigada

    • Ei Patrícia, pode dizer que ela vai ficar lá pois esses dados são apenas uma estimativa, como diz no texto não precisam ser tão apurados. Sobre o tempo de fila, isso depende do dia. No dia que eu fui demorou muito e ficamos em pé o tempo inteiro. Não sei se eles têm algum tipo de atendimento prioritário ou local para pessoas idosas se sentarem. Mas tem dias que é bem tranquilo e rápido.

      Abraços

  160. Fui tentar meu visto em dez e fui negada. hj fui novamente e negada de novo. Perguntei ao Consul o pq e ele respondeu que era a renda.. Eu trabalho há 6 anos no mesmo local (loja de cosméticos no shopping),ganhei a viagem do meu noivo, n tenho imóvel nem carro em meu nome..26 anos.. minha pergunta é, se eu casar antes de abril (mês previsto p a viagem) conseguiria o visto?Pois meu noivo sim tem coisas no nome dele..

    • Ei Daniele, se não é você quem vai pagar pe,a viagem, isso deve ser especificado no formulário e para o entrevistador. Você está deixando claro que é o seu noivo? Já ter saído do país antes também facilita as coisas. Não tenho como te dizer se você conseguiria o visto se se casasse, pois quem pode decidir isso é só quem te entrevista, mas te desejo boa sorte.

  161. Boa tarde,

    Depois de todas as dicas apresentadas aqui , semana passada fui buscar meu visto e fiquei bem feliz… eu, minha namorada e migra sogra , ganhamos um visto de 10 anos para os EUA…A formula para não ter problema é a seguinte “jamais mentir”.

    boa sorte a todos….

    Nathalia muito obrigado por todas as dicas…

    att,Théo

  162. Oi, Natália! Ótimas informações, muito bom mesmo! Só fiquei com duas dúvidas:
    1)Meu visto venceu em 2008. No caso, o que eu preciso é renovação de visto, certo? E no caso de ser apenas renovação de visto, não preciso fazer entrevista novamente? Não entendi essa parte:
    “Se você está apenas renovando o visto, a saga termina ali. Como você não passa pela entrevista, eles recolhem seu passaporte e você espera o visto sair. Simples assim.”

    2) A outra dúvida é: Moro no RJ. Agendei a entrevista do CASV anterior à data da entrevista consular. Isso é um problema? No site deles, não falava nada de seguir uma ordem! O que devo fazer?

    Obrigada pela ajuda! Abraços, Sabrina.

    • Ei Sabrina!

      1) Sim, pessoas que pedem renovação de visto estão dispensadas da entrevista caso seu visto tenha expirado em até 48 meses. Só precisam levar os documentos ao CASV. Como seu visto expirou em 2008 (ou 2013? não entendi), você não se qualifica para isso.

      2) A ida ao CASV deve ser obrigatoriamente antes da entrevista consular. Você fez certo. Se tentasse fazer o contrário nem ia conseguir.

      Abraços

  163. Olá!

    Tenho algumas dúvidas referente ao preenchimento do formulário.
    A empresa onde trabalho é multinacional e sou registrada pela Matriz que fica em São Paulo e o meu contra-cheque vem com o CNPJ de lá, mas trabalho na filial de Belém/PA onde resido. Qual endereço do meu trabalho eu devo informar no formulário? São Paulo ou Belém?
    Outra dúvida é que pretendo ir com a minha filha de 12 anos e ela esta em processo de tirar o passaporte. Posso pagar e agendar as entrevistas separadamente, já que no caso dela não precisa da presença dela?

    • Olá Kely, escreva o endereço do lugar onde você vai trabalhar todos os dias. Lembre-se a regra vale para tudo: não mentir nunca! Se for questionada, explique com sinceridade.

      Sim, pode agendar as entrevistas separadamente sem problemas!

      Abraços

      • Oi Natalia!

        Muito obrigada pelo retorno.
        A minha intenção não era mentir não, rsrs. Era apenas ter certeza de qual cidade colocar, mas muito obrigada por esclarecer minha dúvida.

        Bjs!

        • Rs, eu entendi sua intenção Kely, mas nessa você ia acabar dizendo que morava no Pará e trabalhava em São Paulo, o que seria mais estranho de explicar e poderia chamar a atenção. =)

          Abraços!

  164. Oi Natália,

    Vou para os USA em maio para estudar na Universidade do estado do Mississippi(MSState) A universidade será meu sponsor.

    Eu quero levar minha filha de 1 ano e minha esposa comigo.

    Gostaria de sabe quais são os vistos que devo usar para mim, minha esposa e minha filha que terá 1 e meio ?

    No aguardo.

    • Ei José, como eu só pedi o visto de turismo, não posso te ajudar muito. Provavelmente você vai com o visto de estudante e sua mulher e filha com os vistos de acompanhante/dependente. Sei que eles existem, pois tenho uma conhecida que mora lá com os filhos dessa forma. De qualquer forma, sugiro entrar em contato com a embaixada e com a universidade para ter informações mais precisas.

