Passagens aéreas com desconto para estudantes

Passagens aéreas com desconto para estudantes

Eu não me considero desinformada no quesito viagens e turismo, mas também não sei de tudo, claro. E acho maravilhosa a sensação de descobrir uma informação que pouca gente sabe, principalmente se essa informação me ajuda a economizar meu rico dinheirinho. Vocês sabiam que dá comprar passagens aéreas com desconto para estudantes? E não é um desconto qualquer: é um valor bem significativo, que faz a diferença em qualquer orçamento.

Vou começar dando o crédito para quem me passou a informação pela primeira vez: foram a Jackie e o Rômulo, do Viaje Sim! Eles vieram passar uma temporada aqui em Portugal e, quando nos encontramos para uma cervejinha, me contaram dessa grande descoberta: um site chamado Student Universe, onde conseguiram comprar um voo da TAP pela metade do preço que estava no site da empresa.

Leia mais: Como conseguir bolsa de estudos no exterior

Estudar em Portugal: tudo o que você precisa saber

A primeira coisa que eu fiz quando cheguei em casa foi pesquisar sobre isso. Sim, a Student Universe existia. É uma empresa dos Estados Unidos, com sede em Boston e que se declara como o maior site do mundo de descontos em viagens para estudantes e jovens. Tinha parceria com mais de 70 companhias aéreas e oferecia também opções de tours e hospedagem.

Passagens aereas com desconto para estudantes

Mesmo eu sabendo de um caso de sucesso na compra pelo site, vasculhei a internet atrás de alguma reclamação ou coisa parecida e não encontrei nada. Na verdade, eu encontrei num fórum uma indicação de outra agência de viagem online voltada para descontos para estudantes: a europeia Kilroy.

Passagens aereas com desconto para estudantes

Foi pela Kilroy que eu comprei minhas passagens para visitar o Brasil em maio. O preço das passagens na TAP, na época que eu pesquisei, estava por volta de R$4500 reais. Via Kilroy eu paguei R$1900, com taxas, sem promoção nenhuma rolando. E, funcionou tudo as mil maravilhas. Assim que o pagamento foi confirmado eles já me enviaram o e-ticket e a partir daí, diretamente com a Cia Aérea, foi só fazer o check-in e embarcar.

Mas como isso funciona? É só para estudante mesmo? Como comprovar? Como comprar? Tantas dúvidas! Como eu já compartilhei essa informação com simplesmente todos os estudantes que eu conheço, bora lá esclarecer para vocês também:

1. Quem pode comprar a passagem nesses sites?

Os dois sites funcionam como qualquer agência de turismo online: você pesquisa e compra as passagens. A diferença é que eles mostram também uma tarifa diferenciada, para quem é estudante ou jovem até 26 anos. Ou seja, você consegue comprar uma passagem para você e seu acompanhante no mesmo site, porém, o desconto só vale para quem é estudante de fato.

2. Como eles vão saber que eu sou estudante?

No caso da Student Universe, eles pedem que você encaminhe documentos e até mesmo faça um cadastro usando o email da sua universidade ([email protected]). Já na Kilroy eles exigem que você tenha ou faça uma carteirinha da ISIC, aquela (tem que preencher o número). Dá para fazer o pedido da carteirinha no próprio processo da compra e eles enviam pelo correio – foi o que eu fiz.

Passagens aereas com desconto para estudantes

3. Como comprar?

Basicamente, da mesma forma que você compra qualquer passagem aérea pela internet. Você pesquisa no site os destinos e as datas que mais te agradam. É bem interessante porque eles permitem comprar também multidestinos e até volta ao mundo. Ambos os sites dividem as tarifas entre “comum” e “com desconto para estudantes e jovens”. Daí é só olhar os descontos e ver se encontra alguma coisa que te agrade.

A Student Universe emite as passagens em dólar (apesar de permitir a pesquisa em Real, é só uma estimativa da cotação) e a Kilroy em euro. Não tem como dividir o valor e precisa de cartão de crédito internacional.

