fbpx

Castelo de San Felipe de Barajas, Cartagena das Índias

No alto da colina de San Lazaro, o Castelo de San Felipe de Barajas domina boa parte da paisagem de Cartagena das Índias, na Colômbia. A construção é, de longe, o mais incrível exemplar da arquitetura militar espanhola na América Latina. Começou a ser erguido em 1657, em substituição a um pequeno forte que havia no local. Mas foi só no século 18 que ele ganhou as proporções que tem hoje, cobrindo todo o topo da colina.

A grande fama do Castelo é a de ser impenetrável. Milhares foram os inimigos que já tentaram tomar a construção para si, todos falharam miseravelmente. Os espanhóis o construíram para se defender de inimigos que chegassem por vias terrestre ou marítima. Depois de séculos de história, parece seguro dizer que foram bem sucedidos. E tudo isso graças a Antonio de Arévalo, um criativo engenheiro militar que dirigiu a construção da fortaleza.

Dica importante: Não cometa o erro de viajar para a Colômbia sem um seguro viagem

Entenda a razão e saiba como conseguir um seguro com desconto

Castelo de San Felipe de Barajas, Cartagena das Índias

Castelo de San Felipe de Barajas, Cartagena das Índias

Para começar, o Castelo de San Felipe de Barajas possui um complexo labirinto de túneis internos que se conectam em pontos estratégicos da fortaleza. Para mim, essa foi a cartada de mestre de Arévalo.

Utilizados para distribuir alimentos e munição e facilitar a evacuação, caso fosse necessário, os túneis ainda possuem um sistema acústico perfeito: qualquer ruído, por menor que fosse, reverbera por suas paredes por todo o castelo, facilitando não apenas a identificação de um ataque inimigo com uma antecedência importante, mas também a comunicação interna entre pontos distantes da construção.

Fortaleza San Felipe de barajas

Se os inimigos conseguissem invadir o castelo e caíssem no mano a mano, os túneis ainda davam outra vantagem das boas aos espanhóis. Da forma como foram construídos, os soldados a postos veriam os inimigos antes que os inimigos os vissem. E ainda tem mais: como boa parte dos potenciais inimigos do forte – cof,cof, ingleses – eram mais altos que os espanhóis e colombianos, as passagens foram projetadas para terem um teto baixo, o que dificulta o acesso dos grandalhões.

Ficou curioso? Uma parte desses túneis recebeu iluminação e está aberta para a entrada dos visitantes. Lá dentro, é possível ver de perto como esse complexo sistema de defesa funcionava.

Castelo San Felipe de Barajas - Cartagena das Índias

E se o subterrâneo do castelo surpreende, a parte externa não deixa a desejar. Dali, é possível admirar as muralhas e baluartes que imitam o estilo medieval europeu, chegar perto dos canhões de defesa e ter uma vista privilegiada da cidade aos pés da colina de San Lázaro.

Fortaleza em Cartagena das Índias Colombia

Vista do Castelo San Felipe de Barajas - Cartagena das Índias

Se você não tiver um guia, aconselho o aluguel de um audioguide para que você entenda melhor a construção, que é cheia de informações históricas riquíssimas. O preço do aluguel gira em torno dos 10.000 pesos colombianos (mais ou menos 5 dólares).

A entrada no Castillo custa 17.000 pesos colombianos (estudantes pagam meia). E preste atenção na dica: entre fevereiro e novembro a visitação é gratuita nos últimos domingos do mês. Lá dentro e no entorno há lojas de souvenirs e ambulantes com água e lanchinhos, mas eles podem ser um pouco inconvenientes. Programe-se para visitar o lugar pela manhã ou no fim da tarde, se quiser evitar o calor intenso e a horda de turistas.

Torre do Castelo de San Felipe de Barajas

Localização e funcionamento: Av. Antônio de Arevalo, San Lazaro – aberto todos os dias de 8h às 18h.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.