fbpx
Tags:
Atlas: Agra, Índia

O que fazer em Agra, Índia: atrações que vão além do Taj Mahal

Agra é uma das cidades mais visitadas da Índia. A razão é um monumento que todo mundo conhece: o Taj Mahal. Mas há mais muito mais o que fazer em Agra, afinal, a cidade foi capital do Império Mogol, que dominou praticamente toda a Índia entre os séculos 16 e 19.

Por lá você vai encontrar uma mistura entre arquitetura islâmica e hindu, e, claro, bastante história.

Quantos dias ficar em Agra

Dá para visitar os principais pontos turísticos, incluindo o Taj Mahal, em um dia, fazendo um bate-volta partindo de Délhi. Nesse caso, você pode contratar um traslado aqui.

Essa alternativa no entanto é um pouco corrida. Para quem quer correr menos, uma estadia de dois a três dias permite ver a cidade com mais calma e ainda visitar a fortaleza de Fatehpur Sikri, nos arredores.

Como chegar em Agra

A melhor forma de chegar e sair de Agra é de trem, que tem conexões partindo das principais cidades turísticas indianas.

De Delhi, por exemplo, o trem leva de duas a três horas até o destino. Há uma opção executiva para bate-volta que inclui refeições, chamada Shatabdi Express.

Ele sai de Delhi às 6h e retorna de Agra às 20h35. Leia mais sobre como viajar de trem na Índia.

De avião:

O Aeroporto de Agra (AGR) é o aeroporto mais próximo da cidade, no entanto, não recebe muitos voos internacionais. Geralmente, os viajantes internacionais voam para Delhi ou Mumbai e, em seguida, pegam um voo doméstico para Agra. A companhia aérea Air India oferece voos diretos de Delhi para Agra.

De carro:

Se você está vindo de Délhi, uma opção conveniente é contratar um transfer ou combinar o trajeto com uma motorista de táxi. Aqui há uma opção segura para isso.

A distância entre Delhi e Agra é de cerca de 200 km, e a viagem leva aproximadamente 3-4 horas por estrada, dependendo do tráfego. A estrada Yamuna Expressway é uma rota popular e bem conservada.

De ônibus:

Há também serviços regulares de ônibus para Agra a partir de várias cidades indianas. Ônibus de luxo ou com ar-condicionado geralmente são a opção mais confortável, especialmente para viagens mais longas.

Lembre-se de que a disponibilidade e os horários dos transportes podem variar, portanto é sempre uma boa ideia verificar e reservar com antecedência.

O que fazer em  Agra, Índia: o Taj Mahal e outras atrações

As principais atrações para ver em Agra são:

  • Taj Mahal
  • Agra Fort
  • Akbar’s Mausoleum
  • Baby Taj
  • Mehtab Bagh
  • Jama Masjid
  • Fatehpur Sikri
  • Kinari Bazaar

1. Taj Mahal

Taj Mahal, a principal atração de Agra, na Índia

O Taj Mahal é o principal Patrimônio Cultural da Índia e um dos monumentos mais emblemáticos de todo o mundo, sendo até mesmo considerado uma maravilha do mundo moderno.

O lugar é um belo mausoléu de mármore branco localizado na margem sul do rio Yamuna, em Agra. Construído como um monumento ao amor do imperador Shah Jahan em memória de sua esposa Mumtaz Mahal, o lugar atrai milhões de turistas todos os anos devido a sua história e beleza arquitetônica.

O Taj Mahal abre todos os dias, exceto às sextas-feiras, das 6h ao pôr do sol.

Há também visitas noturnas disponíveis em cinco noites do mês: lua cheia e dois dias antes e depois da lua cheia, sujeito às condições meteorológicas.

Os bilhetes podem ser comprados online ou nos balcões de bilhetes do Taj Mahal. A entrada de estrangeiros custa 1100 rúpias indianas e há um adicional de 200 rúpias para visitar o mausoléu principal, o que pelo preço, vale a pena.

Considere contratar um guia oficial ou um serviço de áudio-guia para saber mais sobre a história e a arquitetura. Aqui há uma opção que permite que você pule as filas de entrada.

