fbpx

Wat Pho: Templo do Buda Reclinado em Bangkok

O nome oficial é วัดพระเชตุพนวิมลมังคลารามราชวรมหาวิหาร, mas gringos arranjaram um apelido mais, errr, pronunciável: Wat Pho, ou Templo do Buda Reclinado de Bangkok. Eu, assim como outros viajantes, tive uma baita vontade de me reclinar na hora que vi a maior estátua do templo, tamanha foi minha perplexidade. Essa imagem de Buda tem 43 metros.

Vamos comparar? O nosso Cristo Redentor não chega nem perto, tadinho – tem trinta metros de altura. Já a Estátua da Liberdade precisou esticar o braço para superar o Buda tailandês: o monumento norte-americano tem 46 metros. Mesmo assim, o Buda é muito mais legal.  Afinal, é difícil concorrer com isso:

Wat Pho: Templo do Buda Reclinado

Veja também:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok, os melhores bairros

Guia de templos em Bangkok: quais visitar?

A História do Buda Reclinado de Bangkok

Mesmo que você não seja muito interessado em religiões, é provável que já tenha visto imagens de Buda espalhadas pelo mundo. Afinal, o budismo é uma das grandes crenças mundiais e é especialmente forte no oriente.

Por isso, é claro que a fé de centenas de milhões de pessoas alcançaria vários aspectos da vida, inclusive a cultura pop. Se você nasceu nos anos 1980 e 1990 e jogou videogame alguma vez na vida, é provável que se lembre desse Buda inclinado aqui:

street fighter Tailandia

Contei em outro texto que uma estátua de Buda nessa posição ficou famosa por causa do game Street Fighter. O monumento que inspirou o jogo foi o de Ayutthaya, antiga capital da Tailândia, mas a história não acaba assim.

Em 1767, os birmaneses invadiram, saquearam e destruíram completamente Ayutthaya, que na época era a maior cidade do mundo. Por isso, o reino teve que escolher uma nova capital. Bangkok, que está a 80 quilômetros de Ayutthaya, foi a eleita pelo rei.

Para que a nobreza pudesse viver ali, o jeito foi construir um novo Palácio Real, além de reformar vários templos (e erguer novos). A estátua do Buda Reclinado está num dos maiores e mais antigos complexos religiosos de Bangkok, que tem aquele nome citado no começo do texto, em alfabeto tailandês. O povo tailandês também tem um nome menorzinho para o templo: Wat Pho,  já transcrito para o alfabeto latino.

A ordem para reformar esse templo, incluindo uma imagem gigante do Buda Reclinado, veio em 1788. E, antes que você pense que Buda está deitado por preguiça, a imagem nessa posição simboliza o último momento de iluminação, pouco antes da morte, quando Buda tinha cerca de 80 anos.

Buda reclinado no wat pho - templo em Bangkok

Ao redor da estátua principal ficam outras mil imagens do Buda, tudo isso dentro do complexo do Wat Pho. Preste atenção também ao jardim, onde fica a Bodhi Tree. Segundo a tradição budista, Siddhartha Gautama, o Buda, atingiu a iluminação pela primeira vez, enquanto meditava debaixo de uma figueira, na cidade de Bodh Gaya, na Índia. O templo da Tailândia também tem uma árvore sagrada.

Além de ser uma das principais atrações turísticas de Bangkok, o templo funciona como monastério e tem a fama de ter sido a primeira universidade pública do país, um lugar para estudo da religião, das artes e da literatura.  Também foi ali que surgiu a famosa massagem tailandesa.

O Buda Reclinado será uma das muitas estátuas religiosas que você verá na Tailândia, o país com maior percentual de população budista do mundo – 95% da população professa essa fé, índice só comparável ao vizinho Camboja, com população quatro vezes menor. Caso você queria saber mais sobre a presença do Buda na Ásia, leia nosso texto sobre religião na Tailândia

Como visitar o Wat Pho, o templo do Buda Reclinado de Bangkok

Horário de funcionamento

O Wat Pho funciona diariamente, entre 8h e 18h30.

Ingresso

A entrada custa 100 Baths (cerca de R$7).

Endereço

2 Sanam Chai Rd, Phra Borom Maha Ratchawang, Phra Nakhon. O Wat Pho fica pertinho do Grande Palácio, a apenas meia hora de caminhada, e dá para unir os dois passeios em um único dia.

Não esquecer! 

Lembre-se que é preciso estar vestido de forma apropriada para entrar no local – shorts ou ombros de fora não são permitidos.

wat pho - templo em Bangkok

Depois do tour, quem se interessar pode fazer uma sessão de massagem tradicional tailandesa dentro do templo. Foi ali, no Wat Pho, que essa importante tradição do país nasceu. Ainda hoje, há uma escola de massagem em funcionamento dentro das dependências do templo e uma sessão de 30 minutos custa aproximadamente R$18. Mais detalhes no site oficial.

Última dica: sobrou tempo ao final do passeio? Combine com uma ida ao Grande Palácio Real de Bangkok, que fica pertinho e também é uma das grandes atrações da cidade. Você pode agendar um tour guiado por esse e outros templos de Bangkok com o Get Your Guide.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Wat Pho: Templo do Buda Reclinado em Bangkok

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.