      Abraços

  165. DEPOIS DE TER O VISTO NEGADO DUAS VEZES!

    Quando tentei o visto pela primeira vez, o processo ainda era pelo preenchimento do formulário em folha, e ainda naquele tempo por ser de menor não tinha instrução nenhuma como preencher e acabamos que perdemos o visto com informações distorcidas no momento da entrevista, quando pela segunda vez fui tentar o visto de antemão havia procurado todas as possibilidades de informação, corri atrás de documentos, alguns vindo dos EUA, cópia de matrícula da faculdade, do trabalho, rendimentos, e outros documentos, iria aos EUA para participar de um congresso, e assim preenchi todo o formulário como pediram, porém minha mãe estava ilegal, e mesmo eu preenchendo todos os requisitos, no fundo o cônsul me negou pela segunda vez por achar que não voltaria como minha mãe fez. Realmente a minha pretensão era ficar uma semana participar do congresso e voltar, porém mais uma vez negaram o visa. Entre a primeira tentativa e a segunda, foram mais de 5 anos, um período suficiente para tentar. Acabei desistindo dos EUA, pois sabemos que não ficará barato, e fui buscar outros destinos. Comecei a viajar na América do Sul, o meu primeiro carimbo, e depois mais tarde fui a Europa, e me encantei. Depois de ter viajado e conhecido muitos lugares, quando retornei, disse que iria tentar pela terceira e última vez. Eu já havia formado, com 7 anos no mesmo trabalho, minha mãe retornado ao Brasil e com o passaporte já carimbado de outros países. Enfim, arrumei com dois amigos e fomos a SP. Passamos pelo preenchimento do visa, colocamos todas as informações e no primeiro dia fomos encaminhado ao local onde foi tirado uma foto e colhido as digitais (domingo), nada mais que isso, no dia seguinte, fomos uma hora antes do marcado, lá eles perguntam se é a primeira vez ou se é renovação (muito mais fácil), e dissemos que era o primeiro visto, na fila pediram para colocar tudo o que estávamos de papel, moedas ou chaves dentro da pasta para passar no detector de metais. Assim que entramos havia muita gente aguardando para a entrevista, e o seu passaporte era entregue antes para que assim que adentrasse ao local pudesse ser chamado com a entrega do seu passaporte. Fui chamado e um agente que indica para qual guichê você irá. Eu fui para o guichê 9, e o cônsul no momento da entrevista pediu o meu passaporte, demorou uns 2 minutos digitando e começou a fazer as perguntas: _Para onde vai? Vou para Miami, Com quem vai? Com dois amigos Onde trabalha? Trabalho em dois locais (nomes) Quanto tempo? 7 anos! O que você faz no seu trabalho? sou tradutor, etc…Onde trabalha?(perguntou novamente), e eu respondi naturalmente, pois havia antes tomado um calmante (kkkkkk),Quais países viajou nos últimos 10 anos?Eu respondi, Colômbia, Argentina, Portugal, Espanha, França, e começou a digitar, digitar e digitar….a seguir perguntou quem é Maria? Eu disse: Minha mãe! Pronto pensei negado pela 3 vez, e ele perguntou, ela está nos EUA? EU disse não! perguntou novamente, e eu disse, ela foi, mas retornou faz tempo!, for fim a última pergunta: Você está com seu passaporte anterior? Entreguei a ele,
    e ele disse: Okay (suspirou) seu visa está aprovado, por favor coloque sua mão esquerda no leitor! e me deu um papel para acompanhar a chegada do passaporte! (Detalhe, eu perguntei e o meu passaporte, e ele disse esse aqui vai ficar), pois pensava que havia que pagar algo extra para correios. Mas depois de 5 dias chegou em casa com o visto!
    Bem, o conselho que tenho que dar é NÃO MINTAAAAAA!Pois meus amigos conseguiram de primeira.
    Comece a organizar sua viajem, destino, local de hospedagem e as datas. O objetivo da viajem, além disso o seu vínculo com o Brasil. Está indo a passeio ou a trabalho? Há outros tipos de visto! Depois de todos o procedimento vá tranquilo, sem nervosismos e responda apenas o que lhe perguntar! Não entregue nada sem for solicitado.
    No mais boa sorte!

  166. Boa tarde!
    Estou agendando o meu visto e de minha filha menor de 15 anos, vou criar a conta e incluir ela como membro de minha família, neste caso pagarei somente uma taxa de visto?

      • Will, obrigado pela resposta.
        Porém quando inclui minha filha gerou duas taxas para pagar (junto é claro) ou seja 320 dólares (864 reais com dolar atual), fiz algum procedimento errado??

        • Olá, Adriano. Na verdade, você fez tudo correto. A informação que o Will te passou é que está errada. A taxa é cobrada por visto. Cada um precisa pagar a sua. O que acontece é que, em agendamentos familiares, elas são colocadas no mesmo boleto, assim como aconteceu com você.

          Abraços!

  167. Peloamor de deus estou chorando aqui. ME AJUDEM.. eu nao lembro se colquei meu pai, minha mae ou os dois como responsaveis financeiros. Meu pai vai comigo na entrevista e ele é quem vai pagar. Sera que vai dar algum problema eu ter posto o nome de um dos dois e so um é que vai pagar?

    • Gabriela, se você não lembra quem colocou no formulário que irá custear a sua viajem não há problema tendo em vista que você irá com eles. Caso eles fizerem essa pergunta você seja sincera, diga que no preenchimento você não lembra se colocou o nome dos dois, mas que quem irá pagar pela viajem é seu pai. Vai dar tudo certo! Boa sorte!

    • Ei Gabriela, não tem problema nenhum. Quando te perguntarem, explique quem vai pagar com sinceridade e só responda ao que te perguntarem.

      Abraços

  168. Gostei muito das informações. Preechi o formulário com meus dados e o meu marido preencheu outro formulário com os dados dele. Ele agendou a entrevista e o dia da entrega dos documentos. Contudo fiquei com uma dúvida: apesar dele ter me incluído para realizar estes procedimentos com ele, o número de confirmação do formulário (AA…..) está como sendo o mesmo número para mim e para ele. É isto mesmo? Ou no meu nome deveria aparecer o meu código (as outras informações estão corretas). Vocês conseguem me esclarecer sobre isto? 🙂

  169. Oi Natália
    Minha filha tem menos de 15 anos, ela vai p Orlando em fevereiro, c a tia dela. Já marquei o visto aqui em BH p semana que vem. Tenho algumas duvidas, como se preciso passar o passaporte dela, p minha irmã levar no consulado, quando ela for. E Ao preencher o DS-160, não preenchi c foto, eu teria de ter colocado uma foto dela?
    Abraços e obrigada

    • Oi Sirlene, sim, você deve levar todos os documentos necessários para o visto de menores de idade, incluindo o passaporte, no dia da entrevista. E, como está escrito no post, a foto não é mais necessária.

  170. Oi Natália! Mais uma perguntinha… Por exemplo… Se eu responder os questionários e me cadastrar esse mês… Eu consigo marcar minha entrevista pro final do mês q vem? Não tenho ideia se é fácil ou difícil e se tem vaga pra logo ou se só pra daqui um bom tempo….

  171. Olá, Boa Noite ! Estou com uma dúvida. Eu já fiz a solicitação do DS160 e optei pelo consulado do Rio. Enviei o formulario, cadastrei no site do CSC e gerou o boleto com a taxa que já paguei. Mas estou preferindo mudar a entrevista para o consulado de São Paulo. Eu consigo fazer essa mudança ? Como realizar ? Aguardo retorno

  172. Oi Natália!
    Muito interessante as dicas, mas ainda fiquei com uma dúvida.
    Fui aos EUA (na verdade na Disney!) quando tinha 15 anos (aquele lance de toda menina que troca a viagem pela festa!), hoje tenho 33 e quero voltar em janeiro de 2016 para participar da corrida que tem dentro do parque.
    Como o meu visto daquela época, claro, não é mais válido, me disseram que eu tenho que tirar como se fosse a primeira vez, correto? Porém no formulário eles perguntam se eu já fui, e aí? Se ei disser que fui, não tenho mais como comprovar. Se eu falar que nunca fui, eles podem verificar que há 18 anos atrás eu estive no país.
    O que eu faço na hora de preencher esta pergunta do formulário?
    Abraços,
    Ana Maria

  173. Boa tarde , eu tenho uma duvida , vou tirar meu visto pela primeira vez , mas pretendo estudar lá e ficar o tempo que eles permitem , mas fiquei sem saber o que colocar , se o de turismo ou estudante , porque fiquei com medo de ser negado do estudante , e fiquei sem saber o quanto tempo ? como fazer nessa situação ??????