Se preferir, você pode também optar por essa que inclui a entrada e guia para o Taj e para o Fort Agra.

Existem algumas regras a serem seguidas ao visitar o Taj Mahal para preservar a integridade do site:

  • É proibido fumar no local.
  • Alimentos e bebidas, exceto água, não são permitidos.
  • Mochilas grandes, tripés de câmera e drones não são permitidos.
  • Lembre-se de usar sapatos que podem ser facilmente removidos, pois você precisará descalçá-los para entrar no mausoléu principal.

O ideal é programar sua visita para a hora de abertura do Taj, ao amanhecer, quando a multidão é menor e a luz do sol ilumina a estrutura de mármore branco de um jeito muito bonito.

Se você acha que deveria ser contra a lei estar de pé tão cedo, as visitas ao pôr do sol também são populares para ver a mudança de cores do Taj com a luz do sol poente.

Uma vez lá dentro, não deixe de ver:

  • O Mausoléu Principal: Onde estão as tumbas de Mumtaz Mahal e Shah Jahan.
  • O Jardim Mughal: Um exemplo perfeito dos jardins persas que eram uma obsessão para os Mughals.
  • As Mesquitas: Há duas mesquitas idênticas de cada lado do Taj – uma é uma mesquita ativa e a outra é apenas para simetria arquitetônica.
  • A Casa de Hóspedes: Conhecida como Mihman Khana, essa estrutura simétrica à mesquita no lado oposto foi usada para entretenimento.

Leia nosso post completo sobre como visitar o Taj Mahal

2. Agra Fort

Apesar de menor famoso, o Agra Fort é um dos monumentos mais importantes da cidade. Mesmo num bate-volta, é um dos lugares que devem ser visitados. Também conhecido como “Lal Qila”, a construção é uma fortaleza enorme, toda feita de arenito vermelho, localizada na margem direita do rio Yamuna.

Era ali que os governantes do Império Mogol viviam e foi ali que o idealizador do Taj Mahal, o imperador Shah Jahan, ficou preso pouco depois que o mausoléu para sua amada, a Mumtaz Mahal, ficou pronto.

Dois de seus filhos o prenderam e tomaram o poder. Do forte, Jahan podia observar sua obra. Hoje você também tem uma vista legal do Taj Mahal a partir do Agra Fort, que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O local é enorme, com várias alas, salões decorados, palácios e jardins.

O Forte de Agra está aberto todos os dias das 6h ao pôr do sol. Assim como o Taj Mahal, os bilhetes podem ser comprados online e a entrada para estrangeiros custa 650 rúpias.

Se preferir, você pode contratar um passeio guiado para o Fort Agra e Taj Mahal no mesmo dia. Essa entrada permite que você pule a fila de entrada no Taj, o que é uma mão na roda pra quem não tem muito tempo.

As regras são semelhantes às do Taj Mahal. Fumar é proibido e alimentos e bebidas, exceto água, não são permitidos. Mochilas grandes, tripés de câmera e drones não são permitidos.

O Forte de Agra é um complexo de edifícios, incluindo:

  • Jahangiri Mahal: Este é o palácio mais antigo e maior do Forte de Agra, construído pelo imperador Akbar para sua esposa.
  • Palácio de Khas Mahal: Este elegante palácio de mármore branco foi construído por Shah Jahan e é considerado um exemplo brilhante da arquitetura mogol.
  • Sheesh Mahal (Palácio dos Espelhos): Este palácio foi decorado com pequenos espelhos e é uma maravilha arquitetônica dentro do complexo do forte.
  • Musamman Burj: É aqui que Shah Jahan foi mantido prisioneiro por seu filho Aurangzeb, e diz-se que ele passou seus últimos dias olhando para o Taj Mahal daqui.

Assim como o Taj, também há a possibilidade de contratar guias locais para a visita.

3. Akbar’s Mausoleum

Outra construção que vale a visita em Agra é o Akbar’s Mausoleum. Esse mausoléu guarda a tumba de um dos maiores imperadores mogóis, o avô de Shah Jahan, Akbar.