Infelizmente, tem uma pegadinha: a Kilroy só deixa que você compre uma passagem deles se você estiver na Europa ou tiver partido de lá nos últimos 12 meses. Por exemplo, eu moro em Portugal, mas emiti uma passagem “São Paulo – Lisboa”, ida e volta, porque já tinha comprado anteriormente a passagem para o Brasil. Daí eu fui obrigada a enviar por email um comprovante do voo que eu fiz para chegar no Brasil e provar que eu moro na Europa. Ou seja, a Kilroy só funciona para quem já está estudando na Europa no momento.

4. Vou precisar de alguma comprovação que sou estudante na hora do embarque?

No site da Kilroy, eles dizem que precisa apresentar a carteirinha de estudante, mas no Brasil não me pediram nada. Eu era uma passageira como outra qualquer. Por via das dúvidas, eu aconselho a ter algum comprovante de que você é estudante.

5. Tem algum limite de idade?

Não! Desde que você seja estudante, pode comprar a passagem pelos sites.

6. Tem certeza que funciona?

Tenho. Eu embarquei semana passada com o ticket da Kilroy, comprado em novembro de 2014, para poder escrever aqui no blog. Além do pessoal do Viaje Sim!, que já testou a Student Universe, quatro amigas minhas do mestrado também já compraram passagens pelos sites sem nenhum problema.

Os preços são interessantes somente para voos mais longos e intercontinentais. Passagens internas na Europa, por exemplo, ficam mais em conta com as low cost mesmo.

7. Tem alguma outra forma de conseguir passagens aéreas com desconto para estudantes?

Aparentemente, também é possível conseguir descontos para estudantes diretamente com algumas companhias aéreas. Pelo menos foi isso que eu encontrei em alguns blogs por aí. Dá uma olhada aqui, aqui e aqui.

Sou jornalista, tenho 29 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite “morar no aeroporto”. Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

65 comentários em Passagens aéreas com desconto para estudantes

  1. Olá Luiza
    Estou pesquisando na Kilroy a na student travel e não parece haver diferença de preço nas tarifas pra estudante. Por acaso o desconto só aparece no momento da compra?
    Obrigada abcs

  2. Oi Luiza!

    Parabéns pelo Blog. muito leve.
    Estamos com processo de inscrição para mestrado no Porto. Você saberia informar se o conjugue (não estudante) obtêm permissão para trabalho?
    Abraço.

  3. Olá Luiza,

    eu tenho 32 anos e estou cursando Arquitetura e Urbanismo aqui no Brasil. Gostaria de transferir meu curso para alguma universidade em Lisboa. Você tem alguma dica? Existe alguma restrição devido a minha idade (um pouco avançada haha)? Eu tenho a cidadania Italiana, na prática isso ajuda em algo?

    • Oi Vanessa,
      Desculpe pela demora para responder.

      Você precisa verificar no site da universidade de Lisboa qual é o processo da transferência. Eu não sei te dizer, infelizmente.

      Sobre a cidadania, ajuda muito sim. Além de você não precisar de visto, a mensalidade para europeus é mais barata.

  4. Olá!
    Descobri o site Student Universe através do blog. Adorei (o blog e o site)!
    Depois de me cadastrar e enviar as documentações que o site Student Universe solicita, como vou saber se eles aprovaram ou não a documentação enviada?
    Não lembro de ter recebido e-mail ou algo do gênero, mas os valores das passagens que aparecem para mim são inferiores aos valores que aparecem para minhas minhas que não estão cadastradas ainda. Isso quer dizer que estou cadastrada como estudante?
    Obrigada! 🙂

  5. Oi boa tarde,
    Sou universitária aqui no Rj e Estou pesquisando hotéis pelo universe student só que os preços estão bem altos, o desconto é só para Members only rate, o que seria isso é algum outro cadastro? Fiz o cadastro com estudante

  6. Oi Luiza, tudo bem?
    Estou indo para Lisboa em setembro fazer uma pós-graduação, sabe se a TAP ainda oferece desconto e 10kg extras para viagens em setembro a estudantes que comprovem matrícula? Alguma dica sobre como comprar a passagem em um esquema com remarcação da volta barata, ou que permita comprar logo com retorno agendado para um ano?
    Obrigada!

  7. Olá,
    meu filho tem 16 está cursando o segundo ano do ensino médio e gostaria de saber se consigo cadastra-lo em algum site que possa dar desconto em passagens nacionais e internacionais ?
    desde já agradeço !