    Obrigada

    • Olá Mylene, sugiro pedir orientações para a sua agência de intercâmbio ou para a escola que vai te receber. Para tirar o de estudante você precisa apresentar documentação da escola. Se tiver tudo certo não é difícil de conseguir.

  174. Olá!!
    Sou cuidadora de idosos aqui no Brasil gostaria de ajuda de vocês.
    então,estou afastada pelo INSS e gostaria de saber se pra eu tirar o visto facilitaria para eu ir para EUA sendo que no momento estou afastada e estou querendo aproveitar que estou em casa e levar minha filha de 12 anos pra Disney.

    obrigado !!!

    • Ei Elionete, difícil dizer se facilitaria ou não, os critérios são muito deles. Leve a documentação toda, comprove seus vínculos com o Brasil e que você pode pagar pela viagem e deve dar tudo certo.

      Abraços!

  175. Bom dia Natália.
    Retornando para informar do final do meu processo…”chato”…
    Fiz minha entrevista no dia 24 de novembro, e somente hoje, 09 de jan, informaram que meu visto foi emitido.

    No dia 24/11 fomos agendados, eu e minha noiva, para 12h fomos chegar ao guichê as 15h.
    O entrevistador o qual nos encaminharam não parecia ser um dos mais amigáveis, 3 pessoas que foram entrevistadas antes de nós foram reprovadas, na hora dá um frio na barriga…mas blz, chegou nossa vez…

    C – Boa tarde (o português dele éra o pior comparado aos outros que eu pude ouvir)
    M/L – Boa tarde
    C – Confirmou nossos nomes
    C – Já foram a outros países?
    M/L – Sim, dizemos quais
    C – Ok, digita, digita, digita….
    C – O que vocês fazem?
    M/L – Trabalho e estudo
    C – Trabalha de que?
    M/L – Respondemos
    C – Me entreguem por favor os comprovantes de onde trabalham e estudam
    M/L – Entregamos
    C – Comprovante de rendimentos e IR (isso ele só pediu pra mim, eu havia declarado que custearia minha noiva)
    M/L – entreguei
    C – Ok, vou analisar melhor e já lhe chamo
    As 16h nos chamaram, nos entregaram um papel verde dizendo que estávamos em Processo Administrativo, que eles ficariam com toda a documentação, e que o mais breve possível nos entregariam todos os documentos.
    Eu concordei, com muita apreensão, obviamente muito transparente e o cônsul acho que percebendo disse que eu ficasse tranquilo que daria tudo certo.

    Fui embora e ao chegar em casa, fiquei sabendo que o consulado ligou para a empresa da minha mãe e do meu irmão confirmando alguns dados…isso enquanto eu ainda aguardava…
    Ligaram na empresa do meu Pai mas não conseguiram falar com ele…

    Por toda a demora e estranheza do processo já havíamos tirado o EUA dos planos e definido outro destino para viagem, mandei um e mail para o consulado solicitando nossos passaportes no dia 06/01 de tarde, no dia 07/01 meu status estava como Ready e hoje no dia 09/01 está como Issued.

    rsrsr, povo doido, mas pessoal é legal não mentir nem levar documentos falsos, e levem todos os documentos que comprovem vinculos e situação atual no Brasil…eu vi em vários guichês solicitarem documentos.

    Boa sorte para quem está tirando o seu.

  176. Olá! Preciso de ajuda! Preenchi meu formulário e dois dias após reparei que algumas informações estavam erradas. Entrei e corrigi, mas o problema é que criou um novo número de formulário (ID) e no site do agendamento consta minhas informações com o número antigo. O que faço? Obrigada pela atenção! Abraços!

    • Ei Karla, você já tinha agendado a entrevista com esse formulário errado? Nesse caso só cancelando a entrevista e marcando outra com o formulário correto ou deixando para lá, dependendo do tipo de informação que você errou não faz muita diferença, só informe o fiscal do erro se for perguntada sobre o assunto.

  177. Natália,
    Minha filha, maior de idade e já formada, vai tirar seu primeiro visto (será o de estudante, já tem a documentação da escola e ficará somente 1 mês por lá).
    Gostaria de saber como proceder para, na hora da entrevista, solicitar o visto de turismo (10 anos) também.
    Levo o dinheiro e pago na hora? Em que momento isso ocorre?
    Obrigado e parabéns pelo site: é, simplesmente, perfeito!

    • Olá Ricardo, sugiro que você entre em contato com a embaixada, pois só ela pode te dar orientações oficiais. Em geral, o procedimento para solicitar dois vistos é: você deve todos os passos para agendar a entrevista de um tipo de visto e, além disso, preencher e enviar um formulário DS-160 extra para o segundo tipo de visto. Pague a taxa dos dois vistos e leve os boletos e os documentos necessários. No dia da entrevista, siga as orientações do oficial consular para terminar o processo.

      Abraços!

  178. Olá! Adorei as dicas, ficou tudo um pouco mais claro… Eu e meu namorado pretendemos ir viajar no segundo.semestre, vou tentar ir ver do visto mês que vem… Moramos juntos e vamos viajar juntos… Em um dos comentários anteriores o.rapaz disse q marcou dele e da namorada juntos a entrevista… E vc disse q já viu casos q nao puderam ir juntos mesmo morando juntos a tempos… Vamos tentar fazer declaração estável esse mês ainda… Ou se mesmo assim nao fizermos a uniao estavel, mas como vamos viajar jumtos VC acha q podemos marcar juntos? E se eu tentar vem algum aviso na hora de preencher q não da ou só vamos saber lá na hora?

    • Ei Daliana, sim, na verdade só se deve marcar junto se for da família, mas em alguns casos isso pode passar batido. Quando eu tirei, fui com o meu namorado e, mesmo morando juntos, fizemos a entrevista separado, mas no mesmo dia e horário. Acho que não tem essa necessidade de ir junto no mesmo fiscal, mas se vocês preferem assim, podem tentar marcar lá e ver se passa. Não sei te dizer se vai vir algum aviso ou se vão separar vocês na hora, pois nunca tentei dessa forma.

      Abraços!

      • vou tentar marcar pra nós 2 juntos, mesmo pq eu que vou pagar a viagem… só fiquei na dúvida… preencho só um ds 160 com meus dados e adiciono meu companheiro, ou preencho um pra ele tb? e depois no do agendamento só faço um? aí não tem como juntar os dois acho neh?