Todo o monumento foi planejado por ele, ainda em vida, claro. É uma construção grandiosa, feita de tijolos vermelhos e colunas de marfim, com amplos jardins e que mistura vários estilos arquitetônicos, como o hindu, islâmico, budista, jainista e cristão.

O mausoléu fica em Sikandra, uma cidade na periferia de Agra e um pouco distante do centro, sendo necessário contratar um tuk-tuk ou táxi para chegar até lá e é preciso pelo menos umas duas horas para terminar a visita.

O Mausoléu de Akbar está aberto todos os dias, das 6h às 18h. Os bilhetes podem ser comprados na entrada e custam 310 rúpias.

4. Itimad-ud-Daulah, o Baby Taj

Itimad-ud-Daulah, outra atração para visitar em Agra, também conhecido como Baby Taj

O monumento é chamado oficialmente de Itmad-ud-Daula’s Tomb, mas é conhecido como Baby Taj, tudo porque a construção lembra um pouco o Taj Mahal.

Mas na verdade, é o Baby Taj que provavelmente inspirou o Big Taj, já que foi construído cinco anos antes pela imperatriz Nur Jahan para seu pai, Itimad-ud-Daulah. Este foi o primeiro monumento na Índia a ser inteiramente construído em mármore.

Tenha em mente que depois de visitar o Taj, a versão baby não tem muita graça. Mas se você estiver com tempo, é uma opção válida. O Itimad-ud-Daulah está aberto todos os dias, das 6h às 18h.

Os bilhetes podem ser adquiridos na entrada do mausoléu e custam 310 rúpias.

5. Jardim de Mehtab Bagh

Do outro lado do rio e exatamente alinhado com o Taj Mahal ficam jardins chamados Mehtab Bagh.

Conhecido como “jardim da luz”, tem o formato de um quadrado perfeito e oferecem uma ótima vista do mausoléu, garantindo fotos sem ter que disputar espaço com a multidão de turistas. Experimente passar por ali ao por do sol para fotografar o Taj refletindo a luz do sol!

Nesse lugar, Shah Jahan tinha planos de construir outro Taj, de mármore negro. No entanto, seu filho o prendeu e impediu que ele começasse outra obra megalomaníaca. Mas que seria lindo, seria!

O lugar é cercado de mitos românticos, entre eles de que os casais devem dar as mãos em frente o Taj para perpetuar seu amor. E, para uma experiência diferente e criativa, que tal fazer uma aula de Yoga com vista para o Taj? Dá pra reservar seu lugar aqui.

A entrada custa 300 rúpias e o lugar funciona até as 18h.

6. Jama Masjid

Jama Masjid, uma das maiores mesquitas da Índia e algo imperdível para fazer em Agra

A Jama Masjid de Agra é uma das maiores mesquitas da Índia, construída em 1648 por ninguém mais ninguém menos do que Shah Jahan, o imperador do Taj Mahal, em homenagem à sua filha favorita, Jahanara Begum.

Como se pode esperar das obras desse imperador, a mesquita é uma construção bonita e impecável, com destaque para o enorme domo de mármore. É uma das maiores mesquitas da Índia e uma das mais importantes atrações turísticas de Agra.

A entrada é gratuita e o local está aberto todos os dias das 6h às 20h, mas fecha para não-muçulmanos durante as horas de oração. Recomenda-se verificar os horários de oração no dia da visita.

7. Fatehpur Sikri

Fatehpur Sikri, atração nos arredores de agra, índia

Fatehpur Sikri fica a cerca de 40 km de Agra e é uma antiga cidade fundada pelo imperador Akbar em 1571. Serviu de capital do Império Mogol entre 1571 e 1585. Hoje é uma cidade histórica, com mesquita, palácios e mausoléus muito bem conservados, com estilo persa e hindu.

Agora uma cidade deserta, ela serve como um lembrete vívido da grandiosidade do império Mogol. Este Patrimônio Mundial da UNESCO é conhecido por sua arquitetura mogol bem preservada e é uma parada imperdível para quem visita Agra.

Lá dentro, não deixe de ver:

  • Portão Buland Darwaza: Este é o maior portão do mundo e uma obra-prima arquitetônica. Ele foi construído por Akbar para comemorar sua vitória sobre Gujarat.
  • Mesquita Jama Masjid: Esta é uma das maiores mesquitas da Índia e um dos primeiros edifícios construídos em Fatehpur Sikri.
  • Tumba de Salim Chishti: Este mausoléu de mármore branco foi construído em memória do santo sufi Salim Chishti. Acredita-se que os desejos feitos aqui são atendidos.
  • Palácio de Jodha Bai: Este palácio foi construído para a esposa principal de Akbar, Jodha Bai. O design do palácio é uma fusão dos estilos arquitetônicos hindu e islâmico.
  • Panch Mahal: Esta estrutura de cinco andares sem paredes era usada para entretenimento e lazer e oferece uma vista panorâmica da área circundante.

Fatehpur Sikri está aberta todos os dias, das 6h às 18h. A visita à Fatehpur Sikri rende um dia inteiro e a entrada custa 600 rúpias. Se preferir, você pode fechar um passeio guiado que inclui transporte até a cidade. Veja aqui uma opção confiável.

8. Kinari Bazaar

Localizado no centro de Agra, o Kinari Bazaar é um mercado local repleto de cores, sons e cheiros. Este é um dos principais destinos de compras da cidade, oferecendo tudo, desde joias e vestuário até decoração para casa e delícias culinárias.

O Kinari Bazaar abre todos os dias das 11h às 21h, embora algumas lojas possam abrir e fechar em horários diferentes. É mais movimentado à tarde e à noite, especialmente aos sábados.

É melhor visitar o mercado com alguém que conheça a área ou contratar um guia local, pois o mercado pode ser bastante labiríntico e lotado e você pode ficar um pouco perdido sobre onde estão as tendas interessantes. Aqui há um passeio guiado pelos bazaares de Agra que você pode contratar.

E leve dinheiro, pois muitos vendedores não aceitam cartões.

9. Show de Luz e Som no Forte de Agra

Uma exibição noturna que conta a história do Império Mogol através de uma mistura de música, narração e efeitos visuais projetados no Agra Fort.

A exibição corre diariamente e tem duas sessões, uma em hindi e outra em inglês. Verifique os horários específicos com antecedência, pois eles podem variar dependendo da época do ano.

Os bilhetes podem ser comprados no local e variam de 500 a 1000 rúpias, dependendo do assento.

10. Parque Nacional de Keoladeo

O Parque Nacional de Keoladeo, também conhecido como Santuário de Pássaros de Bharatpur, é uma das principais atrações do norte da Índia para os amantes da natureza. Esse é o lar de mais de 370 espécies de aves, incluindo várias espécies migratórias que viajam do Afeganistão, China, Europa e Sibéria durante os invernos.

Além das aves, o parque também abriga uma variedade de outros animais, incluindo cervos, antílopes, macacos, e ocasionalmente, leopardo e hiena.

Localizado a cerca de 60 km de Agra, o parque está aberto todos os dias do ano, das 6h às 18h. Os melhores meses para visitar são de outubro a fevereiro, quando a maioria das espécies migratórias está presente.

O parque pode ser explorado a pé, de bicicleta, de riquixá puxado por ciclo ou em veículos elétricos. Vale a pena levar um binóculo e contratar um guia naturalista para a visita.

Os bilhetes de entrada podem ser comprados na entrada do parque e custam 400 rúpias. Há uma taxa adicional para câmeras de vídeo profissionais. Recomenda-se verificar os preços atualizados antes da visita.

A estação ferroviária mais próxima do parque é a Estação Bharatpur Junction, que está bem conectada a várias cidades importantes da Índia. De lá, você pode pegar um auto-rickshaw ou um táxi até o parque.

Roteiro de 2 ou 3 dias em Agra

Veja agora um sugestão de roteiro para 2 a 3 dias em Agra. Uma boa ideia para começar é contratar um free walking tour pela cidade. O passeio permite que você tenha uma visão geral dos monumentos e lugares importantes em pouco tempo. Você só paga uma gorjeta ao guia no final do passeio.

Reserve grátis seu free walking tour em Agra aqui.

Dia 1: Taj Mahal e Fort Agra

  • Manhã:
    • Inicie o dia visitando o Taj Mahal logo cedo para evitar as multidões. Aprecie a beleza deste monumento enquanto aprende sobre sua história e significado.
    • Reserve tempo suficiente para explorar os jardins circundantes e apreciar as vistas panorâmicas.
  • Tarde:
    • Após o Taj Mahal, visite o Forte de Agra, outro Patrimônio Mundial da UNESCO. Explore os palácios, museus as vistas da cidade a partir do forte. Não deixe de conferir o Diwan-i-Am (Salão das Audiências Públicas) e o Diwan-i-Khas (Salão das Audiências Privadas).
  • Noite:
    • Termine o dia com o Show de Luz e Som no Forte de Agra e aprenda sobre a história do império Mogol.

Dia 2: Excursão a Fatehpur Sikri e Akbar’s Mausoleum

  • Manhã:
    • Saia para um bate-volta a Fatehpur Sikri, uma cidade deserta que já foi a capital do império Mogol. Explore os palácios, mesquitas e pátios históricos, como o Buland Darwaza, Jama Masjid e Panch Mahal.
  • Tarde:
    • Após retornar de Fatehpur Sikri, visite o Mausoléu de Akbar, localizado em Sikandra.
  • Noite:
    • Vá jantar em um restaurante local em Agra (veja dicas ali embaixo), experimentando a culinária indiana, especialmente os pratos típicos da região.

Dia 3: Gastronomia e Cultura

  • Manhã:
    • Visite os demais monumentos da cidade, como o Baby Taj e a Jama Masid
  • Tarde:
    • Passe pelo mercado no início da tarde e aproveite para fazer comprar ou provar a gastornomia local. Depois, faça uma visita ao Jardim de Mehtab Bagh. Aproveite a vista do Taj Mahal ao pôr do sol enquanto relaxa por ali ou faça um piquenique.
  • Noite:

Onde ficar em Agra: dicas de hotéis

Por ser muito turística, Agra oferece várias opções de hospedagem para todos os bolsos e estilos. Aqui estão algumas das melhores regiões para ficar em Agra:

  1. Taj Ganj: Esta é a área mais popular para se hospedar em Agra, especialmente para quem deseja estar perto do Taj Mahal. Há uma ampla variedade de hotéis, pousadas e guesthouses ao redor do Taj Ganj, com muitos deles oferecendo vistas deslumbrantes do monumento.
  2. Fatehabad Road: Esta área também é próxima ao Taj Mahal e oferece uma ampla gama de opções de hospedagem, incluindo hotéis de luxo, resorts e hotéis boutique. Fatehabad Road também é conhecida por ter muitos restaurantes e lojas.
  3. Sikandra: Localizada a cerca de 10 km do centro de Agra, Sikandra é uma área mais tranquila, com opções de hospedagem mais econômicas. É uma boa escolha para quem procura uma estadia mais tranquila, longe das multidões turísticas.
  4. Agra Cantt: Esta área é próxima à estação de trem de Agra Cantt e oferece fácil acesso ao transporte público. Existem várias opções de hospedagem para escolher, desde hotéis econômicos até hotéis de categoria média.

Para saber onde escolher sua hospedagem, leia nosso guia completo sobre Onde ficar em Agra melhores regiões e dicas de hotéis.

Abaixo, separamos algumas opções de hotéis para sua estadia em Agra, todos eles localizados próximos ao Taj Mahal

  • Taj Resorts – Hotel 4 estrelas com vista para o Taj, piscina e diárias a 45 dólares.
  • The Oberoi Amarvilas – Luxuosíssimo. Para viagens especiais, com diárias a 500 dólares. Sem dúvida, o melhor hotel perto do Taj Mahal.
  • Joey’s – Quartos privativos por 30 dólares e dormitórios por 15. Moderno, bem avaliado e com vista!
  • Hotel Sidhartha – Simples, barato e a poucos passos do Taj Mahal. Diárias a 10 dólares.
  • Lucky Restaurant & Guest House – Diárias a 13 dólares e o Taj Mahal como vizinho.
  • Sai Palace – Outra opção simples, mas pertinho do Taj – e com vista. Diárias a 10 dólares.

Encontre hotéis em Agra

Onde comer em Agra: melhores restaurantes

Se você está viajando em modo econômico, a comida de rua é uma opção autêntica e barata em toda a Índia. Mas comer em restaurantes por ali também é uma experiência imperdível e Agra oferece diversas opções gastronômicas, desde restaurantes elegantes até os mais simples.

Para ter uma visão geral da comida da cidade, uma boa ideia é contratar um tour gastronômico que vai te apresentar as maravilhas da cozinha indiana. Você pode reservar o seu lugar aqui.

Aqui estão algumas sugestões de lugares onde você pode comer em Agra:

  1. Esphahan: Localizado no hotel Oberoi Amarvilas, o Esphahan é um restaurante premiado que serve comida indiana autêntica. Desfrute de pratos deliciosos em um ambiente luxuoso com vista para o Taj Mahal. Endereço: The Oberoi Amarvilas, Taj East Gate Rd, Agra
  2. Pinch of Spice: Este restaurante é conhecido por sua culinária indiana saborosa, com uma variedade de pratos vegetarianos e não vegetarianos. É um local popular entre os moradores e turistas em Agra. Endereço: 1076, 2, Fatehabad Rd
  3. Peshawri: Localizado no hotel ITC Mughal, o Peshawri é conhecido por sua autêntica culinária tandoori e pratos do noroeste da Índia. Experimente os kebabs e pães recém-assados neste restaurante premiado. Endereço: Tajganj, Agra, Uttar Pradesh
  4. Joney’s Place: Este restaurante modesto é um favorito entre os viajantes por sua comida saborosa e preços acessíveis. Experimente o butter chicken, biryanis e pães naan fresquinhos. Endereço: Tajmahal, Bhanumati Rd
  5. Dasaprakash Cafe: Para uma experiência culinária do sul da Índia, visite o Dasaprakash. Este restaurante serve uma variedade de pratos do sul da Índia, como dosas, idlis e uttapams. Endereço: 18/162, M. P. PURA, Fatehabad Rd, Tajganj
  6. Mama Chicken: Se você é fã de comida de rua, não deixe de experimentar o Mama Chicken. Este pequeno estabelecimento é famoso por seu frango frito crocante e saboroso. Endereço: A-17 Shoping Arcade, Sadar Bazar, Agra Cantt
  7. Shankara Vegis: Se você está procurando por opções vegetarianas, o Shankara Vegis é uma ótima escolha. Este restaurante vegano e vegetariano serve pratos indianos saudáveis e saborosos. Endereço: 3/100, Taj East Gate Rd
  8. Bon Barbecue: Para os amantes de churrasco e grelhados, o Bon Barbecue é uma opção popular. Desfrute de uma variedade de kebabs, frango tikka e outras especialidades grelhadas. Endereço: 3A, BON BARBECUE, Hotel Parador, 3B, Fatehabad Rd, oposto ao shanti manglik hospital

Seguro de viagem para a Índia: é obrigatório?

Não é obrigatório, mas é fundamental ter um seguro de viagem para viajar para a Índia.

O seguro viagem é fundamental para as férias de qualquer pessoa, não importa o país de destino, mas ainda mais importante para visitar lugares como a Índia, onde tudo é muito diferente do que estamos acostumados, principalmente a alimentação.

Passamos vários meses no país e utilizamos o seguro em pelo menos três ocasiões. Sobre isso, leia o texto: como escolher um seguro viagem para a Ásia.

Leitores do 360meridianos tem cupom de desconto para comprar o seguro na Seguros Promo. Basta usar o 360MERIDIANOS05 na sua compra! Pagando com Pix, o desconto é ainda maior! Clique aqui para fazer sua cotação.

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “O que fazer em Agra, Índia: atrações que vão além do Taj Mahal

  1. Boa Noite!

    Vou em Dezembro desse ano para a índia e fico 19 dias, gostaria de dividir bem o tempo! Quantos dias acha que devo ficar em cada cidade? Desembarco no aeroporto de Nova Delhi.

    Desde já agradeço!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.