  8. Olá, gostaria de saber se há alguma forma de conseguir passagens gratuitas, através de algum programa do governo ou ong. É para uma amiga que quer estudar medicina no Paraguai e não vai poder levar o filho e aí precisará visitá-lo aqui no Brasil com frequência. Ela não tem condições de arcar com essa despesa.

  9. Eu estou fazendo faculdade atualmente, mas pretendo viajar para um intercâmbio justamente quando terminar. Você sabe me dizer se posso conseguir esse desconto de estudante indo fazer curso de inglês, com a comprovação de matrícula em alguma escola?

  10. Ola Luiza, tudo bem?
    O desconto é apenas para estudante, ou também para jovens até 26 anos como menciona acima? Pois tenho 25 anos, e quero ir pra Suiça em Janeiro.
    Aguardo um retorno.

    Matheus

    • Oi Matheus,

      Algumas empresas oferecem desconto para jovens até 26 anos. Você tem que marcar essa opção na busca e ver o que aparece.
      Aqui na Europa tem vários descontos para jovens nessa faixa etária em trens, ingressos, etc.

      abraço

  11. Olá Luiza,

    Estava olhando sobre os limites de bagagem no site da Student Universe e no site da cia aerea são diferentes. Você sabe se vc compra pelo site da student universe esses limites de bagagem são diferentes? Ou que vale é o da cia aerea, independente de onde você compra a passagem? Porque eu estou querendo me mudar para o Canadá, logo terei muitas malas. Estava olhando um voo da TAM por exemplo, que esta muito barato.

    Muito Obrigada!!

    • Oi Amanda,

      O que vale é a cia aérea. Por exemplo, voos saindo do Brasil, você tem direito aos 32kg de bagagem, independente se compre via agência ou diretamente. A regra, claro, muda caso você tenha uma conexão.

      Abraço

  12. Olá, Luiza.

    Obrigada pela sua ajuda.

    Comprar pela Student Universe é mais fácil pra quem quer ir pros EUA?
    Eu faço mestrado no Brasil e quero ir ficar um tempo no EUA.
    O que é necessário neste site para comprovar que eu sou estudante?
    Vou precisar levar alguma documentação junto?

    Eu fui pra Europa em junho/2015, então eu poderia comprar minha passagem pros EUA pelo site da Kilroy? E teria que fazer a carteirinha da ISIC, certo?

    Outra dúvida, se eu comprar a passagem de ida e volta e depois quiser remarcar a volta, será que é possível? A companhia área vai permitir?

    • Oi Mariangela,

      Sim, você precisa comprovar que é estudante. Seja mandando a documentação ou se cadastrando com o email da universidade.
      Você pode comprar qualquer passagem, seja de turismo ou intercâmbio, pelos sites. No caso da Kilroy, o problema é que você tem que sair da Europa, então não serve para que só passou por aqui como turista, tem que ser estudante aqui.

      Se você quiser remarcar depois, terá que seguir as regras da cia aérea e as taxas de acordo com a tarifa que você pagou.

      Abraço

  13. Olá Luiza!
    Você teria alguma informação sobre a Algarve e a cidade de Faro? Estou pensando em estudar na Universidade de Algarve. As informações já busquei no site da Universidade, gostaria mesmo é de obter algumas recomendações ou referências sobre a cidade por alguém que esteja em Portugal. Obrigada.

    • Oi Alessandra, tudo bem? Em 2013, fui a um Congresso pela Universidade do Algarve e me apaixonei pelo lugar. Desde então, todas as férias visito amigos que eu fiz por lá. A Cidade é muito bonita, riquíssima em história, com clima de interior, mas agitada na medida certa. A parte da Universidade que conheci é muito boa. O clima da Região é agradável, não é tão frio quanto as cidades do Norte, nem tão quente como as brasileiras. P quem gosta de viajar fica num local bem estratégico se quiser ir a Espanha, Sevilla fica a apenas duas horas de lá, indo de comboio; Lisboa fica a 3 horas e meia; Marrocos tbm é um pulo de barca. As empresas aéreas de baixo custo tbm tem voos saindo de lá. Não posso falar muito, pq sou suspeita e n moro lá p falar a realidade durante todo o ano, mas estou pensando seriamente em tentar mestrado pela UAlg.