  179. ola preciso de ajuda quanto a marcar a data da entrevista..eu ja efetuei o pagamento consigo macar o dia da entrevista,mas quando tento marcar o casv nao da…nao sei oq esta acontecendo,aparece como se nao tivesse nenhuma data dispoivel em 2015

  180. oi gostaria de parabenizar o site , foi de grande valia as informações contidas aqui , realizei no dia 30 e 31/12 a via sacra do visto americano em recife para mim, esposa e filha de 4 anos, o visto foi concedido !!! Agora fiquei com uma dúvida com relação a foto da minha filha , eu levei ao casv e me foi devolvida na recepção do consulado , este procedimento está correto? Eles não deveriam ficar com a foto dela?

    • Ei Wesley, não tenho certeza, pois nunca fiz visto para menores, mas se o visto foi concedido acho que você não precisa se preocupar com isso.

  181. Passei por todo o processo nos últimos dias 28 e 29/12. Utilizei muitas das informações do blog e gostaria de contar um pouco da minha experiência.
    O preenchimento do DS-160 foi bem tranquilo. É trabalhoso mas só ter atenção, ler e reler as informações e ter certeza de que está deixando tudo bem claro. A cada informação que colocar no formulário, anote qual documento pode comprovar o fato. Desde comprovante de residência, documentos pessoais, extratos, etc. Por regra, você precisa apenas da confirmação do DS e da confirmação do agendamento, mas para a entrevista nunca se sabe então leve TUDO.

    Íamos minha namorada e eu no processo, então preenchi como viajando com outra pessoa e coloquei seus dados. Na hora do agendamento, fiz um usuário e senha para mim no site e adicionei ela no “grupo”, assim o agendamento para CASV e consulado foi um só.

    Vamos a parte prática, que pra mim foi a mais duvidosa.

    Meu horário no CASV Alto Pinheiros era as 13:30 do domingo (primeiro horário).
    Chegamos bem mais cedo que isso. Tinham poucos carros quando cheguei então estacionei com o pessoal que fica lá na frente. Entrei na rua do CASV pelo alto da ladeira. Quem fizer isso, tem um estacionamento bem mais em conta lá em cima, ou caso prefira, pode deixar o carro na rua logo atrás dos carros de taxi. Não sabia que podia fazer isso, então paguei o estacionamento. R$20,00 preço único.

    Se seu horário for o primeiro, fique na fila encostado na parede do lado direito do prédio. Quem cheguou cedo ficou sentado na rampa dos carros e quando o rapaz do CASV chamou, gerou uma pequena confusão.

    Fora isso é aquilo já falado. Celular desligado, mulheres podem entrar com a bolsa porém não abusem. Homem com mochilas não entraram.
    Passe pela revista, vá para a fila que o agente passará olhando seu passaporte com o DS-160 e o comprovante de agendamento com código de barras. Imprima tudo e mantenha a folha em condições sem amassados e excesso de dobras.

    Passará por uma checagem em uma primeira bancada e depois vai para a fila coletar impressão digital e foto.

    Uma coisa que estranhei foi o fato de ter uma etiqueta no vidro na hora da coleta dos dados: “Levar uma foto 5×7 na entrevista”.
    Questionei o agente e ele informou que era apenas por precaução.
    Não tinha a foto, assim como vários outros que sabiam que a foto seria tirada na hora. Na casa ao lado, numero 288 já estava formada uma fila enorme. Como aquilo estava com cara de esquema, nem perguntei o preço e fui embora. Sendo esquema ou não, não ia correr o risco… só tiraria a foto em outro lugar. Acabamos tirando a foto no shopping R$25 por 3 fotos.

    Sou de Campinas e para evitar ir e voltar os dois dias, preferimos ficar em um hotel em SP. O Escolhido foi o Ibis Bidget em frente ao Morumbi Shopping. Uma escolha barata para quem não quer luxo. O hotel é limpo e organizado, porém simples.

    Meu horário no consulado era as 9:50. Cheguei lá as 8:50.
    Não precisa chegar tão cedo. Pode chegar apenas 30 minutos antes.

    Chegando lá estava uma pequena bagunça na frente, com poucas pessoas para dar informação.
    Se tiver fila, pode entrar dentro dos portões estando próximo ou não do seu horário. Eles vão chamar e só poderá entrar para a primeira fila quem estiver dentro dos horários que estão chamando. Como cheguei cedo, fiquei esperando uns 15 minutos.

    Entreguei meu passaporte para o agente que já viu no sistema que era eu e minha namorada (pois marcamos juntos o DS e a entrevista). Nem olhou o dela e ja fomos para a primeira fila. Ficamos lá por 1:30, mas houve uma demora excessiva por estar com falta de luz devido a uma forte chuva na noite anterior. as 5 filas estavam lotadas com mais gente na área de espera. Ouvi falar que teve dias que a fila ia até a rua. Não foi nosso caso.

    Ah, nem precisa falar… embora precisa sim, tinha gente lá com celular. Se possível, não leve bolsa. Leve algum dinheiro no bolso para uma água ou algo lá fora e só. Gente, NÃO PODE celular ou qualquer aparelho eletrônico. Incrível a quantidade de pessoas que tiveram problemas.
    Por favor, comporte-se na fila. Você está sendo observado.

    Essa primeira são divididas em 5 grupos, cada um com o lado direito e esquerdo. Quando começarem a chamar para outra verificação do passaporte, confirmação do DS e do agendamento, eles vão liberar um grupo por vez tanto o lado direito como o esquerdo. Não tenha pressa, respeite o fato de que vai um do lado direito e um do lado esquerdo, um do direito e um do esquerdo. Seja educado e não seja afobado. Uma ou outra posição na fila não vai fazer diferença. Pronto, você saiu da fila… mas não fique contente ainda!! rss

    Saindo de lá você vai para a fila de segurança. Essa fila é em zique-zague. Guarde todos os documentos na pasta. Será solicitado que coloque na pasta seu cinto, relógio, objetos metálicos, etc… na mão apenas a pasta, mais nada.

    Vai passar pelo detector de metais e acabou a fila número dois. Mas não se anime ainda…
    Tempo na fila: 30 minutos.

    Vai seguir a linha indicada e cairá na terceira fila. A temida fila da entrevista. Em um canto do salão tem bebedouro caso esteja com a garganta seca.
    Antes de entrar na fila você vai mostrar seu passaporte (a folha do DS e do agendamento não serão mais necessárias). Se estiver em mais que uma pessoa, seu passaporte estará preso com elástico aos outros do grupo. Mantenha assim. O agente vai confirmar e te mandar para a fila (lado esquerdo).

    Essa fila vai em zigue-zague. Cada grupo preso com elástico vai junto para a entrevista.
    Não espere ficar sentadinho nessa hora. Fara a entrevista em pé mesmo, com o agente atrás de um vidro reforçado falando via microfone.

    Passando o zique-zague terá um agente na frente da fila que fará a distribuição para uma pequena fila frente ao guichê de entrevista.
    Parabéns, acabaram as filas… mas não se anime ainda!! rss
    Tempo de fila: 1h

    Agora chegou a hora… a famosa entrevista.

    Percebi umas pessoas sendo entrevistadas rapidamente, outras bem mais demoradas.
    Não fiquei prestando muita atenção pois não me adiantaria de nada. Apenas contei o tempo de um casal: 3 minutos e meio. Esses foram rápidos!!

    Uma garota na minha frente, sozinha foi para a entrevista.
    Perguntas:
    – Vai viajar para onde?
    – Disney
    – Vai com alguém?
    – Vou com uma amiga que ja tem visto
    – Já viajou pra fora?
    – Fui pro paraguay.

    Aí ferrou foi tudo… Uma pessoa nova, meio que “emperequetada” que viajou pro paraguai. Isso soa como muamba.
    Resultado: visto negado.

    Foi a única pessoa que observei tendo negação. Mas foi bem a que estava na minha frente!!

    Bom, vamos lá, nossa vez.
    – Bom dia, tudo bem?
    – Tudo bem e vc?
    – Tudo ótimo.

    – Vão viajar para onde?
    – Memphis, visitar a casa do Elvis (nessa hora ele nos olhou e abriu um sorriso enorme)
    – Que legal!! O barbecue é ótimo lá em Memphis.
    – Ouvi falar isso (com sorriso, educado e tranquilo…)

    – Coloque a digital por favor… agora ela… Seu visto foi aprovado, boa viagem.

    Hein?? mas já!! rsss…
    Devo ter ficado uns dois minutos lá. INCRIVEL rsss…

    Estava com a pasta cheia de documentos mas não pediu nada. Melhor assim.
    Levei a foto 5X7 mas não pediram (ótimo pq ficou horrível)
    Não tenho casa, tenho uma moto, sem carro. Tenho uma renda razoável, trabalho nesse emprego faz 1 ano e 9 meses.
    Minha namorada não trabalha porém tem uma renda fixa, é formada, estuda para concursos.

    Tudo isso descrito no DS-160 de forma honesta e sem ladaínhas ou mentiras.

    Essa foi a nossa experiência, nossa historinha de visto.
    Espero que eu possa ajudar a outros assim como fui ajudado quando precisei.

    Boa sorte a todos!!

  182. Olá Natália, td bom?
    Adorei seu post! Guardei no favoritos pra quando eu for fazer ir seguindo as instruções dele!
    Parabéns!
    É… eu tenho uma duvida sobre os vistos, é assim, quando você tira um visto pela primeira vez, tipo de primeira viagem aos USA e depois ter que viajar pela segunda vez, precisa ir pra lá tipo renovar ou tirar de novo? Ou e só comprar os arlines tickets e viajar?
    Kisses and Hugs! =)

  183. Boa tarde ,

    Eu fui a entrevista no consulado deu tudo ok.

    meu passaporte ficou lá.

    Minha pergunta é …em quanto tempo ele fica pronto, eu solicitei tirar diretamente no casv.

    Eu consigo saber sobre os status do visto?

    obrigado

  184. Pessoas,quero agradecer atenção de todos!
    E as dicas foi de muita importância!!
    Tirei meu passaporte,e meu visto em 15 dias, deu tudo certo!
    Agora é viajar e aproveitar
    🙂

  185. ola,
    eu ja preenchi meu ds160 e ja agendei minha entrevista.
    porem no firmulario disse que ia ficar com um amigo que mora la ( na verdade ele é brasileiro e esta fazendo pos graduação la)
    porem eu quero mudar os planos, quero ir para estudar em miami, pagar uma escola e acomodação. nao irei mais ficar com meu amigo.
    voce acha que se eu preencher um novo formulario com toda essa mudança de planos vou ser prejudicada?

    • Ei Danielle, não precisa. No formulário não precisa dos seus planos exatos, só de uma estimativa. Eu quando fiz nem tinha uma viagem planejada, coloquei só umas datas e hospedagens inventadas para preencher tudo.

      Abraços!

  186. Olá, tudo bom?
    Eu tenho pavor do meu visto ser rejeitado. haha. Não trabalho, só estudo e tenho 22 anos, estou terminando a faculdade de direito. Morei 6 meses na Argentina e meu noivo que é militar me deu a viagem pra Disney de presente junto a ele.
    Tenho alto risco de ser negada por não ter remuneração?

    bjs

    • Débora ,

      Eu fui para com a minha namorada fazer a entrevista,dica jamais mentir,

      explica quem vai pagar vai ser seu namorado e que você está viajando de férias.

      leva tudo que comprava que ele vai conseguir pagar sua viagem.

      seja firma nas respostas pois eles te observam bem, então jamais mentir.

      me perguntaram poucas coisas e para minha namorada nada rsrsrs…

      então quem vai ter que te garantir vai ser seu namorando informando que ele vai conseguir te bancar.

      vai da td certo…

      abc

  187. Natalia Boa Noite,

    Poderia tirar uma duvida, apareceu uma viagem de ultima hora, não tenho passaporte e nem o visto, será que consigo tirar os dois simultaneamente, e quanto tempo levo para estar com os dois, poderia me ajudar nesta duvidas,
    desde de já agradeço.

    • Olá Renato, para preencher o formulário de visto é necessário que já tenha o número do passaporte. Por isso precisa tirar primeiro o documento para depois se aplicar para o visto. O tempo vai depender as datas disponíveis de última hora tanto na polícia federal quanto na embaixada.

      Abraços!

    • Você é brasileiro? Se for e quiser fazer a entrevista aqui pode fazer os mesmos procedimentos. Se for angolano ou quiser fazer a entrevista aí deve procurar a embaixada americana em Angola (ou a mais próxima).

      Abraços!

  188. Olá Natália, se você puder me ajudar com informações ante a sua maior experiência ficarei muito grato.
    Após todo o procedimento padrão para a retirada do visto, chegada a hora da entrevista, eu e minha namorada nos vimos perdidos com o desfecho…
    Entrevista marcada para as 12:50;
    passamos pela primeira fila as 13:55;
    chegamos a fila dos guichês as 14:40;
    Contato com o consul:

    C = Já viajaram para fora do Brasil?
    N = Sim, (dizemos onde fomos)
    C = O que vocês fazem?
    N = Trabalho e estudo (respondemos um de cada vez)
    C = Trabalham com o que e onde?
    N = Respondemos
    C = Estudam o que e onde?
    N = Respondemos.

    Ele nos solicitou os comprovantes de onde trabalhávamos, comprovante de renda, comprovante de que estávamos estudando.
    Entregamos tudo a ele, meu IR, extrato bancário, declaração da faculdade, etc…

    Ele pegou tudo, virou para nós e disse que fariam um procedimento administrativo, para que nós sentássemos e nos chamaria novamente quando terminassem de analisar os docs.
    As 16:30 nos chamaram e disseram que nossos documentos ficariam com eles, que estavamos em processo administrativo, nos entregou um papel verde nos orientou que entrariam em contato.

    Hoje eu verifiquei no CEAC e o status que antes era Ready agora está Administrative Processing.

    Você já viu alguém apos ocorrência parecida ter o visto negado?
    A demora é mesmo de 90 dias?

    Obrigado…

    • Ei Márcio, poxa, que coisa, hein? Na verdade, apesar de saber que isso acontece, nunca conheci ninguém que passou por isso, por isso não sei te informar. Eles devem pegar algumas pessoas por amostragem, ou, como eu disse no post, pode ter uma pessoa procurada com o mesmo nome que você. Enfim, difícil dizer! A única coisa que vocês podem fazer é esperar para ver. Eles vão checar todas as suas informações e se tudo tiver certo acredito que são grandes as chances de aprovarem. Mas lembrem-se que eles têm o direito de negar visto para qualquer um, mesmo sem motivo aparente.

      Abraços

  189. Vc esta de parabéns Natalia!..nunca tinha visto um formulario desse na minha frente e confesso que fiquei apreensiva..preenchemos tudo através dos seus passos e ontem fui ao consulado e deu tudo certo..fui de grande ajuda!!

  190. Oiii Natália 🙂

    Bom chegou minha etapa de preencher o formulário DS-160,(Passaporte tudo Ok).
    Duvidas faço faculdade e trabalho meio que contrato (sem contrato)…. Tá tenho uma movimentação bancaria. E a família Americana que eu vou para a casa deles, vão me encaminhar uma carta, falando do convite para a casa deles .
    Você acha que vou ter algum problema lá no Consulado? por não ter emprego fixo.. sei lá

  191. Olá ,
    Pretendo tirar meu visto por agora. Meus amigos já tiraram faz tempo e todos me informaram que tiveram que levar fotos.
    Atualmente ainda é preciso levar algum tipo de foto para tirar o visto?
    Obrigado

  192. Boa noite,

    eu, minha esposa e filha (5 anos) vamos requerer visto americano e fiquei com uma duvida. Devo preencher o DS-160 para cada membro da família ou preencho somente com meus dados e incluo as outras pessoas somente na parte de “entrevista em família”?

  193. Olá, eu e minha família estamos preenchendo o cadastro para o visto, meu irmão tem 16 anos e meus pais são separados. Vamos viajar somente com meu pai, queria saber se é necessário levar algum documento que comprove que minha mãe deixou ele ir tirar visto com meu pai… esse tipo de coisa.
    Agradeço desde já.

  194. Bom dia!
    Eu já preenchi o formulário e enviei mas nao agendei e nem paguei ainda.
    Quero trocar de CONSULADO, ia pro RJ mas to achando melhor BSB.
    Vou ter que preencher outro formulário?

      • Obrigada pela resposta! Mas será que isso vai atrapalhar na hora de tirar o visto (entrevista) ? Tipo será que eles vao me prejudicar, pensando “por que ela preencheu 2 formulários e tal”
        ou será que é muita paranóia minha? kkkkk

        • Não Maryana, se você não enviou o primeiro formulário eles nem ficam sabendo da existência. Se você tiver enviado, eles descartam o que não foi usado depois de um tempo. Eu tive que fazer isso uma vez.

          Abraços.

  195. Oi Natália, tudo bem? Uma duvida pequena, depois de terminar o formulario, pedi para me encaminharem por e-mail porque nao tenho impressora. Esse email é enviado imediatamente ou leva alguns minutos/horas?
    Abraçosss

  196. Olá!
    Meu filho de 13 anos viajará para os EUA com os tios no fim do ano . Ele já visitou o país duas vezes, portanto ele renovaria o visto apenas. Porém, li por aí que se a pessoa tinha menos que 14 anos quando tirou o visto anterior, ela não se encaixa no processo de “Renovação”. Ou seja, ele terá que tirar o visto do zero, pelo o que eu entendi. É isso mesmo, ou ele pode apenas renovar sim? E mais, como ele tem menos que 15 anos, ele está dispensado da entrevista, portanto a jornada dele acaba no CASV ( onde recolheriam o passaporte dele e ele aguardaria pela emissão)? E, sem querer abusar, mas você acredita que dá tempo de ele tirar o visto até metade de dezembro? Já preenchemos o formulário ds-160 e ele irá no CASV semana que vem.
    Muuuuuuuuuito obrigado, e espera muito pela sua resposta

  197. Boa Noite Natália,

    Gostaria de tirar uma dúvida e desde já peço desculpas se for algo recorrente, mas eu não achei a resposta. Pretendo viajar com minha família (eu, esposa e filhos 5 e 2 anos) e a dúvida é relacionada ao formulário DS-160, eu preciso preencher um para cada membro da família ou existe alguma opção de preenchimento familiar?

    Desde já agradeço pelo artigo e pela resposta.

    Bruno

    • Oi Bruno, você precisa preencher um para cada, mas pode colocar todos os formulários juntos para marcar as entrevistas ao mesmo tempo. Essa parte eu explico no post como faz.

      Abraços

  198. Preciso saber se tem alguém que conseguo marcar o visto por agora? e como que esta o tempo de espera para marcar? será que consigo para Dezembro/2014.
    Outra duvida é melhor Rj ou SP ?

    • Ei Nathalia, acho que consegue para Dezembro sim, mas para ter certeza vai ter que preencher o questionário! O melhor lugar é o que for mais fácil para você. Tanto faz RJ ou SP.

      Abraços

  199. Olá, boa tarde! tenho uma renda mensal de R$2.400, pretendo ir aos EUA para ficar na casa de uma amiga(legalizada). você acha que minha renda é muito baixa para eu falar que eu mesma irei custear minha viagem? há chances do meu visto ser negado por isso?

    • Ei Ana, chances do visto ser negado sempre tem. Mesmo para quem ganha mais que você. O que você pode fazer é reunir todas as provas de que você tem como pagar a viagem. Mas quem decide se acredita ou não em você é o cônsul lá na hora, por isso é difícil pra eu te falar. Lembrando que hoje em dia a porcentagem de vistos negados é baixíssima!

      Abraços!

  200. Oi, eu já fiz tudo e até agendei a entrevista. Mas na ds 160 como sou autonoma coloquei no lugar de nome da empresa que sou self-employer, porem presto serviços a uma empresa que coloquei no endereço e no final, onde posso descrever o que faço disse que sou autonoma e prestadora de serviços na empresa “tal”. Será que preenchi errado?

  201. Olá Natália,

    Preenchi o formulario, no meu caso, é renovação de visto dentro do prazo de 12 meses da expiração. A minha duvida é que apareceu a mensagem “photo will be taken at ASC, e, e eu imaginei que poderia fazer por meio de procurador, que levaria todos os documentos e uma foto atualizada. Você sabe alguma coisa sobre isso?

    Obrigado!

    • Olá Cícero, não sei te informar. O procedimento para renovação é um pouco diferente pq vocês são dispensados da entrevista.

      Abraços

  202. Meus pais e eu conseguimos o visto americano com uma ajudinha deste artigo, então nada mais justo que voltar aqui para agradecer!

    Fiquei me remoendo de ansiedade com os inúmeros comentários sobre cônsules arrogantes, dificuldade em comprovar as coisas e etc, mas foi super tranquilo com a gente. Ele nos fez UMA ÚNICA pergunta: “O que vocês fazem?” Cada um respondeu o trabalho que tem e pronto. “Parabéns visto aprovado e boa viagem.”

    A maioria das pessoas que voltam para comentar neste e em diversos outros sites são os que tiveram o visto negado, por isso criei um pensamento negativo e fiquei ansioso! Pelo que li apenas 5% são reprovados, então fiquem tranquilo, pois não tem nenhum bicho de sete cabeças no consulado hehe. Abraço e obrigado por compartilhar seu conhecimento!

  203. Então… Muito obrigado pelas dicas, foi de suma importância!!!
    Estou me preparando para ir para Buffalos/NY , e estou começando do zero na correria total, pois quero ir no final desde ano ainda 🙂

  204. Olá Natália, bom dia.
    Muito boa suas dicas, porém ainda tenho uma dúvida.
    Vou solicitar visto para a família, eu, esposa e filhas de 11 e 15 anos, vc disse que menores de 15 anos não precisam ir no CASV e nem na entrevista, isto é, não precisam ou não devem, se eu quiser leva-las, pode? Gostaria que elas estivessem comigo nas entrevistas.
    Obrigado.

    • Oi Marcio, recentemente fiz o meu processo, deu tudo certo, já estou com os vistos.
      No CASV acabei levando minha filha de 4 anos. Ainda bem ! Não precisa, mas vc tem que levar uma foto deles de 5×5 ou 5×7. Não aceitaram a foto da minha filha pois tem algumas regras: orelhas descobertas, não pode estar sorrindo etc.. A milha tinha dado um sorriso não aceitaram. Como ela foi junto, tiramos outra na hora. Senão perdia o processo e as taxas.

      Já na Entrevista, ela não foi e nem fez precisou pois eles focam nas perguntas aos pais. O sorriso lindo das crianças não os comovem rsrs.

      Dica: na entrevista leve documentos que comprovem suas rendas, pode ser extrato do banco, residencia e outros vínculos. Vi pessoas voltarem pois não tinha comprovações. Se vai fazer um curso, leve o comprovante de inscrição etc.

      Boa sorte!

  205. Natália,
    Estou renovando o meu visto e o do meu filho.
    Ocorre que quando do preenchimento do formulário do meu filho, não foi solicitada sua escolaridade.
    Pode me orientar?
    Obrigada

  206. Oi Natália, no seu texto está escrito “Não existe limite de tempo entre a visita ao CASV e o consulado, basta as datas estarem disponíveis.”

    Porém no site http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/contato-casv.html está escrito: “Solicitantes não podem agendar uma entrevista no CASV no mesmo dia de sua entrevista na embaixada ou consulado. Eles podem marcar suas entrevistas no CASV um (1) a oito (8) dias antes da sua entrevista na embaixada ou consulado.”

    Será que isso mudou desde que escreveu o artigo?

    Abraço!

  207. Quero tirar o visto de turista para ficar um Mês nos EUA e fazer um curso de imersão, tenho emprego estável e um salário razoável, existe possibilidade de recusar, meu passaporte é novo tb, nunca saí da américa latina

    • Possibilidade de recusar sempre existe, Thiago, é direito deles! Mas hoje em dia a taxa de pedidos recusados é muito baixa, você tem boas chances.

      Abraços

  208. Olá Natalia! Parabéns pelo blog,ajudou muito. Mas gostaria de fazer uma pergunta, vou tirar meu visto, mas estou muito nervosa, pois apesar de ser SERVIDORA PUBLICA ESTADUAL, nao declaro imposto de renda ainda; meu salario é bruto R$ 2.250,00, tenho 26 anos.
    Antes eu era servidora publica municipal e ganhava R$ 2.051,00. Então nao declarava IR. Tenho apenas 2 meses nesse novo cargo, concursada. Começarei a declarar ano que vem, mas quero tirar meu visto esse ano ainda. Como procedo para provar que sou isenta do IR? Estou desesperada! Fiquei 7 meses no outro cargo(servidor publico municipal). e estou há 2 meses nesse.

    • Ei Mariana, você não precisa provar que é isenta, basta informar seus rendimentos e levar seu contra cheque ou outro documento que comprove sua renda.

  209. Olá, parabéns pelo post. Tenho uma dúvida. Meu marido conseguiu para estudar 1 ano nos EUA. E eu gostaria de acompanha-lo durante esse 1 ano. É possível eu conseguir um visto de um ano para ir com ele? E qual deve ser esse visto? Pois vi que o de turista só vale por 3 meses. Obrigado!

    • Sugiro entrar em contato com a embaixada para saber melhor dos detalhes mas, como vocês são casados, é possível sim. Existe um visto para esses casos.

      Abraços

    • No status significa algo como sem status. Quer dizer que nenhum status foi inserido. Se você está com dúvidas, sugiro entrar em contato com a embaixada.
      Abraços

  210. Ola boa tarde!!!
    Tenho uma duvida….preenchi o formulario, mas nao consegui imprimir a pagina de confirmacao do envio do ds160…
    mas tenho o boleto da taxa pago, e confirmacao di agendamento…tera algum problema?

  211. Olá,

    Estou com dúvidas com relação ao preenchimento da parte de trabalho.

    Sou funcionária PJ, presto serviços para uma única empresa, tenho empresa aberta e todos os meses emito nota fiscal de prestação de serviços.

    Como devo preencher isso?

    No formulário coloco os dados da minha empresa e apresento as notas fiscais de prestão de serviços, contrato social e cartão do CNPJ ou coloco os dados da empresa onde trabalho, peço uma declaração para eles?

    Aguardo

    Muito Obrigada

    Andréa Rodrigues

    • Olá Andrea, você já tentou responder o formulário? Se tiver tentado vai ver que é bem mais simples que você tá pensando. Agora, não sei o que é melhor você preencher, coloque o que você se sentir mais segura. Na verdade acho que não faz tanta diferença.

      Abraços

    • Ei Nicole, formulários não enviados são descartados pelo sistema depois de um tempo. Você pode tentar acessar o que você preencheu para ver se ele continua lá e atualizar os dados (se necessário), mas se ele não tiver lá mais vai ter que preencher de novo.

  212. Olá, Natália
    Estou no site do CSV e estou tentando adicionar membros da família, mas quando eu clico nessa opção, ela abre na mesma página de como se eu tivesse clicado em “agendar entrevista. É assim mesmo? Outra dúvida: eu tenho que adicionar todos os membros da família na mesma hora? Pois apenas eu e meu filho (de 16 anos) estamos com os formulários preenchidos. Meu marido e minha sobrinha estão esperando seus passaportes ficarem prontos para preencherem o formulário. tem como eu adicionar meu filho agora e os outros depois (pois assim eu ja marcaria as entrevistas o quanto antes, já que estamos com uma certa pressa) ou é melhor esperar e adicionar todo mundo de uma vez só?
    Mais uma dúvida rsrs nesse meu caso, tanto no CASV quanto a entrevista no consulado serão com todos juntos?
    Muito obg!!

    • Ei Cristiane, se você está com dificuldade de adicionar os membros da família, sugiro entrar em contato com o consulado. E sim, as entrevistas serão todas juntas. Por isso é bom você ter todos os membros já adicionados para marcar.

      Abraços

  213. olá natalia eu tive um visto negado no dia 5/5/14 e vou tentar novamente de 16 ,dessa vez um amigo vai mim patrocinar quando eu fui negada foi pelo codigo 214 ou seja não comprovei vinculos estou muito anciosa ,eu tenho filha 6 meses de emprego mais não tenho um bom salario,vc acha que com um patrocinio tenho mais chances?fui negada em Brasilia e vou tentar lá novamente pq eu moro perto vc acha que isso tem algo a ver?

    • Olá Eva, se você teve o visto negado é importante que você corrija os erros que levaram a isso, ou seja, precisa demonstrar vínculos mais fortes com o Brasil, não importa o consulado.

      Abraços

  214. Oi Natali, estou agendando para minha esposa e filha (4 anos). No form do Casv minha esposa é a Primaria e Dei um add membro da familia, escolhi menor de 15 anos. Não pediu os dados da criança e gerou apenas um boleto em nome da minha esposa. Será que agora devo fazer um segundo pedido? Os dois boletos sairão em nome da minha esposa?
    abs

    • Brayan, a disponibilidade de datas depende da época e do consulado, por isso fica difícil dizer, mas em geral não é preciso esperar muito para marcar, se você for flexível com as datas e horários.

  215. Olá Natália,

    Eu já fui para os EUA em intercâmbio e voltei em Julho… Vc acha que é cedo para aplicar para o visto de turista? Estou empregada há 1 mês…
    Com relação a data de viagem e tempo de permanência, caso eu mude de idéia com relação a data ou período, não existe problema?

    Obrigada,
    Andresssa

    • Não existe nenhum restrição para você se aplicar ao visto de turista agora, Andressa.

      Como está escrito no post, as datas informadas no formulário de visto são apenas uma estimativa, não exite problema em mudar depois.

      Abraços!

    • Ei Flávio, o consulado não recomenda que compre nada relacionado à viagem antes de conseguir o visto. As datas informadas no formulário são apenas estimativas de viagem.

      abraços

  216. Oi Natália, primeiramente, parabéns pelo post, muito esclarecedor!
    Bom, não sei se vai poder me ajudar. Eu e meu esposo pretendemos ir à Orlando em novembro de 2015. Ele tem renda mensal variável porque ele faz bastante horas extras, na carteira é R$1420,00, mas tem meses em que ele chega a tirar R$ 2500,00, tudo comprovado nos contra-cheques e holerites, e ele inclusive declara IR, e no início de 2015 ele vai começar um curso de Gestão de Logística. Eu sou formada, mas minha renda é bem baixa, em torno de R$ 900,00. Nós não temos imóvel no nosso nome, mas temos um carro, quitado, no valor de R$48.000,00. A grande dúvida é a seguinte. O principal custeio dessa viagem é através de um alto valor que meu marido recebeu do seguro de vida que a tia dele fez e o incluiu, ela tinha um alto cargo público, e num congresso na Bahia ela acabou sofrendo um infarto fulminante, ele recebeu R$100.000,00 desse seguro, e nós nem sabíamos de nada, imagina o susto! rsrs. Nós aplicamos metade desse dinheiro na poupança. Você acha que deveríamos citar esse dinheiro ou tentar o visto só com base na nossa renda líquida? E se citarmos, quais documentos devemos levar para comprovar que não é nada ilegal ou assim?

    Mil desculpas pelo texto imenso, espero que possa me ajudar! 🙂

    Abraços.

    • Olá Carolina, não recomendo mentir, mas não é necessário entrar em tantos detalhes. No formulário, por exemplo, vocês só precisam dizer que são vocês mesmo que vão pagar. Não é perguntado tão especificamente de onde vem o dinheiro. Informa uma renda média total, e não apenas o que está na carteira de trabalho do seu marido. Para a entrevista, leve documentos que comprovam o recebimento da herança. Pode ser o documento que vocês tiverem mesmo, não sei como foi o processo, mas vocês devem ter alguma carta ou comprovação de advogado. Leve também o extrato da poupança, e os holerites dos últimos três meses, documento do carro. Enfim, quanto mais comprovações, melhor! Se perguntarem, sejam objetivos e expliquem de forma simples, sem se enrolar. Só mostre os documentos se solicitado.

      Abraços

  217. Olá, vi o post do Alan Cavalcante, e tenho a mesma dúvida. Assim que eu clico na página, começo a responder tudo, e no final, quando aparece a Review, aparece um quadradinho escrito: PHOTO WILL BE TAKEN AT THE ASC. Mais não teria que tirar uma foto aqui antes, pois tem os modelos das fotos. Eu sei que a foto que vai valer, será tirada no dia da entrevista, mais para fins de preenchimento de formulário, não teria que mandar uma foto agora,tirada pela webcan? se sim, onde que eu clico, pq confesso que já preenchi esse formulario umas 10 vezes e sempre desisto por causa da foto e do pgto que também não acho. Obrigada