  14. É surreal como as pessoas desconhecem essa informação, eu descobri ainda na época de orkut em uma comunidade de aupairs, e usei quando fui aupair na alemanha (já q todo programa de aupair exige que vc estude alguma coisa no destino), comprando pela STB. Fiz um post no meu blog ano passado sobre essas passagens que acho q complementa bem as infos que vc passou:

    http://viajandodomeujeito.com.br/passagem-aerea-de-estudante/

    Boas viagens à todos! 🙂

  15. Olá! Queria muito saber se só é possível comprar passagens se eu for estudante internacional. Meu namorado estuda no Brasil, na uerj, queria saber se ele consegue desconto para estudante também.

  16. Ola, parabéns pelo blog, e a iniciativa de nos ajudar com varias informações.

    Uma de varias duvidas. É possivel descontos para brasileiros que estão ingressando em Univ em Portugal, nexessito comprar bilhete de retorno, haja vista que o curso durará 3 anos?

    Sabes como encontro acomodações ou alojamento nas imediações da Univ de Lusófona – Portugal?

    Obrigada

  17. Ola Luiza, parabéns pela iniciativa de ajudar os conterrâneos.
    Tenho varias duvidas, porem vou pedir ajuda com 02 (duas) delas.
    1-MInha filha vai estudar m Lisboa, Lusofona, esta empresa aerea Kilroy, nao concede descontos a brasileiros que irão a Europa? Preciso comprar bilhete de retorno, haja vista que o curso dela durará 3 anos?

    2- Sabe indicar locais em Lusofona para acomodações, ou até mesmo alojamentos?

    Obrigada

    • Oi Paula,

      A Kilroy só permite que você faça a compra se puder comprovar que partiu da Europa. O que na prática exige que a pessoa já esteja morando na Europa para comprar a passagem por lá. Ou seja, durante esses três anos, se ela for visitar o Brasil, pode comprar pela Kilroy. Mas a primeira passagem, que ela estiver indo para Portugal, não pode.

      Sobre acomodação, tenho um texto só sobre como conseguir uma casa em Coimbra, mas que sinceramente, é válido para qualquer cidade portuguesa, principalmente porque os sites são os mesmos: http://www.360meridianos.com/2015/04/como-alugar-apartamento-coimbra-portugal.html

  18. Oi Luiza!
    Será que vc sabe se para cursos de 1 mês em escola de inglês é possível conseguir o comprovante pra essa passagem? Pq não vou pra nenhuma universidade, e já perguntei pra minha agência se eu tenho direito a carteitinha de estudante e eles me disseram que não pq meu curso é só de 1 mês 🙁
    Vc sabe algo a respeito? Será que dá pra usar a carta da escola como comprovante?
    Obrigada!!!

  19. Oi Luiza, tenho uma dúvida. O desconto é válido para qualquer estudante ou para quem está indo para o país para estudar? Quero ir pra Índia ano que vem pelo Aiesec fazer voluntariado e chorando sangue com o preço das passagens :/. Será que vale pra mim?

  20. Ainda estou no colégio, será que consigo também? ou é só para estudantes universitários?
    De qualquer forma, obrigada pela dica de ouro!!

    • Oi Mariana,

      Agora você me pegou. Eu acho que vale para você sim, porque se enquadra na categoria menores de 25 anos, mas você vai ter que ler os termos de uso do site para ter certeza!

      bjs

  21. Já sou formada, mas quero fazer intercâmbio, será que consigo comprovando que vou estudar lá? Ou só vale para quem é já é estudando no Brasil?

  22. Olá, Luíza, boa tarde.

    Comprei minha passagem de estudante pela stb.com.br. O desconto foi bem legal.. E eles também possuem o seguro de saúde com um preço bem mais em conta para estudantes!

    Beijos.

    • Ah, legal Fernanda!

      Obrigada pela informação.

      Ps. Aqui pelo blog tem 20% de desconto no seguro, com uma modalidade para intercâmbio e outra para mochilão que são mais em conta também.

  23. Olá, entrei no site da Student universe e o preço da passagem está igual tanto para estudante quanto para pessoa normal e o preço está bem parecido com o da decolar.com! será que estou olhando alguma coisa errada no site?

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: